Confiança, essa é a palavra de ordem para o lutador Ronny Markes, que nesta quarta-feira (14), enfrenta o americano Aaron Simpson, pelo card principal do UFC on Fuel TV 1. Confiança na estratégia traçada, confiança em uma boa exibição e, claro, confiança em uma vitória contra o experiente adversário. Boa parte de todo esse pensamento positivo, por sinal, é consequência do treinamento forte feito especialmente para essa luta.
“A estratégia foi muito bem feita e, com ela, não tem como perder essa luta. Fizemos uma preparação muito forte, muito completa, que não deixou a desejar a nenhuma outra academia, nem do Brasil, nem do mundo”, afirmou Ronny Markes, que fez a preparação inicial na Kimura Nova União, em Natal, e a parte final dos treinos na Nova União, no Rio de Janeiro.
Essa vai ser a primeira luta de Ronny Markes no card principal do UFC e no peso médio, o mesmo do campeão Anderson Silva. “Depois que fiz minha estreia no UFC (contra Karlos Vemola, vencida por Markes por pontos, em agosto), conversei com André Pederneiras, meu manager, é Jair Lourenço, meu mestre, e decidimos mudar de categoria, porque na médio enfrentaria lutadores mais próximos do meu tamanho”, explicou o potiguar.
Para estar apto para essa luta, Ronny Markes precisa bater o limite de 84 quilos. Uma missão que já foi mais difícil antes, até porque ele precisava perder 20 quilos em dois meses, mas que agora já está totalmente controlada. “Ronny Markes está no peso certo e esperamos apenas a pesagem para confirmar isso”, avaliou o mestre Jair Lourenço, que está em Ohama, nos Estados Unidos, junto a Ronny Markes, para acompanhá-lo na luta.
Vale ressaltar que muitos dos lutadores só conseguem chegar ao peso certo faltando poucos minutos para a pesagem, o que torna o feito de Ronny Markes ainda mais grandioso. Por falar em pesagem, ela está marcada para a noite desta terça-feira (14), às 20h, horário de Brasília.
Retrospecto
Aos 23 anos, Ronny Markes é considerado uma das promessas do MMA mundial. Não por acaso, inclusive, foi apontado pelo site Sherdog.com, referência no esporte em nível mundial, um dos 10 lutadores para se “ficar de olho” nos próximos anos. Hoje, o potiguar tem um cartel de 13 lutas e 12 vitórias. Além disso, é um dos únicos nascidos no Rio Grande do Norte a integrar o UFc – e o mais novo deles.
“Minha infância não foi nada fácil. Vi muitos amigos meus se perderem na droga e, por isso, desde cedo, investi no esporte como forma de me manter longe delas. Graças a Deus, minha família ajudou muito e fiz amigos na Kimura Nova União que foram muito importantes para mim”, explicou Markes. Entre esses amigos, está o também lutador do UFC Renan Barão, que fez no início do mês sua terceira luta no principal evento de MMA do mundo – e alcançou sua terceira vitória.
“Natal é um grande celeiro de lutadores e temos tudo para levar o nome da cidade a ser mundialmente conhecido. Só é preciso mais investimento nesse esporte”, avaliou Ronny Markes, que nasceu e mora no bairro de Ponta Negra, na zona Sul de Natal.
Comente aqui