Foto: Marcelo Brandt/G1
A diretora de refino e gás natural da Petrobras, Anelise Lara, disse que o litro da gasolina tende a ficar mais caro a partir de agosto, com a entrada em vigor das novas especificações do derivado. Segundo ela, contudo, o aumento do preço do litro deve ser compensado por uma maior eficiência no consumo dos combustíveis pelos carros.
“Como praticamos o preço de paridade de importação, ela [gasolina com maior qualidade] será mais cara, se comparada à atual. O preço de paridade vai ser um pouco mais elevado, mas isso vai ser compensado, porque ela será mais eficiente. Em termos finais de custo, acreditamos que será mais positivo [para o consumidor], porque poderá rodar mais com menos”, afirmou ela, ao participar de evento on-line.
Anelise destacou que as refinarias da Petrobras já estão preparadas para atender a nova regulamentação da qualidade da gasolina, aprovada em janeiro pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Diesel verde
A diretora afirmou também que a viabilidade econômica do diesel renovável — tecnologia patenteada pela empresa que permite produzir o derivado a partir do coprocessamento de petróleo com óleos vegetais nas refinarias — dependerá da regulamentação do novo produto.
A estatal brasileira defende, junto à ANP, que a comercialização do diesel verde, que começará a ser testado na refinaria Repar, em Araucária (PR), a partir de julho, possa gerar créditos de descarbonização (Cbios) — instrumento do programa federal RenovaBio para a compensação de emissões de gases de efeito estufa. Cada CBio equivale à redução de emissão de 1 tonelada de carbono resultante da substituição do consumo de combustíveis fósseis por renováveis.
“Para que eles [diesel verde e bioquerosene de aviação] sejam economicamente viáveis, precisam ser regulamentados. Esse é o ponto mais relevante para a gente seguir com a produção de diesel verde”, afirmou a executiva, durante evento on-line.
O RenovaBio estabelece metas de emissões para cada distribuidora de combustível, que deve adquirir os CBios dos produtores de combustíveis renováveis.
G1
Me engana que eu gosto. Mais um ROUBO OFICIAL no bolso do BRASILEIRO. Os cara estão VICIADOS. Nos ASSALTAM DE TODA MANEIRA. BRASILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
Será que vai ficar igual as bagagens por exemplo que iriam diminuir o custo e que na verdade só piorou, mais um grande golpe, no Brasil dos golpes.
Mais um golpe no no bolso do brasileiro!
Ótima notícia! Os custos com manutenção de veículos vão diminuir. Menos gastos com trocas de bico injetor, bomba de combustível, bobina, bronzina e menos carbonização do motor. Até que enfim!!
Acredite se quiser !!!
Atenção donos de postos! O aumento é previsto para agosto e não para imediato. Não façam como outros reajustes que são informados de noite e de noite mesmo já são reajustados.
Lá vem o golpe no bolso do cidadão brasileiro. POUCA VERGONHA!