Política

O maior arrastão que Vera Cruz já viu

Fotos: Cedida

A população de Vera Cruz marcou presença em peso no arrastão de domingo, 22/09, que mobilizou toda a cidade. O evento, organizado em apoio à candidatura de Ítalo Cabral, já é considerado um marco nas eleições locais, ressaltando a confiança que o povo deposita no no jovem candidato. Ao lado do atual prefeito Marcos Cabral, Ítalo foi saudado com entusiasmo a cada quilômetro percorrido, reafirmando o vínculo entre a gestão municipal e a comunidade.

Pelas ruas, de dentro das casas, a pé, em bicicletas, motos e carros, o povo manifestou vontade pelo nome do candidato com gritos de apoio, aplausos e coros de incentivo. Muitos se aproximavam para as selfies de costume, enquanto outros se aglomeravam em torno do grupo principal.

Justifica-se o entusiasmo: o prefeito Marcos Cabral tem seu nome gravado na história de Vera Cruz por sua competência à frente de quatro mandatos que marcaram época: de 2005 a 2008, de 2008 a 2012, de 2017 a 2020 e, agora, 2021 a 2024. Sua gestão, pautada pelo desenvolvimento e compromisso com o bem-estar da população, ainda é lembrada com grande entusiasmo pelos munícipes. Ítalo Cabral surge como o sucessor natural para dar continuidade a esse legado.

Nas movimentações que vêm se repetindo na campanha, o projeto de Ítalo encontra apoio de pessoas confiantes nas suas propostas para o desenvolvimento de áreas vitais do município. Sua visão contempla a geração de emprego e renda, o futuro da juventude e a continuidade das conquistas do tio aclamado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Além de Portugal, universidades nos EUA e Canadá aceitam a nota do Enem

Foto: Reprodução

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem sido uma porta de entrada para diversas universidades estrangeiras – não só em Portugal. É mais uma oportunidade para estudantes que desejam cursar o ensino superior fora do país.

Além das 35 universidades portuguesas que aceitam a nota do Enem, instituições dos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá também entraram nesse movimento.

Na avaliação do processo do estudante internacional podem ser considerados outros resultados como o CR (coeficiente de rendimento) obtido no ensino médio. Em algumas universidades, estas notas também são requisitos na candidatura.

“A pontuação no exame, que avalia habilidades em diversas áreas do conhecimento, é vista [em países que possuem acordos de cooperação educacional com o Brasil] como um método justo e comparável para a seleção de estudantes estrangeiros”, explica Ana Barduchi, gerente pedagógica do Grupo Salta Educação.

Portugal

O Enem Portugal — como é chamado o programa de acordos interinstitucionais entre o Inep com universidades do país europeu — foi criado em 2014.

O programa se tornou possível graças a uma mudança na legislação portuguesa, a partir do Decreto-Lei nº 36, de 10 de março de 2014, que regulamentou o estatuto do estudante internacional.

Em março do mesmo ano, o Ministério da Educação de Portugal permitiu às suas instituições definirem a forma de ingresso de alunos internacionais. E a Universidade de Coimbra foi a primeira a assinar o acordo, em maio de 2014.

Estados Unidos

Os Estados Unidos também passaram a considerar o Enem em seus processos seletivos. Universidades como a New York University (NYU) e a Northwestern University, por exemplo, permitem o uso da pontuação do exame brasileiro em suas avaliações de candidatos.

Reino Unido

No Reino Unido, as universidades de Kingston, Glasgow e Birkbeck adotam o Enem como parte dos requisitos para admissão de estudantes internacionais para cursos de graduação. Além disso, é comum que o processo tenha exigências adicionais, como testes de proficiência em inglês e entrevistas.

Canadá

Entre as universidades que aceitam o Enem no Canadá está a Universidade de Toronto – embora a instituição tenha critérios adicionais. A Humber College e a Trent University também utilizam a nota do exame para ingresso dos alunos.

O acesso ao ensino superior no exterior é facilitado a partir do Enem, além de incentivar a internacionalização da educação e a troca de experiências acadêmicas e culturais. No entanto, é preciso se atentar aos demais critérios exigidos pelas universidades.

“Cada instituição possui critérios específicos para o ingresso. Algumas delas exigem notas mínimas no exame, proficiência em idiomas e até entrevistas com o candidato. Nos Estados Unidos e no Canadá, por exemplo, o Enem pode ser apenas um dos elementos considerados no processo de admissão, junto com o histórico escolar e cartas de recomendação”, ressalta a gerente pedagógica.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Incêndios no RN em 2024 têm aumento de 10% de janeiro a setembro

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

As ocorrências de incêndios em áreas de mata apresentaram um aumento de 10,2% no Rio Grande do Norte de janeiro a setembro de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. Ao todo, foram 807 ocorrências neste ano contra 732 em 2023, segundo dados do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBM-RN).

O CBM disse ainda que os meses de julho, agosto e setembro foram os meses de maior incidência recente em relação ao mesmo período do ano passado, sendo julho com aumento de 63%, agosto com 37%, e setembro com 46%, respectivamente. Os números brutos não foram divulgados.

Segundo o Coronel Erbes Lucena, diretor do Comando Operacional do CBM-RN, o aumento de incêndios nesta época do ano é ocasionado pela “temporada normal de incêndios em vegetação, ocasionada pela alta temperatura e fortes ventos comuns ao período”, disse.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia Civil e Receita Federal realizam operação e desarticulam contrabando de cigarros em Natal; três suspeitos são detidos

Foto: PCRN

Na manhã desta terça-feira (24), uma ação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, através da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), e a Receita Federal, resultou na detenção de três suspeitos de envolvimento com o contrabando de cigarros. A operação ocorreu no bairro Alecrim, Zona Leste de Natal, e também resultou na apreensão de uma grande carga de cigarros contrabandeados.

O material apreendido foi encaminhado para perícia. Os três suspeitos foram detidos e conduzidos à Polícia Federal. O objetivo da ação é desarticular possíveis organizações criminosas envolvidas com o comércio ilegal de cigarros na região.

Essa operação, de forma conjunta com outros órgãos, reitera o compromisso da Polícia Civil do Rio Grande do Norte em intensificar o combate ao crime organizado, garantindo maior segurança para a população.

A Polícia Civil ressalta que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Portal BO

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Mídia internacional dá pouca atenção para discurso de Lula na ONU

Foto: Reprodução/Washington Post

O discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da 79ª Assembleia Geral da ONU, realizada em Nova York (EUA), recebeu pouca atenção de veículos de mídia internacionais de países desenvolvidos.

Lula discursou por 19 minutos na terça-feira (24.set.2024). O presidente cumprimentou a comissão palestina e criticou os ataques de Israel contra alvos do grupo extremista Hezbollah no Líbano. A comitiva israelense não aplaudiu ao final do discurso do brasileiro.

A edição impressa do WashingtonPost desta quarta-feira (25.set) traz uma reportagem sobre o discurso do presidente dos EUA, Joe Biden (Partido Democrata), na ONU. Não faz menção a Lula ou ao Brasil. O jornal publicou em seu site, na terça-feira (24.set), um texto produzido pela agência de notícias Associated Press com o seguinte título: “Lula fala sobre clima na ONU, mas incêndios na Amazônia minam sua mensagem”.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Auditoria do TCU diz que governo Lula atropelou conselho da Petrobras para nomear secretários

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Tribunal de Contas da União (TCU) decide nesta quarta-feira (25) se abre uma representação para apurar se o governo Lula atropelou as recomendações dos comitês internos e o conselho de administração da Petrobras para nomear conselheiros dois secretários do Ministério de Minas e Energia (MME) sobre os quais havia vedação por conflito de interesse “permanente” entre o governo federal, acionista controlador, e a petroleira.

É o que aponta uma auditoria sigilosa da unidade especializada em petróleo, gás natural e mineração (AudPetróleo), que passou um pente-fino nas nomeações para a alta cúpula da Petrobras nos primeiros meses do governo Lula e sob a gestão de Jean Paul Prates.

Na mira do levantamento ao qual a equipe da coluna teve acesso estão as nomeações do atual presidente do colegiado, Pietro Mendes, que é secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do MME, e o ex-secretário-executivo da pasta, Efrain Cruz.

Na análise, que foi concluída em maio e já foi apresentada à Petrobras, os técnicos do TCU analisaram registros da avaliação de integridade e governança, os chamados background check, e descobriram que a eleição de Mendes e Cruz para o cargo desconsiderou parecer do Comitê de Pessoas da Petrobras de que os secretários não podiam ser conselheiros justamente por integrarem o Ministério de Minas e Energia.

O parecer do comitê interno que defendia a inelegibilidade da dupla foi chancelado pela maioria dos integrantes do Conselho de Administração em duas reuniões realizadas em março de 2023, às vésperas da assembleia-geral ordinária que elegeria a primeira formação do colegiado sob o terceiro mandato de Lula.

Malu Gaspar – O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

Fui querer ser “amostradinha” e passei mais 14 dias presa, diz Deolane Bezerra

Foto: Reprodução/Instagram

A advogada e influenciadora Deolane Bezerra, que foi liberada da Colônia Penal Feminina de Buíque, em Pernambuco, após decisão judicial, publicou um vídeo nas redes sociais comemorando a liberdade e explicando seu segundo retorno à prisão. Segundo ela, isso aconteceu por ser “amostradinha”.

No vídeo, Deolane aparece ao lado dos pais e comenta que conversou com a mãe sobre as “aventuras da cadeia”. Ela afirma estar organizando as ideias e prometeu contar mais detalhes para seus seguidores.

“Tanta coisa para contar. Mas eu tô firme e forte acreditando sempre na justiça de Deus. Porque Ele é fiel e justo. E Ele cumpre. E vocês não vão se arrepender de ter (sic) me apoiado. Aos que me apoiaram, né? Quem não apoiou, beijos”, ironizou.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa

PESQUISA CONSULT/TRIBUNA DO NORTE: Veja os mais citados para vereador

Foto: Elpídio Júnior

A pesquisa de opinião pública Consult/TN também ouviu de 20 a 23 de setembro, os eleitores sobre a preferência dos candidatos à Câmara Municipal de Natal.

À pergunta não estimulada aponta que pelo menos 1/3 dos eleitores ainda estão em duvida em relação ao voto para vereador, ou seja, 31,70% disseram não saber e 10,0% responderam que não pretendem votar em nenhum dos 434 candidatos.

A segunda pesquisa Consult/TN ouviu 1.000 eleitores em Natal entre os dias 20 e 23 e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RN-07479/2024. O erro amostral máximo é de 3,1% e confiabilidade de 95%.

Os candidatos mais citados estão na lista abaixo.

Os vereadores mais citados

Eriko Jácome 2,20%
Irapoã 1,80%
Robson Carvalho 1,50%
Naelson Borja 1,50%
Léo Souza 1,40%
Tércio Tinoco 1,40%
Raniere Barbosa 1,40%
Brisa Bracchi 1,40%
Kléber Fernandes 1,30%
Aldo Clemente 1,20%
Camila Araújo 1,20%
Chagas Catarino 1,10%
Luciano Nascimento 1,10%
Samanda Alves 1,10%
Herberth Sena 1,10%
Daniel Rendall 1,10%
Preto Aquino 1,10%
Nina Souza 1,0%
Dorys Cândido 1,0%
Peixoto 0,90%
Daniel Valença 0,90%
Aroldo Alves 0,80%
Hermes Câmara 0,80%
Robério Paulino 0,70%
Felipe Alves 0,70%
Fausto Calixto 0,70%
Max Serrão 0,60%
Júlia Arruda 0,60%
Tárcio de Eudiane 0,60%
Eribaldo 0,60%
Júlio Protásio 0,60%
Fúlvio 0,60%
Elivelton Rocha 0,50%
Matheus Faustino 0,50%
Leila Maia 0,50%
César de Adão Eridan 0,50%
Sônia do Nova Natal 0,50%
Cícero Martins 0,40%
Anne Lagartixa 0,40%
Thábata Pimenta 0,40%
Júlio Ribeiro 0,40%
Ariel 0,40%
Lady Day 0,40%
Anderson Lopes 0,40%
Ubirajara Barros 0,40%
Edivan Enfermeiro 0,40%

Cleiton da Policlinica 0.30%
Ranny Dumaresq 0.30%
Márcio Gomes 0.30%
Geilberli 0.30%
Gêmeos do Igapó 0.30%
Aline Juliete 0.30%
João Oliveira 0.30%
Godeiro 0.30%
Wellington Pedroza 0.30%
Adriana do Quebra Osso 0.30%
Elias das Paradas 0.30%
Albert Dickson 0.30%

Camila 0.30%
Rubens 0.30%
Cicinho Bike 0.30%
Zé Humberto 0.30%

Gilvan Balada 0,20%
Giann Oliveira 0,20%
Castilho 0,20%
Renan Nunes 0,20%
Nivaldo Bacurau 0,20%
Margarete Régia 0,20%
Pt 0,20%
Ermínio Félix 0,20%
Eliabe 0,20%
Wellington 0,20%
Paulinho Pessoa 0,20%
Charles Cunha 0,20%
Tetê Modas 0,20%
Sandra 0,20%
Thécia Diniz 0,20%
Tácio Cavalcanti 0,20%
Tati Ribeiro 0,20%
João Batista 0,20%
Klaus 0,20%
Carlos Silvestre 0,20%
Pedro Henrique 0,20%
Carlos Reny 0,20%
Gilson Taxista 0,20%
Itanildo 0,20%
Adriana Da Sopa 0,20%
Pastor Rubens 0,20%
Tony 0,20%
Tiago Da Auto Escola 0,20%

Bruno Queiroga 0,10%
Ieda Santiago 0,10%
Jean 0,10%
Milklenilson 0,10%
Karla Álvares 0,10%
Carlos Enfermeiro 0,10%
Emerson 0,10%
Elizabeth Biglione 0,10%
Professor Xico 0,10%
Sargento Sabino 0,10%
Eduardo 0,10%
Luciano Monteiro 0,10%
Lucena 0,10%
Dilsinho 0,10%
Baba Cláudio 0,10%
Daniel Santiago 0,10%
Sílvio Dantas 0,10%
Camila Ribeiro 0,10%
Gal Do Guarapes 0,10%
Eliu 0,10%
Rogério Anacleto 0,10%
Luciana Lima 0,10%
Diógenes Paulino 0,10%
Thiago Bernhard 0,10%
Rosa Guerreira 0,10%
Sandro Soares 0,10%
Anderson Nascimento 0,10%
Milenne Barbosa 0,10%
Elizangela 0,10%
Wellington Bernardo 0,10%
Marlene 0,10%
Júlio 0,10%
Ricardo Borja 0,10%
Padre Caio Cavalcanti 0,10%
Jackson Capixaba 0,10%
Sônia Godeiro 0,10%
Lorena 0,10%
Gil Bola 0,10%
Ariberto 0,10%
Mano Targino 0.10%
Raimundo Jorge 0,10%
Márcia Dantas 0,10%
Paulinha Galdino 0,10
Kleber Bezerra 0,10
Cláudio Custódio 0,10%
Dr. Milano 0,10%
Vitória Freire 0,10%
Albany Dutra 0,10%
Manassés 0,10%
Samara Trigueiro 0,10%
Jean Silvino 0,10%
Erinaldo 0,10%
Sirlano 0,10%
Glaucus 0,10%
Davi Ribeiro 0,10%
Sena Frentista 0,10%
Pequeno 0,10%
Geraldinho 0,10%
Dra. Dalila 0,10%
Dr. Pedro 0,10%
Bambam 0,10%
Vilma Batista 0,10%
Teresa Viana 0,10%
Ana Miranda 0,10%
Valber Soares 0,10%
Bruno Rafael 0,10%
Klebisson 0,10%
Pastor Johnson 0,10%
Geraldo Pinho 0,10%
Cláudio Arruda 0,10%
Silveira 0,10%
Vavá 0,10%
Lucas Fagundes 0,10%
Vânia Torres 0,10%

A segunda pesquisa Consult/TN ouviu 1.000 eleitores em Natal entre os dias 20 e 23 e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RN-07479/2024. O erro amostral máximo é de 3,1% e confiabilidade de 95%.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa

PESQUISA CONSULT/TRIBUNA DO NORTE/REJEIÇÃO: Natália Bonavides segue como a mais rejeitada com 34,5%

O resultado da segunda pesquisa Consul/TN não trouxe nenhuma alteração sobre as posições de cada candidato a prefeito no quesito rejeição no comparativo com a pesquisa anterior. A candidata da coligação Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV – PDT/ MDB/ PSB), deputada federal Natália Bonavides, é rejeitada por 34,5% dos entrevistados.

Em segundo lugar aparece o candidato do União Brasil, deputado federal Paulinho Freire, com 21,3% e em seguida o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), com 16,6%.

Os índices de rejeição dos demais candidatos são estes – Rafael Motta (Avante), 6,7%; Nando Poeta, 1,9% e Hero (PRTB), 1,6%.

Todos os candidatos são rejeitados por 9,0% dos mil eleitores entrevistados, enquanto 7,4% responderam que não rejeitam nenhum deles e 16,5% não souberam dizer. Na primeira sondagem a rejeição de Natália era de 33,6%.

A segunda pesquisa Consult/TN ouviu 1.000 eleitores em Natal entre os dias 20 e 23 e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RN-07479/2024. O erro amostral máximo é de 3,1% e confiabilidade de 95%.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa

PESQUISA CONSULT/TRIBUNA DO NORTE/ESPONTÂNEA: Paulinho Freire mantém a liderança na espontânea

A segunda pesquisa espontânea Consult/TN, na qual se pergunta em quem o eleitor votaria sem apresentação dos nomes dos candidatos a prefeito de Natal, repete o resultado da pesquisa anterior – o deputado federal Paulinho Freire (União) à frente do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), 24,70% contra 23,70%.

Uma diferença de 1,0%, enquanto a sondagem de campo feita entre os dias 14 e 17, mostrava uma vantagem de 3,60% favorável a Paulinho Freire.

Segundo a pesquisa não estimulada realizada entre sexta-feira (20) e segunda-feira (23), a deputada federal Natália Bonavides (PT) aparece com 14,10%, seguida mais atrás pelo ex-deputado federal Rafael Motta (Avante), com 1,40%.

Os candidatos Nando Poeta (PSTU) e Hero (PRTB) não foram citados na pesquisa espontânea, em que 7,90% dos 1.000 eleitores entrevistados disseram não votar em nenhum dos seis candidatos e 28,20% estão indecisos, não souberam dizer em quem votarão no primeiro turno da eleição majoritária em Natal.

A segunda pesquisa Consult/TN ouviu 1.000 eleitores em Natal entre os dias 20 e 23 e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RN-07479/2024. O erro amostral máximo é de 3,1% e confiabilidade de 95%.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa

PESQUISA CONSULT/TRIBUNA DO NORTE/ESTIMULADA: Com 32,6%, Paulinho Freire passa Carlos Eduardo que tem 31,5%

A margem é de apenas 1,1%, mas o resultado da segunda pesquisa eleitoral Consult/TRIBUNA DO NORTE já aponta uma virada na disputa pela prefeitura de Natal. Caso as eleições fossem hoje, o candidato do partido União Brasil, deputado federal Paulinho Freire, venceria as eleições com 32.60% dos votos contra 31,50% do seu principal adversário, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), conforme sondagem estimulada, aquela em que é apresentada a lista dos candidatos durante entrevista aos eleitores.

Já a terceira e última pesquisa de intenções de votos dos eleitores para o pleito de 6 de outubro, será realizada e divulgada na semana de encerramento da campanha dos seis candidatos a prefeito de Natal.

Na primeira pesquisa estimulada Consult/TN feita entre os dias 14 e 17, Carlos Eduardo Alves aparecia à frente na preferência do eleitorado natalense, tinha 31,0%, enquanto Paulinho Freire aparecia com 30,60%. Numa diferença de apenas 0,4%.

Conforme a amostragem estimulada a segunda pesquisa Consult/TN também mostra que a candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Natália Bonavides, continua em terceiro lugar, com 17,0%, um leve crescimento de 0,6 décimos em relação a pesquisa anterior, em que tinha 16,40%.

Os percentuais dos demais candidatos são os seguintes: Rafael Motta (Avante), 2,0% e Nando Poeta, 0,20%. O candidato Hero (PRTB) não foi citado.

A pesquisa estimulada ainda mostrou que 8,90% dos eleitores não votariam em nenhum desses candidatos. Outros 7,80% estão indecisos.

Na primeira pesquisa, os eleitores indecisos eram 5,10% e os que não votariam em nenhum candidato, 13,80%.

A segunda pesquisa Consult/TN ouviu 1.000 eleitores em Natal entre os dias 20 e 23 e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RN-07479/2024. O erro amostral máximo é de 3,1% e confiabilidade de 95%.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Paulo de Tarso transformou-se em extremista do bolsonarismo e perdeu o Pudor, triste fim para um instituto que era o tira teima do Ibope. O que vale pra essa raça é o vil metal.

  2. Paulo de Tarso transformou-se em extremista do bolsonarismo e perdeu o Pudor, triste fim para um instituto que era o tira teima do Ibope. O que vale pra essa raça é o vil metal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *