Nove assaltos em ônibus foram registrados esse ano, entre os dias 1º e 10, somente na capital. A média de quase um assalto por dia assusta passageiros, motoristas e cobradores dos transportes coletivos. No ano passado o número de assaltos aos ônibus indicou uma média de 13 ocorrências por mês. Número inferior a 2010, quando a média foi de 17 assaltos mensal. Mesmo com a diminuição entre o ano passado e 2010, a população de Natal está assustada com os recentes casos. As informações são do Seturn. De acordo com Augusto Maranhão, as ações dos bandidos tem ocorrido com maior frequência entre a praia da Redinha e Praia do Meio, especialmente nas imediações da Ponte Newton Navarro; na Avenida Bernardo Vieira, entre a Avenida 9 e o viaduto da Urbana e também na região de Nova Natal, zona Norte da cidade. “Com as ocorrências desse início do ano, solicitamos um reforço no policiamento nessas áreas”, relatou.
Na manhã de ontem, a reportagem acompanhou uma equipe da Polícia Militar que fazia uma ação nas paradas de ônibus na Avenida Bernardo Vieira. A operação tinha o apoio de 15 policiais militares, duas vans e dois carros, que estavam enfileirados em uma faixa, criando um caminho único para os ônibus que seriam abordados.
Com 11 anos de experiência ao volante e a experiência de ter sofrido um assalto durante o serviço, João Batista, motorista da empresa Reunidas aprovou a ação da PM na manhã de ontem. Segundo ele, esse tipo de iniciativa acaba inibindo as tentativas de assaltos. “É muito difícil enfrentar um assalto. Você não sabe como vai reagir”, explicou o motorista da linha 07 da empresa da Reunidas.
Na manhã deontem, o Comandante da PM, Coronel Araújo, reuniu-se com os Comandantes de todas as Unidades da Região Metropolitana e com o Comando de Policiamento Rodoviário para traçar diretrizes no policiamento da Região Metropolitana. Entre as diretrizes traçadas, está a implantação de barreiras fiscalizadoras itinerantes, ou seja, PMs serão distribuídos em vários pontos de Natal e Grande Natal, abordando veículos, em especial ônibus e alternativos, de modo a evitar a ação de cidadãos infratores.
Fonte: Tribuna do Norte
Comente aqui