Foto: Arquivo pessoal
“Nosso objetivo é que ela não pegue a prisão perpétua ou pena de morte”. É o que disse a irmã de uma jovem de 21 anos que foi presa no aeroporto de Bangkok, na Tailândia na última semana. Mary Hellen Coelho Silva e outros dois homens foram presos com 15,5 quilos de cocaína. A Tailândia é um dos países onde o tráfico de drogas pode ser punido com pena de morte, dependendo da quantidade e das circunstâncias.
Mary mora em Pouso Alegre com a mãe e os irmãos. Ela e a irmã mais velha, Mariana Coelho, eram próximas e sonhavam em abrir uma loja para vender os bolos que elas produziam juntas. Em entrevista ao g1, Mariana contou como foi a descoberta da prisão da irmã na Tailândia e como foram estes últimos dias. A família pede a ajuda do Itamaraty para trazer a jovem de volta ao Brasil.
Segundo Mariana, a notícia da prisão chegou por meio de um áudio da própria irmã por meio de um aplicativo de mensagens. “No domingo passado ela fez contato comigo. Ela me mandou um áudio desesperada falando que tinha sido presa na Tailândia. Pediu para eu ajudar ela de alguma forma, entrar em contato com a embaixada brasileira. Só que eu não tinha noção da dimensão daquilo, não sabia da gravidade. Pra mim, ela estava viajando para Curitiba atrás de algum namorado, estas coisas que os jovens fazem”, relembrou Mariana.
Mariana contou que só começou a entender a gravidade da situação depois que começou a pesquisar sobre o assunto e descobriu sobre as possíveis punições que a irmã poderia sofrer. A notícia pegou a família de surpresa. A mãe dela, que luta contra um câncer, precisou ser internada quando soube que a filha havia sido presa no país asiático.
“A gente não sabia. Ela trabalhava com carteira assinada em uma churrascaria da cidade. Ela tinha o serviço dela, tudo certinho. A gente não sabe o que levou ela a fazer isso. A gente ficou em estado de choque, estamos desesperados”. Apesar de ter sido presa por tráfico de drogas, a irmã contou que não sabia do envolvimento de Mary com este crime. Desde que a prisão aconteceu, ela e a família estão sem informações sobre a brasileira.
G1
Muito simples: É SÓ NÃO TRAFICAR, PORRA!
Agora é tarde… tchau querida.
Nem sempre é como no Brasil. Há países nos quais o crime NÃO COMPENSA. Estou curioso para saber qual a pena por corrupção ativa lá.
Como lá a pena pode ser de morte, a cocaína é muito mais valorizada. A operação é de alto risco/retorno. Passou e se deu bem, vai ganhar uma grana boa e voltar p casa feliz, até a ganância chamar para fazer de novo. Se for pego vai ter que assumir as consequências. Não tem inocente nesse jogo, se bem que o prejuízo maior fica com a mula. Essa vai mofar na cadeia.
Na Tailândia eu não sei .. mas se fosse no Brasil, eu concordaria com a mãe dessa jovem, visto que aqui no Brasil, existe impunidade para políticos corruptos que desviam bilhões e bilhões e bilhões do dinheiro publico, desencadeando uma serie de malefícios a população como falta de investimentos na saúde, educação, empregos, infra estrutura e investimentos.. levando a população a miséria … e miséria é uma das portas de entrada para as drogas … Eu seria a favor da pena de morte para o traficante, se existisse a mesma pena para os crimes do colarinho branco !!!
Tem certos erros que não se consegue mais reverter mas que essa jovem possa ter uma segunda chance para trilar um caminho correto,ela agora deve está lembrando o quanto era mais tranquilo trabalhar naquela churrascaria.Que Deus tenha misericórdia dela e conceda uma segunda oportunidade.
Todos erram nesta vida. Só que não estamos falando em erros simples e sim de crimes previstos em lei. Concordo que pagar com a vida é muito pesado, mas as leis desse país cominam essa pena para este tipo de crime. Ao escolher uma vida de tráfico, ela também ajudou a destruir a vida de muita gente, aprisionou muitas famílias no mundo das drogas. Aqui não é questão de pagar o mal com o mal, e sim, semeadura e colheita.
Se tivesse junto da irmã realmente vendendo os bolos feitos de maneira digna e honesta, poderiam até ganhar menos, mas não estariam nesta situação.
Todos sabem que lá a pena é gravíssima, infelizmente agora é tarde para chorar.
Hoje não tem a estocadora de vento para pedir o perdão, o presidente não moverá um dedo para libera_la e com razão.
E quantos perdem suas vidas pelas drogas, quantas famílias são destruídas por este mal. Acho a pena de morte um excesso, mas a prisão perpétua acho justa. Se no Brasil tivéssemos penas mais rigorosas a situação mudaria, mas tem gente que quer apoiar políticas da liberação, quem apoia esta ideia deveria ser voluntário em clínicas de reabilitação ou receber durante um mês, um dependente químico em sua residência e ficar responsável pela vida do mesmo.
Que a Tailândia 🇹🇭 faça cumprir suas leis. Se fosse no Brasil já estaria solta traficando de novo! Bom exemplo!
😉
Concordo que a pena de morte é algo muito forte. No entanto, ela já sabia que corria esse risco quando resolveu traficar. Infelizmente, descobriu da pior forma possível que a coisa é séria, e que lá a pena é aplicada.
Casos como esse devem ser divulgados de forma que os nossos jovens tenham consciência do risco que estão correndo, não só na Tailândia, mas em qualquer país, já que, quando é pego, perde-se, no mínimo, anos valiosos de uma vida na cadeia.
Penso, que ao fazer a opção por traficar em um país em que o referido crime é punido com a morte, a opção por traficar foi ponderada, entre a vida e aferir dinheiro de forma ilícita. Aqui não entro no mérito social, haja vista, tratar-se de um discussão mais complexa.
Deveria ter pensado nisso antes de entrar nessa vida. Ainda por cima foi se aventurar num país que possui leis que funciona e não alisa brandidos. Pensava que era o Brasil? Agora é só esperar a hora de receber uma bala na cabeça… Infelizmente a mãe e a família sofrerá, mas a culpa foi única e exclusivamente da menina que resolveu ser traficante.
Prisão perpetua é uma vida escravizada pelas drogas ..
Me desculpem a sinceridade mas ela tinha ciência que a lei era essa , é difícil mas ela sabia que corria esse risco .
Era só ter escolhido outro país.
Não seria melhor não ser traficante? O Sr tá concordando com a profissão?
Ironia.
Se explicar per…
As mães q perdem os filhos pela droga q ela estava levando…
Erra pra ser assim também no Brasil pena de morte.