Uma ossada de uma baleia-cachalote foi encontrada na manhã desta terça-feira (29), na praia de Sibaúma, pouco depois de Pipa, no município de Tibau do Sul. O Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam) ficou ciente do encalhe ainda nas primeiras horas da manhã e segue com equipe no local, durante a tarde, com objetivo de investigar a causa da morte, embora o animal esteja em avançado estado de decomposição.
De acordo com o Cemam, trata-se de um encalhe complexo em razão da difícil localização em que o animal está e também pelo porte dele. O centro informou que, mesmo em estado avançado de decomposição, o peso e tamanho vão muito além dos encalhes comuns de golfinhos e tartarugas.
O Cemam informou que solicitou apoio da equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Tibau do Sul para disponibilizar uma retroescavadeira para auxiliar na destinação da carcaça. No entanto, a secretaria avaliou o local como de difícil acesso ao maquinário.
Baleia-cachalote
Sobre o animal em si, informou apenas que trata-se de um indivíduo popularmente chamado de baleia-cachalote. Apesar do nome e do seu tamanho, trata-se de um golfinho devido a presença de dentes. É a maior espécie de golfinho no mundo, conhecida por sua cabeça volumosa e produção de som, chegando a mergulhar a cerca de 3 mil metros de profundidade em busca de lulas gigantes, sua principal presa.
No Rio Grande do Norte, essa espécie ocorre principalmente em áreas oceânicas, mas eventuais encalhes são registrados na costa, normalmente envolvendo indivíduos debilitados. Essas ocorrências oferecem dados importantes para pesquisas sobre migração, comportamento e impactos de atividades humanas.
Fonte: Portal 98Fm
Comente aqui