Ontem o DEM nacional confirmou a parceria com o PSDB para as eleições deste ano.
Essa aliança consolida a pré-candidatura do deputado estadual Rogério Marinho (PSDB) para prefeitura de Natal pelo grupo governista.
O próprio Rogério já declarou à imprensa local e nacional que tem a preferência do sistema liderado pela governadora Rosalba Ciarlini e pelo senador José Agripino.
Com a confirmação do psdbista já são quarto os pré-candidatos ao Palácio Felipe Camarão: Carlos Eduardo (PDT), Mineiro (PT) e Hermano Morais (PMDB).
Ou seja, o cenário para o pleito desse ano já começa a tomar contornos concretos.
Carlos Eduardo, líder nas pesquisas, está na fase de viabilizar financeiramente e politicamente sua campanha. Nos bastidores conversa com o PSB da ex-governadora (e também pré-candidata) Wilma de Faria , partido do qual ele já integrou os quadros, para sigla socialista embarcar no seu projeto político e tenta convencer o Palácio do Planalto de que uma aliança com o PT já no primeiro turno é a melhor opção para o Governo em nível local.
Mineiro, que conta com o apoio do PT em nível local e nacional enfrenta no seu fraco capital eleitoral e na dificuldade histórica de formar chapas com legendas de centro e de centro-direita, os maiores desafios para transformar sua candidatura numa candidatura viável e competitiva. Para isso, tanta seguir os passos do ex-ministro da educação Fernando Hadad e trabalha para fechar uma aliança com o PSD estadual, liderado pelo vice-governador Robinson Faria.
Hermano, apesar de contar com apoio formal do PMDB – principalmente da ala liderada por Henrique Alves – por causa dos vários interesses (e cargos) que sua candidatura pode colocar em perigo, ainda enfrenta resistência interna do próprio PMDB. Essa resistência, junto com a negativa de apoio de Rosalba ao seu nome, debilita o projeto do pmdebista.
E Rogério Marinho, que nunca escondeu seu desejo de ser prefeito de Natal, e tem se preparado há 8 anos para colocar em prática esse projeto político, vai ter que lutar contra a desaprovação popular das administrações apoiadas pelo seu grupo. Vale lembrar que o DEM e o PSDB são os grandes fiadores das eleições de Micarla e Rosalba, gestões que enfrentam fortes índices de desaprovação popular. Ao seu favor, vai ter a máquina governista.
Um detalhe: A atual chefe do executivo municipal, Micarla de Sousa (PV), mesmo com altos índices de rejeição e desaprovação popular e sem contar com o apoio da família – que segundo declarações da própria prefeita, é decisivo para sua candidatura – tem o direito constitucional de disputar a reeleição.
E a saga continua…
Grandes investimentos sociais que terão o retorno sentido em todas as camadas da sociedade num futuro próximo onde, com certeza, teremos menos assaltantes nas ruas, pois receberam a oportunidade de ocupar suas vidas com projetos sociais excelentes.NEIF MADRUGA.'.NATAL RN
Carlos Eduardo melhor prefeito de Natal? ou melhor dizendo melhor prefeito da Zona norte alguém Quiz dizer.
Carlos Eduardo já é candidato mesmo, ou não? com certeza ele ganharia sim, foi um dos melhores prefeitos de Natal