Judiciário

Operação do MP apura doação irregular de terrenos com fins eleitorais por ex-prefeito no RN

O Ministério Público Eleitoral do Rio Grande do Norte deflagrou nesta segunda-feira (9) a operação Cabresto, que apura a doação irregular de terrenos pela Prefeitura de Jucurutu para fins eleitoreiros. A investigação é do Ministério Eleitoral da 27ª zona, em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), orgão do MPRN, e apoio da Polícia Militar.

A ação visa descortinar um esquema delituoso instalado na prefeitura, onde o ex-prefeito George Retlen Costa Queiroz teria montado uma “central de doação de imóveis”, concedendo direitos reais de uso de 616 terrenos para inúmeras pessoas, sem observância do procedimento legal, sem verificação de alguma carência dos favorecidos, sem manifestação jurídica, sem publicidade e sem autorização do poder legislativo. Desse total, 487 bens públicos foram “doados” a particulares nas proximidades da eleição municipal de 2016, época em que George Queiroz foi candidato à reeleição.

Ao todo, os bens desviados pelos integrantes do grupo criminoso foram avaliados em R$ 4.546.080,00, com determinação de sequestro de tal valor pelo Juízo da 27ª Zona Eleitoral. Além do sequestro dos bens, foram cumpridos nas residências de todos os investigados e na sede de uma empresa, 11 mandados de busca e apreensão, nos municípios de Jucurutu e Natal, com a participação de 12 promotores de Justiça, 17 servidores e 38 policiais militares.

O grupo delituoso teria atuado sob o comando de George Queiroz e da suposta idealizadora do esquema, a ex-secretária de Assistência Social Francisca Fabiana Batista Monteiro. Além deles, o MP Eleitoral apura a participação dos servidores Arinaldo Lopes de Araújo e Maria José Araújo Lopes de Sá, contando, ainda, com a atuação do empresário Roberto dos Santos Silva, conhecido por “Pompom Sat”, e dos vereadores Fagner Bezerra de Brito, o “Faguinho”; Rubens Batista de Araújo, conhecido por “Rubinho”; e Willame Lopes de Araújo, o “Negro do Detran”. Os vereadores não só auxiliaram na concessão de terrenos, como obtiveram imóveis públicos para si ou seus parentes.

De acordo com linhas de investigação, servidores públicos ocupantes de cargos comissionados, familiares de funcionários públicos e outras pessoas que não precisavam de recebimento de imóvel, teriam sido beneficiados pelo esquema de agraciamento de correligionários, em detrimento de pessoas que necessitam de programas habitacionais para obterem moradia.

Para tanto, o ex-prefeito atendia pessoalmente os futuros beneficiários em seu gabinete ou até mesmo nas ruas, comunicando a concessão verbalmente e determinando à sua auxiliar de primeira ordem, Maria José Araújo Lopes de Sá, e à Francisca Fabiana Monteiro, que preparassem todos os documentos necessários à concessão, emitindo esta última pareceres ideologicamente falsos sobre renda familiar ou local de moradia dos agraciados.

De igual modo, o empresário Roberto dos Santos Silva seria peça importante no esquema criminoso, agindo como se servidor público fosse, um verdadeiro secretário particular de George Queiroz, realizando atendimentos na sede da Prefeitura, onde concedia imóveis em nome do ex-prefeito. Por sua vez, Arinaldo Lopes de Araújo era o responsável pela escolha dos terrenos.
Dessa maneira, George Queiroz “doou” vários imóveis públicos a particulares apoiadores ou seus eleitores, sem que as pessoas deles necessitassem, tendo como única qualidade verificada nos agraciados, exatamente, estarem do seu “lado político”, ou como dizem as pessoas mais simples, “seguirem” o prefeito.

Há indicativos de que os terrenos foram concedidos diretamente para os vereadores Rubens Batista de Araújo e Willame Lopes de Araújo, para o empresário Roberto dos Santos Silva e para a própria secretária Francisca Fabiana Batista Monteiro, utilizando-se de “laranjas”, os quais constaram formalmente como beneficiários.

O MP Eleitoral agora, diante de todo o conjunto de material probatório, irá debruçar-se sobre o conteúdo apreendido, que servirá para confirmar, ou não, as suspeitas iniciais, sendo o próximo passo do planejamento da investigação a análise global das evidências, no que se resultará em oferecimento da denúncia ou arquivamento dos autos.

Justiça Potiguar

 

Opinião dos leitores

  1. Em Ponta Negra os proprietários das casas, pousadas e hotéis que ficam de frente pro mar no calçadão ou se apossam de vez construindo ou cercam inicialmente as áreas públicas disfarçando a posse irregular e impedindo a circulação da população e depois se apossam de vez. Um absurdo numa praia turística como PONTA NEGRA.

  2. Em Natal não precisa a prefeitura fazer doações, basta se apossar. Os canteiros das avenidas das ALAGOAS e AYRTON SENNA são ocupados com o AVAL da PREFEITURA e vista grossa do MINISTÉRIO PÚBLICO.

    1. Eles agora invadiram os canteiros da Roberto Freire, entre a feirinha e o praia shopping. Tem até um com uma placa vendendo o ponto. Um absurdo, e o MP faz que não vê, muito menos interpela judicialmente quem autorizou tamanha aberração. Um ato absurdo, que privilegia uns poucos em detrimento da maioria, além de prejudicar a livre iniciativa legal, e provoca uma concorrência desleal, pois só em não pagar aluguel, consegue fortificar seu poder de barganha. Outra os espaço que são públicos e deveriam ser utilizado pela coletividade o pra instalar equipamentos de lazer ou educativo para o povo, é cercado e privatizada de forma irregular.

  3. Teriam que apurar a "doação" feita do terreno da comunidade a particulares também, no conjunto dos bancários. Áreas gigantes doadas de não beijada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo do estado renova isenção de ICMS para o transporte e reforça compromisso com mobilidade no RN

 

Foto: Reprodução

A governadora Fátima Bezerra reafirmou, na noite da última sexta-feira (11), o compromisso do Governo do Estado com a mobilidade urbana e o transporte coletivo. Durante a solenidade de 50 anos da Fetronor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Nordeste), realizada em Natal, Fátima anunciou a continuidade da isenção de ICMS sobre o diesel utilizado no transporte público — uma medida iniciada durante a pandemia e que será mantida por sua gestão.

“Não é benefício para empresas, é investimento em dignidade para quem depende do transporte todos os dias”, declarou a governadora ao anunciar que o Estado continuará abrindo mão de R$ 16 milhões por ano em favor da população.

A cerimônia, realizada no Olimpo Recepções, foi marcada por homenagens e emoção. Empresários, representantes do setor, autoridades políticas e personalidades ligadas à mobilidade participaram do evento, conduzido pelo presidente da Fetronor, Eudo Laranjeiras — que também foi homenageado pela sua atuação de mais de três décadas à frente da entidade.

Fátima homenageou o presidente Eudo pelo trabalho realizado à frente da FETRONOR e aproveitou para destacar outras iniciativas do governo voltadas à mobilidade e à cidadania, como o transporte gratuito nas eleições municipais de 2022 e 2024.

Segundo ela, o projeto da “tarifa zero” para o dia das eleições deve ser institucionalizado com o envio de uma nova proposta à Assembleia Legislativa. “Garantir o direito de ir e vir no dia da eleição é também garantir o direito de votar”, disse.

Ao citar os investimentos na recuperação da malha viária estadual, a governadora reforçou que o transporte de passageiros, além de serviço essencial, é parte estratégica do desenvolvimento. “Não há crescimento sem acesso. E não há acesso sem estrada, ônibus e planejamento.”

Em um dos momentos mais marcantes da noite, Eudo Laranjeiras recebeu uma homenagem da Confederação Nacional do Transporte (CNT), entregue pelo presidente da entidade, Vander Costa. Ao lado da esposa, Valéria Laranjeiras, filhos e netos, Eudo agradeceu emocionado. “São cinco décadas de luta da Federação, conquistas e construção coletiva. O transporte é inclusão, e é isso que estamos celebrando.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Servidor elogia Bolsonaro e critica Lula em usa perfil oficial da PRF/RN; Corporação investiga caso

Foto: Reprodução 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) abriu uma investigação e retirou do ar o perfil oficial da superintendência do Rio Grande do Norte no Instagram após um servidor utilizar a conta para criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e elogiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A conta foi desativada neste domingo (13).

O comentário foi publicado na noite de sábado (12) na publicação de um perfil de notícias local e dizia: “Bolsonaro doente junta mais gente que Lula são e inaugura uma obra.”

Em nota, a PRF informou que, assim que a postagem foi identificada, o comentário foi removido e, por precaução, o perfil foi retirado do ar por tempo indeterminado. “A publicação indevida feita pelo perfil em uma rede social não está alinhada às diretrizes da instituição”.

O servidor responsável já foi identificado, e a Corregedoria-Geral, em Brasília/DF, instaurou procedimento interno apuratório para verificar as circunstâncias do ocorrido.

A conta, que possuía mais de 80 mil seguidores, continua suspensa.

Tribuna do Norte 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Furto em série: rede elétrica sofre novo ataque e deixa moradores sem luz no RN

Foto: Divulgação

A Neoenergia Cosern informa que registrou novo furto de cabos da rede elétrica na zona rural de Serra Vermelha, entre Areia Branca e Mossoró, às 01h41 desta segunda-feira (14). Os criminosos furtaram 900 metros de cabos da rede média tensão, deixando 313 unidades consumidoras sem energia elétrica – incluindo postos de saúde, escolas, serviços de internet e telefonia, pousadas e restaurantes.

Equipes técnicas da distribuidora estão trabalhando para recompor a rede e restabelecer o fornecimento no menor tempo possível, respeitando as condições de segurança.

O novo furto ocorreu menos de 24 horas após criminosos furtarem 21 vãos (cerca de 2 quilômetros) da rede de média tensão das praias de Ponta do Mel, Pedra Grande e do Rosado, no trecho entre as cidades de Areia Branca e Porto do Mangue, na madrugada do domingo (13).

Esse furto deixou 339 unidades consumidoras sem energia por aproximadamente 16 horas. Uma força-tarefa, com equipes técnicas de Mossoró e Assu, foi montada para normalizar o serviço.

 

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Maior furto de cabos elétricos do RN deixa 3 mil pessoas sem energia por 19 horas

Foto: Divulgação

No domingo retrasado (06/04), criminosos realizaram o maior furto de cabos da rede de média tensão já registrados no estado até hoje: 22 vãos (pouco mais de 2 quilômetros) na Praia do Rosado, também em Areia Branca, deixando 386 unidades consumidoras sem energia por quase 19 horas.

“Desde o momento inicial das faltas de energia, que afetaram 1.038 unidades consumidoras – cerca de 3 mil pessoas – a Neoenergia Cosern comunicou as ocorrências às forças de segurança estaduais e procedeu com abertura de Boletim de Ocorrência junto a Polícia Civil”, disse a nota da Neoenergia Cosern.

A Neoenergia Cosern reforça que a população pode denunciar, de forma anônima e segura, qualquer atitude suspeita no Dique-Denúncia (190).

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Confira horário de funcionamento do comércio em Natal durante feriado da Páscoa e Tiradentes

Foto: Adriano Abreu 

O comércio em Natal terá mudanças no horário de funcionamento durante os feriados da Páscoa e Tiradentes, que acontecem nesta sexta-feira (18) e na próxima segunda-feira (21), respectivamente. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), o comércio de rua nos bairros do Alecrim e Cidade Alta estarão fechados, enquanto o da zona Norte da capital terá abertura facultativa.

Confira o horário de funcionamento:

Comércios de rua

  • Alecrim: Fechado
  • Centro da Cidade: Fechado
  • Zona Norte: Aberto das 8h às 13h – Abertura facultativa.

Shoppings

Natal Shopping

  • Alimentação e lazer : 11h às 21h
  • Lojas e Quiosques: 12h às 21h
  • Academia Bodytech: 9h às 15h
  • Alpendre: 11h às 21h
  • Cinema: conforme programação

Midway Mall

  • Abertos a praça de alimentação e lazer das 11h às 22h;
  • Lojas e quiosques abertos
  • Cinemark aberto conforme programação;
  • Supermercado Pão de Açúcar das 11h às 22h;

Praia Shopping

  • Praça de Alimentação: 11h às 21h
  • Lojas e Quiosques: 14h às 20h
  • Cinema: conforme programação no site do Moviecom

Shopping Cidade Jardim

  • Alimentação: A partir das 12h
  • Lojas e quiosques: Das 14h às 20h
  • Americanas e Cacau Show: 13/04 – 10h às 20h e 20/04 – 10h às 20h

Shopping Cidade Verde

  • Lojas – 15h às 20h
  • Praça de Alimentação – 12h às 20h

Partage Norte Shopping

  • Praça de Alimentação/Lazer: 11h às 22h
  • Lojas/Quiosques: 15h às 21h
  • Âncoras e Megalojas: 13h às 21
  • Supermercado: 7h às 22h
  • Academia funcionará das 8h às 22h
  • Cinema, conforme a programação em cartaz.

Shopping 10: Fechado

Supermercados: Abertos das 7h às 22h

Tribuna do Norte 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Bolsonaro continua na UTI e sem previsão de alta, dizem médicos

Foto: Reprodução

O médico cardiologista Leandro Echenique disse nesta 2ª feira (14.abr.2025) que o procedimento realizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) –uma laparotomia exploradora para desobstruir o intestino e reconstruir a parede abdominal– foi “muito complexo” e que não há previsão para alta.

Segundo o cardiologista, apesar de delicada, a cirurgia correu bem. Afirmou que, agora, o ex-presidente ficará sobre cuidados para não sofrer nenhuma intercorrência durante o pós-operatório.

“O resultado final foi excelente. Não houve nenhuma complicação. É um procedimento complexo. Agora no pós-operatório, o organismo do paciente fica muito inflamado. É comum. E isso pode levar a uma série de intercorrências, como infecções”, disse o médico em conversa com jornalistas.

Além disso, segundo a equipe médica, o ex-presidente permanece na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro havia dito que Bolsonaro já estava no quarto.

Cláudio Birolini, chefe da equipe cirúrgica, disse que, durante o procedimento, foi identificado uma “dobra” no intestino delgado, que estava obstruindo a região. Afirmou que o intestino estava “muito sofrido”, mas que o problema foi resolvido.

“A liberação dessas aderências é feita de forma milimétrica, praticamente. Você liberar um intestino que tem três metros e meio, vai centímetro por centrímetro. O intestino dele estava bastante, vamos dizer assim, sofrido. O que nos leva a crer que já vinha com esse quadro de uma suboclusão subclínica há alguns meses”, afirmou Birolini.

Esta foi a 6ª cirurgia que Jair Bolsonaro passa por complicações decorrentes da facada que levou em 2018.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com 40 medalhas, estudantes da Maple Bear Natal recebem premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática

Fotos: Divulgação

A Maple Bear Natal celebrou a premiação de seus estudantes na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP Mirim) 2024. A cerimônia de entrega das medalhas e dos certificados, realizada na última semana, coroou o esforço e a dedicação de 40 alunos do Year 1 ao Year 5 (Y1 ao Y5) da escola, que conquistaram um total de 4 ouros, 12 pratas e 24 bronzes.

Os excelentes resultados na OBMEP Mirim 2024, cujas inscrições para a edição de 2025 acontecerão ao final de abril, evidenciam o diferencial da metodologia de ensino canadense aplicada na Maple Bear Natal. A abordagem pedagógica da escola vai além da memorização de fórmulas, buscando conectar a matemática com temas relevantes para o desenvolvimento dos jovens, como educação financeira e empreendedorismo.

A escola também investe fortemente no desenvolvimento do raciocínio lógico e concreto, incentivando os estudantes a trazerem a matemática para o seu dia a dia. Em sala de aula, são utilizadas diversas ferramentas lúdicas e práticas, como brincadeiras, jogos, rodas de conversa e recursos manipulativos, que tornam o aprendizado mais dinâmico e interessante.

Um dos grandes diferenciais da Maple Bear Natal é o ensino da matemática em inglês, proporcionando aos alunos uma experiência multidisciplinar única.
A diretora da Maple Bear Natal, Mona Lisa Dantas, expressou sua satisfação com os resultados: “Esses resultados só comprovam a qualidade da nossa metodologia de ensino. É também fruto de muito empenho dos alunos, professores e toda a equipe da escola. Estão todos de parabéns”.

Com a previsão de 180 participantes para a próxima edição da OBMEP Mirim, a Maple Bear Natal segue inspirando seus alunos e colhendo os frutos de uma educação de excelência, que prepara os jovens para brilharem em diversas áreas do conhecimento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ex-vice-prefeita de Natal, Aila Cortez assume cargo no governo estadual

Foto: Humberto Sales

A governadora Fátima Bezerra (PT) nomeou a ex-vice-prefeita de Natal, Aila Cortez, para ocupar o cargo de diretora geral da Escola de Governo, que integra a Secretaria Estadual da Administração (Sead). A nomeação de Cortez foi oficializada em publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira (11).

Ela assume o cargo ocupado por João Emanuel Evangelista, que estava à frente do cargo desde 2019, ainda no início do primeiro mandato do Governo de Fátima. Conforme publicado no DOE, a exoneração do cargo foi realizada a pedido do agora, ex-diretor.

Filha do ex-governador Cortez Pereira e formada em Direito, Aila Cortez foi vice-prefeita de Natal durante o segundo mandato de Álvaro Dias (Republicanos) à frente do executivo municipal, entre os anos de 2021 e 2026.

Ela também ocupou os cargos de Chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal de Tributação, o cargo de secretária municipal de Tributação de Natal, e foi diretora geral do Procon da capital potiguar.

Em 2022, filiada ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), Aila disputou uma vaga na Câmara Federal. Nas eleições, obteve 2.343 votos e mas não conseguiu ser eleita. No pleito municipal de 2026, Aila deixou o grupo político de Álvaro Dias e assumiu a coordenação de campanha do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PSD).

Opinião dos leitores

  1. Aila é liderada de Carlos Eduardo, portanto, Fátima Bezerra, Carlos Eduardo, Nathalia Bonavides e Aila Cortez são tudo farinha azeda do mesmo saco.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Trump diz que ataque com mísseis russos na Ucrânia foi “um erro”

Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no domingo (13) que foi informado de que o ataque mortal da Rússia à cidade de Sumy, no norte da Ucrânia, foi “um erro”.

Trump estava falando com repórteres no Air Force One, a caminho da Base Conjunta Andrews, em Maryland, e de lá para a Casa Branca.

Quando questionado se queria dizer que o ataque não foi intencional, o republicano repetiu que foi um “erro”, sem especificar por quem foi informado sobre o assunto.

“Esta é a guerra de Biden, esta não é a minha guerra”, acrescentou Trump, que viajava com seu aliado bilionário Elon Musk e o filho de Musk.

Dois mísseis balísticos russos atingiram o coração da cidade de Sumy, no norte da Ucrânia, no domingo, matando 34 pessoas e ferindo 117 no ataque mais mortal contra a Ucrânia neste ano, relataram autoridades.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Confronto de Trump com a China se aprofunda, com holofotes na economia

Foto: REUTERS/Kevin Lamarque

Donald Trump está entrando em mais uma semana instável de guerras comerciais, enfrentando a necessidade de amenizar o conflito que iniciou com a China antes que cause danos profundos à economia americana.

O presidente chinês, Xi Jinping, rejeitou a pressão dos EUA para ligar Trump e buscar um “acordo”, após os Estados Unidos terem imposto tarifas de 145% sobre a superpotência, desencadeando um confronto direto há muito temido.

Apesar da incerteza, Trump está dando um show de satisfação com os conflitos que iniciou, e foi aplaudido de pé ao durante um evento do UFC na Flórida, na noite de sábado (12).

O presidente americano, que se autodenomina um lutador político por excelência, disse a repórteres que sua recepção foi “um tanto lendária” e mostrou que “estamos fazendo um bom trabalho”.

Mas o conflito do presidente com a China é um confronto real com riscos muito maiores. O impasse é tão sério que as economias dos EUA e da China estão intrinsecamente interligadas.

Os EUA dependem da China para eletrônicos de consumo; minerais de terras raras usados ​​na fabricação de veículos elétricos e para aplicações militares e robótica; produtos farmacêuticos usados ​​em medicamentos que salvam vidas; e itens básicos da vida diária, incluindo roupas e calçados.

As exportações americanas de produtos como soja e sorgo para a China são vitais para a os agricultores americanos, mas as tarifas impostas por ambos os lados são tão proibitivas que o comércio pode efetivamente parar.

Ambos os lados podem sofrer terrivelmente em uma guerra comercial generalizada, e os consumidores americanos podem ser afetados pela escassez e pela alta dos preços.

Alguns especialistas acreditam que a China, devido ao seu sistema autoritário de governo, estaria disposta a impor mais sofrimento à sua população para evitar perder o que poderia ser uma batalha decisiva com os EUA.

A capacidade de Trump de jogar a longo prazo foi questionada quando ele suspendeu as tarifas recíprocas sobre dezenas de países na semana passada por 90 dias, após as liquidações do mercado de títulos começarem a sugerir uma crise financeira em desenvolvimento.

Essa redução deve ter sido observada atentamente em Pequim. E, ao tentar aliviar uma situação delicada, Trump exacerbou outra — atacando a China com suas tarifas de 145%, em um aparente esforço para salvar a reputação.

À medida que o caos se agrava, a Casa Branca adicionou mais confusão na noite de sexta-feira (11), isentando as importações de smartphones e computadores fabricados na China da alíquota máxima, em um reconhecimento de que impostos altíssimos sobre esses itens poderiam prejudicar a indústria de tecnologia e os consumidores americanos.

No domingo (13), o governo insistiu que tais produtos ainda estariam sujeitos a novas tarifas em um nível mais baixo nas próximas semanas, levantando novas questões sobre suas posturas aparentemente não planejadas e precipitadas, que têm assustado repetidamente os mercados.

“NINGUÉM vai se livrar das balanças comerciais injustas e das barreiras tarifárias não monetárias que outros países usaram contra nós, especialmente a China, que, de longe, nos trata pior!”, comentou Donald Trump, em postagem no Truth Social.

“Não houve nenhuma ‘exceção’ tarifária anunciada na sexta-feira. Esses produtos estão sujeitos às tarifas de 20% para o fentanil existentes e estão apenas migrando para um ‘grupo’ tarifário diferente. As notícias falsas sabem disso, mas se recusam a noticiar”, acrescentou.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *