Mundo

Oito militares israelenses morrem em conflito com Hezbollah no Líbano

Foto: Forças de Defesa de Israel / Divulgação

Oito soldados israelense morreram nesta quarta-feira (2) durante embates diretos no sul do Líbano com membros do Hezbollah, segundo as Forças Armadas de Israel.

As mortes foram as primeiras de militares israelense desde que Israel invadiu o Líbano por terra, na semana passada, como parte da escalada de conflitos entre as forças israelenses e o grupo extremista.

O Exército de Israel não informou como os soldados morreram, mas, na terça-feira (1º), disse que militares israelenses haviam travado o primeiro combate direto com membros do Hezbollah desde o início da guerra na Faixa de Gaza — o Hezbollah, apesar de atuar no Líbano, apoia o Hamas, baseado em Gaza.

Em um comunicado, o Hezbollah afirmou que as mortes foram causadas pela detonação de um explosivo que pegou os militares de surpresa em um vilarejo do Líbano. O grupo extremista disse ainda que outros soldados de Israel morreram na ocasião.

O primeiro militar morto, identificado pelo Exército israelense no começo da manhã desta quarta-feira (2), foi Eitan Oster, de 22 anos, que fazia parte de um braço de elite das Forças Armadas israelenses especializada na luta contra guerrilhas.

Horas depois, mais sete baixas foram confirmadas e, após informar as famílias, as Forças de Defesa israelenses anunciaram os nomes dos militares mortos:

  • Capitão Harel Etinger, 23 anos, de Eli, um comandante de esquadrão na Unidade ‘Egoz’, Brigada de Comando
  • Capitão Itai Ariel Giat, 23 anos, de Shoham, um oficial na Unidade ‘Yahalom’, Corpo de Engenharia de Combate
  • Sargento de Primeira Classe Noam Barzilay, 22 anos, de Kokhav Ya’ir Tzur Yigal, um soldado na Unidade ‘Egoz’, Brigada de Comando
  • Sargento de Primeira Classe Or Mantzur, 21 anos, de Beit Aryeh-Ofarim, um soldado da Unidade ‘Egoz’, Brigada de Comando
  • Sargento de Primeira Classe Nazaar Itkin, 21 anos, de Kiryat Ata, um soldado da Unidade ‘Egoz’, Brigada de Comando
  • O sargento Almken Terefe, 21 anos, de Jerusalém, soldado da Unidade de Reconhecimento Golani, Brigada Golani
  • O sargento Ido Broyer, 21 anos, de Ness Ziona, soldado da Unidade de Reconhecimento Golani, Brigada Golani

 

O mesmo comunicado, liberado às 11h47 do horário de Brasília, diz que sete membros das tropas israelenses ficaram gravemente feridos em confrontos na fronteira e foram levados para o hospital. Em vídeo divulgado no Telegram,

Às 7h44, no horário de Brasília, o Hezbollah divulgou em seu Telegram um vídeo que mostra, supostamente, a evacuação dos feridos, de helicóptero.

Persona non grata

 

Israel declarou nesta quarta-feira (2) o secretário-geral da ONUAntónio Guterres, como “persona non grata” e disse que ele está proibido de entrar no país.

A decisão, inédita na guerra no Oriente Médio, é um protesto pelo fato de a ONU não ter condenado “de forma inequívoca” ataque com mísseis lançado pelo Irã ao território israelense na terça-feira (1º).

“Qualquer um que seja incapaz de condenar de maneira inequívoca o ataque hediondo do Irã contra Israel não merece pisar em solo israelense. Este é um secretário-geral anti-Israel, que dá apoio a terroristas, estupradores e assassinos”, declarou o ministro das Relações Exteriores, Israel Katz, em um comunicado.

 

Na terça (1º), após o ataque do Irã, o secretário-geral da ONU condençou “a ampliação do conflito no Oriente Médio, escalada após escalada”, mas não se referiu diretamente ao lançamento de mísseis por Teerã.

Na diplomacia, a classificação de alguém como “persona non grata” significa que essa pessoa — geralmente um chefe de governo ou um diplomata — não é bem-vinda em um país. A “persona non grata” não é necessariamente proibida de entrar no país.

No caso de Guterres, no entanto, sua entrada em Israel também foi banida, ainda de acordo com o chanceler israelense.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também foi declarado persona non grata por Israel em fevereiro. Na ocasião, o governo israelense retaliou após Lula comparar os bombardeios na Faixa de Gaza ao Holocausto, quando milhões de judeus foram exterminados pelo regime nazista de Adolf Hitler.

A ONU ainda não havia se manifestado sobre a classificação de Israel a Guterres até a última atualização desta reportagem.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Assédio de Silvio Almeida começou em 2022, na transição de governo, diz Anielle em depoimento à PF


Foto: Divulgação/MDH

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou, nesta quarta-feira (2), em depoimento à Polícia Federal (PF), que sofreu importunação sexual do ex-ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania Silvio Almeida ainda durante a transição de governo, no fim de 2022.

De acordo com informações obtidas pela jornalista Monica Bergamo, colunista da Folha de S.Paulo, Anielle relatou aos policiais que “abordagens inadequadas”, de Almeida teriam se iniciado quando os dois integravam o grupo de transição do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ainda antes da posse.

Segundo Anielle, o comportamento impróprio do então ministro dos Direitos Humanos foi avançando até chegar à importunação física.

Anielle afirmou, ainda, que Almeida chegou a tocar em sua perna, por debaixo da mesa, durante reuniões públicas das quais ambos participavam. O agora ex-ministro teria insistido na importunação sexual por vários meses.

Anielle é irmã de Marielle Franco, vereadora do PSOL do Rio de Janeiro, que foi assassinada em março de 2018. A ministra da Igualdade Racial é formada em jornalismo e literatura e tem mestrado em relações étnico-raciais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

Anielle se casou, no fim de julho, com o criador de conteúdo Carlos Frederico da Silva, no Rio de Janeiro.

Almeida foi demitido do cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 6 de setembro, em meio a uma série de acusações contra o então ministro. Anielle é uma das mulheres que acusam o ex-colega de assédio.

No dia 17 de setembro, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de um inquérito pela Polícia Federal (PF) para investigar as acusações contra Silvio Almeida.

InfoMoney com informações de Mônica Bergamo – Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Índice dos que acham Lula melhor que Bolsonaro cai 13 pontos, diz pesquisa Quaest

Foto: reprodução/TV Globo

Segundo a Quaest, o total de brasileiros que acreditam que o governo Lula se sai melhor que a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) caiu 13 pontos, de 51% para 38%, desde julho. Os que acham que Bolsonaro foi melhor que o petista são 33%, queda de três pontos em relação a julho. O porcentual dos que acham os dois iguais cresceu de 8% para 22%.

Gráfico: Estadão / Fonte: Instituto Quaest

A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O instituto fez entrevistas presenciais com 2.000 brasileiros entre os dias 25 e 29 de setembro. O índice de confiabilidade do levantamento é de 95%.

O levantamento da Quaest também aponta que mais brasileiros acreditam que o maior problema do País é a economia. Antes, o índice era de 21%; agora, é de 24%. Os outros problemas mais citados foram a violência (17%), as questões sociais (16%) e a corrupção (13%).

Com informações de Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Citado em todas as pesquisas desse ano, Tércio Tinoco lidera levantamento feito às vésperas da eleição

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira coloca Tércio Tinoco, candidato à reeleição pelo União Brasil, como o mais lembrado pelos entrevistados. O vereador foi citado por 2,9% dos eleitores – apenas três candidatos tiveram mais de 2% das intenções de votos. “Essa lembrança forte na memória dos natalenses é resultado do trabalho importante que estamos realizando nos quatro anos do nosso primeiro mandato. Temos projetos e ações em todas as regiões da cidade, em várias áreas, como saúde, educação, mobilidade e lazer. Sigo muito animado para buscar um novo mandato e continuar representando principalmente as pessoas com deficiência da nossa capital”, diz Tércio.

Desde dezembro do ano passado, quando os institutos começaram a pesquisar as intenções de votos dos natalenses, o nome do vereador sempre apareceu nos resultados. Em duas delas, o nome do parlamentar foi o mais lembrado entre os eleitores entrevistados. E em todas, Tércio apareceu em posição de destaque. Primeiro cadeirante eleito para a Câmara de Natal, é conhecido como o vereador da inclusão.

A campanha de reeleição de Tércio Tinoco foi lançada em agosto, e desde então, 20 pesquisas, de vários institutos, foram realizadas na capital potiguar. Todas foram registradas na Justiça Eleitoral.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trepidação, fumaça, telefone sem funcionar: os momentos de tensão no voo de Lula

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Já nos primeiros minutos quando levantou voo, no aeroporto da Cidade do México, o avião presidencial que transportava Lula, Janja, ministros e senadores, apresentou os primeiros sinais de que algo não estava bem. Era possível sentir pelo piso da aeronave as trepidações ao subir e os passageiros que estavam na parte trás perceberam uma fumaça saindo de uma das turbinas.

Antes mesmo que pudesse desatar os cintos de segurança, Lula saltou da poltrona. Correu na frente da aeronave para checar o que estava ocorrendo. Ao saber do problema, mandou voltar ao aeroporto. Mas os pilotos diziam que a aeronave “estava lotada de combustível” e que teria de gastá-lo porque não poderia posar com todo aquele peso.

Em meio aos primeiros momentos de tensão, veio a sugestão de voar até o Panamá para “gastar” o combustível. Isso porque esse avião não permitia alijar o combustível, que é quando se desfaz de parte dele no ar. Mas o conselho de Janja era para ficassem por ali, em área segura, próximos à pista do Aeroporto Internacional Felipe Ángeles. E assim foi feito. E deram 50 voltas.

Os repórteres que estavam acompanhando o avião, perceberam que a aeronave girava em círculos. Lula pediu que que ninguém falasse com a imprensa naquele momento. As informações lá em cima ainda eram imprecisas. Os pilotos batiam cabeça, sugeriam coisas diferentes. Aquela situação foi deixando Lula irritado. Ao pegar o telefone presidencial, Lula explodiu. O aparelho não funcionava:

— Até o telefone do Sucatinha (avião presidencial antigo de Lula) funcionava.

Um Lula indignado xingou várias vezes os palavrões de costume. Ele afirmava que aquela era a quarta vez que aquele mesmo avião apresentava algum problema. Estava incrédulo que aquela mesma aeronave havia acabado de voltar da manutenção, onde teria passado por 90 dias. A mesma aeronave que o “prendeu no ar”, nas palavras dele, o deixou “ilhado” por cinco horas na Cidade do México.

Mesmo em meio ao clima tenso, a fome apertou e o almoço foi servido. Surgiram brincadeiras para tentar distensionar. Lula perguntou sobre os suplentes das senadores presentes. Estavam no avião: Ana Lobato, Soraya Thronicke e Teresa Leitão. Também estavam os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Cida Gonçalves (Mulheres).

Mas logo os pilotos voltaram a deixar a tensão no ar ao informarem que, mesmo tendo voado duas horas, precisariam de outras duas para gastar mais 7 mil litros de combustível. Ali, diante daquela situação, Lula tomou uma decisão em que precisará do Congresso: quer comprar novos aviões. Ele demonstrou indignação ao ficar “ilhado” no ar, pela internet intermitente e falta de telefone.

Um Lula irritado questionou a ausência “de um ckecklist” antes do voo para ver o que funcionava no avião. A TV não ligava para que pudessem assistir a um filme no momento e aliviar o estresse. A internet oscilava e Lula dizia:  — Qualquer avião mequetrefe fala (ao telefone), não tenho um satélite nessa po**a, a TV não funciona. A gente não pode passar por isso.

O avião pousou em Brasília às 10h12 desta quarta-feira, após quase 17 horas desde a primeira decolagem do Aeroporto Felipe Ángeles, bem mais que as 10 horas previstas em um voo executivo como esse. A FAB só informou que a aeronave enfrentou “um problema técnico”, sem detalhar.

Lauro Jardim – O Globo

Opinião dos leitores

  1. O que mais me impressiona é a competência da primeira dama em decidir, sem saber o que estava acontecendo, o que esses pilotos incompententes deveriam fazer para garantir a segurança de todos.

  2. Vai dizer que a culpa foi de Bolsonaro e comprar outro avião, igual os móveis do palácio do Planalto.

  3. Golpe para o ladrão de nove dedos, enganar mais uma vez os Brasileiros, e comprar outro avião. De Lula tudo é possível, Lula, igual a anta Fátima são duas farças.

  4. Pilotos irresponsáveis, deviam ter acatado a ordem do descondenado e pousado essa lata repleta de combustível.

    1. Que falta de sensibilidade Sr. Bigu. Vamos respeitar as pessoas, mesmo que não tenhamos as mesmas opiniões. Deus te abençoe e que não passe por situações parecida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Aprovação do governo Lula cai de 54% para 51%, aponta pesquisa Quaest

Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

Nova pesquisa de avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgada pelo instituto Quaest nesta quarta-feira, 2, mostra que a aprovação do trabalho do petista recuou de 54% para 51%. O índice é maior que a rejeição, calculada em 45%. Outros 5% não souberam responder. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa anterior, divulgada pela Quaest em julho deste ano, os que rejeitavam o governo Lula eram 43%, o que mostra que esse índice oscilou dentro da margem de erro.

O instituto fez entrevistas presenciais com 2.000 brasileiros entre os dias 25 e 29 de setembro. O índice de confiabilidade do levantamento é de 95%.

Os grupos que mais aprovam a gestão de Lula são os moradores do Nordeste (69%), os que têm até o ensino fundamental (62%) e os que ganham até dois salários mínimos (62%).

A rejeição, por sua vez, é maior entre os que possuem o ensino superior incompleto ou mais (59%), os que recebem mais de cinco salários mínimos (57%), os autodeclarados brancos (55%) e os evangélicos (55%). No último grupo, do qual Lula tenta se aproximar com pronunciamentos e projetos governamentais, o índice de desaprovação cresceu três pontos porcentuais.

Na avaliação geral do governo Lula, 32% consideram a gestão positiva, 31% negativa e outros 33% a veem como regular. Outros 4% não souberam responder.

Comparado com a pesquisa anterior feita pela Quaest, o índice positivo caiu quatro pontos porcentuais, e o negativo oscilou um ponto porcentual para cima. Os que consideram o governo regular cresceram três pontos porcentuais.

Para 30% dos entrevistados, o governo Lula está “melhor do que o esperado”; para outros 33%, a gestão está “pior que o esperado”. O maior índice (36%) é o dos que acham que o Executivo faz um trabalho “nem pior nem melhor que o esperado”.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Israel declara secretário-geral da ONU ‘persona non grata’ e proíbe sua entrada no país

Secretário-geral da ONU, António Guterres | Foto: Arun SANKAR / AFP

O ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, anunciou nesta quarta-feira (2) que decidiu declarar o secretário-geral da ONU, António Guterres, como ‘persona non grata’ e proibir sua entrada no país, uma vez que considera que não condenou “de forma inequívoca” o ataque iraniano de terça-feira (1).

“Qualquer pessoa que não possa condenar de forma inequívoca o ataque atroz do Irã contra Israel não merece pôr os pés em solo israelense. Este é um secretário-geral anti-Israel que presta apoio a terroristas, estupradores e assassinos”, advertiu Katz no comunicado no qual fez o anúncio.

Jovem Pan

 

Opinião dos leitores

  1. Qualquer um que falar a verdade sobre Israel, ou se torna persona non grata ou é eliminada, simples assim. E achavam ruim quando eram perseguidos durante o holocausto, hoje são um pouco pior.

  2. Na verdadeiro o Secretário perdeu sua posição de neutralidade sobre esse conflito, ao ponto de um grupo de funcionários da ONU, ser participantes do grupo Ramás.j

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Rio Grande do Norte manifestam apoio à Procuradora do Estado

Em atenção à Nota Oficial emitida pela Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal – ANAPE, a Associação dos Procuradores do Estado do RN – ASPERN a encaminha à imprensa local, reiterando o repúdio veemente face ao posicionamento de autoridade pública municipal, em matérias veiculadas na imprensa em 1º de outubro, com a informação de que a Semurb “considera ‘político-ideológica’ a ação da PGE para embargar engorda”. Isso porque, a pretexto de contestar entendimento jurídico externado por Procuradora do Estado, o representante do referido órgão emite críticas que insinuam, irresponsavelmente, desvios de condutas que sugerem a prática de ilícitos penais e administrativos. A ASPERN e a ANAPE reafirmam o apoio aos associados que, no exercício regular de suas funções, agem de forma cuidadosa e, sobretudo, técnica.

Eis a nota:
Nota oficial
A Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal – ANAPE vem a público manifestar seu repúdio às declarações do Secretário de Meio Ambiente de Natal/RN, divulgadas em 1º de outubro de 2024, em importante veículo de comunicação do Rio Grande do Norte, na notícia: “Semurb considera ‘político-ideológica’ a ação da PGE para embargar engorda”. O posicionamento da autoridade municipal viola as prerrogativas dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Norte e desrespeita a advocacia pública nacional.

Os Procuradores do Estado possuem o dever constitucional de zelar pelo controle da legalidade dos atos administrativos, assessorando juridicamente os gestores públicos. No caso em questão, a manifestação da Procuradora do Estado atuante foi emitida em processo administrativo formal, após regular provocação da Direção-Geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA.

Cabe destacar que a referida provocação foi enviada não somente à Procuradoria-Geral do Estado, mas também ao Ibama, aos Ministérios Públicos estadual e federal, entre outros órgãos, com expressa manifestação de preocupação quanto aos impactos do empreendimento objeto dos autos.
Por fim, destaca-se ainda que a Procuradora do Estado responsável pela atuação está regularmente lotada e no exercício da Chefia interina da Procuradoria do Patrimônio e da Defesa Ambiental da PGE/RN, Procuradoria Especializada com atribuição legal de “opinar sobre matéria pertinente ao meio ambiente e promover as ações necessárias à sua preservação”, nos termos do artigo 32, inciso XII, da Lei Orgânica da PGE/RN (Lei Complementar estadual nº 240/2002).

Forte nessas razões, a ANAPE externa publicamente seu irrestrito apoio à associada Marjorie Madruga, Procuradora do Estado do Rio Grande do Norte, que atuou no estrito cumprimento de suas funções constitucionais e legais.

Opinião dos leitores

  1. Irresponsável essa conduta da procuradora. Está é querendo aparecer na mídia. Conseguiu. Não está pensando nos benefícios trazidos pela obra a nossa cidade. Deve votar nos PTralhas

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Entenda como resgatar o dinheiro de bets irregulares

Foto: Reprodução

Os apostadores com dinheiro depositado em bets (empresas de apostas eletrônicas) irregulares têm oito dias a partir dessa terça-feira (1º) para retirarem os valores. A partir do dia 11, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) derrubará o acesso a cerca de 600 páginas que não pediram autorização ao Ministério da Fazenda para operarem no Brasil.

A lista com as 199 marcas autorizadas a operar no país foi publicada na noite desta terça-feira (1º) pelo Ministério da Fazenda. Com a divulgação, o usuário deverá consultar a lista para ver se o site ou a empresa está nela. Caso não esteja, o dinheiro está depositado em um site irregular e deverá ser retirado para não provocar prejuízo ao apostador.

O usuário poderá consultar as empresas que pediram autorização ao Ministério da Fazenda até 30 de setembro. A relação está no Sistema de Gestão de Apostas (Sigap) do ministério. Ao todo, 180 empresas apresentaram 185 pedidos, dos quais 31 foram protocolados em 30 de setembro, último dia do prazo. A diferença é que o Sigap fornece o nome de registro da empresa, não a marca comercial do site, o que muitas vezes dificulta a consulta.

Passo a passo

Para sacar o dinheiro, o apostador deverá fazer login no aplicativo ou no site da aposta. Nesse caso, deverá clicar na área em que aparece o saldo e clicar na opção de saque. Em seguida, é necessário confirmar o valor a ser retirado, no caso o saldo total, e informar a conta bancária para onde o dinheiro será enviado.

O usuário terá a opção de receber o dinheiro via Pix ou por transferência eletrônica disponível (TED). O repasse por Pix é mais vantajoso por ser instantâneo e funcionar 24 horas, enquanto as transferências só podem ser feitas em dias úteis e não são executadas à noite e em fins de semana.

Caso o usuário peça a retirada e não receba o dinheiro, deve acionar o suporte do aplicativo, antes do banimento definitivo do país. Se o saldo não for depositado, a primeira opção é registrar queixa em um órgão de defesa do consumidor, como o Procon.

Fraudes

Se não houver resposta, aumentam as chances de o apostador ter sido vítima de fraude. Nesse caso, o processo passa para a esfera criminal. O usuário deverá registrar ocorrência policial e procurar o Ministério Público, que pode identificar pedidos de ressarcimento para um mesmo site e registrar uma ação judicial coletiva.

Mesmo recorrendo à Justiça, o apostador precisa ficar atento ao fato de a maioria das bets serem estrangeiras e não terem representantes legais no Brasil. Isso dificulta a responsabilização da empresa e a punição. De qualquer forma, o conselho é acionar a polícia e a Justiça o mais rápido possível para evitar que as acusações percam a validade e o processo prescreva.

A derrubada dos portais ficará a cargo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em uma operação similar à do encerramento das atividades do X, o antigo Twitter, que parou de funcionar no país no fim de agosto. Segundo a divulgação promovida pelo ministério, serão banidas as empresas que não receberam ou não pediram autorização para continuar atuando no país.

Fiscalização severa

Com a divulgação da lista de empresas autorizadas a operar no país, a Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA) do Ministério da Fazenda será a responsável por fiscalizar a sequência das atividades em coordenação com a Anatel, o Banco Central e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Vale salientar que a lista não é definitiva, considerando que as empresas que ficaram de fora podem pedir autorização ao Ministério da Fazenda para operar. Entretanto, devem esperar um prazo de até 150 dias para um retorno sobre a liberação definitiva, o que pode acontecer só em 2025.

Antes disso, em dezembro, a Fazenda deve divulgar uma nova lista com a conclusão da análise de documentação das empresas apresentadas nesta terça (1º), verificando se estão em conformidade com a regulamentação estabelecida.

Fonte: Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições

ELEIÇÕES EM GOIANINHA: TRE nega recurso de candidatura e mantém “Jean de Zé Arlindo” inelegível em 2024

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), na tarde desta Terça-feira (01/10), em consonância com o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, negou provimento ao recurso interposto por JEAN NASCIMENTO DE ALBURQUERQUE candidato a vereador em Goianinha/RN pelo (PSDB), mantendo assim a decisão do juiz de 1º grau que o considerou o candidato a vereador INELEGÍVEL para disputa das eleições 2024.

Essa decisão indeferiu o Requerimento de Registro de Candidatura do Vereador JEAN. Mas os recursos eleitorais têm efeito suspensivo. Sendo assim, Jean pode recorrer para última instância da Justiça Eleitoral e concorrer às eleições 2024 como candidato sub judice, ou seja, é aquele candidato que aguarda uma decisão final. Em caso do Tribunal Superior Eleitoral -TSE manter as decisões do Juiz Eleitoral da 9º ZE e do TRE/RN, os votos dele não serão computados.

Portanto, a candidatura de Jean ainda é uma incerteza, porque ele depende de uma decisão final da Justiça Eleitoral para realmente saber se mesmo sendo reeleito ele poderá assumir o mandato eletivo do quadriênio vindouro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Coligação “Com Martins no Coração” emite Nota de Repúdio contra ataques e perseguições do candidato César Móveis


Vídeo: Reprodução

A Coligação “Com Martins no Coração” (União Brasil, MDB, PSDB e PL) vem a público manifestar seu veemente repúdio aos constantes ataques e perseguições que a candidatura à reeleição de Mazé e Suely, prefeita e vice-prefeita de Martins, tem enfrentado por parte da oposição, representada pela chapa César Móveis e Gileno.

Durante a campanha, o candidato César tem adotado atitudes desrespeitosas, especialmente contra mulheres que apoiam Mazé. Isso inclui a pressão e intimidação de apoiadoras, registradas em situações constrangedoras, com o candidato utilizando seu celular como uma ferramenta para colher informações que possam ser usadas como manobras de ataque.

Um exemplo claro dessa conduta foi o episódio em que a secretária de Saúde, Sara Roceli, além de outras funcionárias municipais, sofreu pressão em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade, diante de pacientes à espera de atendimento. Infelizmente, outras mulheres também relataram experiências semelhantes, demonstrando uma estratégia de intimidação que não condiz com os princípios democráticos que devemos respeitar.

Nesta reta final da campanha, o candidato César tem persistido na perseguição às candidatas Mazé e Suely, desta vez seguindo de perto sua equipe enquanto realizavam uma caminhada no bairro Cohab, na terça-feira, dia 01 de outubro, chegando a discutir com uma candidata a vereadora, e tentando intimidar a candidata a Prefeita e sua equipe, ao ponto de bater na mão de um de seus assessores para tomar um celular. As ações do candidato César revelam não apenas despreparo, mas também falta de respeito e consideração pelo processo eleitoral. Ao instigar atos de pressão e perseguição, ele cria um clima de tensão que coloca em risco a integridade de todos, inclusive de seus próprios apoiadores.

Reiteramos nosso repúdio a esse tipo de conduta. A população de Martins não aceita essa abordagem. O povo merece diálogo, atenção e respeito, valores que Mazé e Suely têm promovido em suas campanhas. Por isso, mais do que nunca, elas provam ser a melhor chapa para continuar administrando nossa cidade, que é tão hospitaleira, feliz e bem cuidada.

Opinião dos leitores

  1. Está turma que agora diz estar sendo perseguida é a mesma turma oligárquica que há mais de 50 anos está no poder e, agora que estão perdendo força política, inventam de tudo. É desespero, é compra de votos objetivando se perpetuar no poder.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *