Nesta reta final das compras para o Dia das Mães (uma das principais datas de vendas para o comércio) os natalenses pretendem gastar, em média, cerca de R$ 120 com cada presente, sobretudo com produtos dos segmentos de Vestuário (citado por 24,4%); Eletrodomésticos (24,1%), Perfumes e cosméticos (15,6%); e Calçados e bolsas (11,9%).
Os números fazem parte de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), ligado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN, que ouviu 600 pessoas das quatro regiões da capital.
Dentro da média de R$ 120, do total de consumidores pesquisados, 30,1% afirmaram que vão gastar entre R$ 50 e R$100 com o presente para o Dia das Mães 2012. Outros 22,9% afirmaram que o gasto será de até R$ 50. Já 20,8%, admitem gastar entre R$ 101 e R$ 200; 12,9%, mais de R$ 300; e 8,6% falam em gastar entre R$ 201 e R$ 300.
A forma de pagamento predominante tende a ser à vista e em dinheiro, citada por 52,5% dos entrevistados. No que diz respeito ao local de compra dos presentes, o comércio de rua foi o mais citado, com 52,8% da preferência dos consumidores o que pode ser explicado pela predominância maior de estabelecimentos ligados aos segmentos dos presentes perferidos (como Eletrodomésticos e Perfumaria e Cosméticos) estarem neste tipo de comércio (o de rua).
Questionados sobre o que poderia lhes atrair para uma loja, os consumidores citaram como maior atrativo a oferta de desconto (37,3%), seguido da promoção para clientes fieis (28,8%) e do bom atendimento, com 10,6%.
Mas, além do comércio, tradicionamente o Dia das Mães aquece consideravelmente o setor de bares e restaurantes. E a pesquisa do IPDC Fecomércio ratifica isto. Nada menos que 47,8% dos entrevistados afirmaram que pretendem almoçar ou jantar fora no domingo dedicado às mães.
Otimismo
Para medir o grau de otimismo do consumidor natalense, o IPDC também questionou dos entrevistados, a percepção em relação ao atual momento para compra de produtos. Neste quesito, 44% dos entrevistadosresponderam que o momento é ótimo ou bom, enquanto que outros 42% preferiram manter a cautela e afirmaram que o momento é apenas regular, além dos 12,8% que disseram que a situação é ruim ou péssima.
Dentro deste mesmo tópico, perguntados sobre a sua própria situação financeira atual, comparada com a que tinha há um ano, 54,8% dos entrevistados avaliaram o momento atual como melhor e 34,3% afirmaram está igual. Apenas 10,7% relataram que a situação financeira piorou quando comparada com esse mesmo período do ano passado.
“Os dados da pesquisa ratificam nossas expectativas. Nós esperamos que as vendas deste ano cresçam de 6% a 8% sobre o ano passado, o que seria muito positivo se levarmos em conta que, em 2011, o crescimento já foi alto (de 11,1%). O otimismo dos consumidores confirmado pela pesquisa deve ser fundamental para que estes números sejam ratificados”, afirma o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz.
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