Cidades

Obras da Avenida Felizardo Moura devem começar na segunda-feira (31)

Foto: Reprodução

Depois de adiar por duas vezes o início das obras na Avenida Felizardo Moura, a Secretaria de Obras de Natal confirmou nesta terça-feira (25) que o serviço deve começar na próxima segunda-feira (31), com a interdição da parcial da via no sentido Zona Norte-Centro.

As obras estavam paralisadas há pelo menos duas semanas, sem previsão para serem retomadas. Um novo cronograma ficou estabelecido após reunião com representantes da empresa responsável pela execução da obra. A retomada dos serviços ficou para o dia 31 justamente para não atrapalhar o fluxo da população no fim de semana do segundo turno das eleições – a votação será no domingo (30).

“A partir de segunda-feira haverá a interdição da avenida Felizardo Moura para o início da obra propriamente dita. No sentido Zona Norte às demais zonas, iremos iniciar com a retirada do asfalto, também com a chegada dos tubos de drenagem que serão colocados, como também os tubos da Caern, que serão colocados lá pra quando for retirando o asfalto, a empresa já vai colocando eles nos devidos lugares”, explicou o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Carlson Gomes, em entrevista à Inter TV Cabugi.

A primeira etapa da obra deve ser concluída em maio, de acordo com o secretário. “A partir de junho vamos iniciar a trincheira propriamente dita ali no Viaduto da Urbana, como também no sentido contrário. É necessário isso, agilizar um lado e depois o outro, porque vamos precisar do lado que foi feito para fazer os acessos e os desvios pelo Bairro Nordeste”, comentou.

Carlson Gomes reforçou que a prefeitura está alinhando com a Fecomércio, a pedido dos comerciantes, uma divulgação prévia das interdições para evitar transtornos no trecho que receberá intervenções.

O prazo final para conclusão é de um ano e seis meses. “O cronograma foi mantido, só apenas a gente pediu uma celeridade da empresa. E com a chegada concomitantemente dos tubos, dos tanques de drenagem, vai agilizar e facilitar a rapidez. Podemos até antes de maio concluir esse trecho”, contou o secretário.

G1 RN

Opinião dos leitores

  1. FAÇO UM APELO AO PREFEITO DE NATAL ÁLVARO DIAS PARA QUE ESSA OBRA SÓ SEJA RETOMADA APÓS O DIA 02/11 QUE É O DIA DE FINADOS E NÓS FAMILIARES VAMOS VISITAR NOSSOS ENTE QUERIDOS NOS CEMITÉRIOS DA ZONA NORTE E APESAR DE SER UM FERIADO PODE OCASIONAR UM TREMENDO TRANSTORNO PARA TODOS NÓS, FICA AQUI O MEU APELO PARA QUE O NOSSO PREFEITO ÁLVARO DIAS POSSA SE SENSIBILIZAR COM ESSE NOSSO PEDIDO, UM ABRAÇO.

  2. Só Deus sabe quantas vezes vai ter paralisação, só deve ser entregue após a copa de 2026, kkkkk, raríssimas obras q começou e foi entregue no prazo estipulado, essa não vai ser diferente, sempre tem uma intervenção, tai a duplicação da tabajara, passou de 10 anos, vergonhoso essas admistraçoes, o povo da zn é quem vai sofrer.

  3. Urgente: TSE exonera servidor responsável por inserções da propaganda eleitoral

    1. Cuidado!
      Estou a hora essa MFV contrair uma “BOLSONARITITE”. Adianto-vos que essa doença é altamente contagiosa: a única chance de cura 100% comprovada é uma dose única de: LULA13

    2. Sério? Eu ia votar nulo, agora vou ter que me posicionar: Lula 13 sem medo de ser feliz! faz o L e vamos a vitória!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

[VÍDEO] Bolsonaro deseja feliz ano-novo judaico a Israel e pede paz

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desejou feliz ano-novo ao povo judaico, celebrado entre esta quarta (2/10) e sexta-feira (4/10).

No vídeo gravado ao lado do filho e senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e do advogado Fabio Wajngarten, Bolsonaro também desejou “paz para o mundo”, em meio à guerra entre Israel e Irã. “Feliz 5.785 e paz para o mundo”, disse Bolsonaro.

“Toda a nossa solidariedade ao povo de Israel e o nosso respeito ao estado de Israel”, afirmou Flávio.

O povo judaico comemora, nesta semana, o Rosh Hashaná, que marca o início do ano 5.785 no calendário dos judeus.

Bolsonaro, Flávio e Wajngarten falaram, no vídeo, “shaná tová”, saudação que significa “bom ano”.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe Publicitário

Hospital do Coração: sua saúde em boas mãos!

Agende suas cirurgias com a tranquilidade de estar em um dos melhores hospitais da região. Contamos com uma equipe de especialistas renomados e tecnologia de ponta para oferecer o cuidado que você merece.

Não perca tempo! Ligue agora e garanta o melhor para sua saúde:
📞 (84) 4009-2011 | 📲 (84) 99602-0378

Hospital do Coração, especializado em você.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

“São pessoas explodindo”, diz brasileira à espera de resgate no Líbano

Foto: Lindaura Lianes Hijazi/ Arquivo pessoal

A brasileira e dona de casa Lindaura Lianes Hijazi, de 51 anos, está vivendo em um abrigo lotado na capital do Líbano, em Beirute, com o marido e dois filhos pequenos. Ela deixou a própria casa depois que o bairro em que vive, ao sul da cidade, foi devastado pelos bombardeiros de Israel. A família de Lindaura aguarda o avião enviado pelo governo brasileiro para poder deixar o país.

“Esses mísseis derrubaram mais de sete edifícios pertinhos da minha casa. O lugar em que eu morava está todo devastado. Uma bomba dessas explode um edifício inteiro. Na última vez em que estava em casa, eles jogaram mais de dez bombas. e sem avisar ninguém. Treme tudo igual terremoto. Eu achei que ia morrer na hora”, relatou a brasileira natural de Assis Chateaubriand, no interior do Paraná.

Lindaura vive no Líbano desde 1991 e presenciou outras duas guerras. Ao todo, ela têm seis filhos, sendo dois menores de idade. A dona de casa relatou o horror que foi o ataque de Israel por meio dos pagers, quando centenas de rádios portáteis de comunicação explodiram em diversos pontos do Líbano visando lideranças do Hezbollah. Ao todo, morreram ao menos doze pessoas e 3 mil ficaram feridas.

“Você andava na rua e via as pessoas explodindo para todo lado. Era no shopping, era em todos os lugares. Perto da minha casa explodiram dois. Os rins do cara caíram no chão. Estourou um apartamento inteiro só por um aparelho desses”, relatou a brasileira.

Lindaura decidiu abandonar a residência depois do quinto bombardeio em seu bairro e que toda essa região da cidade hoje está vazia. Ele lamentou ainda que o banco dela não permite realizar saques maiores que US$ 300 dólares por mês e que, por isso, não consegue comprar passagens aéreas para deixar o Líbano.

“Agora a gente está esperando, se Deus quiser, o presidente Lula para a gente pegar o avião para nos resgatar. Se não fossem meus dois filhos pequenos, eu ficava aqui”, destacou a brasileira.

Lindaura falou também sobre a pressão psicológica que ela, os filhos e a família têm sofrido. “Minhas crianças são fortes igual eu, mas elas gritam e se desesperam quando caem as bombas. Minha cunhada, que é libanesa, fica desesperada ao ouvir os sons das bombas. Ela começa a bater na própria cabeça e a ficar branca. Ela não consegue ficar em pé”, disse.

Entenda

Desde o último dia 23 de setembro, Israel tem realizado bombardeios massivos contra cidades libaneses. Estima-se que, em pouco mais de uma semana, mais de 1 mil pessoas morreram e 1 milhão precisaram abandonar suas casas, segundo agências das Nações Unidas (ONU).

Israel alega que os ataques contra o Líbano visam destruir a infraestrutura e as lideranças do Hezbollah, grupo político e militar que tem realizado ataques contra o norte de Israel em solidariedade aos palestinos na Faixa de Gaza. O grupo promete manter os ataques enquanto continuar a ocupação de Gaza pelas forças israelenses.

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (02) com destino a Beirute. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), cerca de 3 mil brasileiros desejam deixar o Líbano.

Este é o número de pessoas que procuraram a Embaixada do Brasil em Beirute com pedido de repatriação. A maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio atualmente está justamente no Líbano. Ao todo, 21 mil brasileiros vivem no país.

Fonte: Agência Brasil

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Padilha pede “diagnóstico mais rápido possível” de avião de Lula

Foto: Agência Brasil

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, pediu por um diagnóstico rápido da Força Aérea Brasileira (FAB) a respeito de uma falha técnica no avião utilizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que apresentou uma pane ao sair do México na terça-feira (1º/10).

“A FAB precisa fazer um diagnóstico mais rápido possível para tomar decisões sobre isso, com condições técnicas melhores para servir o presidente da República, os ministros, o Parlamento”, afirmou em entrevista à revista Fórum.

“Vamos esperar qual análise vão fazer. Não pode colocar numa situação dessas o presidente da República”, completou.

Padilha relembrou que Lula voltou no avião reserva e ainda é preciso resolver como “o resto da equipe vai voltar” para o Brasil.

“Mostraram segurança em relação ao pouso, muito tranquilo, ficaram esperando porque precisava do avião reserva”, contou.

Lula e comitiva pousaram em Brasília pouco depois das 10h desta quarta-feira (2/10). Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), a viagem foi tranquila “sem nenhuma intercorrência”.

O chefe do Executivo havia chegado no México no domingo (29/9) para participar da posse da nova presidente do país, Claudia Sheinbaum.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Dnit afirma que primeiros editais para duplicação da BR-304 no RN serão publicados ainda em 2024

Foto: Sandro Menezes / Governo do RN

O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabrício Galvão, afirmou nesta terça-feira (1º) que os primeiros editais de licitação para a duplicação da BR-304 serão publicados ainda este ano. O comunicado foi feito durante reunião com a governadora Fátima Bezerra (PT).

Além disso, o diretor-geral do Dnit também se comprometeu – segundo o governo – com a publicação também este ano do edital de licitação para a passagem urbana da BR-304 na altura da cidade de Macaíba. Trata-se da conclusão da duplicação da Reta Tabajara.

“Recebemos a garantia do Dnit de que estão mantidos os cronogramas de publicação dos editais para os primeiros trechos de duplicação da BR 304 ainda este ano. Da mesma forma, em relação ao edital para aquele trecho remanescente da rodovia à altura de Macaíba. Estamos acompanhando de perto porque todos sabemos da importância dessas obras que tanto aguardamos; e, veja, continuamos avançando nessa parceria importante com o governo federal”, disse a governadora Fátima Bezerra.

Implantação da BR-104

Fabrício Galvão também expôs à governadora, ao secretário Gustavo Coelho (Infraestrutura) e a Natécia Nunes (diretora-geral do DER-RN), que os técnicos do Dnit também estão avançando no processo de inventário dos trechos da BR-104, com vistas à implantação da rodovia.

Em julho deste ano, durante audiência no Ministério dos Transportes, a governadora Fátima Bezerra entregou a Fabrício Galvão o documento autorizando a incorporação de trechos rodoviários da rede estadual à malha federal.

A BR-104 liga Macau (RN) a Maceió (AL), com um trajeto de 672,3 quilômetros. No Rio Grande do Norte, a rodovia terá 215 quilômetros, partindo de Macau e passando por Pendências, Pedro Avelino, Afonso Bezerra, Lajes, Cerro Corá, até a divisa da Paraíba, na altura do município de Jaçanã, onde se liga ao trecho já existente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições

[VÍDEO] EMOCIONANTE: Na UTI, menina fazia tratamento contra pneumonia ouvindo músicas da campanha de Allyson

Uma história emocionante foi registrada durante a campanha de Allyson Bezerra em Mossoró. A pequena Elis recentemente passou por tratamento contra pneumonia. Ela estava internada na UTI em Natal. O que chama a atenção é o carinho da menina pelo prefeito Allyson Bezerra.

Durante sua internação no hospital em Natal, Elis pedia aos médicos e enfermeiros para escutar as músicas de campanha do prefeito Allyson. Vídeos mostram ela andando pelos corredores do hospital com os enfermeiros ouvindo as músicas de Allyson.

Allyson encontrou Elis durante uma agenda de campanha nesta terça. Foi até sua casa e recebeu o carinho da menina e da sua família.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TCU vai monitorar impacto de bets na saúde pública e no orçamento das famílias

O presidente do TCU, ministro Bruno Dantas | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira uma proposta para acompanhar o mercado de apostas on-line no Brasil e seus impactos na saúde pública, no orçamento das famílias e em diversas políticas públicas.

A proposta foi apresentada pelo presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, e referendada pelos demais membros da corte de contas. Dessa forma, a Secretaria-Geral de Controle Externo do tribunal vai acompanhar “os custos envolvidos na saúde pública, o impacto no poder de compra das famílias e as ações propostas pelo governo federal”, segundo Dantas.

Em relação às medidas tomadas pela União, Dantas citou, por exemplo, ações para prevenir a lavagem de dinheiro, roubo de dados dos apostadores e o envolvimento de menores de idade.

“Estima-se que o mercado de apostas também pode repercutir no orçamento da saúde, uma vez que, com a inclusão de ações voltadas à população com vicio nas bets, haverá possibilidade de um aumento significativo nos atendimentos em saúde mental realizados na Atenção Primária à Saúde e nos Centros de Atenção Psicossocial”, diz Dantas, em uma comunicação da presidência do TCU.

O mercado de bets está na mira do governo diante do crescimento acelerado no país, que vem drenando recursos da economia, inclusive de pessoas mais vulneráveis. A Associação Nacional de Jogos e Loterias (ANJL) estima que o mercado vai movimentar R$ 150 bilhões em 2024.

Levantamento do Banco Central, feito a pedido do senador Omar Aziz (PSD-AM), estimou que o gasto médio dos brasileiros com apostas e cassinos on-line girou entre R$ 18 bilhões e R$ 21 bilhões por mês neste ano até agosto. Só no oitavo mês do ano, 5 milhões de beneficiários do Bolsa Família gastaram R$ 3 bilhões com esses jogos on-line.

Nesta terça-feira, o Ministério da Fazenda deu o primeiro passo para o controle do mercado com a apresentação da lista das plataformas que pediram autorização e podem operar no país. São 193 marcas. As demais não podem oferecer mais jogos aos brasileiros e terão os sites bloqueados a partir do dia 11.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Produção de petróleo e gás do RN cresce no 2º trimestre, mostra Boletim da SEDEC

Foto: 3R Petroleum

O Rio Grande do Norte (RN) segue em ritmo de expansão na produção de petróleo e gás natural. No segundo trimestre de 2024, o Estado registrou um crescimento de 4% na produção de petróleo, que totalizou três milhões de barris. O setor de gás natural também apresentou um crescimento expressivo de 17,5%, ao atingir a marca de 108 milhões de metros cúbicos produzidos.

Os números integram o Boletim de Petróleo e Gás Natural e Arrecadação de Royalties – Segundo Semestre, divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), nesta terça-feira (01.10). A publicação técnica é elaborada pela Coordenadoria de Desenvolvimento Energético (CODER) da SEDEC-RN.

Um dos destaques do levantamento foi a constatação de que o campo de Canto do Amaro, localizado na Bacia Potiguar, se consolidou como o maior produtor de petróleo onshore do Brasil, durante o segundo trimestre de 2024, o que reforça a importância estratégica da região para a indústria petrolífera nacional.

Além dos números de produção, o Boletim traz dados relevantes sobre a distribuição de royalties entre os municípios do estado. No período de abril a junho de 2024, o Rio Grande do Norte repassou R$ 60,9 milhões em royalties, um aumento de 14,39% em relação ao mesmo período de 2023. Entre os municípios beneficiados, Felipe Guerra se destacou com R$ 7,3 milhões recebidos, representando um crescimento expressivo de 207,8%.

Os números e a análise – com informações técnicas sobre os principais campos de produção e a variação semestral na distribuição dos royalties – estão disponíveis para consulta no Boletim de Petróleo e Gás Natural e Arrecadação de Royalties – Segundo Semestre.

O Boletim tem como objetivo apresentar um panorama completo da produção de petróleo e gás natural na Bacia Potiguar durante o segundo trimestre de 2024, detalhando os volumes produzidos, os principais campos em operação e a distribuição dos royalties entre os municípios da região.

Acesse aqui o Boletim na íntegra

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEOS: Candidato a prefeito faz “chuva de dinheiro” para eleitores e é preso pela Polícia Federal

A Polícia Federal do Amazonas prendeu, nesta quarta-feira (2), o candidato a prefeito da cidade de Coari, interior do Amazonas, Raione Cabral (Mobiliza) por jogar dinheiro para eleitores durante comício de campanha.

Nas imagens, registradas pela população, Raione é visto atirando notas de dinheiro para os eleitores, caracterizando compra de votos. A Polícia Federal foi acionada, abordou o candidato e o deteve para prestar esclarecimentos.

Nas imagens postadas em redes sociais, é possível ver que moradores da cidade se reúnem em volta de uma praça de Coari. Há tumulto entre as pessoas tentando pegar o dinheiro jogado pelo candidato.

A CNN entrou em contato com a Polícia Federal do Amazonas para esclarecimentos do ocorrido. Em nota, a PF diz que o preso responderá por possíveis crimes de corrupção eleitoral e “caixa dois”, cujas penas somadas podem chegar até 09 anos de reclusão e multas.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Lei Seca prende mais de 900 motoristas por embriaguez ao volante nos últimos dois anos no RN

 

Foto: Divulgação/CPRE

A operação da Lei Seca no Rio Grande do Norte registrou a marca de 906 motoristas presos por embriaguez ao volante nos últimos dois anos.

O número foi divulgado pela Seção Lei Seca, do Comando de Policiamento Rodoviário (CPRE) e compreende o período de setembro de 2022 a setembro de 2024.

O crime, previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, estipula pena de detenção, de seis meses a três anos, além de multa, ocorrendo quando o teste de alcoolemia aponta valor superior a 0.33mg/l.

Mesmo diante da recusa em fazer o teste do bafômetro, o condutor que apresentar sinais de alteração da sua capacidade psicomotora, será enquadrado no artigo 306.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *