De acordo com um levantamento feito pelo Ministério da Justiça, pelo segundo mês seguido, Natal é a capital menos violenta do Nordeste. Em outubro, a taxa de assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes foi de 16,50. No mês de novembro, a taxa de mortes violentas caiu para 15,00. A média nacional é de 18,07.
Recife/PE segue com a pior taxa do Nordeste: 39,51. Os dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e levam em consideração a taxa de mortalidade das capitais, que é calculada dividindo o total de mortes violentas para cada grupo de 100 mil habitantes. A segunda capital com a menor taxa é São Luís/MA, com 17,14 mortes para cada 100 mil habitantes.
Cidade de “interior” é sempre mais tranquila. Só ganha pra Aracaju em população.
Incrível como existe pessoas que vibram quando a situação é ruim, quando os indicadores estão no vermelho, mas, quando tudo começa a melhorar não acreditam, e ficam torcendo para que seja um erro ou que volte a situação anterior……
Somos da segurança pública( município, estado e união), e estamos fazendo o melhor e conseguindo números expressivos positivos
O RN está longe da perfeição, temos muito a melhor, no entanto não sentimos falta de políticos como Rosalba nem tão pouco Robson Faria.
Fátima é a melhor governadora dos últimos anos.
Parabéns aos agentes de segurança pública da PM, PC, ITEP e da Polícia Penal que estão dando seu melhor cumprindo a missão de fazer o RN mais seguro para a sociedade. A experiência dos mais antigos e a oxigenação das forças de segurança com a chegada dos novos foram super importantes para esse resultado. A recomposição dos efetivos, inclusive dos policiais penais também contribuíram para o resultado. O Ministério Público ambém tem mérito nesse resultado.
Órgãos de segurança locais e nacionais vão trabalhar juntos até 12 de janeiro para identificar e coibir eventuais ameaças extremistas, em Brasília. A atuação conjunta já está ocorrendo e será estendida por causa do temor em relação a um novo 8 de janeiro, quando extremistas invadiram as sedes dos Poderes da República e vandalizaram os locais.
Essa decisão foi tomada após dois episódios recentes: a prisão de um corretor de imóveis de Ceará, que foi para Brasília após prometer nas redes sociais um ataque terrorista; e outro de um homem que foi detido ao ameaçar explodir as sedes da Polícia Federal e da Polícia Militar no Distrito Federal. Os dois foram presos no fim de semana.
De acordo com dados levantados pela companhia Serasa Experian, empresas brasileiras batem recorde de inadimplência no final do mês de outubro passado e situação deve persistir em 2025.
É o maior numero da serie histórica, com 7 milhões de empresas no vermelh0, o que representam 33% das companhias nacionais, o passivo somado chega a 156 bilhões de reais.
O economista-chefe do Serasa Luiz Rabi afirma que as altas taxas de juros justificam os números alarmantes.
“A taxa de juros é uma variável muito importante para a inadimplência das empresas, assim como a inflação é importante para a inadimplência do consumidor. Nesse cenário de inflação e juros subindo, as duas inadimplências vão ficar pressionadas. Então, nos próximos dois trimestres, não esperamos nenhum tipo de arrefecimento nessa tendência”, pontua Luiz Rabi
O Banco Central (BC) já indicou novos aumentos para a taxa básica de juros no próximo ano, com isso especialistas projetam um período difícil para os empreendimentos brasileiros em 2025.
A Caixa Econômica Federal ainda não divulgou os vencedores do prêmio principal e o rateio do sorteio.
Quais as chances de levar a bolada?
Depende da quantidade de números jogados. Com uma aposta de seis números, por exemplo, a probabilidade de ganhar o prêmio máximo é de 1 em mais de 50 milhões, segundo a Caixa Econômica Federal. Com 20 números, as chances saltam para 1 em cada 1.292.
O Ministério de Saúde de Israel divulgou um relatório sobre as condições de saúde dos 251 reféns libertados pelo grupo terrorista Hamas. O documento, que descreve que eles foram submetidos a tortura e abusos físicos e psicológicos, será entregue às Nações Unidas nesta semana. Outros 96 reféns ainda continuam em cativeiro.
“Fontes internacionais não confirmadas sinalizam para a possibilidade de que já não existem mais reféns vivos nesse grupo de aproximadamente 100 que ainda está em poder dos extremistas do Hamas”, explicou Lier Ferreira, professor dos cursos de direito e relações internacionais do IBMAC- RJ, em conversa com o Conexão Record News nesta terça-feira (31). Segundo o professor, quando esta notícia for confirmada, existe a possibilidade da radicalização dos conflitos na região.
O advogado do ex-deputado Daniel Silveira, Paulo Faria, foi à internet pedir orações pela saúde do cliente, que voltou à cadeia, em 24 de dezembro, após descumprir as regras da liberdade condicional. O defensor ressaltou ao Metrópoles que Daniel parece ter sofrido intercorrências médicas e que aguarda notícias do estado de saúde do cliente. Ao seguidores, Faria pediu: “Orem pela saúde de Daniel Silveira. Peço, de coração“.
Daniel Silveira foi preso novamente pela Polícia Federal (PF), em Petrópolis (RJ). Ele foi transferido para o presídio Bangu 8. Na ocasião, a defesa de Daniel já alegava que o cliente estava com a saúde abalada e que foi ao hospital “às pressas com crise renal aguda e urinando sangue”.
“Diante do quadro preocupante de saúde, Daniel Silveira procurou ajuda médica, saindo às 22h20 e retornando do hospital às 2h10”, disse a defesa, em nota à imprensa nesta terça-feira (24/12), quando Moraes revogou a liberdada condicional do político, concedida em 20 de dezembro.
A defesa contestou a decisão que revogou a liberdade condicional de Daniel, mas Moraes, em 28 de dezembro o manteve preso. Moraes considerou os argumentos da defesa como de “absoluta má-fé ou lamentável desconhecimento da legislação processual penal”.
Em seguida, a defesa respondeu à decisão do ministro do STF de considerar “má-fé” os argumentos da defesa para contestar a decisão que revogou a liberdade condicional do político.
Em uma publicação no X, Faria afirmou que “Moraes é quem age com má-fé” e que a declaração do ministro “ofende a honra profissional” do advogado.
“Moraes, mais uma vez, ofende minha honra profissional, no exercício da advocacia (Art. 7º, I, EOAB e Art. 133, da CF) ao afirmar que apresentei o recurso com ‘má-fé’ ou ‘desconhecimento da legislação processual’”, disse o advogado.
“Em nota, disse com todas as letras que ele, Moraes, é quem age com má-fé e desconhece a legislação, pois fugiu da discussão processual, preferindo atacar-me”, prosseguiu.
Confusão ocorreu na saída de emissora de rádio em São Rafael | Foto: Reprodução
O prefeito de São Rafael, Reno Marinho, foi alvo de um protesto após dar entrevista a uma rádio da cidade nesta terça-feira (31). Ao fim da participação do gestor na emissora, um grupo de pessoas o esperava no lado de fora, dentre os quais servidores públicos que cobravam o pagamento do mês de novembro. Diante da confusão, o prefeito acionou a Polícia Militar para ser retirado do local com segurança, o que não o impediu de ser atingido por um ovo arremessado por um dos manifestantes.
Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, o prefeito Reno Marinho disse que foi à Rádio Nossa FM, em São Rafael, para prestar um balanço da sua gestão e explicar a situação do atraso de pagamento de salário aos servidores públicos.
“Nós tivemos um atraso de pagamento dos servidores em novembro. O sindicato ajuizou uma ação e conseguiu bloquear as contas da prefeitura. Com isso, nós não conseguíamos movimentar nada. Depois, a Prefeitura conseguiu uma medida de desbloqueio agora, no dia 27, mas não efetuamos o pagamento ainda porque os valores ainda não foram devolvidos à conta”, relatou o prefeito.
Reno Marinho afirmou que ao chegar à emissora, se deparou com quatro servidores e lhes explicou a situação antes de entrar. O gestor afirmou ainda que a maior parte dos manifestantes em frente à rádio seriam uma “militância de grupos políticos adversários que aproveitou o momento”.
Para dispersão do grupo que protestava, os policiais militares tiveram que usar spray de pimenta. Na confusão, o prefeito disse que o carro da sua esposa foi danificado e que vídeos mostram que ele foi agredido na ação. Reno Marinho informou que vai registrar Boletim de Ocorrência na delegacia.
O Ministério dos Transportes contratou, nesta terça-feira (31), uma empresa que ficará responsável pelas obras de reconstrução da ponte Juscelino Kubitschek, que liga os estados do Maranhão (MA) e Tocantins (TO).
Ao todo, a obra tem valor estimado em R$ 171,9 milhões e o prazo para a reconstrução da estrutura vai até o dia 22 de dezembro de 2025, um ano após a queda da ponte.
A contratação foi em caráter emergencial, ou seja, com dispensa de licitação. O consórcio Penedo-Neópolis, formado pelas empresas Construtora Gaspar S/A e Arteles Construções Limitada, será o responsável pelas obras.
O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabrício Galvão, explicou que o valor inclui diversos serviços:
“A nova ponte terá acostamento, passeio, ciclovia e será 7 metros mais larga que a anterior. Esse valor inclui a demolição da ponte atual, novas fundações e a melhoria dos acessos das duas cidades.”
A ponte da BR-226, que liga os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), desabou em 22 de dezembro. Já foram confirmadas 11 mortes. Outras seis pessoas seguem desaparecidas e uma força-tarefa da Marinha segue fazendo buscas na região.
A queda de três caminhões transportando cerca de 25 mil litros de agrotóxicos e 76 toneladas de ácido sulfúrico preocupou a população que usa as águas do Rio Tocantins, mas a Agência Nacional de Águas (ANA) informou que a análise da qualidade da água indica que não houve vazamento dos materiais.
Segundo o Ministério dos Transportes, a ponte foi inaugurada em 1961 e a estrutura antiga “já não atendia ao aumento do fluxo de veículos e de carga transportada pelo eixo”.
A Polícia Federal (PF) abriu investigação para apurar as responsabilidades pela queda da estrutura. O Dnit também instaurou sindicância para apurar as responsabilidades sobre o desabamento da ponte. A comissão terá 120 dias para apresentar os resultados da apuração.
A Secretaria de Mobilidade Urbana informou que, com a entrega da obra do Complexo Viário da Urbana, algumas linhas de ônibus retornam ao seus itinerários normais, a partir desta terça-feira (31).
Confira a lista
N-05| Vale Dourado/Ribeira, via Petrópolis
N-15| Pajuçara/Ribeira, via Petrópolis
N-25| Redinha/Bairro Nordeste, via Alecrim
N-27| Alvorada IV/Ribeira, via Deodoro da Fonseca
N-61| Soledade/Ribeira, via Petrópolis
N-64| Nova Natal/Ribeira, via Petrópolis
N-70| Parque dos Coqueiros/Ribeira, via Petrópolis
O órgão informou ainda que os telefones 3232 9107, 3232 9105, 98870 3862 e 3232 9102 estarão disponíveis para informações e ocorrências nas vias públicas.
O Governo do Estado anunciou que irá reforçar segurança pública de Natal durante o Réveillon na capital. Mais de 1.300 agentes de segurança, entre policiais militares, civis e bombeiros militares, estarão em operação durante os festejos de virada de ano na cidade.
Segundo o Governo, a presença policial será intensificada nas áreas onde, tradicionalmente, tanto potiguares quanto turistas se concentram para a chegada do novo ano.
A Polícia Militar, com foco na ação ostensiva e preventiva, contará com 1.060 policiais, divididos em três turnos. As equipes estarão distribuídas em pontos estratégicos, como as praias urbanas da capital, locais de grande concentração de pessoas.
A Polícia Civil, responsável pelas ações investigativas, terá duas delegacias móveis durante o período de festa. Na base sul, em Ponta Negra, 14 policiais – entre agentes, escrivães e delegados – estarão atuando para procedimentos imediatos. Já na base norte, na praia da Redinha, uma equipe com cinco policiais dará suporte aos registros.
O Corpo de Bombeiros Militar também terá a atuação reforçada em Natal. Mais de 120 bombeiros estarão empregados no réveillon, incluindo 11 bombeiros para apoio em Ponta Negra e 3 militares para o posto de Guarda-Vidas na Praia do Meio.
O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) também manterá plantão ordinário nas áreas de Criminalística, Medicina Legal e Identificação, garantindo o atendimento adequado em caso de necessidade.
“Desenvolvemos um planejamento conjunto para o Réveillon em Natal. Além do efetivo ordinário, o Governo do Estado está reforçando a segurança nas zonas com grande concentração de pessoas, para garantir a proteção de todos durante a virada do ano”, destacou o secretário de Segurança Pública, coronel Francisco Araújo.
O monitoramento de tornozeleiras eletrônicas, realizado pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP), também será intensificado, e o trabalho contará com o apoio dos guardas municipais e agentes de trânsito de Natal.
O Governo do Rio Grande do Norte publicou nesta terça-feira (31), no Diário Oficial do Estado, o calendário de pagamento e os valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2025. Segundo a Secretaria Estadual de Fazenda, o IPVA é calculado com base nos preços dos veículos usados, aferidos na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.
O imposto é de 3% sobre valor do carro ou da moto. A partir de 2025 veículos movidos a gás natural pagarão 1,5% de imposto. Veículos elétricos terão imposto cobrado pela primeira vez, mas apenas com 0,5% do valor do automóvel na tabela Fipe, no primeiro ano.
O calendário de pagamento começa no dia 10 de março para os carros com final de placa com números 1 e 2.
Confira a tabela com os valores de cada modelo de carro na aqui.
Calendário de pagamento do IPVA para veículos terrestres em 2025 no RN
Calendário de pagamento do IPVA 2025 para veículo aéreos e aquáticos no RN
Essa Fátima só faz absurdo!
Cidade de “interior” é sempre mais tranquila. Só ganha pra Aracaju em população.
Incrível como existe pessoas que vibram quando a situação é ruim, quando os indicadores estão no vermelho, mas, quando tudo começa a melhorar não acreditam, e ficam torcendo para que seja um erro ou que volte a situação anterior……
Somos da segurança pública( município, estado e união), e estamos fazendo o melhor e conseguindo números expressivos positivos
O RN está longe da perfeição, temos muito a melhor, no entanto não sentimos falta de políticos como Rosalba nem tão pouco Robson Faria.
Fátima é a melhor governadora dos últimos anos.
Parabéns aos agentes de segurança pública da PM, PC, ITEP e da Polícia Penal que estão dando seu melhor cumprindo a missão de fazer o RN mais seguro para a sociedade. A experiência dos mais antigos e a oxigenação das forças de segurança com a chegada dos novos foram super importantes para esse resultado. A recomposição dos efetivos, inclusive dos policiais penais também contribuíram para o resultado. O Ministério Público ambém tem mérito nesse resultado.
Só se for porque as pessoas desistiram de fazer os BO nas possilgas que são nossas delegacias. Tudo nesse desgoverno do PT é manipulado.
Jesus, salve nosso povo!
Se Natal está nessa situação, imagine como está a população desse Brasilzão de meu Deus!
Graças a Deus e Nossa Senhora
Imaginem as outras , piada !
Graças a Deus e a nossa governadora Fátima que voltou a contratar agentes de seguranças, Polícia Civil, Militar e Itep.
Pesquisa é uma coisa a realidade é outra.
Ou lorota boa.