Diário de Natal
O calçadão da praia de Areia Preta ainda não está pronto. As obras se arrastam desde fevereiro, quando uma ressaca colocou abaixo a velha estrutura de cimento e pedra usada por moradores, turistas, surfistas e praticantes de caminhada e corrida à beira-mar. Pois bem, as obras, cujo cronograma havia sido previsto para ser concluído em 4 de outubro, conforme matéria publicada pelo Diário de Natal de 20 de agosto, não foi cumprido. As incertezas sobre a entrega do calçadão representam, para os moradores, a lentidão do serviço público na condução de obras que custam dinheiro dos contribuintes que pagam suas contas em dia. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), responsável pela obra e que firmou contrato com a construtora Engecal Engenharia e Cálculos Ltda, ainda posterga para a primeira quinzena de novembro a entrega da obra.
Antes do prazo de 4 de outubro, a prefeita da capital, Micarla de Sousa, declarou aos quatro ventos que o calçadão estaria pronto até agosto, condicionando a conclusão às condições climáticas. Pois bem, o desgosto veio depois quando, mesmo após o término da época das chuvas, a obra ainda se mantém num ritmo lento. “Terei uma reunião amanhã (hoje) com a empresa. A construtora garante que vai entregar em outubro, mas nós prevemos que só será possível fazê-lo na primeira quinzena de dezembro”, informou Cláudio Porpino, titular da Semsur. Ele disse que “alguns trechos serão liberados” e na sexta-feira será feita uma visita ao local. “Na ocasião, teremos mais detalhes”.
Uma placa próximo à obra informa que o valor da recuperação e reforço estrutural no Calçadão de Areia Preta custaram R$ 489.339 à prefeitura de Natal. O prazo seria de 180 dias, mas teve que ser adiado dezenas de vezes. Se ficar pronta, a obra irá abranger também o trecho de cerca de 50 metros do que sobrou do calçadão, que segundo laudo técnico também oferece risco de desabamento e precisa ser reestruturado.
Um funcionário da Estação Elevatória da Companhia de Águas eEsgotos (Caern), Nailton Dantas, revelou que ouviu boatos de que muitos funcionários estavam trabalhando ali por boa vontade. “Me diseram que os salários atrasaram. Complicado trabalhar nessas condições”, falou. Contudo, a informação não se confirmou. O mestre-de-obras, Francisco das Chagas Silva, disse que todos os 15 homens que trabalham na recuperação do calçadão estão com salário em dia. “Os trabalhos vão ser intensificados nos finais de semana para entregar a obra pronta até o final do mês de outubro”, informou Francisco. Ele explicou que a intenção é cumprir o cronograma estabelecido pela prefeitura. O novo calçadão terá 42 centímetros de altura, 2,20 metros de extensão e 1,60 metro de altura, tendo como base o banco de areia da praia.
saiba mais
Projeto de Recuperação
Valor da obra: R$ 489.339,00
Prazo para conclusão: 180 dias (a partir de fevereiro de 2011)
O calçadão de Areia Preta foi construído em 1998 e sempre sofreu com a ação das marés e agressões do clima
No projeto de recuperação do calçadão constam a limpeza das ferragens, reforço das armaduras, aumento a espessura do concreto em 3 a 6 centímetros, substituição das vigas e das ferragens
As vigas das ferragens e a estrutura de escoreamento da área já se encontravam desgastadas antes de ruir
Comente aqui