Todos nós potiguares sabemos o caos que anda a nossa saúde pública, em especial o Hospital Walfredo Gurgel. Notícias sobre a falta de medicamentos, médicos, materiais básicos, falta de atendimento; são relatados rotineiramente por este blog e qualquer outro veículo de comunicação. Desta vez o BG abre espaço para um médico ortopedista e traumatologista contar o seu desabafo a respeito do seu local de trabalho e da saúde pública no estado:
Confira a carta escrita por Tiago Medeiros de Almeida, médico ortopedista e traumatologista
Hospital Walfredo Gurgel, dia 30/08/2012.
Devido ao caos instalado na saúde pública do nosso Estado, creio eu que fruto de má vontade política, acompanhada de má gestão e descaso com o povo, pacientes brigam com os médicos e demais profissionais da saúde dentro do hospital, buscando uma solução para seus problemas. Não sabem eles que o pobre do médico e os funcionários não são culpados, mas são os que estão na linha de frente e recebem todas as reclamações.
Hoje recebi um paciente com dor crônica na perna há mais ou menos um mês, que devido à ineficiência municipal da saúde, não consegue resolver seu problema. E já que o problema dele deveria ser resolvido em ambulatório, com realização de exames para investigação das causas da dor, o que eu poderia fazer naquele momento, era prescrever analgésico, e dar alta. Ao ouvir que daria alta ao paciente, a senhora que o acompanhava (irmã, esposa, não sei), começou a me agredir verbalmente.
Em situações assim, qualquer ser humano passa do seu estado normal para um estado de estresse, ainda mais quando sabe que está fazendo o certo e que está sendo injustiçado nas críticas, que deveriam ser direcionadas à outra instância. Mesmo assim não contestei e terminei o tratamento conforme demandava o caso, e dentro das minhas possibilidades locais!!
Terminado este atendimento, passo a atender os outros pacientes, porém com um nível de estresse elevado. Em um determinado momento, entra no consultório da Ortopedia, uma senhora muito educada e humilde, procedente da cidade de Serra Caiada, que me indaga: – Doutor, tenho um filho de 12 anos que está com fratura de antebraço há mais ou menos 7 dias. Gostaria de saber quando ele será operado… Antes que eu contestasse, ela completou que o problema maior, é ela é pai e mãe, que cuida sozinha dos filhos, e que além do menino que está no hospital ela tem uma filha de 15 anos, e que está sozinha em casa.
Neste momento, diante de tamanha educação e humildade, comecei a explicar que a pessoa menos indicada para que ela fizesse esta pergunta seria eu. Mas como sou pai, no momento que falava, me coloquei no lugar dela e rapidamente minha frieza da medicina se esvaiu. Fui às lágrimas frente a paciente, que também começou a chorar.
Acho deprimente isso que está acontecendo, e acho que não sou o único que está com esse sentimento de impotência, é tanto que inúmeros colegas estão pedindo exoneração. E como se não bastasse o médico ter que cuidar do biológico do paciente e psicológico do paciente, ele também está evoluindo para problemas psicológicos.
Acho que nunca estivemos tão ruins em matéria de saúde. E o engraçado, ou o mais grave, é que a gestora do nosso Estado é médica. Mas acho que ela já não tem noção do que é trabalhar na saúde pública, em prol dos necessitados e angustiados. Eu faria uma analogia dizendo que hoje se a saúde fosse um paciente estaria na porta da UTI agonizando, sem poder entrar, pois a mesma está fechada e NINGUÉM faz nada para salvá-la.
Peço às entidades competentes que façam algo sobre este descaso. Muitos familiares estão pagando o preço de ver seus entes falecerem, ou ficarem com sequelas, mutilados. Hoje nosso hospital (Walfredo Gurgel) não tem a mínima condição digna de funcionamento. Nem um hospital de guerra é tão mal equipado e funciona tão precariamente como o nosso hospital.
Este é um hospital que recebe tudo e todos do Estado, e deveria ter condições mínimas de prestar um atendimento digno a esta população tão sofrida. E não só à população tão sofrida, até porque, todo paciente politraumatizado vai para lá, independente da classe social, e de ter plano de saúde ou não.
Este é o desabafo de um médico que acredita que o Estado pode funcionar, que ama a medicina, e por isso briga por ela!!
Tiago de Medeiros Almeida
Médico Ortopedista e Traumatologista
ESTE SIM, É UM PROFISSIONAL DE CARÁTER E VERGONHA, POIS VÊ O PACIENTE COMO SER HUMANO E NÃO COMO UM ANIMAL QUE NÃO SEJA DE ESTIMAÇÃO, POIS ESTE TAMBÉM MERECE TRATAMENTO DIGNO. PARABÉNS DR. TIAGO, VOCÊ SIM MERECE TOD NOSSO RESPEITO.
brilhante iniciativa mesmo…sei que muitos até percebem a precariedade dos serviços públicos de saúde, mas é preciso botar a boca e o coração no trombone! Assim outras pessoas tenderão a fazer o mesmo…
Como NÃO se afetar com esse depoimento…afinal de contas não é sempre que um médico admite importar-se e até chorar mediante o sofrimento de um paciente ou melhor, de um Estado adoecido pelo descaso e precariedade geral. Evidente que NÃO podemos generalizar, pois não apenas os médicos como também a classe da enfermagem, e até mesmo a minha classe (psicólogos) estamos diariamente nos vestindo de uma insensibilidade humana que dá medo. Hoje percebo que naturalizamos com maior facilidade a dor, o sofrimento que vai muito além do mau funcionamento do corpo, é duro mas estamos cada vez mais conformados com o desrespeito aos direitos básicos do ser humano (saúde, educação, segurança…) e dá muito gosto ver que outras pessoas ainda se importam com isso, parabéns ao médico
Tiago de Medeiros Almeida pela capacidade não só de ainda enxergar a falta de recursos estruturais, mas principalmente por se permitir experimentar em seu dia-a-dia tão estressante um pouco da dor emocional do outro que lhe vêm educadamente ou não, em pedido de ajuda!
Lucynara Santos – Psicóloga
Bruno, todos os dias eu vejo todo mundo falando mal da saúde pública, aliás da administração pública. Eu trabalho com administração pública e na área de saúde, apesar de não ser técnico dessa área. Esse depoimento do ortopedista do HWG é comovente e por isso resolvi postar esse comentário.
Como não quero criar polêmica não vou assinar o comentário, mas vou deixar a minha visão de técnico.
A verdade é que as secretarias municipal de natal e do estado já desistiram de administrar através da Lei 8.666. Essa lei, que é proclamada como bastião da correção, foi feita a partir de normas que regulavam a construção civil e não atende a velocidade de serviços de emergência, como ocorre no caso da saúde.
Nossos profissionais, incluindo os diretores de hospitais, secretários e governantes (prefeita e governadora) não fazem a menor idéia de como organizar o serviço, numa perspectiva como se encontram. O estado gasta R$ 8,50 de cada R$ 10,00 investidos na saúde com servidores, ou seja, sobra 15% do orçamento para tudo (medicamentos, investimentos, materiais, equipamentos). Um estudo da Sec de saude de SP indica que esse percentual não deve ultrapassar 65% de forma nenhuma, mas que o ideal seria entre 55% e 60%. A LRF limita em 54% o percentual do Estado. A SESAP gasta hoje 85%.
É bobagem falar em falta de vontade política. Todo governante adoraria resolver o problema da saúde e choram e se desesperam por não conseguir. O problema dos governantes é que além de um ordenamento jurídico que é feito para dar errado, em que as compras nunca, em todo o Brasil, acontecem de forma cara, atrasada e de má qualidade, fruto de uma corrupção que se alimenta dessa desorganização, mas que beneficia fundamentalmente os empresários do setor.
Saúde sem materiais, medicamentos e equipamentos não acontece. E isso custa muito caro, muito mais que a nossa capacidade de bancar, nesse contexto.
Solução: apertar muito, muito, muito mesmo em cumprimento de horários e expediente dos servidores, porque ai a gente manda uma parte que não aguenta o tranco embora. E flexibilização das compras, com a redução da burocracia, e fiscalização fortíssima nos serviços contratados e nos materiais e medicamentos entregues.
Retirar o foco da burocracia para os resultados. Pagando-se preço de mercado ao invés de buscar preços irrealmente baixos dos fornecedores e fiscalizar a entrega, com qualidade, prazo e eficiência.
O problema é que se aperta na compra, imaginando-se que isso acaba com a corrupção e tudo é feito com preços irreais, faltando entrega ou se comprando coisas imprestáveis e a corrupçao continua a mesma. Deve-se inverter essa ordem: simplificar a compra, pagar o preço de mercado e exigir a boa prestação e entrega, ou seja, o aperto esta do lado errado.
Assim nunca vai dar certo, como não dá em canto nenhum do país. Será que todo mundo é mal intencionado, no Brasil todo?