FOTO: ELISA ELSIE – ASSECOM/RN
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, declarou em entrevista coletiva, realizada nesta sexta-feira (5) na Escola de Governo, que o toque de recolher passará a ser das 20h às 06h, de segunda a sábado, e aos domingos será integral. O novo horário é válido a partir deste sábado (6), com a publicação do decreto em edição extra do Diário Oficial de hoje. Os serviços essenciais continuarão funcionando, mas para ter o direito de circular, as pessoas deverão comprovar a necessidade.
“O RN vive um pré-colapso no seu sistema. Todos os esforços estão sendo feitos para abertura de novos leitos, mas esse trabalho não está sendo o bastante para conter a propagação do vírus. Não vou iludir a população do Rio Grande do Norte afirmando que basta abrir leitos. É imperativo que a gente adote o isolamento social”, recomendou a chefe do Executivo estadual.
A ampliação do toque de recolher e as recomendações para os municípios, estão relacionadas ao novo decreto estadual que será publicado em edição extra do Diário Oficial do Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (05). No mais, permanecerão em vigor as recomendações do decreto anterior, como a proibição de funcionamento de parques esportivos, circos, clubes sociais, suspensão de atividades religiosas, missas, cultos e congêneres, além de aulas presenciais e eventos corporativos.
Fátima afirmou que conversou com o prefeito da capital, Álvaro Dias, e com o prefeito Allysson Bezerra, de Mossoró, pedindo a compreensão de ambos para a adoção de medidas restritivas. “É nesse sentido que conclamamos mais uma vez aqui, população e prefeitos, para que nós estejamos unidos no pacto pela vida.”
A governadora disse ainda que continua lutando por mais vacinas para o estado, considerando que quanto mais avançarmos no processo de imunização, mais rápido seguiremos para a retomada da vida normal. “O Governo está fazendo sua parte e a população tem que fazer a sua parte também. É imprescindível que sejam cumpridas as determinações do decreto, para que a gente possa cuidar do povo potiguar”, reiterou.
Por fim, fez um apelo: “Não temos o direito de vermos todos os dias os nossos entes indo embora. Tenho dito que não sossegarei um só minuto para fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para salvar vidas do povo potiguar. A vida se impõe em qualquer situação. Em primeiro lugar, nós temos o dever e a obrigação de cuidarmos da saúde do nosso povo. Para que de mãos dadas possamos conter a propagação do vírus.”
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesap), Cipriano Maia, informou que o sistema Regula RN apresentou alta de 17 leitos relativos a novos óbitos – “o que mostra a gravidade da situação”, pontuou. Ele explicou que o novo decreto é baseado nas recomendações do Comitê de Especialistas da Sesap. Porém, além das medidas contidas no decreto, os especialistas emitiram um documento com uma série de recomendações, como por exemplo, a não propagação de medicamentos de prevenção, ”pois não há evidências científicas e pode dar a falsa ilusão de que as pessoas estão protegidas.”
BOLETIM COVID
Casos – Confirmados: 171.943; Suspeitos: 93.241; Descartados: 370.755.
Óbitos confirmados: 3.709, sendo 14 nas últimas 24h – Natal (04), Parnamirim (02), João Câmara (01), Santo Antônio (01), Mossoró (04), Tenente Ananias (01) e São Rafael (01).
Suspeitos: 780; Descartados: 722.
Presta atenção ZeGado abestalhado, vc está dormindo no mourao, o boi tá passando, vc está ficando irritado com muita facilidade, a grande questão é que seu cavalo não presta, bem como seu batedor de esteira, vc só leva zero e cambao.
Mas enganou quando diminuiu os leitos
Iludida tá ela
Não há economia, se não tiver vacina. Ela está tratando e fazendo o que deve ser feito como gestora. Não vê quem não quer. Não são leitos, hospitais e trabalhadores da saúde , exaustos, por uma população que não respeita o distanciamento social, as máscaras , o alcool gel, os decretos , etc. Portanto, economia não cresce, sem vacina. Isso é fato. Então se todos fizer sua parte, como ela está fazendo o dela, as coisas não estariam assim.
A fome espera?
Isso parece conversa de professor(a) q não tá dando aula, só querendo a vacina. Os coitados dos alunos da rede pública entregues as baratas. Desgovernadora professora de merda q fecha as escolas! Fiscalize lugares c aglomerações e não fechar quem trabalha corretamente. E uma genocida do intelecto das nossas crianças e jovens.
Mesma conversa do governador da Bahia.
Fátima deixou de usar máscara?
Ela incentivou aglomeração?
Chamou Covid de gripezinha?
Desdenhou das vacinas?
Se não, vão cobrar do verdadeiro exterminador…
Cobra da China.
Uma grande liderança. Tem sabido agir com pulso. Espero aplica a política de obrigatoriedade de máscaras duplas o mais rápido possível.
Não queria estar na pele dela. Acho que tem sido razoável, mas faltou mais pulso pras eleições e nas fiscalizações.
Deixe de falar fezes, coloque uma burca sua anta, eu acho que nem duas máscaras aguentariam seu converseiro de merda
"Não basta abrir leitos…" Como se tivesse aberto algum… Governadora incompetente.
UM ANO DE COVID e o que essa (des) governadora fez de efetivo para ajudar o povo potiguar? No início da pandemia, diziam que o tal isolamento seria para "achatar" a curva, evitar picos, enquanto se adequava o sistema de saúde. Não serviu para nada, então. Estamos PIORANDO, pelo que vemos. E, além do vírus e da precariedade do sistema público de saúde, vamos acabar de destruir a economia do estado. Em breve, as mortes ocorrerão por outros motivos. Que palhaçada!
Palestrante de butiquim pé sujo.
Estava melhorando até o pessoal tocar o zaralho, desde setembro passado. Taí o resultado.
A carnificina acontecendo e o gado ouriçado.
A culpa de TODO esse inferno é “nossa”! Quem aglomerou?
Quem levou a doença para os pais em casa?
E as festas clandestinas?
E o negacionismo?
Eu acho DESUMANO ter que penalizar quem quer simplesmente ter o direito de TRABALHAR, mas a culpa é do negacionismo das pessoas.
Bando de hipócritas.
No próximo ano votem em Fátima Paraíba de novo , der mais 4 anos a está desqualificada.
Preferem morrerrrrrrrr????? GADO NEGACIONISTA
"Gado negacionista". É cada uma mente brilhante… 1 ANO de pandemia e o cara está do lado de um governo em um estado com 200 e poucos leitos de UTI e SEM HOSPITAL DE CAMPANHA. Inacreditável. Isso é coisa de gente normal?
Se essa mulher tivesse consideração ao povo não falaria em isolamento social, mas sim incentivaria o Isolamento Vertical, garantindo assim a dinâmica econômica.
São muitos SEs né? E SE o MINTOmaníaco tivesse estimulado a população a cumprir medidas de proteção, usar máscaras e tal? E SE o inepto tivesse apresentado um plano nacional de proteção aos grupos de risco? E SE o negacionista presidente tivesse investido em ciência e em vacinas? E SE o jumento do presidente não estimulasse aglomeração ? Nunca teremos as respostas e a hora eh se empilhar mortos pela pandemia ! E quem se proteger eh pq eh maricas e faz mimimi talkei!
Negacionista? Parece que só estão morrendo pessoas no Brasil. Na Europa está uma beleza.
Manoel F e SE tu não tivesse nascido seria menos um jumento no mundo
Deu início a ditadura petista governadora? Desastre de governo.