Brasil

O mistério da caneta da posse de Lula. Qual a verdade?

Reprodução 

A caneta escolhida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a posse é o primeiro mistério do terceiro mandato dele:

— A esferográfica preta e branca utilizada por Lula para assinar o termo de posse foi um presente dado ao líder petista em 1989. Mas o modelo dela foi criado pela marca de luxo alemã Montblanc em 2002.

— A caneta é de edição limitada e custa mais de R$ 6 mil em lojas de revenda. Mas foi esse, segundo o roteiro da posse, o presente mais em conta que o militante petista Fernando Menezes encontrou numa loja de Picos, cidade de 78 mil habitantes, no interior do Piauí.

— No encontro perto da Igreja de São Benedito, Lula prometeu ao correligionário que, se eleito presidente, subiria a rampa com o presente. Esqueceu de fazer isso em 2002 e acabou perdendo a caneta. Mas, duas décadas mais tarde, o objeto reapareceu milagrosamente para as eleições de 2022.

— Para ter essa longa durabilidade, as canetas esferográficas precisam ser de qualidade e de boa conservação. Mas, mesmo sendo a caneta “mais barato da loja” da pequena cidade piauiense, a caneta de Lula resistiu ao sumiço e brilhou na posse do presidente do Brasil.

A história, cheia de adversativas, parece confusa? Mas é exatamente o que sustentam os dois personagens envolvidos no “causo”, Lula e Menezes.

No primeiro ato como presidente, em 1° de janeiro, Lula discursou e relembrou a história do presente esquecido em outras cerimônias presidenciais. A mesma história já havia sido contada em 2010, quando ele visitou uma fábrica de papel na cidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.

“Em 2002, eu ganhei, mas esqueci minha caneta e assinei com a do senador Ramez Tebet. Em 2006, assinei com a do Senado”, falou Lula ao inaugurar o terceiro volume do termo de posse presidencial.

Dessa vez, Lula disse que encontrou a caneta e que homenagearia o povo e o Estado do Piauí. Na sequência, apresentou o item da coleção Montblanc Writers, dedicada ao escritor norte-americano F. Scott Fitzgerald, autor, entre outros, de “O Grande Gatsby”.

Nas imagens da posse, é possível ver inclusive a marca registrada da empresa alemã, uma estrela com seis pontas arredondadas.

A Montblanc comprada em uma loja do interior do Piauí, que sequer existe mais, pertence a uma edição limitada e é dedicada a colecionadores de canetas ou amantes da literatura. Atualmente, o item pode ser encontrado em grandes casas de leilões, segundo consultores da marca.

Com a primeira loja própria no Brasil em 1995, a Montblanc chegou a comercializar por aqui a caneta de edição limitada. Consultores explicaram que por se tratar de uma edição exclusiva, uma vez esgotada, a caneta não é relançada, “o que valoriza ainda mais o preço”.

Segundo a fabricante, “a caneta é projetada após a elegância glamorosa dos anos vinte. Os anéis da tampa e o clipe são de prata esterlina 925 com pena de ouro de 18 quilates e gravação em estilo art déco”.

A caneta foi comercializada em dois modelos: tinteiro e esferográfica. A que Lula utilizou na posse é do segundo tipo. Segundo especialistas consultados pela CNN, a durabilidade de canetas esferográficas varia de acordo com o uso e condições de armazenamento. Se bem guardada, a caneta pode resistir ao lapso de décadas.

Nos últimos anos, Lula se mudou para o Planalto em Brasília, enquanto morava em São Bernardo do Campo. Depois disso, passou algum tempo preso, antes de ter as condenações anuladas e deixar a cidade do ABC Paulista, rumo ao bairro de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.

O responsável pelo presente

Fernando Menezes, que hoje tem 68 anos, garante que a caneta apresentada é a mesma que deu ao presidente, sem antes lembrar que também entregou uma água mineral, pois fazia muito calor naquele dia.

“Quando eu vi, eu estava em frente à televisão. [Pensei] ‘Oh meu Deus, foi a caneta que eu dei pro Lula!’ Fui pra cama, me deitei e não consegui me levantar porque eu não acreditava que aquela caneta era a caneta que eu tinha dado ao presidente”, explica.

A caneta foi comprada em um comércio que não existe mais, segundo Menezes, mas ele conta que mesmo sem lembrar o preço pago, comprou a caneta mais barata que tinha.

“O dono do comércio [que não existe mais] me chamou e eu vi as canetas que nunca tinha visto na vida. Eu não lembro [o preço]. Era a caneta mais barata que tinha. Era uma época muito difícil pra gente. A fome dominava”, explica.

Respostas

A CNN consultou os assessores do presidente Lula e também pediu informações da caneta da posse à equipe da transição, mas ninguém comentou o caso. Nesta quinta-feira (5), a assessoria do Planalto reafirmou que a caneta é de 1989.

 

A assessoria de imprensa da Montblanc afirmou que a caneta usada por Lula “aparentemente, é uma caneta da coleção Montblanc Writers, dedicada aos grandes nomes da literatura mundial”, mas que não tem como confirmar a autenticidade do item.

CNN Brasil 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Lei que endurece penas para crimes cometidos em saidinhas é aprovada no Senado

Foto: Reprodução

A Comissão de Segurança Pública (CSP) aprovou nesta terça-feira (2) um projeto de lei que torna mais duras as penas para os crimes cometidos durante saída temporária, liberdade condicional, prisão domiciliar ou em meio a fugas da prisão. O projeto, da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), recebeu voto favorável do relator, o senador Esperidião Amin (PP-SC), e agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A votação foi presidida pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC).

O PL 476/2023 altera o artigo 61 do Código Penal (Decreto-Lei 2.848, de 1940), incluindo essas situações na lista das circunstâncias agravantes dos crimes. Isso significa que, ao calcular a pena a ser aplicada a um condenado, o juiz deverá impor uma punição maior se o crime tiver sido cometido durante o cumprimento de um benefício como saída temporária ou liberdade condicional, ou enquanto o criminoso estava fugindo do estabelecimento prisional.

Na justificação do projeto, Damares afirma que punir mais rigorosamente os crimes cometidos durante saídas temporárias é um caminho melhor do que acabar completamente com esse tipo de benefício. Para ela, é preciso respeitar a política pública de ressocialização; no entanto, a sociedade não pode ficar vulnerável e por isso exige rigor na punição para o reincidente. 

— Esse projeto de lei realmente está fechando o cerco contra os reincidentes — avaliou a senadora. 

Para o senador Esperidião Amin, a punição mais rigorosa vai desestimular os condenados que estiverem fora da prisão a cometerem novos crimes. 

— É lógico que essa é uma circunstância agravante, ou não é? É um crime facilitado por uma política pública de Estado que concedeu, entre aspas, uma regalia a um preso. E abusando, entre aspas, dessa regalia, que faz parte do processo para promover a reinserção do detendo à sociedade, ele trai essa concessão, logo deve ter um tratamento diferenciado a mais. 

O relator apresentou duas emendas. Uma delas determina a vigência imediata da lei que vier a resultar da aprovação do projeto. A outra exclui o parágrafo que previa o aumento de pena, entre um terço e metade, caso os crimes, além de ocorrerem durante o cumprimento de benefício, fossem cometidos com emprego de violência ou grave ameaça. Segundo o senador, esses crimes já têm suas penas aumentadas no Código Penal.

A senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) disse que a iniciativa vai reduzir a sensação de impunidade e reforçar a segurança pública do país. 

— A falta de punição é um convite à criminalidade. Aí você não encontra um brasileiro que diga que sente segurança nesse país. 

Fonte: Agência Senado

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

[VÍDEO] Com falas de Lula, Tebet questiona período de mandato no comando do BC

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, questionou nesta terça-feira (2/7) o período de mandato para o cargo de presidente do Banco Central (BC). Na avaliação da ministra, um presidente da República herdar um comandante da instituição indicado pela gestão anterior por dois anos causa “estresse” e “ruídos”.

A declaração se dá na esteira das críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao chefe da autoridade monetária, Roberto Campos Neto. Ele foi indicado ao cargo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Todo mundo sabe que eu apoio a autonomia do BC. Mas eu tenho um questionamento que eu disse para alguns colegas no passado, não só do governo passado, mas serve até para esse governo, o governo do presidente Lula, pensando lá no próximo presidente. Acho que seria saudável. É saudável a autonomia do BC, mas eu questionei esses dois anos de um presidente de um banco central de governos passados. Acho que um ano é mais do suficiente para se adequar e passar o bastão”, disse a jornalistas.

Atualmente o presidente do BC tem um mandato de quatro anos, o que faz com que o ocupante do cargo ainda fique dois anos na função depois da troca de presidente da República.

A ministra defendeu nesta terça a manutenção dos 4 anos, mas um mandato de três anos do presidente do BC na gestão do chefe do Executivo que o indicou e só um ano na nova gestão presidencial. Hoje um presidente do BC fica dois anos em um mandato presidencial e dois anos em outro.

A ministra enfatizou que isso não significa “uma interferência” do Executivo ou do Legislativo no BC, mas evitar o conflito.

“Repito: não é porque isso significa que vai haver interferência do Executivo ou do legislativo no Banco Central, isso não é permitido, a autonomia do BC está aí, é uma preceito constitucional que eu comungo, e o governo sabe disso. Mas realmente dois anos, eu acho que cria esse estresse, cria esse ruído”. declarou.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo deve publicar regras para jogos de apostas, como o do ‘tigrinho’

Foto: Reprodução

O Ministério da Fazenda (MF) informou que deve publicar, neste mês, a portaria que vai regulamentar os jogos de aposta on-line. Nela, devem estar definidos os critérios técnicos e jurídicos para a modalidade ser reconhecida como legal.

A lei 14.790/2023 – que criou diretrizes para as bets – define que os jogos on-line são aqueles em que o resultado é determinado de forma aleatória, a partir de um gerador randômico de números, símbolos, figuras ou objetos – definido por sistema de regras.

Essa lei, no entanto, gerou um debate no mundo jurídico. Isso porque, para alguns integrantes do setor de apostas e especialistas, além de liberar as bets, autoriza a oferta de jogos de caça-níqueis on-line, conhecidos como slot games. O mais popular hoje é o Fortune Tiger (ou jogo do tigrinho).

A Associação Nacional de Jogos e Loterias (ANJL), por exemplo, afirma que o “Fortune Tiger consiste em um jogo de chance, na modalidade de quota fixa [em que o apostador sabe o quanto pode ganhar de acordo com o valor apostado], e não um jogo de azar, proibido pela Lei de Contravenções Penais”.

Fábio Jantalia, advogado especialista em apostas e jogos, também diz que, além do jogo do tigrinho se enquadrar perfeitamente no conceito de quota fixa, o apostador, ao jogar, tem de antemão o quanto ele poderá ganhar com o valor apostado.

“Sobre esses aspectos, o jogo do tigre é perfeitamente enquadravel no disposto na Lei 14.790 e, portanto, poderá ser regularmente oferecido no Brasil, desde que haja um pedido de autorização para a oferta aqui no Brasil”, afirma o especialista.

Para o Ministério da Fazenda, no entanto, até o momento, não é possível dizer se o jogo do tigrinho cumpre os critérios necessários para ser oferecido legalmente.

E o que deve mudar com a nova portaria?

Segundo o Ministério da Fazenda, a portaria prevista para esse mês deve garantir que os jogos de aposta online cumpram algumas exigências para serem reconhecidos legalmente. Uma delas é que terão de ser submetidos a uma certificação emitida por empresas habilitadas pela pasta.

Até hoje, quatro certificadoras foram homologadas: Gaming Associates Europe Ltd, BMM Spain Testlabs, eCogra Limited e Gaming Laboratories International LLC. Essas empresas atestarão se os jogos vão seguir os critérios legais e regulamentares.

Os jogos que não passarem por essa certificação não poderão ser considerados legais.

“(Além disso), os jogos deverão ser ofertados por operadores de apostas que tiverem autorização”, diz a pasta. Os sites autorizados terão endereços terminados em bet.br.

Segundo o ministério, até o momento, apenas uma plataforma pediu autorização para operar no Brasil – a Kaizen, dona da marca Betano.

As empresas que tiverem interesse em oferecer esses jogos terão até 31 dezembro de 2024 para se adequarem à nova legislação.

“A partir de 1º de janeiro de 2025, serão iniciadas as atividades de monitoramento e fiscalização e eventualmente de sanção das empresas que tiverem sido autorizadas. Aquelas que não tiverem uma autorização do Ministério da Fazenda não poderão ofertar serviço em nível nacional.”

O g1 perguntou ao ministério se, com as novas regras, especificamente o jogo do tigrinho será proibido ou não, mas até a publicação desta reportagem não teve retorno.

Mercado internacional

Especialistas destacam também que hoje, os slot games, são oferecidos principalmente por plataformas hospedadas em Malta, Curaçao, Gibraltar e Reino Unido, mesmo que tenham sócios brasileiros.

Segundo o ministério, com a lei, só poderão operar no Brasil empresas brasileiras estabelecidas segundo a legislação nacional que tiverem obtido a autorização da Secretaria de Prêmios e Apostas.

“E eventuais empresas estrangeiras que queiram operar no país precisarão criar uma empresa nacional, que seguirá a regulação brasileira”.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Réus pelo assassinato de Marielle indicam ao STF mais de 60 testemunhas entre políticos e investigadores

Foto: Guilherme Cunha/ ALRJ

Réus pelo assassinato da vereadora Marielle Franco, os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão e o ex-chefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa indicaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) 67 nomes, entre políticos e investigadores, para serem ouvidos como testemunhas na ação penal.

O rol de testemunhas das defesas conta com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, deputados federais como Reimont (PT-RJ), Otoni de Paula (MDB-RJ) e Washington Quaquá (PT-RJ), além de vereadores.

Nove indicados se repetem entre os réus, como o delegado Giniton Lages, que é investigado no caso, as promotoras que atuaram na investigação Simone Sibílio e Letícia Emile Alqueres Petriz, o delegado Daniel Rosa, e o delegado da Polícia Federal Fabrizio José Romano.

Cabe ao relator, ministro Alexandre de Moraes, validar as testemunhas que de fato serão ouvidas. A Procuradoria-Geral da República (PGR) ainda vai indicar as testemunhas de acusação.

Há expectativa de que os depoimentos comecem em agosto.

Julgamento no STF

Em junho, por unanimidade, a Primeira Turma do STF tornou réus os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão, Rivaldo Barbosa, o major da PM Ronald Alves e o ex-assessor Robson Calixto Fonseca, conhecido como Peixe.

Segundo a PGR, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro Domingos Brazão e o irmão, o deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido), foram os mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em março de 2018. Uma assessora de Marielle ficou ferida.

Segundo a acusação, o motivo foi a atuação política da vereadora para atrapalhar interesses dos irmãos Brazão, entre eles, a regularização de áreas comandadas por milícias no Rio de Janeiro.

O julgamento ocorre no STF porque Chiquinho Brazão é deputado federal. Pela Constituição, parlamentares têm que ser julgados no Supremo (é o chamado foro privilegiado).

No caso, a PF e a PGR apontam que os crimes tiveram relação com o mandato porque se prolongaram ao longo dos anos para esconder os assassinatos, o que garante o foro no STF.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Lula compara Trump a Bolsonaro: ‘Abria a boca, era como uma latrina’

O presidente Lula (PT) nesta terça-feira (02) defendeu Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, e estabeleceu uma comparação entre o ex-presidente Donald Trump e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Durante uma entrevista, Lula fez um paralelo entre as eleições americanas deste ano e as eleições brasileiras de 2022. Ele refutou a sugestão de que teme enfrentar críticas relacionadas à idade, como as enfrentadas por Biden, que foi criticado por seu desempenho no debate presidencial da semana passada.

Lula destacou que, apesar de Biden ser “mais lento”, Trump é “mais agressivo e propenso a mentir”. “O jornal The New York Times relatou que ele disse várias mentiras durante o debate”, argumentou o presidente em uma entrevista à Rádio Sociedade da Bahia.

“[Trump] era como meu adversário: ele [Bolsonaro] não tinha compromisso com nenhuma verdade. Abria a boca, era como se fosse uma latrina, tá lá falando bobagem — e não tem respeito pelo povo”, disse.

“Somente o Biden pode dizer se ele pode concorrer ou não, eu não tenho condições de dar palpite”, afirmou. “Eu acho que Biden tem de tomar a decisão: eu tô bem, eu vou candidato; se eu não tô bem, eu vou parar.”

Biden, com 81 anos, tem sido alvo de críticas da oposição devido à sua reação em algumas situações. Lula, aos 78 anos, terá a mesma idade de Biden em 2026, mas afirmou não temer enfrentar desafios semelhantes aos do colega.

Contudo, Lula não confirmou sua candidatura presidencial. Embora tenha prometido anteriormente não buscar a reeleição, citando sua idade como motivo, o presidente agora admite que pode considerar um quarto mandato se isso for necessário para “impedir que os negacionistas retornem”. Ele sutilmente reconhece que o governo e o PT ainda não conseguiram identificar um sucessor.

Lula está na Bahia desde ontem (1º), participando de inaugurações e anúncios de obras. Ele esteve presente na cerimônia de entrega da duplicação da BR-116 em Feira de Santana, a 120 km de Salvador, e também participou de outro evento na capital baiana.

*Com informações do UOL e Portal 98Fm

Opinião dos leitores

  1. Esse panaca senil não para de vomitar asneiras, o mundo todo estado vendo o seu nível, em vez de governar, fica falando de quem ele sonha. Deve ser o fim da picada, já pensou janja aguentar ele delirando com o nome de Bolsonaro, eita medo da gota.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Baleias jubartes chegam ao litoral da PB e RN e público poderá visitá-las em expedições; veja como e valores

Baleias jubartes chegaram ao litoral do Rio Grande do Norte, onde ficarão até novembro. A chegada desses animais poderá ser acompanhada de perto através de expedições abertas ao público, realizadas pelo PROMMARN (Projeto Mamíferos Marinhos do Rio Grande do Norte) nos meses de julho e agosto.

As baleias estavam na região de Fernando de Noronha, de acordo com registro obtido pelo Projeto Mamíferos Marinhos, e chegaram ao mar da Praia de Tabatinga, no Litoral Sul do Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (2). Elas estão a 12km da costa. O PROMMARN acredita que elas também já devem estar pelo litoral da Paraíba.

As jubartes se instalam no litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba para reprodução e amamentação dos filhotes, segundo informou o PROMMARN ao ClickPB. Elas ficam na região entre julho e a primeira quinzena de novembro, quando começam a migrar para a Antártida, que é a sua área de alimentação.

As expedições científicas do PROMMARN são abertas ao público e é cobrada uma taxa para custear o aluguel da embarcação, compra do óleo diesel e pagamento da tripulação. “Esse ano vamos receber muita gente daí da Paraíba”, revelou o Projeto ao ClickPB.

O local de embarque e desembarque será na Praia de Pirangi. As expedições acontecerão nos sábados e domingos, entre às 7h da manhã e às 14h, nos dias 13,14,20,21,27 e 28 de julho e 4,10,11,17,18,24,25 e 31 de agosto. Serão 12 vagas por viagem e para pessoas com idade entre 12 e 65 anos. O custo será de R$ 125 por pessoa, com pagamento antecipado via Pix para o PROMMARN.

O PROMMARN (Projeto Mamíferos Marinhos do Rio Grande do Norte) se dedica à observação, pesquisa e conservação de baleias jubartes e golfinhos nariz de garrafa, segundo descreve em seu perfil no Instagram.

Fonte: ClickPB

Opinião dos leitores

  1. Eita,será se esse pessoal tb serão processados por olhar uma baleia Jubarte,não,serão não,teriam que ter uma plaquinha no peito dizendo que são de direita.

  2. Ué, cadê os defensores dos animais. Como podem perturbar as baleias e mais pagando. Vou chamar Bolsonaro para ele ir lá ver se vão multar todos ou só o mito mesmo

  3. Pode isso, Arnaldo?!
    Ou serão todos acusados e processados por importunação às baleias?!
    KKKKKKKKKKKKKKK

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

[VÍDEO] GRAVE: Semurb constata que contaminação das praias de Miami vem de esgoto de prédio localizado em Areia Preta

Na tarde desta terça-feira, 2, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, constatou que a contaminação da praia de Miami está sendo causada pelo esgoto de um prédio em Areia Preta.

A visita ao local aconteceu junto com o Conselho Comunitário de Mãe Luiza e a Caern. O agente da Semurb explica que o procedimento constitui em usar um corante específico onde se constatou que um dos prédios da orla está contribuindo para a contaminação.

A Semurb irá autuar o condomínio e informar ao Ministério Público.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lei institui 19 de novembro como Dia do Rei Pelé

Foto: Ricardo Stuckert/CBF

O futebol brasileiro tem, a partir desta terça-feira (2), uma data oficial para celebrar aquele que é considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, Pelé. A Lei nº 14.909, de 1º de julho de 2024 que institui o Dia do Rei Pelé, está publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

A lei sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, determina o 19 de novembro como a data que marca a homenagem ao mais famoso camisa 10 da história do futebol mundial, falecido em dezembro de 2022. Nesse dia, em 1969, Pelé marcou o seu milésimo gol, na partida entre o Santos e o Vasco da Gama no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã.

Expectativa pelo milésimo

Naquele 19 de novembro de 1969, a expectativa pelos mil gols de Pelé era enorme. Torcedores de clubes de futebol do Brasil e também internacionais tinham suas atenções voltadas para o Maracanã. Toda a imprensa brasileira e jornalistas estrangeiros já haviam reservado os espaços no estádio para acompanhar de perto o feito inédito de um jogador de futebol atingir a marca dos mil gols. E esse jogador era Pelé, o Atleta do Século.

A marca dos 999 gols foi atingida dias antes, no jogo amistoso contra o Botafogo da Paraíba, quando o Santos venceu por 3 a 0, no Estádio José Américo de Almeida, em João Pessoa. Mas a expectativa da torcida pelo segundo gol de Pelé no jogo, e milésimo na carreira, acontecer em solo paraibano foi frustrada quando ele assumiu a função de goleiro após a lesão do titular da posição.

No dia 16 de novembro, um domingo, a equipe santista voltava a jogar fora de São Paulo. Desta vez, em Salvador, contra o Bahia, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa. O jogo terminou empatado em 1 a 1, e Pelé não marcou.

Três dias depois, noite de quarta-feira, no Rio de Janeiro, mais de 65 mil pessoas estavam no Maracanã. Para o momento histórico, todo um esquema foi montado pelas emissoras de televisão, visando a cobertura do milésimo gol do Rei do Futebol. Um plano de segurança, inclusive, foi colocado em ação a fim de evitar a invasão do gramado.

Enfim, o gol histórico

O Santos entrou em campo com o seu uniforme tradicional, todo de branco. O time tinha como treinador Antoninho, que escalou a equipe com jogadores como Carlos Alberto Torres, Djalma Dias, Clodoaldo, Lima, Edu e o camisa 10, Pelé. O Vasco, do técnico Célio de Souza, tinha no gol o argentino Andrada, a zaga formada por Fidélis, Moacir, Renê e Eberval; o meio de campo formado por Fernando, Buglê, Benetti; e o ataque com Acelino, Adilson e Danilo Menezes. O árbitro da partida foi Manoel Amaro de Lima.

O Santos começou o jogo dominando o time de São Januário, mas foi o Vasco que abriu o placar do Maracanã, com Benetti, aos 16 minutos do primeiro tempo. O primeiro tempo terminou com 1 a 0 para a equipe carioca. Na segunda etapa, o Santos conseguiu o empate logo aos 10 minutos, com um gol contra de Renê. Após o gol, o time santista continuou pressionando o Vasco.

O pênalti aconteceu aos 33 minutos, quando Pelé foi derrubado na área, após receber um passe de Clodoaldo. Manoel Amaro não teve dúvida e apontou para a marca de cobrança da penalidade. Na hora da cobrança, apenas Pelé, a bola e o goleiro Andrada estavam na área, os jogadores do Santos ficaram reunidos no meio de campo. Ninguém parecia admitir a possibilidade de desperdício daquela penalidade.

O camisa 10 precisou de três passos, deu a paradinha e com o pé direito colocou a bola com um chute rasteiro no canto esquerdo do goleiro. Andrada ainda conseguiu tocar na bola, mas não evitou o gol mil de Pelé, exatamente aos 34 minutos e 12 segundos.

Diferentemente, das comemorações anteriores, o Rei do Futebol não deu o soco no ar. Foi até o fundo do gol e pegou a bola. Neste momento, os jornalistas que estavam atrás do gol invadiram o gramado e levantaram Pelé, colocando-o nos ombros. O nome do craque santista era ouvido em todo o Maracanã, no grito dos torcedores.

Naquele instante, vestiram uma camisa com o número 1000, com a qual Pelé deu a volta olímpica no Maracanã. Seguido pela imprensa e em um dos maiores momentos de sua carreira, o maior camisa 10 de todos os tempos não aproveitou os microfones para exaltar seus feitos ou agradecer a quem o ajudou na carreira, como seria esperado. Em vez disso, pediu às autoridades para não esquecerem das crianças, das pessoas pobres e dos idosos.

“Pelo amor de Deus, olha o Natal das crianças, olha Natal das pessoas pobres, dos velhinhos cegos. Tem tantas instituições de caridade por aí. Pelo amor de Deus, vamos pensar nessas pessoas. Não vamos pensar só em festa. Ouça o que eu estou falando. É um apelo, pelo amor de Deus. Muito obrigado”, disse o Rei, encerrando um dos mais gloriosos capítulos do Maracanã, dele próprio e do futebol brasileiro.

Fonte: Agência Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal Abre Chamamento Público para o Primeiro Hospital Público Veterinário para Cães e Gatos da cidade

Foto: Reprodução

A Prefeitura Municipal de Natal anuncia a abertura do chamamento público para a seleção da organização da sociedade civil que irá gerenciar o primeiro Hospital Público Veterinário da cidade. Este hospital, que atenderá exclusivamente cães e gatos, tem previsão para iniciar os atendimentos em meados de agosto de 2024, marcando um importante avanço no cuidado com os animais de estimação da nossa cidade.

O processo de chamamento público, conduzido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visa encontrar uma entidade qualificada para implantar, gerir e operacionalizar o hospital veterinário. Esta organização será responsável por oferecer serviços como consultas, exames, tratamentos ambulatoriais e cirurgias, priorizando casos de urgências e emergências.

Com uma estimativa de mais de mais de 100 atendimentos diários, o Hospital Público Veterinário de Natal buscará atender a demanda da população que não possui acesso fácil a serviços veterinários. “Este projeto representa um marco para a nossa cidade, garantindo que todos os tutores de cães e gatos possam ter acesso a cuidados veterinários gratuitos e de qualidade. Uma luta nossa que agora vai virar realidade, graças ao empenho do Deputado Federal Paulinho Freire, da Ex-secretária de planejamento Joanna Guerra e do Prefeito Álvaro Dias”. afirmou Robson Carvalho, Vereador por Natal.

O Termo de Colaboração que formaliza esta parceria será assinado após a seleção da entidade responsável, garantindo a disponibilidade dos serviços a partir de agosto. Com essa ação, a Prefeitura de Natal reforça seu compromisso com o bem-estar animal e a saúde pública, proporcionando um atendimento digno e especializado para os animais.

Opinião dos leitores

  1. E quem vai salvar a quantidade absurda de gatos que se escondem no terreno do exército ao lado da Roberto Freire?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Polícia Civil resgata quatro cães em situação de maus-tratos na Zona Leste de Natal

https://x.com/BlogdoBG/status/1808239927076724981

 

Quatro cães em situação de maus-tratos foram resgatados pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira (02) em uma casa localizada no bairro Barro Vermelho, na Zona Leste de Natal.

Os animais estavam estavam vivendo em um local inapropriado. O dono da residência, um homem de 27 anos, foi conduzido à Delegacia para os procedimentos cabíveis. Eles foram resgatados por policiais civis da Delegacia Especializada de Defesa ao Meio Ambiente e Assistência ao Turista (DEMAATUR).

De acordo com as investigações, no local do resgate não havia água ou alimentos para os cães fêmeas, que eram uma Pitbull e três vira-latas.

Os cães ficarão sob os cuidados de uma ONG até que a Justiça determine um novo destino para os animais. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Portal 98Fm

Opinião dos leitores

  1. Parabéns..Que o sujeito seja punido exemplarmente para que outros não façam o mesmo. São inocentes sendo judiados por facínoras.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *