Geral

Novidades pedagógicas e metodologia de ensino foram apresentadas por CEO da Maple Bear Brasil em encontro com pais em Natal

O CEO da rede Maple Bear para o Brasil e a América Latina, André Quintela, e a diretora pedagógica da rede no país, Antonieta Megale, apresentaram as novidades pedagógicas para o próximo ano e esclareceram dúvidas dos pais sobre metodologia e aprendizado no evento Conexão Maple Bear: Caminhos para 2025, realizado na noite desta quinta (17), na Maple Bear Natal, em Morro Branco. O evento foi aberto pelos sócios-diretores Julyana Freitas e Marcelo Freitas, e contou com a presença de pais de diversas etapas do ensino da escola, que engloba da educação infantil ao ensino fundamental 2. Este ano, a instituição completou 15 anos de fundação na capital potiguar.

O ensino Maple Bear Natal é interligado a um ecossistema de escolas presentes em mais de 40 países e que conta com mais de 58 mil estudantes no mundo todo, matriculados em cerca de 540 escolas. “É uma cultura Maple Bear, que vai muito além de uma cidade, de um país. É uma visão global”, explicou André Quintela. O Brasil detém a maior parte da rede, com mais de 40 mil alunos e 214 escolas.

O CEO da Maple Bear Brasil explicou que ser aluno da rede é muito mais do que ter o dom de falar um segundo idioma, envolvendo também aspectos do desenvolvimento humano, intelectual e cognitivo, que visam preparar os alunos para um mundo em constante mudança. Ele destacou que a expansão cognitiva que ocorre no cérebro bilíngue, comprovada cientificamente, contribui para o aprendizado em diversas áreas.

“Somos uma escola bilíngue, mas a formação do aluno é menos sobre o idioma – o que ocorre de forma natural por imersão – e é muito mais sobre como olhamos para aspectos de desenvolvimento que vão prepará-los para questões pessoais e profissionais”, ressaltou. “É uma superação do modelo tradicional de ensino, tornando o estudante protagonista do seu aprendizado, preparado com as soft skills que o mundo exige hoje, com as exigências comportamentais”, destacou.

A diretora pedagógica, Antonieta Megale, destacou que o processo de ensino e aprendizagem é avaliado continuamente, com os testes evolucionais dos alunos e o Programa de Treinamento e Formação dos professores.

“O tempo todo estamos gerando dados que nos informam sobre o processo de aprendizagem dos alunos. E a gente, como equipe acadêmica, está pensando onde podemos fazer melhor, fazer mais para melhorar o processo de aprendizagem do nosso aluno, observando se o professor tem todos os recursos que precisa. Nossa segurança em torno disso ocorre porque temos um percurso que nos fornece dados para que estejamos confiantes no aprendizado dos nossos alunos”, pontuou, ressaltando o desempenho dos estudantes Maple Bear acima da média brasileira nos principais exames de avaliação de aprendizagem.

Antonieta Megale destacou os quatro pontos principais que baseiam a metodologia Maple Bear: a aprendizagem baseada em projetos e no ensino em espiral, a liberação gradual de responsabilidades, a investigação e formulação de ideias e a imersão em língua inglesa. “O que a gente está fazendo na Maple Bear é formar um sujeito que tem condições de atuação no mundo de forma muito acentuada”, avalia.

Para a diretora da Maple Bear Natal, Mona Lisa Dantas, a escolha da escola é possivelmente a mais importante decisão que os pais têm para a educação dos filhos, e encontros como a Conexão Maple Bear são oportunidades para que os pais possam se informar melhor sobre a escola e seu modelo de ensino, trazendo segurança em torno dessa escolha. “O nosso objetivo é de que vocês tenham todas as informações e elementos para avaliarem a decisão pela Maple Bear e estejam seguros de que foi a melhor decisão”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

‘Bolsonaro será candidato’, diz Valdemar sobre 2026

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, publicou um vídeo em uma rede social na madrugada desta sexta-feira, 18, afirmando que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível até 2030, será candidato à Presidência em 2026. A postagem ocorre sete dias após o dirigente partidário citar outros possíveis nomes para representar a direita no pleito e ser rebatido pelo ex-presidente.

“Bolsonaro é o representante da direita no mundo. O que acontece é que, como está inelegível, está por enquanto inelegível, acham que Bolsonaro não vai ser candidato, mas Bolsonaro será candidato”, disse Valdemar Costa Neto na publicação no Instagram.

Na legenda do post, Valdemar elogiou o ex-presidente e disse que ele ficará apto a concorrer até o pleito. “Jair Bolsonaro é o maior líder da direita não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Ele é um fenômeno por onde vai.”

Em 11 de outubro, Valdemar afirmou em entrevista à GloboNews que o primeiro da fila para a corrida presidencial é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O presidente do PL também disse considerar uma candidatura do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho “03″ do ex-presidente.

Durante a entrevista, o dirigente da sigla mencionou que acreditava que Bolsonaro ficaria elegível antes da próxima eleição por causa de um projeto em tramitação no Congresso Nacional que pode anistiar o correligionário. A proposta prevê perdão para os condenados em investigações relacionadas à tentativa de golpe de Estado no 8 de Janeiro. Bolsonaro é investigado como um dos mentores dos atos antidemocráticos em um inquérito relatado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Cinco dias depois da declaração de Valdemar, Bolsonaro afirmou ao portal bolsonarista Auri Verde Brasil que é o candidato da direita para 2026. O ex-presidente disse não ser nada no partido e agradeceu ao presidente da legenda, mas disse que, se sua inelegibilidade não for anulada, ele se retirará da vida política.

Bolsonaro está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o considerou culpado de usar indevidamente o cargo e a estrutura administrativa da Presidência da República para promover sua campanha eleitoral durante uma reunião com embaixadores estrangeiros no Palácio do Alvorada, em julho de 2022. O evento, transmitido ao vivo nas redes sociais oficiais e na TV Brasil, foi avaliado como uma forma de Bolsonaro inflamar seus apoiadores contra a Justiça Eleitoral, configurando abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Ele também foi condenado por uso eleitoral das comemorações do Dia da Independência no mesmo ano.

Fonte: Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

[VÍDEO] Ao lado de Lula, líder do governo no Senado pede “boca de urna”

Líder licenciado do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA) pediu em um comício com Lula nessa quinta-feira (17/10), em Camaçari (BA), que a militância faça boca de urna no segundo turno das eleições municipais.

Em seu discurso, Jaques pede que cada um dos presentes se transforme em uma “boca de urna”, distribuindo papéis dos candidatos e conversando com os eleitores perto dos locais de votação.

“Eu quero que cada um de vocês se transforme em um boca de urna. Você vai votar? Vai. Depois que você votar, fique colado. Pegue o papel, vamos distribuir, vamos conversar”, disse Jaques Wagner.

No palco, é possível ver que, além de Lula, estavam a primeira-dama, Rosângela Lula, a Janja, o governador da Bahia, o petista Jerônimo Rodrigues, e Geraldo Júnior, candidato do PT derrotado em Salvador.

De acordo com a Lei Eleitoral (Lei nº 9.504/97), a boca de urna é crime. A legislação proíbe a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos no dia das eleições.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Churras do Tábua 7ª edição, promete 6h de open food e música ao vivo

No próximo sábado, dia 26, a partir das 16h, o Tábua de Carne Via Costeira será palco da 7ª edição do Churras do Tábua. O evento, conhecido por unir carne e boa música, oferecerá 6 horas de open food com muito churrasco preparados por grandes assadores.

Serão 9 estações de churrasco, com cortes variados sendo preparados ali, próximo ao público, proporcionando provar e conhecer diversos preparos, além de interagir com os assadores que virão de vários locais do Brasil. Cortes como carne de sol, picanha, costela fogo de chão, cupim desmanchando, cortes defumados além de um belo varal de peixes e uma estação dedicada às aves. Não faltará também opções doces, com degustação de sorvetes Los Los e doces da Dona Gertrudes.

E um churrasco não está completo sem aquela musiquinha, certo? Para deixar o clima ainda mais animado, vai rolar muita música ao vivo com a banda XeqMate e a dupla Romário e Dilsinho, botando todo mundo pra dançar!

Ah, vale lembrar: a bebida não está inclusa, mas pode ficar tranquilo que opções não vão faltar para acompanhar o churrasco.

Ficou interessado? Os ingressos já estão à venda no site da OutGo: https://outgo.com.br/churras-do-tabua-2024
Para mais informações, é só ligar no (84) 99407-2185 ou conferir nosso Instagram, @tabuadecarne.

Não perca essa chance de curtir um evento cheio de sabor!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Prefeitura de Natal firma contrato com a UFRN para elaboração de concurso público da Educação

Foto: Secom

Prefeitura Municipal de Natal, publicou no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (18), o extrato de contratação e parceria entre a Prefeitura de Natal e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, firmando o compromisso para a prestação de serviços pertinentes ao concurso público da educação a ser realizado pela gestão municipal.

O extrato de contratação firma um compromisso entre a Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Administração (Semad) e a UFRN. Neste acordo, a contratada, UFRN, se utiliza das vias necessárias para a prestação de serviços técnicos de elaboração, diagramação, impressão, logística, bem como todo e qualquer ato pertinente à organização e aplicação das provas para realização de Concurso Público.

O Concurso Público terá 710 vagas disponíveis para os cargos de provimento efetivo na função de professor na rede de educação municipal de ensino. O contrato entre as instituições parceiras, Semad e UFRN, tem validade de 12 meses, contados a partir da publicação no DOM.

O prazo de vigência do concurso é de dois anos, podendo ser renovado por mais dois. São 710 vagas ofertadas, sendo 450 para pedagogo da educação infantil e ensino fundamental, podendo ser ajustada conforme a necessidade e demanda das instituições. Para complementar o quadro de profissionais da educação, as 260 vagas restantes são de componentes curriculares específicos, como: Língua Portuguesa e Inglesa, Geografia, História, Ciências, Matemática, Ensino Religioso, Artes/Música e Teatro, bem como Professor de atendimento educacional especializado em Libras.

A educação é prioridade da gestão municipal, que segue investindo na profissionalização das instituições de ensino municipais. “O concurso é importante em virtude do preenchimento de vagas existentes no quadro, pela ampliação da carga horária em 30 horas semanais e por estar trazendo profissionais capacitados em áreas diversas, em especial professores de estudantes da educação especial, como são os casos dos professores do Atendimento Educacional Especializado e Libras”, destacou Pedro Medeiros, secretário adjunto de Administração de Natal.

O cronograma completo do concurso público será divulgado no edital que terá data de publicação em breve.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil é o 4º país da América Latina com mais ameaças digitais no 1º semestre de 2024, diz pesquisa

Foto: Freepik

O Brasil foi o 4º país na América Latina com mais ameaças digistais detectadas no primeiro semestre de 2024, segundo levantamento feito pele empresa de segurança cibernética EST. No período, o país registrou 201 mil ameaças (7,76%).

Lideram o ranking países como Peru, com 909 mil ameaças (35%), México com 351 mil (13%) e Equador, com 204 mil ocorrências (7,84%).

“O Peru tem maioria de usuários domiciliares, enquanto países como Brasil, México e Argentina contam com mais usuários corporativos, e isso explica o destaque do país nesse ranking de ameaças detectadas”, comenta Camilo Gutierrez Amaya, Chefe de Pesquisa da ESET na América Latina.

Segundo Amaya, os usuários domiciliares estão mais expostos porque eles dispõem de menos recursos para segurança digital, tanto em proteção tecnológica quanto em práticas de prevenção.

O levantamento aponta que somente a América Latina foi alvo de 2,6 milhões de amostras únicas de ataques cibernéticos como malware nos primeiros seis meses do ano. No mundo todo, esse número foi de 4 milhões no período.

O pesquisado da ESET na América Latina, David Gonzalez, explica que os criminosos utilizam técnicas conhecidas da engenharia social e vunerablidades dos softwares para acessar os sistemas de seguranças.

Entre as principais ameaças, o phishing (ataque que tenta roubar dinheiro ou dados pessoais) continua sendo uma das técnicas mais usadas por criminosos, com cerca de 1.874 milhões de ocorrências registradas na região no seis primeiros meses do ano.

Além disso, o sistema operacional que continua a ser mais explorado pelos cibercriminosos é o Windows, em suas diferentes arquiteturas, muitas delas sem suporte oficial estendido do fabricante.

Uma das formas de se manter a salvo dos ataques digitais é a atualização constante dos sistemas, bem com a aplicação de patches de segurança é fundamental para evitar risco aos usuários, conclui o Gonzalez.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Alares passa a oferecer PlayKids+ aos clientes e foca em conteúdo para o público infantil

Recentemente, a Alares – operadora independente de telecomunicações sediada em São Paulo (SP), que oferece serviços de Internet via fibra óptica, TV por assinatura, streaming e telefonia fixa – incluiu em seu portfólio o PlayKids+.

O aplicativo é uma plataforma de conteúdos infantis, voltada para desenvolvimento de crianças. Em busca de expandir ainda mais sua seleção de produtos e trazer ofertas para diversos públicos, a Alares vem compondo suas propostas com outras empresas para atrair o consumidor. “Mais de 30% dos nossos clientes têm crianças em casa. A parceria com a PlayKids+ visa entregar, a estes clientes, entretenimento e aprendizado num só lugar”, afirma Alejandro Contreras, CMO da Alares.

Ao adquirir o aplicativo de conteúdo infantil, há a possibilidade de criar perfis para crianças de diferentes idades e com acesso adequado para cada faixa etária. Além disso, os pais também podem gerenciar o tempo e definir um limite de uso, visando equilibrar o aplicativo com outras atividades.

Com uma oferta de lançamento, no Mês das Crianças é possível contratar internet de ultravelocidade com o PlayKids+ por um preço especial limitado. Clientes atuais e novostambém podem incluir o aplicativo ao seu combo.

Presente em mais de 180 países, a PlayKids+ é reconhecida por instituições internacionais – como a KidSafe, que garantem a segurança do conteúdo para crianças. A plataforma contempla mais de 5.000 conteúdos entre desenhos, livros, jogos educativos e outras atividades interativas em um ambiente completo, seguro e que permite até 5 acessos simultâneos. Seu portfólio apresenta trilhas interativas de aprendizagem, ao abordar temas como empatia, diversidade e respeito.

Para contratar os planos e combos da Alares com o novo serviço, o interessado deve visitar o site www.alaresinternet.com.br ou ligar para 10600.

Sobre a Alares

Alares é uma operadora independente de telecomunicações, sediada em São Paulo (SP), que fornece serviços de acesso à Internet de alta velocidade, via fibra óptica, assim como TV por assinatura, telefonia fixa, dados, além de diversas soluções digitais para pessoas e empresas.

Reúne aproximadamente 2.700 colaboradores e atua em 228 cidades de sete estados brasileiros – São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Bahia. Tem uma rede de 32.000 km de fibra óptica de alta qualidade, com cobertura para conectar mais de 3,3 milhões de lares e empresas, atendendo hoje cerca de 770.000 clientes.

Além do atendimento telefônico e por canais digitais, conta com 126 lojas físicas e equipes próprias de atendimento ao cliente e técnicos de campo, que reforçam o compromisso de qualidade e proximidade com os consumidores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em defesa da candidata de Fátima, Natália Bonavides, Henrique Alves se revolta contra a própria empresa

O ex-deputado federal Henrique Alves foi às redes sociais para criticar a própria empresa, a Tribuna do Norte. A revolta se deu com comentário defendendo a candidatura petista à Prefeitura de Natal ao falar sobre o “festival de pesquisas”, entre elas as divulgadas também pela Tribuna do Norte, a qual chamou de “excrescência”.

Henrique só esqueceu que no primeiro turno ele também ficou furioso e o candidato dele, Carlos Eduardo, nem para o segundo turno foi.

Henrique desde que enviesou para a esquerda, ainda no governo Dilma, foi só tromba, parece que ainda não acordou.

Opinião dos leitores

  1. É por isso que tenho dito: Basta de oligarquia política. Basta de Alves. Nenhum presta!

  2. A abstinência ta fazendo mau ao ex-ex-ex deputado de 10 legislaturas agora só saudades. Kkkkkkk. Nunca mais.

  3. Esse em Henrique sempre foi um atraso pra o RN.o grande legado dele foi ter tirado o aeroporto de Parnamirim e levado para são gonçalo.deu no que deu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TCU exige controle rigoroso de gasto com propaganda do governo Lula

Foto: Divulgação/Flickr TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU), deu o prazo de 180 dias para que a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) estabeleça critérios de controle de gastos e definição de metas em contratos de publicidade do governo.

Uma auditoria revelou a falta de parâmetros objetivos para orçar peças publicitárias e medir sua eficiência nas gestões do presidente Lula (PT) e dos ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e Michel Temer (MDB).

Entre as determinações, está a inclusão de parâmetros padronizados para definir o valor estimado das campanhas e a incorporação de métricas para mensuração de resultados.

A Secom deve publicar em seu site informações detalhadas sobre contratos com agências de publicidade, incluindo planos de mídia, notas técnicas, análises e resultados das campanhas. Segundo o TCU, isso atende à demanda por controle social.

“A falta dessas informações impede que os cidadãos acompanhem adequadamente as ações de publicidade do governo federal”, destaca.

Foram analisadas 15 campanhas realizadas entre 2018 e 2023, com um gasto total de R$ 542,8 milhões. Em todos os governos desse período, foram encontradas inconsistências que podem levar à ineficiência no uso do dinheiro público.

As despesas com publicidade cresceram desde 2021, atingindo um pico de R$ 379 milhões no ano passado, representando um aumento de 200%.

O TCU constatou que nenhuma das campanhas analisadas continha documentos com indicadores claros para mensurar os resultados. Quando havia menção a metas, estas eram genéricas, como “afirmar o compromisso de unir e reconstruir o país” ou “evidenciar os primeiros resultados concretos das decisões do governo”, como na campanha “Posicionamento de Governo 100 dias” de 2023.

O ministro Benjamin Zymler, que é o relator do processo, destacou que a falta de controle incentiva as agências de publicidade a aumentarem os preços dos serviços, maximizando seus lucros às custas dos cofres públicos.

O magistrado observou que não há como determinar se o orçamento destinado a uma campanha publicitária é insuficiente, ideal ou excessivo.

Zymler também criticou a autonomia do governo para autorizar despesas com justificativas genéricas e a discricionariedade excessiva dos gestores, questionando se campanhas orçadas em valores altos poderiam ser realizadas com menos recursos, gerando economia.

Os relatórios de resultados das campanhas foram criticados pela falta de padronização, o que dificulta a comparação de desempenho entre elas. Em alguns casos, não há detalhes sobre as metas alcançadas em cada meio de comunicação utilizado.

O modelo de remuneração das agências de publicidade, que prevê o pagamento de comissão com base em um percentual do investimento nas mídias, foi apontado pelo TCU como um fator que agrava a ineficiência. Esse mecanismo, conhecido como “desconto padrão”, incentiva os fornecedores a inflarem os gastos com o plano de mídia para aumentar seus lucros.

Os auditores observaram que essa prática leva ao esgotamento do orçamento da Secom para cada peça publicitária.

Em todos os casos analisados, as agências previram gastar todo o valor estimado pela Secom, indicando a falta de estímulo para buscar atingir os objetivos de comunicação do governo ao menor custo possível.

Diário do Poder

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Putin destaca ‘amizade’ com Lula, mas diz que não virá ao Brasil para reunião do G20

Vídeo: Metrópoles/Tradução: Tradução: Samuel Pancher

O ditador russo, Vladimir Putin, não viajará para a cúpula do G20 no Rio de Janeiro, em novembro. Putin anunciou isto numa conferência de imprensa em Moscou que foi transmitida pela Internet. “Tenho relações excelentes e amigáveis com o presidente Lula. Devo ir lá especificamente para perturbar o trabalho deste fórum?”, disse o chefe do Kremlin.

Apesar da amizade com Lula, Putin sabe que existe um mandado de detenção emitido pelo Tribunal Penal Internacional contra ele. O TPI emitiu um mandado de prisão contra Putin em 2023 por crimes de guerra na Ucrânia, especialmente o rapto de crianças ucranianas. “Minha possível visita prejudicaria o trabalho do G20. Vamos descobrir quem apresentará a Rússia”, afirmou.

Apesar da decisão, Putin manteve a posição oficial do Kremlin e afirmou que não reconhece o Tribunal Penal Internacional. Ele também disse que a Rússia devido às boas relações com o Brasil um acordo poderia ser assinado para “contornar o veredito”, já que “tais vereditos são fáceis de ignorar”.

O responsável pela guerra de invasão da Ucrânia falou ainda sobre a proposta conjunta da China e do Brasil para acabar com a guerra, apresentada em maio: disse que era “equilibrada” e forneceria uma boa base para encontrar uma solução.

As declarações do ditador russo foram dadas durante uma sessão de perguntas e respostas com repórteres das principais organizações de mídia dos países do Brics.

Putin salientou, porém, que um momento mais apropriado será encontrado para a Rússia na reunião dos 20 principais países industrializados e emergentes, referindo-se à cimeira do grupo Brics com Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul (Brics) e outros Estados, que acontecerá na cidade russa de Kazan, na próxima semana, tendo por destaque o tema da política externa.

O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF forma maioria contra revista íntima para entrada em presídios

Foto: Antonio Augusto/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira (18) contra a revista íntima para entrada em presídios. O julgamento estava suspenso desde maio, quando o ministro Cristiano Zanin pediu vista (mais tempo para análise) sobre o processo.

A sessão virtual foi retomada com o voto de Zanin. O magistrado seguiu com ressalvas o relator, Edson Fachin, que avalia a revista íntima para entrada em presídios como “vexatória e ilegal”, na medida em que viola a dignidade humana — e que, por isso, as provas derivadas das revistas íntimas devem ser nulas.

Zanin, entretanto, sugeriu que revistas superficiais, desde que não sejam vexatórias, podem ser feitas até que o sistema penintenciário tenha equipamentos de segurança na entrada, como scanners corporais, esteiras de raio X e portais detectores de metais.

Com a maioria, o STF determina o prazo de 24 meses para que os governos comprem e instalem esses equipamentos.

Além do relator Edson Fachin e de Cristiano Zanin, manifestaram-se nesse sentido os ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Rosa Weber (que votou antes de deixar a Corte).

Votos

Gilmar Mendes apresentou uma divergência pontual — a de que a decisão só valha para o futuro. A ideia é dar prazo de 24 meses para que os estados adquiram aparelhos de scanner corporal, o que solucionaria os abusos.

Por outro lado, os ministros Alexandre de Moraes, Nunes Marques, Dias Toffoli e André Mendonça entendem que a revista íntima não é, por si só, uma medida ilegal, pois auxilia no controle de segurança das unidades prisionais.

Essa corrente entende que, embora de fato haja casos graves de violação à intimidade, há modos de evitar situações humilhantes, estabelecendo protocolos rigorosos.

Uma dessas regras poderia ser, por exemplo, a obrigatoriedade de que a revista íntima ao visitante seja feita por um agente penitenciário do mesmo gênero. O ministro Luiz Fux ainda não registrou voto.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Visita é para quem está enfermo num hospital, preso é para ter contato só com a polícia penal, quer ver a família? Trabalhe, estude, produza o bem que vc está em casa todo dia com sua liberdade garantida. Por isso que a cada dia o crime dá um passo a frente, tomando todo o espaço das pessoas de bem nesse país, que apenas sofrem as consequências caladas, inertes. Acorda povo, parem de eleger que gosta de bandido.

  2. Enquanto os governos não comprarem os equipamentos de detecção, os (as) detentos(as) agradecem a não revista dos(as) visitantes, trazendo os “mimos” que eles tanto necessitam. Precisa desenhar?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *