Cidades

Obra de engorda da praia de Ponta Negra chega a 35% de execução

Foto: Reprodução

As obras da engorda da praia de Ponta Negra devem se aproximar da marca de 2 km finalizados nos próximos dias. Os trabalhos, que já contam com a conclusão de 1,35 km e índice de cerca de 35% de finalização, avançarão com o bloqueio de mais 500 metros da praia para a realização do aterro na altura do hotel Rifóles, até a semana que vem. As informações são do secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes, que celebra o andamento dos serviços, mesmo diante da paralisação temporária em razão de o material retirado da jazida para o aterro ter sido considerado impróprio. A previsão é finalizar a obra depois do dia 20 de dezembro, mas ainda em 2024.

“Passamos algo em torno de 10 dias para começar de fato a engorda, por conta do problema com a jazida, mas a obra está andando no seu fluxo normal. Nós notamos, com esse pouco mais de um quilômetro, que a população está aprovando os trabalhos. Temos visto o pessoal do surf e do kitesurf frequentando a região, que será um grande marco para revitalizar o turismo e a economia de Ponta Negra. Então, pretendemos entregar após o dia 20 de dezembro”, afirmou o secretário. O aterro hidráulico começou em meados de agosto e foi paralisado em seguida por causa das condições da jazida.

Os serviços foram retomados no dia 20 de setembro, após a Prefeitura encontrar um novo local para a extração dos sedimentos, com areia de qualidade e suficiente para a obra. Também foi decretada emergência nas praias de Ponta Negra e da Via Costeira após o risco de colapso em diversos pontos da orla, atingindo hotéis, passeio público, sistema de drenagem e o Morro do Careca, com risco de acidentes fatais e danos ambientais. As marés altas e intensas que passaram a atingir Natal na época, foram um dos motivos elencados pela Prefeitura para edição do decreto.

Na época, a Procuradoria Geral do Município disse que a situação de emergência decretada iria muito além da obra de engorda, que, graças à medida, pôde continuar, segundo interlocutores. Entre as legislações que embasam o decreto estão o Código Florestal, como a Lei de Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (12.608/2012) e a Resolução 369/Conama. No mês passado, a Agência Nacional de Mineração (ANM) aprovou a extração de areia da nova jazida que está alimentando as obras da engorda de Ponta Negra.

A justiça também determinou que o Instituto do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) se abstenha de “impor obstáculos” à execução das obras da engorda. Atualmente, em situações de maré cheia, bares, barracas e banhistas ficam praticamente impedidos de frequentar a areia e o mar. Com o aterro, a faixa de areia nas praias de Ponta Negra e parte da Via Costeira é alargada para até 100 metros na maré baixa e 50 metros na maré alta. A obra tem custos da ordem de R$ 73 milhões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SÓ CAI QUEM QUER: Governo Fátima quer mudar legislação para o IPVA e ITCD. Vem aumento também

Foto: Reprodução

Além de enviar o PL que eleva o imposto do ICMS para 20%, a governadora Fátima Bezerra também enviou a proposta que altera a Lei Estadual nº 6.968.

Para quê? Lá vem  aumento também do ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

“O Poder Executivo, entre as propostas de mudanças encaminhadas à Assembleia Legislativa, pretende alterar também legislações que tratam do ICMS relativo aos veículos elétricos e o IPVA dos demais veículos, esse com relação à atual abrangência do benefício de isenção do imposto. Há ainda proposta de modificação da lei que trata do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens e Direitos – ITCD”.

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“O dia amanheceu mais tenso”, diz Haddad sobre vitória de Trump

Foto: Reprodução

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta 4ª feira (6.nov.2024) que “o dia amanheceu mais tenso” ao ser questionado sobre a vitória de Donald Trump (Partido Republicano) nas eleições dos Estados Unidos. Pediu ajuda do Congresso porque o momento é “mais desafiador”. “Na campanha, foram ditas muitas coisas que causam apreensão não [só] no Brasil, no mundo inteiro. Causam pressão nos mercados emergentes, nos países endividados, na Europa. O dia amanheceu, no mundo, mais tenso, em função do que foi dito na campanha”, declarou.

Haddad indicou, porém, que o que foi dito na campanha pode não ser feito. “O discurso pós-vitória oficiosa[…] já é um discurso mais moderado do que o da campanha. Então, nós temos que aguardar um pouquinho e cuidar da nossa casa. Cuidar do Brasil, das finanças e da economia para ser o menos afetado possível, qualquer que seja o cenário externo”, disse. Haddad afirmou que o cenário externo tem sido desafiador “há alguns meses”. Disse que, desde novembro de 2023, defende que haja cautela interna “em virtude do que estava acontecendo no mundo”.

Para o ministro, o êxito do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas votações do ano passado foi uma sensibilidade do Congresso com esse argumento. “Tem que se sensibilizar mais, porque o momento é mais desafiador”, disse. Haddad declarou ser preciso esperar os desdobramentos do governo Trump em 2025. Afirmou que o Partido Republicano teve vitória no Senado e na Câmara e, por isso, o governo dos EUA terá “muitos graus de liberdade”.

O ministro disse que a vida “trata de corrigir algumas propostas mais exacerbadas e trata de moderar”. Questionado se o resultado poderia se refletir nas eleições de 2026, Haddad declarou que é “difícil dizer” e que o importante é a democracia “continuar existindo”. E completou: “Não tem um casamento de eleições entre o Brasil e os Estados Unidos. Não tem um automatismo. Existe um fenômeno de extrema-direita no mundo crescente, isso todos os analistas políticos, inclusive nos Estados Unidos, estão dizendo”.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Nos Estados Unidos votam os Americanos, não existe eleitores do mundo para eleger um Governo Mundial como alguns “líderes” querem!

  2. O dia amanheceu sorrindo, o “Véio Trump” fez barba, cabelo, bigode e ainda lambeu a caçarola.
    Chora não bebê!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

ICMS: Fátima envia projeto para AL de aumento de imposto

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), enviou o Projeto de Lei sobre o aumento do imposto do ICMS, nesta quarta-feira (6), para a Assembleia Legislativa do RN.

“Propõe-se, ainda, a modificação da alíquota modal do ICMS aplicável às operações e prestações em geral, de 18% (dezoito por cento) para 20% (vinte por cento), com o objetivo precípuo de evitar perdas substanciais na arrecadação do Rio Grande do Norte ern razão de a Reforma Tributária estabelecer, como parâmetro para o rateio da arrecadação do novo imposto sobre o consumo, a receita média de cada ente federativo no período de 2019 a 2026, rateio esse que perdurará por 49 (quarenta e nove) anos”.

Confira o documento: 20241106-095415

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Operação mira esquema de pirâmide financeira no RN

Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 6/11, a Operação Cadeia Financeira com o objetivo de investigar uma empresa na capital potiguar acusada de operar um esquema de pirâmide que prometia retornos financeiros elevados e irreais com o propósito de atrair investidores. Estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal/RN, nas cidades de Natal/RN, Niterói/RJ e São Luís/MA.

A investigação teve início após várias denúncias de vítimas e revelou diversas irregularidades nas finanças da empresa, que chegou a movimentar mais de R$ 5 milhões em um curto período de tempo. As análises das contas bancárias mostraram, ainda, momentos de atividades suspeitas seguidas por uma interrupção repentina nas transações, o que sugere que os gestores tentaram esconder práticas ilegais logo após captar uma soma considerável de recursos dos investidores.

A investigação prossegue com a análise dos documentos e dos dispositivos eletrônicos apreendidos, os quais poderão revelar novos detalhes sobre a extensão do esquema e identificar mais vítimas.

Essa operação destaca o compromisso da Polícia Federal em encerrar o ciclo de operações financeiras ilegais, bem como definir quem são as pessoas envolvidas. Os responsáveis pelo esquema serão indiciados de acordo com a Lei de Crimes Financeiros.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Condutor perde controle e veículo capota na Via Costeira

Foto: Vicente Estevam

Um acidente foi registrado em um trecho da Via Costeira, na manhã desta quarta-feira (6), em Natal. De acordo com a Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR) da capital, o condutor de um carro perdeu o controle enquanto estava dirigindo e o veículo capotou. A ocorrência foi identificada entre a sede da CIPTUR e o Hotel Vila do Mar.

A CIPTUR informou que, apesar do acidente, ninguém ficou ferido e o motorista não apresenta lesões aparentes. A Polícia Militar segue no local prestando apoio até a chegada do SAMU.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bitcoin bate recorde e ações futuras sobem nos EUA com projeção de vitória de Trump

Foto: Reprodução

Os futuros de ações dos EUA subiram na manhã desta quarta-feira (6) e o bitcoin saltou enquanto Donald Trump caminhava para vitórias nos estados-chave da Pensilvânia, Geórgia e Carolina do Norte.

Os futuros no Dow subiram 2,84%, enquanto o S&P 500 subiu 2,2%. O índice do dólar americano atingiu seu ponto mais alto desde julho.

Criptomoedas, que são consideradas parte do chamado comércio Trump, também saltaram.

O Bitcoin ultrapassou US$ 75.000, atingindo uma alta histórica durante esta manhã. Ele ultrapassou sua alta histórica anterior de US$ 74.000 na noite de terça-feira. Trump expressou seu apoio às criptomoedas no passado.

Dogecoin, a criptomoeda volátil defendida por Elon Musk, um apoiador de alto perfil de Trump, subiu até 25% na quarta-feira em relação ao nível de fechamento de terça-feira, embora esses ganhos tenham sido reduzidos para 16%. A criptomoeda subiu quase 31% desde o início da semana.

O Dow Jones fechou 425 pontos acima na terça-feira, ou 1% acima, o S&P 500 ganhou 1,2% e o Nasdaq, de alta tecnologia, subiu 1,4%, tudo isso ressaltando o otimismo dos investidores enquanto os americanos votam.

Historicamente, as ações frequentemente sobem no Dia da Eleição. Isso marca o sexto ganho consecutivo no Dia da Eleição para o S&P 500 e o Nasdaq.

Mark Haefele, diretor de investimentos da unidade de gestão de patrimônio do UBS, observou que os futuros do S&P 500 e do índice Russell 2000 para empresas menores listadas nos EUA estavam em alta, “provavelmente em antecipação a um crescimento doméstico mais forte, aumento da atividade (de fusões e aquisições), uma extensão dos cortes de impostos pessoais e esperanças de impostos corporativos mais baixos” como resultado de uma vitória de Trump.

“A perspectiva de um resultado eleitoral claro também pode estar impulsionando os futuros para cima, dada a menor incerteza sobre o futuro”, escreveu ele em uma nota.

Enquanto isso, Mohit Kumar, economista da Jefferies, disse que empresas financeiras e empresas menores provavelmente liderarão mais ganhos nas ações dos EUA.

“Também esperamos que as ações dos EUA continuem a superar os índices europeus e globais”, acrescentou ele em nota.

O índice Stoxx Europe 600, referência para a região, subiu 1,3%. O DAX da Alemanha e o CAC da França subiram 0,8% e 1,4%, respectivamente, enquanto o FTSE 100 de Londres foi negociado 1,3% mais alto no dia.

As ações dos EUA historicamente subiram nos meses após as eleições, independentemente do resultado. “A maioria dos movimentos de preços das ações ao longo do tempo é impulsionada por lucros, inflação e taxas de juros”, disse Adam Turnquist, estrategista técnico chefe da LPL Financial.

“A política importa, particularmente a política tributária e comercial, mas não tanto quanto alguns podem pensar.”

Os traders estão se preparando para uma semana turbulenta. Apenas dois dias após o Dia da Eleição, o Federal Reserve anunciará sua última decisão sobre a taxa de juros, a primeira desde que cortou as taxas em meio ponto.

O anúncio do Fed ocorre em meio a novos dados que mostram sinais de um esfriamento do mercado de trabalho dos EUA, adicionando outra camada a uma semana já cheia para os mercados.

CNN

Opinião dos leitores

  1. E aqui pelo Brasil, só derrota ! Dólar alto, desvalorização do Real, inflação, perda do poder de compra, alta da criminalidade. Ladeira abaixo….segurem os cintos, que a coisa vai piorar.

  2. O LARANJÃO FEZ BARBA, CABELO E BIGODE. CÂMARA, SENADO, MAIORIA DE ELEITORES, MAIORIA DOS DELEGADOS, UM SHOW. O POVO CANSOU DA MENTIRA E DA HIPOCRISIA DESSA ESQUERDA LIXO, DESSA MALDITA AGENDA WOKE. CHORA, CAMBADA DE JEGUES, QUE ESTAVAM TORCENDO CONTRA! 😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😵‍💫😵‍💫😭😭😭😭

    1. O nosso problema é que o brasileiro é diferente do americano, aqui gente com “curso superior” acredita em fadinha que vai trazer picanha e cerveja. Nosso caso é muito mais sério… A esquerda só precisa inventar uma mentira nova e os idiotas úteis acreditam novamente. Talvez a próxima seja: “vai ter maminha e coca-cola todo fim de semana”; é o suficiente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

EUA: Nas eleições, Republicanos ganham controle do Senado, projeta CNN

REUTERS/Leah Millis

Os norte-americanos também votam para o Congresso, para governador em 11 estados e outras medidas propostas. Acompanhe a apuração em tempo real.

Os republicanos conquistaram controle do Senado, segundo projeção da CNN. O partido tem agora 51 assentos nessa Casa legislativa, até 3h50, no horário de Brasília, desta quarta-feira (6). Já os democratas, 41.

Bernie Senders foi eleito senador pelo estado de Vermont, mas não está filiado a nenhum partido.

Todos os assentos na Câmara estão em disputa. Os republicanos conquistaram 191 deputados, e os democratas, 162, segundo projeção da CNN. São necessários 218 deputados para ter o controle desta Casa legislativa.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Bolsonaro encaminha mensagem na madrugada, parabeniza Trump e diz “Contra tudo e contra todos”

FELIPE MARQUES/ZIMEL PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Antes mesmo da confirmação da vitória de Donald Trump na disputa pela presidência dos Estados Unidos, Jair Bolsonaro encaminhou a aliados uma mensagem de comemoração ao feito republicano.

Em um grupo de Whatsapp, minutos antes da confirmação da conquista do estado da Pensilvânia, o ex-mandatário escreveu a aliados próximos:

“Obrigado meu Deus. Parabéns, Donald Trump. Salmos 30:5: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.”

CNN

Opinião dos leitores

  1. Trump já foi empresário e gerou riqueza, o wannabe tupiniquim sempre foi parasita.
    É uma boa diferença cultural.

  2. Com ou sem Trump esse vai ser preso e continuar inelegível do mesmo jeito ! Já já será um presidiário ou quem sabe ex presidiário né?!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

PADILHA: se Trump quiser retaliar governo Lula, quem perde é ele


O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, minimizou os impactos para o governo Lula de uma eventual vitória do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, cuja votação se encerra nesta terça-feira (5/11).

Em entrevista à coluna, Padilha avaliou que a possível vitória de Trump terá mais impacto na “animação” dos apoiadores do republicano do que na relação entre os dois governos. Segundo o ministro, o Brasil está cada vez menos depentente dos Estados Unidos.

“Acho que vai ter um impacto mais na animação de alguns seguidores de um lado e do outro. Mas, em relação aos impactos da cooperação que a gente venha a fazer, a gente está cada vez menos dependente dos Estados Unidos. Se o Trump quiser fazer algum tipo de retaliação, sinceramente, quem está perdendo é ele, que vai estar perdendo um parceiro importante, que é o Brasil”, afirmou Padilha, responsável pela articulação política do governo Lula.

O ministro ponderou, contudo, que a postura de retaliação não tem sido a tradição de governos republicanos. “Se ele (Trump) quiser fazer qualquer tipo de retaliação, quem vai estar perdendo é ele. Não tem sido a tradição dos governos republicanos, inclusive, que sabem a importância do Brasil”, disse.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Nesse governo, quem não tem cara de ladrão, tem de abestalhado, olhem para a face desse cara, Haddad, lindenberg, mineiro, Jorge sola, já os outros kkkk, espia, lula, vacaria, José Eduardo Cardoso, Rui Costa, Wellington Dias….kkkkkkkkkkkkk

  2. O “VELHO” AGORA É TRUMP??? SERÁ QUE ELE VAI DIZER QUU HOUVE FRAUDE??? O BOZO QUE PERDEU DA OUTRA VEZ DISSE QUE HOUVE AQUI. SEMPRE QUEM PERDE ARRANJA UMA DESCULPA.

    1. Pegou em m……. no meio da manhã, tenha vergonha chulezento, vá tomar banho e se limpar, não esqueça de escovar os dentes, lave as mãos, o caminho de vcs está traçado, ei, esse JERONIMO no seu nome é uma lembrança do velho índio americano?,

  3. O parasita diz: “estamos cada vez menos dependentes dos EUA”, a parte que assusta é que estamos cada vez mais dependentes da China, país sanguessuga, ninguém sai ganhando quando negocia com eles. Roubam patentes, não respeitam acordos, são desleais e maliciosos.

  4. O isolado e enfraquecido do Maduro está apontando o dedo na cara do lula e ele esta bem caladinho com o rabo entre as pernas, imaginem o que um Trump e o governo dos EUA não faz.

  5. Só existe uma opinião sobre essa fala do ministro:
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Trump vem com força total, com maioria no Senado e na Câmara.
    A esquerda mundial já começa a tremer.
    Muita coisa vai mudar.

  6. A piada do dia!!
    Esses esquerdistas são uma comédia.
    Kkkkkkkkkkkk.
    O chôro é livre, madu coutinho.

  7. Se os EUA, a maior potência econômica e militar do mundo quiser retaliar a demogracinha do aleandre quem perde é os EUA… “çei”… e quem é lula? é a aquela secretária do alexandre de morais?

  8. Perdeu Mané! A América e o Mundo estão livres da esquerdalhada suja que tanto mal faz a humanidade.

    1. Um governo presidente como Lula diante da Potência de um Tramp, é igual da briga de uma formiga com um elefante, um cara totalmente analfabeto como Lula, ele deveria era se esconder em um buraco e mandar alguém enterrar.

  9. KKKKKK….KKKKK…..KKKKKK
    Respirando….KKKKKKKKK

    Adorei a primeira piada do dia! KKKKKKKKKK
    O último que vi fazer esse tipo de declaração sobre os EUA foi o Nicolás Maduro e, realmente, os Estados Unidos estão “perdendo” muito por retaliar a Venezuela.
    Piada

  10. Isso é um completo idiota, manda ele comentar sobre maduro e as besteiras do seu chefe, sem esquecer óbvio, a brilhante Gleisi Hoffman….BABACA.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Trump ganhou ou está à frente em todos os 7 estados-chave da eleição nos EUA


Trump ganhou ou está à frente em todos os 7 estados-chave da eleição nos EUA

Veja a lista de estados:

  • Arizona – 11 delegados
  • Carolina do Norte – 16 delegados (Trump ganhou, aponta AP)
  • Geórgia – 16 delegados (Trump ganhou, aponta AP)
  • Michigan – 15 delegados
  • Nevada – 6 delegados
  • Pensilvânia – 19 delegados
  • Wisconsin – 10 delegados

**Cada uma das unidades da federação estabelece seus próprios processos para a contagem de votos, o que faz com que os vencedores de cada local possam ser anunciados com dias de diferença.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *