O hiato entre os cientistas Miguel Nicolelis e Sidarta Ribeiro ainda vai repercutir muito.
Para amanhã (não há hora confirmada e local ainda), o Nicolelis promete coletiva de imprensa na qual vai explicar sua versão do acontecido nas entranhas do Instituto Internacional de Neurociências de Natal. A Folha de São Paulo já deu o aperitivo.
Noticiou o racha na equipe. Nove, de dez cientistas, saíram em debandada. Pegaram os equipamentos da UFRN e foram para o campus, para a Cidade do Cérebro.
Nicolelis desejou-lhes sorte. A reitora da UFRN confirmou que o racha foi motivado por divergências pessoais e depois disso Nicolelis só se pronunciou pelo Twitter.
“Materia do Tabloide de SP nao permite entender nada mesmo. Nao foi meu “grupo” q rachou. Isso e’ pura balela. Murdock ja chegou BR”, disse a um internauta. “Tablóide” é uma referência ao jornal Folha de São Paulo.
Na coletiva de amanhã, Nicolelis diz que “sera tambem a minha oportunidade de contar a minha versao dessa lamentavel demonstracao de futilidade e jornalismo de porta de cadeia”.
Será um momento oportuno também para ele explicar o porquê de equipamentos comprados com dinheiro público estarem encaixotados há seis meses.
Nicolelis, que critica com muita veemência os descasos administrativos, deu margem de interpretação para induzirmos que os pratica em seu rincão. O jornalismo de cadeia anseia pelas explicações.
Nicolelis garante “nossas escolas, centros de pesquisa e centro de saude estao em plena operacao. Desistencia de meia duzia de cientistas nao nos afetou!”
Um outro internauta interagiu com Nicolelis dizendo que espera por sua versão dos fatos, ao que o neurocientista respondeu:
“Exatamente, mas alguns cientistas acharam q o proprio umbigo era mais importante q a missao do IINN-ELS! Amanha tudo vem tona!”.
Nicolelis, que sente a magnitude de sua inteligência ser violada em mencionar nomes, também comenta que “nossas operacoes continuam ininterruptas. So o Tabloide de SP e o pequeno grupo acham q existe crise!”
É incontestável a grandeza do trabalho que Nicolelis presta ao Rio Grande do Norte. Mas isso não lhe dá aval para desmerecer quem não concorde com suas técnicas.
A Comunicação é uma ciência anterior aos feitos de Nicolelis. Ele sabe disso, tanto que divulga com a publicidade que possa dar que escreve em renomadas revistas internacionais. E só vê lado negativo quando a coisa não lhe é favorável, uma coisa estranha para quem acabou de lançar um livro intitulado “Muito além do nosso eu”.
Independente de qualquer coisa, é uma pena que cientistas de qualidade e que estão trabalhando em nosso estado estajam brigando e divergindo. Só quem perde é o RN.
Meu caro e inteligente blogueiro: "Nico" NUNCA me enganou. Falastrão, prepotente, midiático e egocêntrico. Como é que um cara que se auto-intitula candidato a um nobel, tem tempo de manejar uma ferramenta tão fútil e macunaímica quanto o twitter ??? Ele é, com sua promessa furada do homem cibernético na copa de 2014 (algo que já foi "pensado" muito antes dele, diga-se de passagem), a "cara" que permeia Natal !!!
Por favor, alguém pergunta aí a este nobre e popular cientista por que é que ele não deixa o seu laboratório nos EUA e vai trabalhar no Nordeste Brasileiro?! Por que ele não divide com os pesquisadores da UFRN as pesquisas feitam por aqui?
nicodelis,nicodelis….tsc tsc
ups nicolelis