Foto: Reprodução/X
A vitória da CDU (União Democrata Cristã), de centro-direita, liderada por Friedrich Merz, nas eleições para o Bundestag, o Parlamento alemão, no domingo (23.fev.2025) foi celebrada por congressistas da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O partido teve 28,6% dos votos e deve assegurar 208 das 630 cadeiras no legislativo alemão.
A AfD (Alternativa para a Alemanha), que foi apoiada por políticos da direita do Brasil, recebeu 20,8% dos votos e terá 151 representantes no Parlamento. Merz, porém, afirmou que não irá formar governo com a sigla. Alice Weidel, líder da AfD, mostrou-se aberta a negociações e disse que a exclusão do seu partido seria uma “fraude eleitoral”.
Políticos brasileiros da oposição se manifestaram nas redes sociais, celebrando o resultado obtido pela AfD -e também a vitória da CDU, entendendo que trata-se de uma derrota da esquerda.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) publicou, no X (ex-Twitter), uma mensagem em alemão, afirmando que o resultado das eleições no país “enterrou a esquerda”. Ainda postou uma foto com a deputada da AfD Beatrix von Stoch e seu marido, Sven, dando parabéns pelo resultado.
🇩🇪Die heutige Wahl in Deutschland hat die Linke begraben.
CDU) und AfD erzielten eine große Mehrheit und würden im Falle einer Einigung den Ministerpräsidenten stellen.
🇧🇷Aus Brasilien, herzlichen Glückwunsch an die Kongressabgeordnete @Beatrix_vStorch und Sven! pic.twitter.com/i4GucMO8nP
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) February 24, 2025
O senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) chamou a CDU de “direita tradicional” e disse que a vitória da sigla foi “um bom resultado”.
A direita tradicional, formada pela CDU/SDU e liderada por Friedrich Merz, ganhou as eleições na Alemanha. Um bom resultado.
— Sergio Moro (@SF_Moro) February 23, 2025
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que vai “sepultar a esquerda em 2026” e marcou, na publicação no X, o perfil do pai, Jair Bolsonaro (PL), junto da captura de tela de uma notícia que falava sobre a vitória da CDU na Alemanha.
Vamos sepultar a esquerda em 2026 com @jairbolsonaro pic.twitter.com/476gcuKA8K
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) February 23, 2025
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) publicou uma imagem com a frase: “Vitória conservadora! A Alemanha se cansa da esquerda e elege governo conservador”. Na postagem, disse esperar que “a Alemanha tenha uma boa reestruturação em suas políticas públicas, levando uma crescente em princípios conservadores e ajudando a população“.
A deputada também citou a “excelente estrutura política” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), e os comentários do vice-presidente norte-americano, J.D. Vance (Partido Republicano), a respeito da segurança dos países europeus.
Por fim, convocou manifestantes para um ato contra Lula.
Encerram as eleições da Alemanha e, com 29% dos votos, o partido conservador da oposição (CDU/CSU) lideraram e conquistaram a vitória nas urnas com Friedrich Merz, líder da CDU/CSU.
De acordo com pesquisa de boca de urna, a segunda colocação foi tomada pelo AfD, com 19,5%, e,… pic.twitter.com/XrBOc57zSH
— Carla Zambelli (@Zambelli2210) February 23, 2025
Poder 360
Comente aqui