
Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles.
Errar é humano. Diz-se que somos o único animal capaz de aprender com os próprios erros. Duvido, dados os erros que cometemos e repetimos. Qualquer ratinho de laboratório, depois de algumas tentativas, aprende a não fazer o que só o prejudica.
Lula fez muito bem em restabelecer as relações entre o Brasil e a Venezuela rompidas nos últimos quatro anos por seu antecessor pouco inteligente e candidato a governar o país da mesma maneira autoritária como Nicolás Maduro governa o dele.
Isolar uma ditadura, como a da Venezuela, na maioria das vezes só contribui para sua estratificação. Os Estados Unidos isolaram Cuba desde que Fidel Castro desceu de Sierra Maestra em 1959. Castro morreu e, no entanto, Cuba permanece como ele a deixou.
Na véspera, ao cortejar Maduro, Lula apresentou-o como um democrata. E aconselhou-o publicamente, como antes o fizera em particular, a construir uma narrativa para convencer o mundo que a democracia está viva na Venezuela. É tudo o que não está.
A oposição vive amordaçada. O simulacro de democracia que existe na Venezuela permitiu que Maduro se reelegesse depois de excluir do páreo seus dois principais adversários. São 7 milhões de refugiados, e todos compartilham a mesma narrativa de horror.
Os abusos do regime Maduro caem à vista de todos como frutas podres. Estão quase todos documentados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e são investigados pelo Tribunal Penal Internacional, que apura crimes contra a Humanidade.
Lula, contudo, finge desconhecê-los. Disse:
“O preconceito contra a Venezuela é muito grande. […] Nossos adversários vão ter que pedir desculpas pelo estrago que eles fizeram na Venezuela”.
Nossos adversários, quem, cara pálida? Adversários de ditaduras de esquerda ou de direita são meus amigos; aliados, meus inimigos. Ontem, ao invés de corrigir-se, Lula admitiu não poder avaliar a situação da Venezuela porque não a visita há 10 anos.
Ler não dói. Se não sabia disso, Lula aprendeu nos 580 dias que passou preso em Curitiba, lendo. Relatório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos fala em “detenções arbitrárias, maus-tratos e tortura” na Venezuela de Maduro.
Os Estados Unidos são culpados por ditaduras que instalaram ou ajudaram a instalar, mas a venezuelana não é obra deles. Lula sofre de um apagão de inteligência, na melhor das hipóteses. Ou o peso da idade e a falta de atualização o estão deixando gagá.
Por Blog do Noblat – Metrópoles.
Tou achando pouco.
Estão provando do veneno da jararaca
Não vai ficar assim, vai piorar
Erro crasso de Noblat. Acusar o Presidente Bolsonaro não é condizente com o comportamento do Capitão.
Malandro é malandro e Mané é mané !
Quem é esse cara pra tá falando besteiras? Um dos maiores puxa-saco do nove dedos. Lula não é um ex-presidiário qualquer, um Anderson Torres da vida, que alguém cismou com sua cara, sabe que é de direita e o prendeu. Lula é um ex-presidiário condenado em três instâncias por corrupção. Então, quem resolveu o apoiar, merece muito mais do que isso. No mínimo, ser deportado pra Venezuela.
Deixa o descondenado falar, quanto mais ele fala, mais se revela! FAZUELI, PICANHEIROS…
Desde qto loola tem inteligência
Noblat você ajudou a recriar esse monstro
Votei em lula, por falta de opção, mais que esse governo esta decepcionante, isso não posso negar, acho que janja ta deixado o velho lula gaga mesmo….
Que justificativa pífia, amigo! Quem resolve ser cúmplice de bandido é o quê? É impossível esperar algo melhor de um ex-presidiário conhecido por todo brasileiro. Portanto, engole o choro! Chapéu de otário é marreta!!! Se eu fosse você teria vergonha de confessar que sou cúmplice de bandido..
Por falta de opção, vota-se em ladrão! O brasileiro precisa ser estudado, isso não é normal…
Venha com conversinha covarde agora não, viu? Faça o L e fique CA-LA-DO.
Gaga coisa nenhuma, é mau caratismo mesmo. LULADRAO é um ser deplorável, e não tem que se esperar nada melhor desse, bandido. Não só tem bandido novo, eles envelhecem também. E eu também já votei nessa desgraça, lá pelos anos 90, depois de conhecê-lo, nunca mais.
Não Noblat. Lula nem está Gagá e nem desatualizado. Desde de 1978 que ele age e se pronúncia da mesma maneira. Tudo que ele está fazendo é da natureza dele, desde sempre.
Não é demência, não é gagá e não é o cara, ele é Macunaíma.
Em 2022, ano eleitoral, a Venezuela era a mesma que aí está e Lula dizia as mesmas mentiras que hoje fala sobre o país vizinho. Mas essa mesma imprensa silenciou, pois a questão era vencer o “ditador” que passou 4 anos como presidente e não mandou prender nenhum jornalista ou quem quer que fosse. Agora se fazem de doído e criticam os absurdos do ex presidiário, como se fosse novidade o que ele falou sobre o governo venezuelano. Pura hipocrisia dessa imprensa que não convence mais ninguém. Façam o L e morram abraçados.
FAZUÉLI… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bolsonaro avisou: Lula quer transformar o Brasil numa Venezuela… espera que o grosso tá por vir.