Foto: Reprodução
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta 4ª feira (6.nov.2024) que “o dia amanheceu mais tenso” ao ser questionado sobre a vitória de Donald Trump (Partido Republicano) nas eleições dos Estados Unidos. Pediu ajuda do Congresso porque o momento é “mais desafiador”. “Na campanha, foram ditas muitas coisas que causam apreensão não [só] no Brasil, no mundo inteiro. Causam pressão nos mercados emergentes, nos países endividados, na Europa. O dia amanheceu, no mundo, mais tenso, em função do que foi dito na campanha”, declarou.
Haddad indicou, porém, que o que foi dito na campanha pode não ser feito. “O discurso pós-vitória oficiosa[…] já é um discurso mais moderado do que o da campanha. Então, nós temos que aguardar um pouquinho e cuidar da nossa casa. Cuidar do Brasil, das finanças e da economia para ser o menos afetado possível, qualquer que seja o cenário externo”, disse. Haddad afirmou que o cenário externo tem sido desafiador “há alguns meses”. Disse que, desde novembro de 2023, defende que haja cautela interna “em virtude do que estava acontecendo no mundo”.
Para o ministro, o êxito do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas votações do ano passado foi uma sensibilidade do Congresso com esse argumento. “Tem que se sensibilizar mais, porque o momento é mais desafiador”, disse. Haddad declarou ser preciso esperar os desdobramentos do governo Trump em 2025. Afirmou que o Partido Republicano teve vitória no Senado e na Câmara e, por isso, o governo dos EUA terá “muitos graus de liberdade”.
O ministro disse que a vida “trata de corrigir algumas propostas mais exacerbadas e trata de moderar”. Questionado se o resultado poderia se refletir nas eleições de 2026, Haddad declarou que é “difícil dizer” e que o importante é a democracia “continuar existindo”. E completou: “Não tem um casamento de eleições entre o Brasil e os Estados Unidos. Não tem um automatismo. Existe um fenômeno de extrema-direita no mundo crescente, isso todos os analistas políticos, inclusive nos Estados Unidos, estão dizendo”.
Poder 360
O que eu acho interessante que, para esse povo de esquerda, só presta se pertencer ao grupinho dos canhotos.
Taca mais ums 5% de aumento de impostos no lombo do brasileiro e vai passear mais o ladrão e a janja que da certo pra vcs corruptos.
Vai fazer o teu “dever de casa” e para de falar mxxda…Precisamos de gestão fiscal, isso sim!!!!
Os ladrões tremem.
e ta errada? o cidadao comum paga imposto e o rico nao quer pagar? pq pobre nao compra carro eletrico. o rico odeia pagar imposto neh kkkkkk
O cara não consegue tomar conta do que é responsabilidade de e quer dar pitaco para os outros.
A gadaiada toda feliz comemorando e festejando a vitória do Trampo, aí fui pesquisar e deu que LULA ainda é o presidente do Brasil. Não entendi foi nada.
Essa é uma questão complexa para um esquerdista entender.
Uma certa vez e sem saber que estava sendo gravado, o Lula disse: “QUANDO ALGUÉM MELHORA SEU APRENDIZADO NÃO VOTA MAIS NA GENTE “
A esquerda subiu no telhado, só digo isso.
Mas num vai a posse do TRUMPP pois XANDÃO ta com passaport no bolso.
Nos Estados Unidos votam os Americanos, não existe eleitores do mundo para eleger um Governo Mundial como alguns “líderes” querem!
O dia amanheceu sorrindo, o “Véio Trump” fez barba, cabelo, bigode e ainda lambeu a caçarola.
Chora não bebê!!!
Só digo uma coisa:
“Chupa esta Manga”
🥭
O BOZO acha que vai a posse do TRUMPP,mas XANDÃO num vai deixar
Sempre a mesma narrativa, “se prepara”.