Como se sabe desde o princípio, a Copa do Mundo de 2014 é um projeto que engloba não só um estádio de futebol, como também obras de mobilidade urbana e infraestrutura, no caso portos e aeroportos. Deixar tudo pronto no prazo do Mundial tem sido uma corrida contra o tempo. Em Natal, enquanto a Arena das Dunas é tocada em velocidade sobre a qual divergem Fifa e Governo do Estado, os projetos para desafogar o trânsito da cidade não andam. A demora preocupa entidades ligadas à economia do Rio Grande do Norte e também o Ministério Público, o que mereceu maior atenção após o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ter minimizado os atrasos na mobilidade.
Em visita a Arena das Dunas nesta segunda-feira, o ministro enfatizou a importância das obras de infraestrutura para as cidades-sede, mas colocou panos quentes na urgência de ter os projetos concluídos para o Mundial. O Diário de Natal ouviu sobre o assunto o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN),a Federação das Indústrias do RN (Fiern), e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio/RN), e todos divergem da ideia de sediar a Copa do Mundo sem a infraestrutura prometida.
“Se for assim, vamos entrar em campo derrotados”, resume o superintendente do Sebrae/RN, José Ferreira de Melo Neto. Para ele, os esforços empreendidos no tocante a liberação de recursos dando prioridade às obras nas cidades-sede acontece justamente sob a justificativa dos locais estarem bem estruturados para receber a Copa do Mundo. Ter a Copa sem as obras seria entregar um projeto inacabado. O presidente da Fiern, Amaro Sales, se posiciona na mesma linha. “A Fiern não concorda em aceitar a Copa de qualquer forma”, afirma.
Sales enfatiza que o Mundial se baseia exatamente na construção de um portfólio de produtos, se referindo ao conjunto de estádio, e projetos de infraestrutura. O presidente da Fiern coloca a entidade disponível de Governo e Prefeitura a discutir e ajudar. Tanto Município quanto Estado também podem contar com apoio da Fecomercio/RN. O presidente da federação, Marcelo Queiroz, acredita que haverá tempo para entregar as obras, mas se a conclusão não acontecer, os poderes estadual e municipal terão de buscar outras saídas.
MP atento
O coordenador do comitê do Ministério Público Estadual que acompanha os preparativos para a Copa em Natal, Luiz Lopes, diz que baseado nas informações recebidas de Governo e Prefeitura, nada foi feito até agora em relação à mobilidade urbana. “Só o que está sendo feito é a Arena das Dunas”, ressalta Lopes, que acredita na necessidade de se ter as obras prontas para o Mundial. O promotor conta que o MP não entra no mérito da realização ou não do evento na capital potiguar, mas está atento ao que vem sendo feito.
Obras seguem em clima de incerteza
O conjunto de obras de mobilidade urbana, portos e aeroportos, colocados dentro do projeto Copa do Mundo definitivamente não está no cronograma mais correto. Os projetos de mobilidade das avenidas Engenheiro Roberto Freire, Prudente de Morais e acessos ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante ainda não têm data para começar. Essas obras são de responsabilidade do Governo do Estado. Quanto ao Município, a prefeita Micarla de Sousa prometeu que ainda neste mês o conjunto de intervenções urbanas já licitadas iria começar.
O aeroporto de São Gonçalo do Amarante teve um protocolo de intenções assinado semana passada entre Governo do Estado e o consórcio Inframérica. A entrega está prevista para maio de 2014, faltando um mês para a Copa. Já o Terminal Marítimo de Passageiros, que atenderia os visitantes pela via marítima, teve o resultado da licitação adiado após uma decisão judicial, e aguarda o desfecho do caso na esfera jurídica para conhecer o nome do seu construtor.
A última má notícia para o poder público foia suspensão da licença ambiental concedida pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) para a construção de um túnel de drenagem que liga o Centro Administrativo ao Rio Potengi, passando pela Arena das Dunas.
Reportagem de Felipe Gibson para o Diário de Natal
Comente aqui