Foto: Lucas Figueiredo / CBF
A nova queda precoce da seleção brasileira nas quartas de final da Copa do Mundo não deixou só torcedores arrasados e jogadores entristecidos no Brasil. Treinadores brasileiros também se decepcionaram e lamentaram profundamente a eliminação sob comando de Tite.
Tite é quase unanimidade entre treinadores jovens e veteranos no futebol brasileiro como melhor em atividade no país. Mas, em diversas conversas nos últimos dias, os profissionais viram na derrota nos pênaltis para a Croácia, quatro anos depois de perder para a Bélgica, na mesma fase, combustível para reforço do estigma de que os técnicos brasileiros precisam ser substituídos por estrangeiros.
Em alguns grupos de Whatsapp com quase 200 treinadores e também analistas de desempenho, o debate, do qual o ge colheu impressões, tem sido marcado sobre o impacto da eliminação da Seleção de Tite no mercado de técnicos e de profissionais do futebol no país.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, já dizia antes do Mundial do Catar que não ia restringir a procura pelo sucessor de Tite a um nome brasileiro. Antes dele, Rogério Caboclo, que deixou a CBF afastado pela Comissão de Ética, fez contato com o espanhol Xavi, hoje no Barcelona, e acenou com a possibilidade dele substituir o treinador na Seleção.
Abel Ferreira, do Palmeiras, segue em pauta na CBF, mas ele é apenas um dos outros sete portugueses na elite do futebol brasileiro: Luis Castro (Botafogo), Pedro Caixinha (Bragantino), Renato Paiva (Bahia), Ivo Vieira (Cuiabá), Vitor Pereira (perto do Flamengo) e Antonio Oliveira (Coritiba) completam a lista.
ge
De Tite é o melhor do Brasil, é uma clara evidência de que o futebol brasileiro, é decadente. Quem como eu por exemplo que ver a maioria dos campeonatos do exterior sabe bem disso. Se nossos técnicos desaprender dos jogadores nem de fala são bonecos de vidros, marionetes sem sangue, que visam apenas suas contas milionárias. Os torcedores que sofram. Afinal, não é assim que funciona o nosso país. E o pior, o povo gosta.
Um Presidente eleito envolvido em corrupção;
Um ministro da economia que não entende de economia;
Um ministro da defesa que nada sabe sobre defesa e
Um ministro da justiça envolvido em corrupção.
Vocês acham mesmo que o problema do Brasil é o técnico da seleção brasileira ?
Não cidadão. Mas o problema da seleção brasileira é o técnico.
Vamos deixar de loucura, e se ater a reportagem.