Antes tarde do que nunca! O prefeito Carlos Eduardo emite hoje a ordem de serviço para o início das obras de recuperação do calçadão de Ponta Negra. A região, considerada o principal cartão postal de Natal, tem sentido uma queda considerável no fluxo de turistas desde maio do ano passado, quando a primeira parte da estrutura desabou.
A emissão da ordem acontecerá às 15h30, no Palácio Felipe Camarão. “Essa obra é emblemática porque aquele é o principal cartão postal de Natal e a nossa equipe se dedicou de forma prioritária para resolver os entraves desse projeto que tem um valor bastante substancial e precisávamos dos recursos do governo federal para executar”, disse o prefeito. “Fico satisfeito de ver que nesses primeiros cem dias de governo pude dar andamento a muitos projetos importantes para a nossa cidade”, completou.
O Diário Oficial da União publicou a Portaria nº 124 de 4 de abril de 2012, assinada pelo ministro de Estado da Integração Nacional, Fernando Bezerra de Souza Coelho, através da qual fica oficializado que o plano de trabalho referente à segunda etapa das obras foi analisado e aprovado pela área competente.
Com isso a Prefeitura pode contratar a empresa que irá fazer o trabalho inicial de contenção do avanço do mar por meio de obras de enrocamento como as que foram feitas em Recife e Olinda. Junto com essa obra será feita a reconstituição do passeio público ao mesmo tempo em que é autorizado o início dos estudos sobre a movimentação da maré para a obra de engorda da praia.
OBRA
O projeto total tem o valor de R$ 23,9 milhões e será executado em duas etapas: a primeira, com começo previsto para a próxima semana compreende a proteção do calçadão, numa extensão de dois mil metros.
Projetos dessa natureza já foram executados nas praias de Boa Viagem, Olinda e Paulista, e os resultados estão correspondendo à expectativa de acordo com informações coletadas.
esses engenheiros da prefeitura de natal deveriam ter uma aula de campo na fortaleza dos reis magos, la as mares batem desde a sua construçao se nao mim engano la por volta de 1500, nem rachaduras tem.
O problema não é dos engenheiros amigo, qualquer mestre de obras sabe o que deve ser feito naquele calçadão para durar o resto da vida.
Agora a pergunta é, existe recursos para isso? Deve-se fazer da maneira correta?
Não depende só de conhecimento não, tem vários outros fatores que influem.
Como será feita essa reforma? Já existe algum desenho ou projeção em computador para sabermos como irá ficar? Será apenas um reparo na parte que caiu ou uma construção de um novo calçadão? Natal precisa se desenvolver. A cidade merece um calçadão de respeito com área para ciclismo, etc, e já ligado com a Via Costeira. #CresceNatal.