Economia

Neto de Roberto Campos assume o Banco Central que avô ajudou a criar

Uma pessoa realizadora não prediz o futuro, ajuda a criá-lo. Mas o economista Roberto Campos (1917-2001) daria pulos de satisfação sob a lápide se pudesse ver o que foi feito do neto homônimo. Roberto Campos Neto, 49, presidirá o Banco Central, instituição que o avô ajudou a criar em 1964, quando era ministro do Planejamento do governo do marechal Castelo Branco.

Ex-embaixador, ex-ministro, ex-senador, ex-deputado e, sobretudo, patrono do pensamento econômico liberal, Roberto Campos não poderia supor que um neto que o rodeava de calças curtas presidiria sua criação meio século mais tarde. Tampouco lhe foi dado supor que a coincidência se materializaria num governo presidido por Jair Bolsonaro, um deputado obscuro com quem esbarrou no Congresso sem cogitar um estreitamento de relações.

Eleito em 1982 pelo Mato Grosso, seu Estado, Roberto Campos frequentou o Senado por oito anos. Em 1990, candidatou-se a deputado federal pelo Rio de Janeiro. Elegeu-se no mesmo pleito em que o eleitorado fluminense concedeu ao paulista Bolsonaro seu primeiro mandato federal. Ironia suprema: Campos, o avô, estreou na Câmara junto com Bolsonaro, o insuspeitado futuro presidente da República que conduziria seu neto à chefia do Banco Central.

Intelectual refinado, Campos talvez mantivesse as restrições ao estilo rude do capitão. Ainda assim, aplaudiria a opção de Campos Neto. Menos por Bolsonaro do que por Paulo Guedes. Como ministro do Planejamento de Castelo Branco, ao lado do amigo Octávio Gouvêa de Bulhões, que comandava o Ministério da Fazenda, Campos colocou em pé uma agenda que orna com a filosofia do “Posto Ipiranga” de Bolsonaro.

Num país submetido a uma barafunda financeira, no alvorecer da ditadura militar, a dupla Campos-Bulhões priorizou a arrumação da casa. Junto com a implementação de uma reforma tributária e um controle draconiano das contas públicas, editou-se a lei 4.595, de dezembro de 1964, para estruturar o sistema financeiro nacional. Foi essa lei, subscrita por Campos, que deu à luz o Banco Central que Campos Neto comandará a partir de janeiro.

Sob Campos e Bulhões, a inflação despencou de 81% em 1963 e 91% em 1964 para 34% em 1965. Embora não comandasse a área econômica sozinho, Campos dispunha de superpoderes análogos aos que Bolsonaro ofereceu a Paulo Guedes. A despeito disso, não obteve tudo o que desejou. Não conseguiu fazer, por exemplo, o Banco Cental Independente.

Campos idealizara um mandato de sete anos, fixado em lei, para o presidente do BC. Quando o mandato de Castello Branco se aproximava do final, a ditadura selecionou como sucessor Costa e Silva, sob cuja presidência o economista Delfim Netto passaria a dar as cartas.

Nessa época, sopraram-se nos ouvidos de Campos rumores segundo os quais Delfim discordava da ideia de um BC independente, que o impediria de acomodar um subordinado de sua confiança no comando da instituição. Campos contou em suas memórias o seguinte: sob orientação de Castelo Branco, foi à presença de Costa e Silva para vender o seu peixe.

“O Banco Central é o guardião da moeda”, disse Roberto Campos. E Costa e Silva: “O gardião da moeda sou eu.” Sob Bolsonaro, Paulo Guedes tem a pretensão de ressuscitar a tese do BC independente. A incerteza quanto à capacidade do governo de colocar a ideia em pé contribuiu para que Ilan Goldfajn recusasse o convite para permanecer no comando do BC.

Quer dizer: por um sortilégio do acaso, até o insucesso Bob Fields, como o avô foi apelidado, conspirou para que o neto fosse guindado ao comando da instituição que seu antepassado ajudou a criar. O barulhinho que se ouve ao fundo é o eco da euforia de Roberto Campos dentro do túmulo.

JOSIAS DE SOUZA

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Oposição pede impeachment de Lula após TCU bloquear verba do Pé-de-Meia

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Deputados da oposição pedem o impeachment do presidente Lula após o Tribunal de Contas da União (TCU) bloquear recursos bilionários destinados ao programa Pé-de-Meia, uma das principais bandeiras do atual governo. O plenário da corte entendeu que os valores para pagamentos aos estudantes, resultantes de aplicações do Fipem, fundo no qual depositados os recursos do programa, não estavam previstos na Lei Orçamentária Anual.

O Fipem é a abreviação de Fundo de Custeio da Poupança de Incentivo à Permanência e Conclusão Escolar para Estudantes do Ensino Médio. A decisão do TCU, oficializada no plenário nesta quarta-feira (22/1), faz com que parlamentares críticos ao governo apontem a existência de uma suposta pedalada fiscal.

“Há claros motivos para impeachment. Não havia previsão legal para a utilização de recursos do orçamento da União para o programa Pé-de-Meia. É um crime contra o orçamento, assim como foram as pedaladas fiscais que acabaram baseando o impeachment de Dilma Rousseff. Temos que ir para as ruas”, afirma Marcel Van Hattem (Novo).

Em outubro do ano passado, a coluna Paulo Cappelli mostrou que o deputado Sanderson (PL) solicitou ao TCU que investigasse uma eventual pedalada de R$ 3 bilhões no Pé-de-Meia.

“Ignorando a derrubada deste veto pelo Congresso Nacional, o Governo Federal, por intermédio do Ministério da Educação, continua realizando o pagamento do benefício aos estudantes sem que os valores constem na lei orçamentária. O último pagamento, inclusive, ocorreu na semana do primeiro turno das eleições municipais de 2024”, escreveu Sanderson.

Segundo o TCU, de forma excepcional não haverá impedimento do uso dos R$ 6,1 bilhões do Fundo Social no Fipem, durante os anos de 2024 e 2025, apesar de que os valores deveriam estar previstos nas leis orçamentárias de cada ano.

A medida cautelar afeta apenas valores de outros fundos privados (FGO e FGEDUC), que estavam sendo usados para capitalizar o Fipem sem o devido processo de aprovação.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Faustão é internado em hospital de São Paulo

Foto: Reprodução

O apresentador Fausto Silva, de 74 anos, foi internado no Hospital Albert Einstein, no Morumbi, zona sul de São Paulo, para o tratamento de uma infecção. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Faustão, nesta quarta-feira (22/1).

“Fausto está encerrando o tratamento de uma infecção desde o final de dezembro e terá alta no final de semana.” – Declaração de Luciana Cardoso

Ele foi submetido a um transplante de coração, em agosto de 2023, e outro de rim, em fevereiro de 2024.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Queda da ponte entre MA e TO completa um mês; ainda há 3 desaparecidos

Foto: Corpo de Bombeiros TO / Reprodução

O desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) pela BR-226, completou um mês nesta quarta-feira (22).

Bombeiros e a Marinha resgataram os corpos de 14 vítimas, mas ainda falta encontrar os corpos de Gessimar Ferreira da Costa, de 38 anos; além de Salmon Alves Santos, de 65 anos e Felipe Giuvannuci Ribeiro, 10 anos – avô e neto que estavam em uma caminhonete.

Não há previsão para que os corpos sejam encontrados, já que os mergulhos no rio Tocantins estão suspensos devido à abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Estreito.

O tenente-coronel Nilton Rodrigues Santos, do Corpo de Bombeiros do Tocantins, afirmou que as equipes vão continuar no local para que os mergulhos sejam retomados quando o nível de água baixar.

Economia fragilizada

Segundo a Associação Comercial de Estreito, 70% das empresas da região sobreviviam das atividades relacionadas aso transporte rodoviário. Ou seja, empresários estão somando prejuízos e há registro de demissões.

Enquanto não há meios de transporte por terra, a população se arrisca em embarcações menores para fazer a travessia. Desde o fim de dezembro existe a promessa de travessia por balsa, mas até o momento não há o serviço para os pedestres ou veículos.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) afirmou que os acessos necessários para receber as balsas nas margens ainda estão em fase final de execução e que as equipes do Departamento atuam para atender as exigências da Marinha do Brasil para poder iniciar o serviço.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministra das Mulheres do governo Lula é alvo de denúncias de assédio moral

A Controladoria-Geral da União (CGU) encaminhou, para a Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, denúncias relacionadas a supostos casos de assédio moral envolvendo a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.

Os relatos de servidoras – que gravaram situações que estão anexadas ao processo – são de ameaças de demissão, cobrança de trabalho em curto prazo, tratamento hostil, manifestações de preconceito e gritos.

“No caso específico da ministra de Estado, a CGU não possui competência para atuar. Por essa razão, foi encaminhado um expediente à Comissão de Ética Pública do Poder Executivo Federal, informando os fatos”, informou a Controladoria.

Em nota, o Ministério das Mulheres afirmou que nenhuma das acusações foi registrada formalmente nos canais de denúncia da Corregedoria da pasta, “da mesma forma que não foi notificado sobre denúncias realizadas em outros órgãos”.

As denunciantes alegam que os problemas começaram a partir do desentendimento da ministra com a então secretária nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Polícia, Carmen Foro.

A secretária foi exonerada no dia 9 de agosto do ano passado, sob argumento da ministra de que ela não era uma “boa gestora”. Três dias depois, Cida Gonçalves convocou uma reunião com os cerca de 30 servidores da área.

As denunciantes, que estavam nesse encontro, relatam terem ouvido frases da ministra que foram entendidas como ameaça.

Em um dos trechos, segundo o processo, Cida diz: “aqui tem hierarquia. Eu não posso afrontar o presidente, e nenhuma secretária pode me afrontar. Pode discordar, é diferente. […] Se vocês acham que eu não sei o que acontece nos corredores, eu sei. Cara, eu sei de tudo!”, descreve o documento.

Outras três pessoas, que ocupam cargo de chefia no Ministério das Mulheres, também foram denunciadas. No entanto, a CGU justificou que, “quanto às demais pessoas envolvidas, as denúncias não apresentaram elementos suficientes que indicassem possíveis infrações disciplinares”. Diante disso, os autos foram arquivados por ausência de materialidade.

Questionada pela CNN, a Comissão de Ética Pública da Presidência respondeu que os processos tramitam em sigilo até o julgamento final. “Portanto, não temos como disponibilizar as informações solicitadas”, completou.

O Ministério das Mulheres reforçou ser contra todo tipo de discriminação e ressaltou que dará andamento a qualquer tipo de denúncia feita formalmente nos canais pertinentes e prestará todo o apoio a eventuais apurações instauradas nos grupos externos de controle.

Caso semelhante

Em setembro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu o então ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, por suposto assédio sexual. Uma das vítimas seria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Na época, em um comunicado, o governo disse reiterar “seu compromisso com os Direitos Humanos e reafirma que nenhuma forma de violência contra as mulheres será tolerada”.

Fonte: CNN 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Lula não é relevante nas negociações de paz e não é um player para Trump, diz Zelensky

Ao ser questionado por uma jornalista brasileira nesta quarta-feira (22/1), presidente ucraniano afirmou que “o trem do Brasil” já passou, referindo-se à possibilidade de propostas de paz para a guerra no leste europeu.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Técnicos do Seturn apresentam sugestões aos novos gestores da STTU

Foto: Cedida

Com o objetivo de analisar a mobilidade urbana de Natal e propor soluções técnicas, a direção do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal (SETURN) reuniu-se, na segunda-feira (20), com a nova secretária municipal de Mobilidade Urbana, Jódia Melo, o secretário-adjunto de Trânsito, Newton Filho, e equipe da STTU. O encontro aconteceu na sede da secretaria e abordou estratégias voltadas ao desenvolvimento da mobilidade urbana como instrumento de crescimento da cidade, em consonância com o novo Plano Diretor, destacando o papel do transporte público como motor do progresso.

Durante a reunião, foram apresentadas questões do setor e discutidos temas centrais, como sustentabilidade financeira, eficiência e qualidade, a relação entre transporte público e economia local, além de propostas para a melhoria do trânsito.

“Destacamos a necessidade de formalizar questões fundamentais para a licitação do transporte público e nos colocamos à disposição para contribuir na construção de um processo viável. Sugerimos melhorias operacionais pré-licitação que exigem contrapartidas mínimas do poder público, como a operação gratuita aos domingos e feriados, passe livre para estudantes da rede municipal, e a criação de uma ‘praça livre’ para beneficiários de programas sociais, estagiários e desempregados, a fim de promover qualificação profissional e facilitar a busca por emprego”, explicou Augusto Maranhão Valle, assessor jurídico do Seturn.

A secretária Jódia Melo avaliou o encontro como positivo e ressaltou a importância do diálogo com os operadores do sistema de transporte público. “Estamos empenhados em discutir as fragilidades e os desafios do sistema de transporte, com o objetivo de direcionar esforços para superá-los de forma eficiente. Além disso, buscamos mapear os pontos de melhoria e avaliar as sugestões apresentadas pelos operadores, alinhando-as às demandas da população, que anseia por soluções concretas. O encontro foi extremamente produtivo, proporcionando um espaço para troca de ideias e abrindo novas possibilidades para aprimorarmos continuamente o sistema”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Governo Lula fará ‘intervenções’ para baratear alimentos, diz ministro Rui Costa

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta quarta-feira (22) que o governo federal buscará “intervenções” para baratear os alimentos. Segundo ele, haverá reuniões com os ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Fazenda sobre o assunto. Ele deu a declaração em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, do CanalGov, o veículo institucional do governo federal.

inflação é uma das grandes preocupações do governo federal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teme que o aumento nos preços dos alimentos afete sua popularidade.

Rui Costa afirmou que haverá conversas com os outros ministérios ligados ao tema dos alimentos “para buscar conjunto de intervenções que sinalizem para o barateamento dos alimentos”. Ele também afirmou que haverá, no primeiro bimestre do ano, implementação de medidas sugeridas pelos supermercados para tentar conter os preços.

Após a entrevista, a Casa Civil negou que esteja em discussão uma “intervenção de forma artificial” para reduzir os preços dos alimentos. “O governo irá discutir com os ministérios e produtores de alimentos as medidas que poderão ser implementadas. Ainda não é possível avançar no detalhamento de tais medidas antes da realização das reuniões que irão tratar do assunto“, afirmou a pasta em nota.

O ministro da Casa Civil afirmou que o clima atrapalhou a safra no ano passado, e que isso contribuiu para a inflação dos alimentos. Segundo ele, a expectativa é de um aumento das principais safras neste ano, o que contribuiria para uma baixa nesses valores.

“Não adianta o salário subir se os preços sobem na mesma proporção”, declarou Rui Costa. Ele afirmou que Lula tem dois compromissos principais, com a inclusão social – o que inclui programas de assistência, obras e outras ações – e o equilíbrio fiscal. “Se você não tem equilíbrio fiscal, quem paga a conta mais cara são as pessoas mais pobres”, afirmou.

“A qualquer tempo, a qualquer momento que se faça necessário, faremos o ajuste que precisar fazer para o compromisso fiscal. O governo só pode gastar aquilo que arrecada, se não gera inflação, gera expectativas ruins para o País”, disse o ministro da Casa Civil.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Representantes da Meta, X e TikTok não comparecem à audiência pública da AGU sobre moderação de conteúdo

Redes sociais não comparecem à audiência pública da AGU sobre moderação de conteúdo

Cadeiras destinadas aos representantes de Meta, X e TikTok permaneceram vazias.

Ao deixar o evento, logo após uma fala inicial, o advogado-geral da União, Jorge Messias, minimizou as ausências.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sucesso nas redes sociais, Henry Freitas, domina o TOP 50 Brasil com três hits

Pernambucano de nascença, mas potiguar de coração, Henry Freitas tem dominado o TOP 50 Brasil do Spotify desde o início de 2025. No dia 8 de janeiro, o artista alcançou o topo da plataforma pela primeira vez com a canção “Imã de Problema”, parceria com MC TH que faz parte do projeto “Toca Que Eu Quero Ouvir”. O hit foi lançado em agosto de 2024 e já ostenta mais de 95 milhões de streams somados.

Agora, na última segunda (20), Henry repetiu o feito, desta vez, com “Tando”, feat. Kadu Martins e Nuzio Medeiros que, com mais de 46 milhões de streams somados, se consolidou também como um fenômeno nas redes sociais.

Além disso, o artista emplaca um terceiro hit nas paradas de sucesso da plataforma:
“Dia 1 – Versão Forró”, que conta com a colaboração de Hugo Henrique, ocupa a #47 posição no TOP 50 Brasil do Spotify e ostenta mais de nove milhões de plays.

Atualmente com mais de 4 milhões de seguidores no Instagram, 290 milhões de reproduções apenas no YouTube e mais de 10.7 milhões de ouvintes no Spotify, Henry relembra que nem sempre foi assim. Nascido em Recife/PE e criado no interior da Paraíba/PB, o artista, que é cantor, compositor e músico, consolidou-se profissionalmente no Rio Grande do Norte/RN, em 2017.

O sonho de Henry inicialmente era ser jogador de futebol, porém a música o conquistou. Ele revela que o anseio por ser cantor nasceu enquanto assistia uma das edições de ‘Malhação’ (Globo) ainda na adolescência. Foi vendo o personagem de Fiuk tocando violão que nele despertou o interesse pela música e a partir daí, começou a investir nesse recém descoberto sonho.

A primeira vez que uma música de Henry tocou na rádio foi quando ele mesmo a colocou. O artista juntou dinheiro o suficiente, lançou uma música e a transmitiu algumas vezes na estação onde trabalhava como operador de rádio. Depois disso, recebeu convites para participar de algumas bandas e, ainda na Paraíba, iniciou oficialmente sua carreira.

Henry passou os anos seguintes dividindo seu tempo entre estudar e cantar e, já no final do ensino médio, desistiu de entrar na faculdade para seguir na música. Participou de diversas bandas, entre elas, Forró na Dela e Forró Poderoso – esta criada por ele e alguns amigos. Foi nesta época que uma das canções do artista se destacou na região do Rio Grande do Norte, já que um
grupo influente começou a adicionar as composições de Henry ao seu repertório. Foi então que o cantor se apresentou no aniversário do grupo e, depois disso, a carreira dele começou a deslanchar.

No final de 2017 nasceu o ‘Henry Freitas’ como artista solo no forró. Pouco antes da pandemia, em 2019, o cantor emplacou seu primeiro hit. “Tudo Ok” é uma canção de Thiaguinho MT, Mila, Márcia Fellipe e JS Mão de Ouro que também conta com a participação de Henry. A virada de chave começou no final de 2020 com “Me Bloqueia”, faixa que entrou para o repertório de grandes nomes do forró e do arrocha. A partir de então, o nome de Henry se tornou cada vez mais conhecido. Em 2021, ele emplacou “Mantenha Distância”; no ano seguinte, foi a vez de “Eu Nem Lembro” ganhar os holofotes. Em 2023, o público apelidou os shows de Henry de “Terapia” – nome da atual label do artista – e, em 2024, “Tem Café” impulsionou nacionalmente o
nome de Henry Freitas.

Agora, com a exposição do TOP 1 com “Imã de Problema” e “Tando” e os números favoráveis de “Dia 1 – Versão Forró”, Henry celebra este novo tempo e se prepara para o primeiro show da label “Terapia do Henry”, um equilíbrio perfeito entre mistura de ritmos e performances vibrantes. A primeira edição vai acontecer no dia 22 de fevereiro em Brasília.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

Morre médico nefrologista José Euber aos 80 anos

Foto: Reprodução

O médico nefrologista José Euber Pereira Soares faleceu nesta quarta-feira (22), aos 80 anos, deixando um importante legado na medicina potiguar. Natural de Cerro Corá (RN), José Euber formou-se em Medicina pela UFRN em 1969 e dedicou mais de cinco décadas à profissão, sendo pioneiro na área de nefrologia no estado e responsável pela formação de mais de 4.000 alunos entre 1974 e 2014.

Além de sua atuação no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), destacou-se pela fundação da Clínica CDR Natal, onde implementou o único espaço especializado para crianças em tratamento de hemodiálise, inspirado na memória de seu filho Mário Nóbrega, falecido aos seis meses de vida.

José Euber era reconhecido por sua dedicação aos pacientes, rapidez em procedimentos médicos e profundo impacto na vida de seus alunos e familiares. Ele deixa a esposa Kátia e os filhos Ticiane e Mário Felipe, este último seguindo sua trajetória na medicina.

O filho Mário Felipe destacou em uma homenagem a bondade, o caráter e o legado do pai, que continuará sendo uma referência na área médica e na vida daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo.

O Blog do BG presta suas condolências a familiares e amigos.

Fonte: Blog do Gustavo Negreiros

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *