Educação

Over aciona polícia e Ministério Público para resolver mistério de possível atentado na escola

Após uma suposta ameaça de ato de terrorismo no Over Colégio Curso por um hipotético aluno e denunciado por um conjecturado pai em pleno desespero tentando proteger sua filha, possível amiga do agora aluno que passará a ser investigado por conta de anotações prevendo a tragédia, a direção do colégio emitiu nota tranquilizando estudantes, pais, professores e funcionários da escola.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Vivemos em tempos nos quais as pessoas não têm preocupação em averiguar informações, não procuram os caminhos corretos para tentar resolver as demandas do dia a dia. Um “like” parece valer mais do que uma vida. Supondo que um pai, um responsável, estivesse preocupado com a segurança do seu filho, deveria procurar os órgãos competentes, por exemplo, a Polícia. Como educadores, e também na condição de pais, tendemos a duvidar de que um responsável iria procurar um blog, na tentativa de solucionar um problema relacionado à segurança. Polícia e Ministério Público seriam os caminhos corretos. É difícil acreditar que um responsável seria tão irresponsável a esse ponto.

Propagar boatos, criar pânico e submeter crianças e adolescentes à execração pública nunca é o caminho correto. Que tipo de exemplo esses pais dariam para seus próprios filhos? É preciso ter cuidado com as fakes news e averiguar as informações, buscando sempre veículos com credibilidade. Passamos por momentos delicados ontem em decorrência da falta de cautela de um pai e de um blogueiro que se viram no direito de colocar em xeque a integridade moral e emocional de uma criança e, consequentemente, da nossa escola. Nem mesmo o nome da escola estava correto na tal publicação. Nenhum veículo oficial replicou a notícia. Todos esses indícios devem ser levados em consideração pelos pais antes de tomarem atitudes precipitadas e contribuírem com a divulgação de notícias que ainda não têm confirmação.

Na condição de gestores educacionais, comunicamos o fato aos entes da sociedade organizada que têm o poder de investigar e apurar e aguardamos as orientações e posicionamentos para tomarmos as medidas cabíveis.

Não devemos ser irresponsáveis em afirmar ou negar, afinal, ainda não há conclusões sobre o caso, se há algum fundamento ou se são apenas obras de má fé dos que divulgaram. Todos são inocentes até que se prove o contrário. Aproveitamos a situação para propor uma reflexão, um exercício de empatia: quão grande é a pressão que sente agora o adolescente envolvido nessa história? Que traumas a repercussão disso tudo pode causar? Coloquem a mão na consciência! Mesmo que houvesse algum fundamento, o linchamento público não seria o caminho correto. Se os “postadores” de plantão resolver em fazer justiça digitando por meio de seus celulares, voltaremos à barbárie. Hoje, você é o agressor virtual. Amanhã, você pode ser a vítima. Vale a pena agir de modo inconsequente e acabar destruindo uma vida? E se fosse com você? E se fosse com seu filho?

A escola já acionou todos os órgãos competentes e está contando com a colaboração da Polícia, do Ministério Público e da Promotoria da Criança e do Adolescente para encontrar o melhor desfecho para o caso. Esperamos que o Conselho Tutelar tome as devidas providências para investigar e punir também os que espalharam a notícia, que, sem dúvida, erou danos irreversíveis a um adolescente, a uma família e a toda comunidade escolar.

Pedimos que os responsáveis evitem comportamentos irresponsáveis. Cobramos ainda mais responsabilidade daqueles que se dispõem a propagar notícias.

Por fim, aproveitamos para agradecer a todos que, ao longo do processo, nos ajudaram a encontrar o melhor caminho para lidar com o fato, assim como aos veículos que evitaram a divulgação precipitada de informações.

Atenciosamente,

a direção.

Opinião dos leitores

  1. E tem mais eles bloquearam todos os pais na rede social (Instagram)que reclamaram sobre a atitude da escola em relação a varios problemas que estão ocorrendo .

  2. Minha filha estuda no over de lagoa nova … nem porteiro tem !!! Qualquer pessoa entra e sai da escola em qualquer horário!!!! Estamos desesperados com q falta de segurança nessa escola. Todos os funcionários incluindo a secretaria e coordenadora são omissos!!! Vem acontecendo bullying e roubos dentro da escola e não fazem nada !!!!

  3. A omissão da direção da escola infelizmente é constante, não se fez apenas nessa situação, o que se vê é que a cada dia são situações que se tornam cada vez mais graves, na última semana na unidade Abel Cabral teve uma ocorrência com bebida alcóolica dentro da sala de aula, mesmo assim a figura de Carlos André não aparece, só está presente apenas em eventos que favoreçam sua imagem. A melhor escola não é apenas aquela que aprova mais no Enem, mas aquela que acolhe filhos e pais tornando-se uma extensão do lar.

  4. Gosto muito do Over…Uma ótima escola a um preço justo…Imagino que isso incomoda a muita gente…

  5. essa escola sempre foi omissa diante de problemas graves envolvendo bullyng. Ano passado minha filha passou por problema semelhante no Over Kids da Lima e Silva. Acionamos todos os órgãos da escola e não resolveram.

    Tivemos que mudar ela de horário para ela poder ficar em paz e concluir o ano.

    Espero que agora o careca tome as providências, ou vai deixar ocorrer uma tragédia.

  6. A inércia da escola, a incompetência da Diretora em enfrentar o problema e resolvê-lo, e a soberba de seu proprietário, impressionam.
    A escola desde o primeiro momento que soube da situação deveria ter agido enérgica e eficientemente para entender o que estava acontecendo, buscar soluções e trazer a paz aos "ameaçados".
    A Diretora claramente não sabia o que fazer e ficou querendo empurrar a questão para debaixo do tapete.
    Seu proprietário, com uma nota que claramente culpa a potencial vítima pela situação, deveria entender que sua empresa não se sustenta sem alunos, e alunos não ficam em escolas onde não contam com proteção.
    Se meu filho estudasse lá, seria só o tempo de pegar a transferência dele para outro local.
    Mas antes eu deixaria a pergunta: e se acontecesse mesmo o que foi divulgado?

  7. Gostaria de esclarecer, como pai de aluno, que o Colégio já sabia desde sexta-feira desta história, e não esclareceu quais medidas iriam tomar. Somente depois de tamanha confusão, apareceu querendo culpar o pai. Quem provocou tudo isto, foi a inércia do Colégio. A coordenadora demorou muito tomar uma atitude. Não vamos mudar o culpado. E se for ou fosse verdade? Quem iria trazer de volta os possíveis prejuízos?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Ministério da Justiça envia pedido de extradição de Ramagem aos EUA

Foto: Reprodução

O Ministério da Justiça comunicou nesta segunda-feira (22) ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, que já enviou ao Itamaraty o pedido de extradição do ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). A ordem de extradição foi determinada por Moraes, após Ramagem fugir para os Estados Unidos.

O ex-parlamentar foi condenado a 16 anos e um mês de prisão por três dos cinco crimes que a Procuradoria-Geral da República imputou a ele na investigação da trama golpista.

A documentação necessária para o pedido de extradição foi organizada pelo MJSP e entregue ao Ministério das Relações Exteriores. Agora, cabe ao Itamaraty formalizar o pedido junto às autoridades norte-americanas.

Ramagem teve o mandato de deputado federal cassado pela Mesa Diretora da Câmara, na quinta-feira (18), justamente por conta da condenação do STF no processo sobre a tentativa de golpe de Estado.

Nesta segunda, a esposa do ex-deputado, Rebeca Ramagem, anunciou nas redes sociais que o marido pretende lançar cursos on-line.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio Bolsonaro abre agenda internacional ao lado de Netanyahu em Israel

Foto: Reprodução

O senador Flávio Bolsonaro vai estrear sua agenda internacional como pré-candidato à Presidência participando da Conferência Anual de Combate ao Antissemitismo, entre os dias 26 e 27 de janeiro, em Jerusalém, Israel. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu será o principal nome do evento, e Flávio será um dos oradores.

O ex-deputado Eduardo Bolsonaro, que foi cassado por faltas na Câmara na quinta-feira (18), também estará presente, embora esteja atualmente nos Estados Unidos. O evento reúne líderes e representantes que combatem o antissemitismo em escala global.

Flávio é o escolhido pelo pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, para representar o bolsonarismo nas eleições de 2026. A expectativa é que ele enfrente o presidente Lula (PT) no pleito nacional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Decisão de Flávio Dino trava emendas e endurece resistência de senadores a Messias no STF

Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

A decisão do ministro Flávio Dino, do STF, de barrar parte de um projeto que liberava pagamentos de emendas parlamentares, deve complicar ainda mais a vida de Jorge Messias, indicado por Lula para o Supremo. O bloqueio vale para as chamadas “emendas de relator”.

Lideranças do Senado afirmaram que a suspensão reforça a resistência à indicação de Messias. Para caciques da Casa, a medida mostra que é necessária uma escolha mais alinhada com o Senado e com a política, como já havia defendido o presidente da Casa, Davi Alcolumbre.

O temor de senadores é que a entrada de Messias no STF fortaleça a chamada “bancada governista”, ligada a Flávio Dino, que tem colocado as emendas parlamentares em xeque. A preocupação é que decisões futuras do Supremo possam prejudicar o orçamento de parlamentares e o ritmo de investimentos nos estados.

Mesmo com a resistência, Lula garantiu manter a indicação. O presidente afirmou que enviará a mensagem oficial ao Senado ainda durante o recesso, para que Messias seja votado assim que a Casa retomar os trabalhos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Ibama apreende 2,3 toneladas de peixe ilegal e aplica R$ 122 mil em multas no RN

Foto: Divulgação/Ibama

O Ibama realizou neste mês a Operação Tuna no litoral do RN e apreendeu 2,3 toneladas de peixe ilegal. Além disso, aplicou multas que somam mais de R$ 122 mil, com foco em crimes ambientais ligados à pesca de atuns e espécies ameaçadas de extinção.

A fiscalização percorreu embarcações, indústrias e o comércio de pescado, tanto no atacado quanto no varejo. Entre as principais infrações estão o comércio de atum sem origem comprovada e a captura proibida de espécies em risco, como agulhão-branco, agulhão-negro, atum-azul, 36 tipos de tubarões, aves e tartarugas marinhas. No total, 52 espécies foram impactadas.

Estaleiros construindo embarcações de pesca sem licença ambiental também foram flagrados. As atividades desses locais foram suspensas e os responsáveis multados, já que barcos irregulares aumentam a pesca sem controle e prejudicam a conservação das espécies.

A operação ainda barrou a venda de ova de curimatã, estrelas-do-mar, corais e lagosta em período de defeso. Todo o pescado apreendido foi doado para entidades beneficentes, hospitais e forças militares. O Ibama reforça que a pesca de atuns é regulada pela Comissão Internacional para a Conservação dos Atuns e Afins no Atlântico (ICCAT), e que a fiscalização é obrigatória para evitar a pesca excessiva.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Arquidiocese de Natal divulga programação e horários de missas de Natal e Ano Novo no RN

Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

A Arquidiocese de Natal divulgou nesta segunda-feira (22) a programação com os horários da missas de Natal e de Ano Novo em todo o Rio Grande do Norte.

Na Catedral Metropolitana, na quarta-feira, 24, serão celebradas três missas: às 11h, 16h30 e 20 horas. No dia 25, às 19h, haverá a celebração da Solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.

No dia 31, também serão realizadas três missas: 11h, 16h30 e 20 horas. No dia 01 de janeiro, a missa da solenidade de Maria Mãe de Deus será às 19 horas.

O arcebispo Dom João Santos Cardoso presidirá as missas das 20 horas, nos dias 24 e 31, bem como a do dia 25.

Missa no Campus da UFRN

Há vários anos, tradicionalmente na noite dos dias 24 e 31, acontece a celebração da missa, no anfiteatro do campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Neste ano, ambas as celebrações acontecerão às 18 horas, presididas por Dom João Cardoso, transmitidas pela TV Universitária.

Horários nas paróquias

Confira abaixo os horários das celebrações do Natal e do Ano Novo nas demais paróquias da Arquidiocese:

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Consumo de cannabis triplicou entre meninas e mulheres no Brasil, aponta estudo

Foto: Contentdealer/Adobe Stock

Um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostra que o consumo de cannabis entre meninas a partir de 14 anos e mulheres  mais do que triplicou no Brasil. Entre adolescentes, a proporção passou de 2,1% para 7,9%, e entre mulheres adultas, de 3% para 10,6%, entre 2012 e 2023.

16,6% dos brasileiros já usaram cannabis ou derivados

A maconha segue como a droga ilícita mais consumida no país. 16,6% dos brasileiros já usaram cannabis ou derivados ao menos uma vez na vida — cerca de 28 milhões de pessoas. O uso recente também cresceu: de 2,8% para 6% no último ano analisado.

O fumo é a principal forma de consumo (90%), principalmente da maconha prensada. Cerca de 10% usam comestíveis, 4% vaporizadores e 17% misturam a droga com tabaco. Substâncias canabinoides sintéticas foram relatadas por 5,4% dos usuários, índice que sobe para 11,6% entre menores de 17 anos.

Consumo é maior entre meninas

O levantamento também aponta uma inversão no padrão por sexo. Antes mais comum entre meninos, o consumo passou a ser maior entre meninas, enquanto o uso entre adolescentes do sexo masculino caiu quase 60% no período.

Entre jovens de 14 a 17 anos, cerca de 1 milhão já usou cannabis alguma vez, e 500 mil relataram consumo recente. O estudo indica maior vulnerabilidade nessa faixa: 7,4% buscaram atendimento de emergência por uso da droga, contra 2,7% entre adultos. Além disso, 68% dos adolescentes dizem querer parar de usar, mas 43% afirmam não conseguir.

Os dados fazem parte do 3º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), com 16.608 entrevistados em todo o país, realizado em 2022 e 2023, em parceria com o Ministério da Justiça e a Ipsos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PF aponta ‘Careca do INSS’ como dono oculto da CBPA, entidade de pescadores suspeita de descontos indevidos

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A Polícia Federal apontou o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, como dono oculto da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e da Aquicultura (CBPA).

Segundo a investigação, ele atuava com Paulo Gabriel Negreiros e Tiago Schettini como “donos de fato” da entidade, suspeita de realizar descontos indevidos em benefícios de aposentados do INSS sem autorização.

De acordo com a PF, a CBPA arrecadou cerca de R$ 99 milhões, com forte crescimento a partir de 2023. Parte dos recursos teria sido desviada para uma empresa ligada a Antunes.

As conclusões fazem parte da quinta fase da Operação Sem Desconto, deflagrada em 18 de dezembro de 2025. A ação, autorizada pelo ministro André Mendonça, cumpriu 16 mandados de prisão preventiva e 52 de busca e apreensão em sete estados e no Distrito Federal.

Os investigados respondem por organização criminosa, estelionato previdenciário, inserção de dados falsos em sistemas oficiais e dilapidação patrimonial. A defesa de Antunes afirmou que não comentará o caso por ainda não ter acesso aos autos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ações da Alpargatas despencam e empresa perde R$ 200 milhões em valor de mercado após polêmica política envolvendo a Havaianas

Foto: Divulgação

As ações da Alpargatas, dona da Havaianas, caem nesta segunda-feira (22) na B3 em meio à polêmica política envolvendo a nova campanha da marca. Por volta das 13h, os papéis recuavam 1,37%, após chegarem a cair cerca de 3% no início do pregão.

A queda representa perda de cerca de R$ 200 milhões em valor de mercado, segundo o UOL. A Alpargatas vale hoje cerca de R$ 7,3 bilhões na bolsa de valores brasileira, a B3.

A reação do mercado ocorre após críticas de políticos e grupos conservadores à campanha estrelada pela atriz Fernanda Torres. No vídeo, a atriz faz uma brincadeira com a expressão “pé direito” ao falar sobre o início de 2026.

A mensagem foi interpretada por críticos como um posicionamento político, o que levou a pedidos de boicote à marca nas redes sociais. Eduardo Bolsonaro afirmou considerar a Havaianas um símbolo nacional, mas criticou a escolha da atriz, que classificou como “de esquerda”.

Opinião dos leitores

  1. A direita não tem o menor pudor em prejudicar os outros. Com o intituto de esconder os escândalos do líder de bolsonaro no congresso (sóstenes) ela criou esse espantalho pra o gado ficar preso nesse assunto. Não importa quem vai se prejudicar, o importante é bolsonaro acima de todos.

  2. Em 2026 entre com o pé direito, a exemplo de jogador de futebol quando entra em campo, para evitar maus fluídos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Operação Zero Álcool prende 12 condutores embriagados no fim de semana na Grande Natal

Foto: CPRE/divulgação

A Operação Zero Álcool prendeu 12 motoristas por embriaguez ao volante neste fim de semana em Natal e na região metropolitana. A ação foi coordenada pelo Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE).

As prisões ocorreram em Macaíba (3), São Gonçalo do Amarante (2), Natal (3), Nísia Floresta (2) e Extremoz (2).

Todos os condutores apresentaram resultado superior a 0,33 mg/L no teste do bafômetro, índice que configura crime de trânsito.

Segundo o CPRE, as fiscalizações serão intensificadas durante as festas de fim de ano, com foco na redução de acidentes e na preservação de vidas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

IOF impulsiona arrecadação recorde da Receita em novembro: R$ 226,75 bilhões

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Receita Federal arrecadou R$ 8,6 bilhões com o IOF em novembro, alta de 39,95% em relação ao mesmo mês de 2024. O crescimento é atribuído principalmente às operações de saída de moeda estrangeira e ao crédito para pessoas jurídicas, após mudanças recentes na legislação.

O desempenho do imposto contribuiu para o recorde de arrecadação federal em novembro, que somou R$ 226,75 bilhões. No acumulado de janeiro a novembro de 2025, a arrecadação chegou a R$ 2,6 trilhões, com aumento real de 3,25%, o maior da série histórica para o período.

O aumento do IOF foi anunciado em maio, no primeiro relatório bimestral de 2025, como parte das medidas para cumprir a meta fiscal. Inicialmente, o governo previa arrecadar R$ 20 bilhões, mas, após ajustes no decreto e negociações com o Congresso, a estimativa caiu para cerca de R$ 12 bilhões.

Após o decreto ser derrubado pelo Congresso, o governo recorreu ao STF. Sem acordo entre os Poderes, o ministro Alexandre de Moraes restabeleceu a validade do aumento do IOF, excluindo apenas a cobrança sobre o risco sacado.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *