Jornalismo

O Constrangimento de Jesus no Midway

Atenção clientes, tomem nota: a partir dos próximos dias será proibido o acesso à praça de alimentação do Midway Mall caso você não vá consumir. É isso mesmo.

De acordo com uma mulher da segurança do shopping, será posta uma sinalização na praça: ficará proibida a realização de reuniões ou ficar na praça sem consumir. O porquê disso é uma longa história.

Cliente do Midwall Mall há tempos, o gerente de empresa de laticínios e poeta acariense Jesus de Miudo decidiu reunir seis pessoas na praça de alimentação do shopping para tratar de negócios, sendo que depois disso jantariam, como de habitual.

Qual foi sua surpresa quando, ao juntar duas mesas e após 20 minutos, o grupo foi chamado atenção por uma mulher da segurança do shopping.

Ela perguntou se eles faziam uma reunião. Confirmada a pergunta, ela teria informado que não era permitido que reuniões fossem realizadas ali. Normas do shopping, explicou.

Após explicar o motivo que o levou a juntar as mesas e que, iria consumir logo após a reunião, Jesus teria recebido como resposta que não importava, era norma do shopping.

Ele começou a explicar que era cliente do shopping e citou as lojas e restaurantes, nos quais já fichinha carimbada, e que qualquer um poderia confirmar o que ele estava dizendo. Então, um superior da mulher foi chamado.

Quando o homem chegou, a história foi repetida. Inflexível, ele disse que não era permitida a permanência do grupo para reuniões. Os primeiros olhares da praça começaram a convergir para o grupo.

Jesus então perguntou se seria retirado da praça caso não atendesse à recomendação e começou a tirar cartões das lojas das quais é cliente para atestar a história que dizia.

Então veio o touché: ele questionou então se todas as pessoas que estavam na praça, reunidas, sem consumir, também seriam retiradas da praça.

O homem lhe indagou então seu nome. Quando disse que era Jesus, ouviu como reposta imediata. “E o meu Maria”. Indignado e se recusando a sair por não ter cometido infração alguma, um terceiro homem foi chamado.

Esse último pediu desculpas pelos excessos e esclareceu que da próxima vez o grupo não poderia se reunir no shopping. Foi informado por Jesus que não haveria próxima vez.

Por fim, o acariense explicou que não estaciona em vaga de idosos e deficientes porque há sinalização informando que esses espaços são destinados a essas pessoas, e que se houvesse placa informando da proibição na praça do shopping, eles não teriam se reunido.

Por fim, todo o grupo saiu constrangido do shopping e sob olhares de muitos que achavam que eles tinha cometido algo muito grave.

Seré que Nevaldo Rocha, um homem simples e cordial concorda com essa postura?

 

Opinião dos leitores

  1. É muita perda de tempo de uma pessoa que aparentemente tem muito prestígio e parecer ser um poeta, um intelectual de nosso estado. Já que é bastante respeitador das normas e leis, deveria ter compreendido imediatamente que estava transgredindo uma norma do estabelecimento, quando foi educadamente abordado pela segurança. Será que não é capaz de perceber que as únicas pessoas que serão prejudicadas no palco desse circo são aqueles que tentavam fazer cumprir uma norma a qual são obrigados a executar? O constrangimento que o senhor Jesus sofreu foi, nada mais, nada menos do que aquele provocado por ele mesmo, quando não quis cumprir com as orientações apresentadas.  Não acredito que alguém com privilégios intelectuais possam tomar atitudes tão irracionais, reflexo da mais pura ignorância que o indivíduo pode revelar. Espero que as pessoas reflitam sobre suas atitudes e que sejam capazes de exercitar mais a paciência, a tolerância e a cordialidade nas relações interpessoais.

  2. Mas uma coisa de verdade que eu nunca entendi é pq não se pode cruzar as pernas na praça da alimentação?? Toda vez que alguém faz isso os seguranças abordam!

  3. Senhor, com todo respeito. A primeira pessoa (a moça) chegou educamente e te explicou a norma. Porque simplesmente voce não aceitou e saiu?? perdoe-me, mas acho que faltou bom senso de sua parte. Normas existem para serem cumpridas por todos. Neste caso não se faz necessário nem está descrita, pois o nome é "praça de alimentação". O nome já diz tudo.
    Outra pegunta: você teria coragem de juntar a sua equipe num restaurante qualquer da cidade para uma reunião e quando o garçon fosse te atender você dizer simplesmente: não quero nada, estou aqui ocupando estes lugares só para uma reuniaozinha com minha equipe?? E os clientes de verdade, esperaria a reunião acabar?
    Acho que foi muito tumulto por uma coisa óbvia que deveria ter sido evitada no primeiro contato com a moça da segurança.

  4. Até parece que não temos assunto mais importante acontecendo em Natal para ser comentado, mas preferimos alimentar uma discussão onde uma das partes (funcionários da segurança) não tem como se defender, alias esta estava apenas cumprindo com sua obrigação. Se pararmos para pensar um pouco (fato raro hoje), a praça de alimentação é destinada para os clientes em consumação, creio que não precisa de placa, mas precisaria de um pouco de bom senso. 

  5. Caro Sérgio

    Infelizmente existem pessoas como você para dar corda a um assunto besta como esse..é ridículo…se não é pra sentar na praça do shopping sem se alimentar, é melhor vc nem entrar no shopping se não vai comprar algo. Toda vez que entra no shopping vc compra? Senão, é melhor nem cogitar ir lá. Ridículo uma coisas  essas….praça sem lugar?

    A questão é que as pessoas (PREGUIÇOSAS) só querem se sentar na boca do caixa da lanchonete…se incomodam em sentar uns metros mais longe. Desse jeito a praça (perto das lojas) fica lotada, mas se for um pouco mais pra longe….tem vaga.

    Enfim, sou totalmente contra uma medida dessas, coisa de buteco de esquina….melhor cobrar pra sentar na praça…assim as pessoas não usam o espaço e, consequentemente, o shopping perde cliente.

    Resultado: isso não vai dar certo NUNCA!! É PURA IMBECILIDADE.

  6. Eu concordo com a nova regra, as pessoas não tem o que fazer em casa vai para o shoping, a praça de alimentação é apenas para 'alimentação', muitas pessoas vão comer e não tem lugar para sentar e tem de ficar em pé esperando.

    também deveria ser proibido ficar parado nos corredores !

  7. Pior é aquele monte de emos lá fazendo algazarra, Minha esposa uma vez tava com meu filho sentada na mesa e tinha duas garotas se beijando e olhando pra ela como se estivesse fazendo de pirraça e a segurança não fez nada.
     As vezes você quer reunir um grupo pra combinar alguma coisa e não tem onde, um shopping é uma boa opção. Ningém é obrigado a sentar, comer e sair correndo.

    Como um colega aí falou era bom a gente fazer uma mega reunião, juntar umas 200 pessoas e ir lá pra ficar batendo um papo. queria ver quem ia ter coragem de tirar!

  8. Nossaaaaaaa que absurdooooo!!!!!! Em que país estamossss em?! Daqui a alguns dias, meses  ou anos vai ser pago agora até para ir no banheirooooo!  rsrrsrsrrsr . Eu particularmente ñ gosto do Midway prefiro qualquer outro shopping( Natal Shopping, Via Direta e Cidade Jardim.) Então minha gente se preparem que daqui pra lá as coisas vão piorar ainda mais, vai ser proibido tb entrar nas lojas se vc ñ for comprar. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    QUE COISA HORRIVEL!!!!!

  9. Q horroooooooooooooooo… n o direito de ir e vir temos!!!!!! Entao agora teremos q pagar p entrar no Shop

  10. Absurdo! O q eles vão ganhar com isso? Clientes insatisfeitos e muita falação deles. Isso fere o direito de ir e vir. Sem contar q vc ser "convidado" a se retirar pode sim ser entendido por um juíz como grande constrangimento e acabar numa bela indenização. No caso desse Senhor, eu não deixaria por menos. Passou dos limites mesmo. Falta de respeito!

  11. Em verdade o midway tem tentado resolver o problema da forma mais fácil pra ele,  mas eles deveriam aumentar a segurança em vez de tolir os visitantes, onde está o direito de ir e vir? E as liberdades constitucionais, um shopping é aberto ao público, estando qualquer constrangimento dentro deste sujeito às implicações legais, eis que a norma pública prevalece sobre a norma privada,  "Art. 5º, XVI, CF/88 – todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;" Esse shopping vai falir com esse tratamento, eu mesmo já tenho o frequentado pouco, mas com essa nova norma, então não teremos um lugar para sentar e conversar, só pode ir pro shopping e ficar em PÉ? É isso mesmo? Com medo de ser abordado po um segurança metido a durão? Onde estamos? Isso é ABSURDO, não que venham dizer que é lugar pra comer, o nome não é praça a toa, está lá para você desfrutar, além do mais, sou obrigado a comprar, a consumir? Isso vai contra todos os preceitos da norma que protege o consumidor, é absurdo, vamos protestar, vamos boicotar!!!

  12. Pelo jeito nos próximos dias muitas pessoas sofreram constrangimentos ou não entenderão o que está acontecendo, reunir grupos de amigos nos shopping é comum, afinal é uma forma de lazer e que sempre leva ao consumo de algo. Acho que o shopping perderá muito com isso, particularmente não gosto do Midway e frequento mais o Natal Shopping que eu considero ter um atendimento bem melhor!

  13. Concordo…reunião na praça pra quê????

    Ficam só atrapalhando a refeição dos outros, o nome já diz tudo:
    PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO… e não praça de CONFRATERNIZAÇÃO….

    Como cliente do midway e praças, não gosto dos grandes fluxos de pessoas que se encontram na praça de alimentação….

    Asinnado embaixo.

  14. kkkkkkkkkkkkkkk só faltava essa mesmo.. quero so ver se eles vão expulsar todo mundo que nao tiver consumindooo ..

  15. Está certíssimo! Eu estou com fome, bandeja na mão e tenho que esperar em pé para o bonitão acabar uma reunião? To cansada de ver praça cheia e um monte de gente sentada batendo papo ou descansando os pés. Eu mesma vou lá e peço com educação pra levantar. Poderiam fazer o mesmo no Iguatemi. Sorry, mas lugar de reunião é no escritório, e quem não segue instruções da primeira vez está ciente que a situação será levada ao nível seguinte. Foi uma decisão dele. Praça de alimentação é lugar de comer, o nome já diz, não precisa ter placa pra isso. Se não tiver placa de "permitido urinar" no banheiro ele deixa a bexiga explodir também, já que só segue placas e não usa o bom senso? Dito isso, sim, o comentário de "e eu sou Maria" sim, foi completamente desnecessário.. mas foi um deslize do funcionário que não seguiu o treinamento dado pelo shopping. 

    1. "Se não tiver placa de 'permitido urinar' no banheiro ele deixa a bexiga explodir também"? Eu li isso? Um banheiro com uma placa "PERMITIDO URINAR"  e o povo de Natal seria chamado do quê? Fkanner deve ser da segurança 'preparada' do tal shopping, mas bem que poderia ter sido mais inteligente em seu comentário e ainda vem falar em usar bom senso. Poupe-me!

  16. Recentemente, uma ONG de proteção animal bastante conhecida em Natal/RN também tentou se reunir na praça de alimentação e foi vítima de constrangimento neste referido local. Um absurdo!

  17. Era bom todo mundo se juntar pra fazer uma grande reunião, mas muita gente mesmo, promover um enorme encontro de tuiteiros, blogueiros, entre outros… E em forma de protesto juntar várias mesas cruzando a praça de alimentação inteira! Quero ver se todos os seguranças serão capazes de retirar cada uma dessas pessoas!

  18. Brincadeira isso eim. Obviamente tem que ter um aviso.  De qualquer forma, tenho frequentado mais o Natal Shopping. A praça de alimentação passou por reforma (não tão recente. Mas como não frequentava, não sabia) e me agrada bastante.

  19. Vou hoje lá, acompanhado de um advogado e de um juiz de direito, vamos sentar e ficar conversando, quero ver quem vai nos tirar.
    Nevaldo que prepare o bolso!

    Dilermando

  20. Olha nada contra a reunião mas,  tenho ido poucas vezes ao shopping e observei vários  grupinhos mesmo  de estudantes e até presenciei brigas contantes  na praça de alimentação. acho que esta norma é bem aplicada porém, devemos respeitar os clientes verdadeiros e saber distinguir quem "realmente" merece nosso respeito. concordo com essa norma apenas pra os vandalos que nem consomem e ainda tiram  o sossego de quem ali se encontra para fazer uma boa refeição. 

    1. O shopping não pode ir de encontro com o direito de ir e vir de qualquer que seja a pessoa.  Não importa se é um estudante ou um empresário. E quanto às brigas: elas devem ser evitadas, sim, mas não com essa proibição. Todos devem ser "realmente" respeitados.

  21. Concordo plenamente. Tem gente que faz da praça de alimentação um escritório. Quando chegamos para jantar, é dificil de encontrar lugar para sentar, e as mesas sempre cheias de gente só conversando… E esse Jesus já gosta de um muído (Jesus de Miudo) grande. Fala demais de tudo e de todos e não cuida de olhar para si próprio!!! Pronto, falei!!!

    1. Moranzza, realmente vc não conhece Jesus de Miúdo. Vc deve ser um daqueles que gostariam de escrever como ele escreve e não conseguem. Falando de todos e de tudo, mas geralmente falando de bem. Qdo se encontrar com ele se permita conhecer a figura e a humildade que ela possui. Sera que todos que apoaiaram ele no Twitter estão errados e só vc enxerga a face verdadeira de Jesus? Rídiculo o seu conceito sobre ele.

    2. Marcos, acompanho Jesus pelo Twitter e pelo blog que ele escreve e nunca vi nenhuma publicação dele que desabone o caráter e o carinho que os leitores e amigos lhe tem. Sua informação sobre ele é um absurdo maior que o constrangimento pelo qual ele passou no Mid Way.

  22. sera que vão proibir reuniões dentro dos restaurantes? Pelo que consta, é quase uma regra reuniões de trabalho dentro de restaurantes, e agora? Acho que esta na hora deste shopping cuidar melhor da vida pregressa de seus condôminos, tipo piazalle, etc…

    1. Caríssimo, pode ter certeza que nos restaurantes a situação não é diferente. É ainda pior. Você acha que algum restaurante iria aceitar que pessoas fizessem reuniões sem consumir nada??? E quando os clientes de verdade, que realmente vão consumir chegam e têm que esperar em pé??? Você tem dúvida qual destes dois tipos de clientes o dono do restaurante vai preferir?
      A única coisa que falta no Midway são as placas de advertência em relação à referida norma. Fazendo isso, fica tudo resolvido, pois todas as vezes que vou almoçar no shopping fico disputando lugares com pessoas que estão fazendo do local escritório ou se beneficiando da internet grátis. 

  23. EU ACHO INTERESSANTE ESSA PROIBIÇÃO DESDE QUE SEJA INFORMADO COM PLACAS. POIS NOIS QUE SOMOS CLIENTES FAZEMOS NOSSAS COMPRAS E QUANDO VAMOS LANCHAR MUITAS VEZES SOMOS SURPREENDIDOS COM A PRAÇA CHEIA SEM NEM UM LUGAR PARA NOS SENTARMOS MUITAS VEZES NÃO SÃO NEM TANTO ESSAS REUNIOES E SIM PESSOAS Q ESTÃO ALI SENTADOS USANDO DA INTERNET E SEM CONSUMIR ACHO TAMBEM INTERESSANTE TIPO CONSUMIU EM ALGUMAS RESTAURANTE A PARTIR DE R$ TINHA UMA SENHA PARA ACESSO A INTERNET

  24. Coisa muito simples de resolver, pede uma garrafinha de H2O mineral e fica sentado a mesa o tempo que quizer, já que está consumindo.

  25. Isso é ridiculo quer dizer que se eu e minha familia sentarmos para decidir o que iremos comer, ele irão nos tirar do nosso lugar ? eu o processo não importa quem seja, não tem uma sinalização afirmando que não posso me reunir naquele local.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministra da Gestão diz que Lula ‘está muito preocupado’ com estatais após empresas registrarem rombo recorde

Foto: estherdweck_/Reprodução

A ministra da Gestão, Esther Dweck, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preocupado e dando muita atenção às estatais, após as empresas registraram um déficit de R$ 6,7 bilhões em 2024, segundo dados do Banco Central (BC).

— O presidente está muito preocupado, na verdade está prestando muita atenção nas estatais. (…) Ele quis que trouxessem aqui os resultados, (as estatais) trouxeram linhas de financiamento, como estão andando — disse Dweck a jornalistas após uma reunião com Lula e os bancos públicos nesta quarta-feira.

VEJA TAMBÉM: VÍDEO: Deficit de R$ 8,07 bilhões das estatais não é rombo, diz Ministra de Lula

O resultado negativo de 2024 é o maior da série histórica, superando o recorde anterior de 2014, quando foi registrado um déficit de R$ 2 bilhões, o que seria equivalente a R$ 3,53 bilhões em valores corrigidos pelo IPCA.

Dos R$ 6,7 bi de déficit, R$ 3,2 bi foram registrados pelos Correios. Segundo a empresa, houve uma queda de R$ 2,2 bilhões nas receitas impactada pela queda de recursos no segmento postal e pela implementação do programa Remessa Conforme, que regulou compras internacionais.

De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação, o déficit se deve, em grande parte, ao aumento dos investimentos das estatais, que cresceram 12,5% em 2024, totalizando R$ 5,3 bilhões – o equivalente a 83% do déficit registrado.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rogério Marinho aciona TCU e PGR contra aparelhamento da EBC

O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Tribunal de Contas da União (TCU) para investigar o uso político e partidário da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) pelo governo Lula. Ele denuncia o uso da estatal para canalizar emendas parlamentares de deputados e senadores do PT em benefício a uma TV alinhada ideologicamente à Presidência da República, em desvio de finalidade para servir, como palanque, à agenda ideologica do Palácio do Planalto.

As representações foram embasadas em uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, que, em publicação na terça-feira (4), informa que a EBC firmou dois convênios no valor de R$ 2,6 milhões em emendas parlamentares para a compra de equipamentos e produções de interesse “da classe trabalhadora e dos movimentos sociais” de TV ligada ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Rogério Marinho aponta para indícios de desvio de finalidade, abuso de poder e possível improbidade administrativa no uso de recursos da EBC para beneficiar canais e programas alinhados ao PT. Ele alerta que o aparelhamento ignora princípios básicos de imparcialidade, transparência e pluralidade exigidos pela Constituição, em flagrante ofensa aos princípios da legalidade, impessoalidade e da moralidade da administração pública.

O líder da oposição pede que o TCU avalie a legalidade dos termos de cooperação e dos gastos feitos pela EBC e sua subordinação ao governo Lula, além de medidas para garantir a isonomia na cobertura jornalística da estatal. À PGR, ele solicita a apuração de possíveis crimes, improbidade administrativa e abuso de poder.

“Sob Lula 3, a EBC virou mais um puxadinho do PT, uma máquina de propaganda eleitoral do PT bancada pelo pagador de impostos! O dinheiro que deveria informar os brasileiros está financiando aliados e narrativas do governo”, criticou o senador em publicação nas redes sociais. “A censura é seletiva, os contratos são obscuros e a moralidade foi rasgada! Diante desse escândalo, acionamos o TCU e a PGR para investigar o uso político da EBC e barrar mais esse aparelhamento vergonhoso da máquina pública!”, complementou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Projeto de lei na Câmara dos Deputados propõe redução do prazo de inelegibilidade de oito para dois anos

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

O projeto de lei que propõe a redução do prazo de inelegibilidade para políticos está ganhando destaque na Câmara dos Deputados. De autoria do deputado Bibo Nunes, do PL do Rio Grande do Sul, a proposta sugere nova alteração na Lei de Inelegibilidade, que já havia sido alterada pela Lei da Ficha Limpa. A mudança prevê diminuir de oito para dois anos o período em que políticos ficam inelegíveis por abuso de poder político ou econômico durante as eleições.

O deputado argumenta que o prazo atual de oito anos é excessivo e defende que políticos corruptos devem ser punidos pelo Código Penal e pela Lei de Improbidade Administrativa, em vez de apenas serem declarados inelegíveis. A discussão sobre o projeto ocorreu em uma reunião em Brasília, com a presença de lideranças do PL e de partidos de centro. A proposta está sob a relatoria do deputado Felipe Barros, do PL do Paraná, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Há uma articulação em andamento para escolher um nome neutro para a presidência da comissão, o que pode facilitar a tramitação do texto. O novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou que a decisão de pautar ou não o projeto de lei será tomada após reuniões com líderes na Câmara.

Jovem Pan

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fala de Barroso sobre custo do Judiciário recebe correção de Comunidades do X


Imagem: reprodução/X

Uma nota das Comunidades do X (ex-Twitter) corrigiu uma declaração do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, acerca do custo do Poder Judiciário no Brasil.

Durante a sessão solene de abertura do ano judiciário, na 2ª feira (3.fev.2025), Barroso fez um balanço da Justiça no Brasil. O presidente do STF declarou que o custo do Poder foi de R$ 132,8 bilhões, o que representa 1,2% do PIB (Produto Interno Bruto). Porém, Barroso fez uma ressalva, afirmando que o custo incluiria o MP (Ministério Público) e a Defensoria Pública.

A nota foi incluída pela plataforma em uma postagem da GloboNews no X, que reproduzia a declaração de Barroso com a informação do custo, como se este incluísse o MP e a defensoria.

Segundo o X, o programa Notas da Comunidade tem como objetivo “adicionar contexto a posts potencialmente enganosos. Os colaboradores podem deixar notas em qualquer post e, se um número suficiente de colaboradores com diferentes pontos de vista classificar essa nota como útil, ela será exibida publicamente no post”.

O relatório “Justiça em números 2024”, produzido pelo CNJ em relação a 2023, indica que a despesa total referente ao Poder Judiciário foi de R$ 132.753.957.654, sendo R$ 119,7 bilhões gastos com pessoal e R$ 13 bilhões com outras despesas, como despesas de capital e despesas correntes.

De acordo com o CNJ, estão incluídos nesses custos os tribunais de 2º e 1º graus, as turmas recursais e o juizados especiais. Nem o MP nem a Defensoria são levados em consideração.

Poder 360

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Inmet emite alerta de chuvas intensas para todo RN; aviso é válido até a manhã de quinta-feira (6)

Foto: reprodução/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta para chuvas intensas para todos os municípios do Rio Grande do Norte. O aviso do tipo laranja, classificado como “perigo”, tem início às 9h33 desta quarta-feira (5) e segue até às 10h da quinta-feira (6).

Segundo o aviso, estão previstas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos variando entre 60 e 100 km/h. Neste cenário, o Inmet alerta para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de descargas elétricas.

Diante das condições climáticas adversas, há risco de queda de árvores, alagamentos, cortes de energia elétrica e descargas atmosféricas. O Inmet recomenda que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de publicidade e, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros orientam que, em caso de emergências, a população entre em contato pelos telefones 199 e 193. O monitoramento da situação segue em tempo real, e novas atualizações podem ser divulgadas ao longo do período do alerta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Depois dos EUA, Argentina anuncia saída da OMS e cita “diferenças sobre a gestão sanitária”

Foto: Reprodução/Instagram: javiermilei

A Argentina anunciou a saída da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira (5). A informação foi confirmada pelo porta-voz da presidência Manuel Adorni.

Segundo o porta-voz, o presidente argentino, Javier Milei, instruiu o ministro das Relações Exteriores, Gerardo Werthein, a retirar a participação da Argentina na OMS por conta de “diferenças sobre a gestão sanitária” principalmente durante a pandemia da Covid-19. Adorni disse que a organização e o ex-presidente, Alberto Fernández, levou o país “ao maior confinamento da história da humanidade e à falta de independência da influência política de alguns estados”.

Ele acrescentou que a Argentina não vai permitir que uma organização internacional intervenha na soberania do país e muito menos na saúde.

Adorni também afirmou que o governo não recebe financiamento da OMS para a gestão nacional da saúde e, portanto, a medida não representa uma perda de fundos para o país nem afeta a qualidade dos serviços. “Pelo contrário, dá ao país maior flexibilidade para implementar políticas adaptadas ao contexto e aos interesses exigidos pela Argentina, bem como maior disponibilidade de recursos, reafirmando nosso caminho em direção a um país com soberania também em questões de saúde”, disse ele.

A decisão da Argentina acontece após Donald Trump anunciar a saída dos Estados Unidos da organização.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula sobre Bolsonaro ser candidato em 2026: “Se for comigo, vai perder outra vez”

Foto: Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que, se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguir reverter a inelegibilidade e disputar as eleições, será derrotado por ele novamente. A declaração foi feita nesta quarta-feira (5), durante entrevista a rádios mineiras.

“Se a Justiça entender que ele [Bolsonaro] pode concorrer às eleições, ele pode concorrer… e se for comigo, vai perder outra vez. Se for comigo, vai perder outra vez!”, destacou o presidente.

A fala de Lula ocorre em meio a uma iniciativa de deputados da oposição para tentar reverter a inelegibilidade de Jair Bolsonaro, por meio de mudanças na Lei da Ficha Limpa. Um projeto de lei complementar (PLP), do deputado Bibo Nunes (PL-RS), propõe a redução do período de inelegibilidade de oito para dois anos.

Em junho de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou Bolsonaro inelegível por oito anos, entendendo que ele cometeu abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação, ao reunir embaixadores, em julho de 2022, para atacar, sem provas, o sistema eleitoral.

Posteriormente, Bolsonaro foi condenado novamente à inelegibilidade pelo TSE, desta vez por abuso de poder político e econômico durante as cerimônias do Bicentenário da Independência, em 7 de setembro de 2022, durante a campanha eleitoral.

A CNN procurou o ex-presidente Jair Bolsonaro para comentar a fala de Lula e aguarda retorno. O espaço segue aberto.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ricardo Queiroz registra chapa “Para Seguir Avançando com Você” para presidência da Unimed Natal

Fotos: Divulgação

O médico cardiologista Ricardo Queiroz oficializou, nesta quarta-feira (5), o registro de sua candidatura à presidência da Unimed Natal, com a inscrição da chapa “Para Seguir Avançando com Você”. Ao seu lado, o neurocirurgião Emerson Oliveira disputará a vice-presidência. A eleição para a nova diretoria da Unimed ocorrerá no dia 31 de março.

A chapa também é composta pelos médicos Flávio Cunha Medeiros (radiologista) e Perpétuo Nogueira (ginecologista). Os candidatos ao Conselho da chapa são os médicos Fernando Pinto, Fábio Freire, Sulene Cunha, Gustavo Mafaldo e Hylas Costa.

O cardiologista Ricardo Queiroz, que tem vasta experiência tanto na área médica quanto na gestão cooperativista, destacou que sua candidatura busca uma administração ainda mais transparente, com um forte compromisso de manter o diálogo aberto com os médicos cooperados. Ele reforçou sua intenção de continuar a trajetória de crescimento da Unimed Natal, garantindo sempre a melhoria da qualidade do atendimento aos beneficiários e das condições de trabalho para os cooperados.

“Hoje é um dia muito especial, pois damos início a uma jornada desafiadora ao lado de um grupo altamente qualificado, tanto profissionalmente quanto comprometido com a Unimed Natal. Juntos, faremos uma Unimed cada vez maior e mais forte, sempre em benefício de nossos cooperados e beneficiários”, destacou o Ricardo.

A Unimed Natal é a maior operadora de saúde do Rio Grande do Norte, com mais de 1.600 médicos cooperados e um total de 230 mil beneficiários. A cooperativa também se destaca no cenário econômico do estado, sendo a quinta maior empresa, com 1.800 empregos diretos e cerca de 30 mil indiretos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Presidente da câmara de Natal, Eriko Jácome firma parcerias com a Fecomércio RN

Foto: Divulgação

Em reunião realizada entre o presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome, e o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, foram discutidas diversas parcerias e convênios para impulsionar o desenvolvimento institucional do legislativo natalense.

Durante o encontro, foi proposta uma reunião em fevereiro, que contará com a participação de todos os parlamentares municipais. O objetivo é buscar formas de colaboração, tanto direta quanto indireta, entre o Parlamento e a entidade, promovendo iniciativas conjuntas que beneficiem a cidade.

A reunião também contou com a presença do diretor executivo da Fecomércio, Laumir Barreto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Menino atropelado em lanchonete recebe alta após 56 dias de internação

Foto: Reprodução

Hoje é um dia de muita celebração e alegria para a família do pequeno Guilherme Henrique Cunha da Silva, 3 anos. Após 56 dias de internação devido ao atropelamento que sofreu em uma lanchonete onde estava com os pais em dezembro passado, ele recebe alta do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel nesta quarta-feira (5). “Esse é um momento para festejar. Estamos gratos a Deus e felizes”, destacou o pai de Guilherme, Gilclécio Gomes da Silva.

Era noite do dia 11 de dezembro quando a família foi lanchar em um estabelecimento no bairro Boa Esperança, em Parnamirim, Região Metropolitana de Natal. Imagens de câmeras de segurança da lanchonete filmaram o momento em que um veículo invadiu o estabelecimento atingindo os clientes da mesma família que estavam em uma das mesas. A criança teve uma perna praticamente dilacerada e o fêmur quebrado no atropelamento.

Novo Notícias

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *