A Comissão Nacional de Saúde da China informou que, nessa quinta-feira (12), somente oito novos casos de infecção por coronavírus foram registrados no país. Esta é a primeira vez que menos de 10 casos são registrados desde que a comissão começou a divulgar os números, no mês de janeiro.
Ela anunciou hoje que, com os novos casos, o total na China continental se eleva para 80.813.
Entre os oito casos, cinco foram confirmados na cidade de Wuhan, na província de Hubei, o epicentro do surto. As autoridades dizem que os outros três são pessoas que entraram na China procedentes de áreas afetadas.
O total de mortes em consequência da epidemia na China continental atingiu 3.176, com um aumento de sete em relação ao dia anterior. A maior parte delas ocorreu na província de Hubei.
A comissão declarou ontem que a epidemia ultrapassou o pico no país.
A China tem manifestado a intenção de fortalecer a cooperação com outros países para conter o vírus. A mídia chinesa disse que, na quinta-feira, o governo enviou uma equipe médica composta de nove especialistas e suprimentos para a Itália, que tem sido duramente atingida pela epidemia. Eles disseram que a Itália é o terceiro país, após o Irã e o Iraque, aos quais essas equipes têm sido enviadas.
Esse vírus que apareceu é muito estranho, a China comprou as fábricas que estavam em seu entorno, a Rússia comprou produtores de petróleo os dois países foram os únicos "beneficiados", o restante do mundo sofrendo com esse vírus.
O papa Francisco fez uma aparição surpresa neste domingo (13), durante as celebrações do Domingo de Ramos na Praça de São Pedro.
O pontífice, que deixou o hospital há três semanas, estava em uma cadeira de rodas e sem respiradores nasais de oxigênio. Francisco passou pelos fiéis reunidos e desejou um bom Domingo de Ramos e uma boa Semana Santa.
A Igreja Católica não havia confirmado a presença do papa nas comemorações. Médicos recomendaram repouso de dois meses para Francisco para permitir que seu corpo se recuperasse totalmente depois de passar mais de um mês internado com uma infecção respiratória.
A Semana Santa, a mais movimentada do ano para a Igreja Católica, marca o momento em que cristãos lembram o sofrimento, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
No sábado (12), o pontífice foi à Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, para prestar homenagem a Nossa Senhora antes das celebrações.
O pontífice também se reuniu como rei Charles III e a rainha Camilla, do Reino Unido, na quarta-feira (9). O Palácio de Buckingham disse que Charles e Camilla “estavam encantados que o papa estivesse bem o suficiente para recebê-los”.
Foto Bolsonaro: Bloomberg / Foto Lula: Europa Press News/Getty Images
Pesquisa AtlasIntel feita com exclusividade para o programa GPS CNN desta semana revelou que a maioria do eleitorado brasileiro diz acreditar em alternativas viáveis para o Palácio do Planalto em 2026 além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Quando questionados se acredita que exista uma candidatura viável para as eleições presidenciais em 2026 fora Lula ou Bolsonaro, 70,1% dos entrevistados acreditam que existe, sim, uma candidatura viável para 2026 sem ser um dos dois, enquanto 22,2% acham que não. Já 7,8% não souberam responder.
A pesquisa também perguntou especificamente sobre características de potenciais candidatos á esquerda e á direita.
No campo político da direita, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi o melhor avaliado em seis aspectos:
Carisma;
Competência;
Experiência;
Firmeza;
Honestidade;
Visão.
No quesito experiência, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), aparece em segundo lugar, seguido pelo governador Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná.
A AtlasIntel também perguntou a avaliação das pessoas em relação a nomes do entorno do presidente Lula que também são apontados como possíveis presidenciáveis. São eles os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio), Camilo Santana (Educação) e Rui Costa (Casa Civil).
Alckmin (PSB) foi considerado o mais competente e mais experiente. Já Fernando Haddad (PT) foi apontado como o mais honesto e também o melhor avaliado no quesito “visão”.
“Lideranças políticas não automaticamente alinhadas, que assumem posições mais independentes ou menos subservientes, não florescem, dado o poder de monopólio exercido pelas lideranças de Lula e Bolsonaro em seus respectivos grupos ideológicos”, explica Yuri Sanches, diretor da AtlasIntel.
“É justamente este poder de atração em direção aos polos que caracteriza o contexto de polarização, inviabilizando dissidências ou contestações, representadas, por exemplo, pelos percentuais pouco significativos de Ciro Gomes, à esquerda, ou Kim Kataguiri, à direita”, prossegue Sanches.
Para essas pesquisas, a AtlasIntel ouviu 1.600 pessoas, entre os dias 8 e 10 de abril. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), adotou como procedimento para os casos do 8 de janeiro a intimação só das testemunhas de acusação, obrigando as defesas a levar os depoentes para as audiências no tribunal.
A prática tem causado receio entre os advogados dos acusados pela PGR (Procuradoria-Geral da República) de articular um golpe de Estado após a eleição de Lula (PT) em 2022.
Na sexta-feira (11), a ação penal do núcleo central da trama golpista foi aberta pelo tribunal, após a publicação do resultado (acórdão) da sessão da Primeira Turma que aceitou a denúncia da PGR. São réus nessa ação o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete pessoas. O ato dá início ao andamento do processo penal, fase que inclui a oitiva de testemunhas de defesa e acusação.
Cinco advogados disseram à Folha que a falta de intimação de testemunhas pode inviabilizar depoimentos considerados cruciais para os acusados.
A estratégia de Moraes ainda pode frustrar os planos de alguns denunciados de tumultuar o processo, com a inclusão de testemunhas sem relação com a trama golpista.
Três ministros do STF ouvidos sob reserva afirmaram que o procedimento adotado por Moraes, mesmo não sendo o mais convencional, é um antídoto válido contra as defesas que tentam arrastar o processo por longos períodos.
A DPU (Defensoria Pública da União) questionou a falta de intimação das testemunhas em processo de uma ré pelos ataques de 8 de janeiro e pediu a mudança de procedimento.
“Tem-se, de fato, um tratamento desigual entre acusação e defesa, uma vez que a exigência de apresentação de testemunhas vem pesando sobre as defesas em geral, mesmo quando indicam servidores públicos para serem inquiridos”, disse o defensor Gustavo Zortéa da Silva ao Supremo.
O ministro negou o pedido: “As testemunhas arroladas deverão ser apresentadas pela defesa em audiência, independentemente de intimação”.
O procedimento é descrito por Moraes nas decisões de abertura das ações penais do 8 de janeiro. Ele define que as testemunhas devem ser levadas pela defesa no dia do depoimento do réu, mesmo sem intimação, e devem falar antes do acusado.
“Fica indeferida, desde já, a inquirição de testemunhas meramente abonatórias, cujos depoimentos deverão ser substituídos por declarações escritas, até a data da audiência de instrução”, acrescenta o ministro.
O caso chegou a ser debatido no plenário do STF no último ano. Os ministros negaram um pedido de nulidade do processo por falta de intimação das testemunhas de defesa com base em precedentes do próprio Supremo.
“Não se pode cogitar de nulidade em razão da determinação no sentido de que a parte apresentasse as testemunhas que arrolasse e de disponibilização por escrito dos depoimentos de testemunhas abonatórias”, concordaram os ministros, de acordo com o acórdão.
Em nota, o STF afirmou que “há previsão legal para que a parte intime a testemunha sem necessidade de intimação judicial (artigo 455 do Código do Processo Civil que se aplica subsidiariamente ao Código do Processo Penal)”.
A Primeira Turma do STF, disse ainda a corte, “já declarou por unanimidade que é válida essa possibilidade no processo penal (agravo regimental na ação penal 2437)”.
Responsável por quase 1.600 ações penais no Supremo, Alexandre de Moraes autorizou a intimação de testemunhas em um processo sem relação com os ataques de 8 de janeiro.
A PGR elencou seis testemunhas para todos os acusados. São elas: Marco Antônio Freire Gomes (ex-chefe do Exército), Carlos Baptista Junior (ex-chefe da Aeronáutica), Éder Balbino (dono de empresa que auxiliou relatório do PL contra urnas), Ibaneis Rocha (governador do Distrito Federal), Clebson Vieira (ex-integrante do Ministério da Justiça) e Adiel Pereira Alcântara (ex-integrante da inteligência da PRF).
O Código de Processo Penal estabelece em seu artigo 401 que, na instrução do processo, poderão ser inquiridas até oito testemunhas da acusação e oito da defesa. Esse número, porém, pode ser ampliado por decisão do juiz, considerando a complexidade do caso e a quantidade de réus e de crimes imputados.
A grande maioria dos brasileiros diz sentir medo de ser assaltada quando veem uma motocicleta se aproximar. Segundo dados de uma pesquisa Datafolha divulgados neste sábado (12), 8 em cada 10 brasileiros sentem este medo.
55% da população relata sentir muito medo, enquanto outros 26% sentem um pouco de medo. Apenas 19% dos entrevistados dizem não sentir medo.
Entre os que dizem sentir muito medo quando uma motocicleta se aproxima, a maioria é de mulheres. Elas representam 66%, contra 44% dos homens.
O índice também é alto entre os idosos, já que 63% alegam sentir muito medo na situação. Já 49% dos jovens alegam sentor o mesmo neste cenário.
Entre os dias 1 e 3 de abril, o Datafolha ouviu 3.054 pessoas com mais de 16 anos em 172 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O Rio Grande do Norte tem o quarto maior percentual de beneficiários do Bolsa Família em dependência longa, ou seja, com inscritos no programa 10 anos ou mais: são 202 mil dos 497,3 mil inscritos no RN nesta condição, o equivalente 40,7% do total no Estado.
No topo da lista estão estados do Nordeste. Alagoas tem a maior a proporção de beneficiários do Bolsa Família em dependência longa: 42,7% dos inscritos no programa no Estado recebem há 10 anos ou mais. Paraíba (41,3%), Piauí (41,3%), Rio Grande do Norte (40,7%) e Maranhão (40,1%) são as outras unidades da Federação onde o percentual é maior que 40%.
Outros 15 Estados têm de 30% a 40% das famílias recebendo dinheiro do Bolsa Família desde 2015 ou antes disso. Em outros 6 essa proporção é de 20% a 30%. O Distrito Federal (3,1%) é o mais bem posicionado nesse ranking.
Os números citados acima são importantes porque dão um panorama de onde há mais famílias com dificuldades de ascender de condição social e deixar de depender de programas sociais. Podem também ajudar no aperfeiçoamento do programa e na identificação de fraudes.
Das 20,6 milhões de famílias inscritas no Bolsa Família, 7 milhões recebem dinheiro do programa há 10 anos ou mais, com dados de fevereiro de 2025. Esse número representa 34,1% do total e mostra a dificuldade que algumas parcelas da população têm em deixar de depender do Estado para se manter.
Os dados foram obtidos pelo Poder360 via Lei de Acesso à Informação, com cruzamento de informações do Ministério do Desenvolvimento Social.
A região que tem o maior percentual de beneficiários em dependência longa é o Nordeste: 3,7 milhões destes estão no programa desde 2015 ou antes. Norte (900 mil), Sul (400 mil), Sudeste (1,7 milhão) e Centro-Oeste (300 mil) aparecem na sequência, em números aproximados.
O governo afirma que a legislação não estabelece um período máximo para permanência no Bolsa Família, mas diz promover iniciativas para que os beneficiários deixem o programa. Uma delas é a “Regra de Proteção”, que permite que inscritos que aumentem de renda possam receber 50% do valor do auxílio por até 24 meses.
Podem receber o benefício famílias com renda de até R$ 218 mensais por pessoa e que cumpram todos os requisitos cadastrais.
“A concessão de benefícios, realizada mensalmente, inclui as famílias no programa e transfere renda a partir da definição dos benefícios da família […] Em outras palavras, o processo de concessão consiste no pagamento de benefícios do programa às famílias selecionadas, de acordo com o número de pessoas na família e a existência de gestantes, nutrizes ou pessoas com idade de até 18 anos incompletos em sua composição”, afirma o ministério.
O governo atira com pólvora alheia, ou seja, do contribuinte. Portanto, como diz o ditado popular, “não quer saber o tamanho do tiro”. Essa prática estimula a vadiagem.
Um dos maiores nomes da história do peso pena no MMA, Patrício Pitbull estreou no UFC neste sábado (12) e o resultado foi negativo.
O brasileiro foi derrotado por Yair Rodriguez por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27) no card principal do UFC 314, no Kaseya Center, em Miami, na Florida (EUA).
O brasileiro de 37 anos sofreu muito com a envergadura maior do mexicano, que controlou a distância com muitos chutes e manteve o controle da luta.
No terceiro round, Yair ainda acertou um belo cruzado de esquerda que levou Pitbull ao solo. O brasileiro ainda resistiu no ground and pound do mexicano, mas não foi o suficiente.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 70 anos, passará no domingo (13) pela 6ª cirurgia por causa de complicações depois de ser vítima de uma facada durante ato de campanha para a Presidência, em Juiz de Fora (MG), em 2018.
O médico do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de 70 anos, Leandro Echeniche, declarou na noite deste sábado (12) que o político está estável, sem dores e intercorrências. Declarou que já realizou exames de imagem e laboratoriais e que, depois que tiver os resultados, decidirá qual será o próximo passo.
Segundo a equipe médica o ex-presidente dizia inicialmente querer continuar na unidade hospitalar em Natal, mas, depois de conversar com familiares, optou pela transferência para a capital federal para conseguir ser acompanhado pela mulher, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, e os filhos.
Não houve necessidade de uso de medicamentos para dores. Ele apresenta sinais de melhoras, mas o seu quadro ainda não está resolvido.
SAÚDE DE BOLSONARO
Desde que sofreu o atentado em 2018, Bolsonaro foi internado várias vezes. Na ocasião, ele foi esfaqueado e teve o intestino perfurado. De lá para cá, o ex-presidente realizou ao menos 9 cirurgias.
Ao todo, 5 procedimentos tiveram relação com o ferimento na barriga. Em julho de 2021, o ex-presidente apresentou soluços persistentes e foi internado depois de ser diagnosticado com suboclusão intestinal.
Oclusão é uma obstrução, quando a alimentação e as secreções não conseguem progredir pelo tubo digestivo. No caso do ex-presidente, o termo “suboclusão” indica que há uma obstrução parcial. A suboclusão é uma oclusão incompleta.
Uma jovem foi vítima fatal de uma bala perdida na noite deste sábado (12), na comunidade do Passo da Pátria, na zona Leste de Natal. Segundo informações preliminares, a mulher estava na porta de casa quando foi atingida durante um confronto entre criminosos e policiais da Força Tática, que realizavam patrulhamento na região.
A vítima chegou a ser socorrida por moradores e encaminhada ao Hospital Walfredo Gurgel, mas, infelizmente, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O clima na comunidade, já tenso por causa da troca de tiros, ficou ainda mais carregado com a notícia da morte.
Revoltados, moradores da área realizaram um protesto na Avenida do Contorno, bloqueando a via como forma de repúdio ao ocorrido. O Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPCHOQUE) foi acionado e se deslocou até o local para intervir e gerenciar a crise, com o objetivo de liberar a via e evitar novos confrontos.
As circunstâncias exatas da ocorrência ainda estão sendo investigadas. A Polícia Militar não confirmou se a bala que atingiu a jovem partiu dos criminosos ou dos policiais durante o tiroteio.
A comunidade do Passo da Pátria cobra respostas e medidas mais eficazes de segurança pública, enquanto lamenta mais uma vítima da violência urbana.
Polícia brinca com a vida das pessoas.
Alem de trabalhar mal.
Tem que acabar com essas ações a noite, as famílias não tem paz. só aconteci em comunidades pobres . Queremos ver esse confronte a noite em bairro de elite.
Respeitem as famílias, que vivem assustadas. A noite é para descansar.
Sinceramente,se ponha no lugar dos policiais sujeito,que se esconde atrás de um pseudônimo. Vc já está julgando e condenando as forças policiais sem direito a defesa. Essa prática está se tornando constante no Brasil.
Se não tivesse feito o L, ptralhada. O Brasil estaria bem melhor com o mito Bolsonaro.
E deixar os bandidos fazer o que quiser? É isso? Vai ser policial para tu vê o que é bom para a tosse?
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, recusou um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para uma conversa telefônica que estava prevista para sexta-feira (11/4). A informação foi confirmada ao Metrópoles por uma fonte diplomática próxima ao governo ucraniano.
Essa é só mais uma das várias tentativas frustradas de diálogo entre os dois países. Outro contato entre os líderes estava previsto para acontecer em 4 de abril, a partir de uma solicitação feita pela embaixada do Brasil em Kiev no início do mês. Apesar da disposição brasileira, Zelensky também optou por não atender à ligação. Segundo fontes ucranianas, a decisão teve como base uma série de frustrações acumuladas com a postura do governo brasileiro ao longo do conflito.
Rusgas
Desde que assumiu o governo do Brasil pela terceira vez, Lula tem sido criticado por sua postura diante da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Zelensky acusou o presidente brasileiro de ter posturas que favorecem a Rússia, membro do Brics, assim como o Brasil.
O governo brasileiro chegou a apresentar um plano de paz para a guerra, junto da China. A proposta, contudo, foi rechaçada por Zelensky.
Lula defendia que as discussões de paz envolvessem os dois lados da guerra, e não só a Ucrânia, como acontecia em cúpulas anteriores.
Desde o último ano, o diálogo entre Lula e Zelensky é quase nulo, apesar de as diplomacias de Brasília e Kiev manterem contatos.
Procurados, a diplomacia brasileira na Ucrânia ainda não retornou o contato sobre o caso. O espaço segue aberto para manifestações.
O gesto de Lula de buscar uma reaproximação com Kiev foi interpretado por autoridades ucranianas como inoportuno e até contraditório. Um dos motivos apontados foi a viagem do presidente brasileiro à Rússia, marcada para o início de maio, que, na avaliação de Kiev, simboliza um alinhamento com o governo de Vladimir Putin.
Esse vírus que apareceu é muito estranho, a China comprou as fábricas que estavam em seu entorno, a Rússia comprou produtores de petróleo os dois países foram os únicos "beneficiados", o restante do mundo sofrendo com esse vírus.