O papa Francisco segue internado e teve uma noite tranquila e de repouso, segundo comunicado do Vaticano na manhã deste domingo (23).
Pela primeira vez desde a hospitalização, o Vaticano descreveu o estado de saúde do papa como “crítico”, no último sábado (22). Ele precisou de oxigênio suplementar e transfusões de sangue por conta de uma crise respiratória prolongada semelhante à asma. Os exames ainda apontaram um quadro de plaquetopenia.
O pontífice foi diagnosticado com uma pneumonia bilateral e está sob cuidados médicos desde o dia 14 de fevereiro, no hospital Gemelli, em Roma.
Fabiano Silva dos Santos (E) foi nomeado por Lula (D) para presidir os Correios (Foto: Ricardo Stuckert)
Com os Correios beirando a insolvência, como sua direção já admitiu, a atual gestão quer empurrar a conta de sua ineficiência para o cidadão. Quer aumentar tarifas em vez e cortar despesas, assim como o governo Lula (PT) aumenta impostos em vez de cortar gastos.
A ideia é impor 81,6% de aumento nas tarifas já a partir de abril, segundo o documento com “ações para sustentabilidade econômico-financeira”, a que a coluna teve acesso. A estatal negou até que haja discussão sobre o assunto.
Documento interno revela plano de revisão tarifária dos Correios | Imagem: reprodução
A estatal traçou cenários de 12%, 20%, 45% e 81,6%. Neste último caso, o estudo prevê R$3,4 bilhões em caixa… até ficar insolvente outra vez.
Nem pro cheiro
No plano, os Correios dizem que última revisão tarifária ocorreu em 2017 e foi de 4,094%. Diz ter sido insuficiente para cobrir seus custos. Claro.
Culpa do Haddad
O documento reforça que a “taxa das blusinhas”, imposta por Fernando Haddad (Fazenda), prejudicou a receita e tornou a estatal insolvente.
Toque de caixa
O documento será apresentado nos próximos dias. Precisa ser aprovado pela diretoria, moleza até aí. A resistência, se ocorrer, será no conselho.
Natal acaba de conquistar uma posição de destaque no cenário do turismo nacional, sendo classificada como a 3ª cidade que mais cresceu em reservas de hotéis do Brasil em 2024, segundo o estudo Hotel Report da Omnibees.
O ranking também avaliou 50 cidades com grande potencial no Brasil e Natal aparece em 13º lugar na posição nacional em número de reservas. O levantamento identificou um aumento de 17% nas reservas em comparação ao ano anterior, o que confirma a vocação da cidade em atrair turistas.
O estudo, que analisou mais de 20 milhões de reservas realizadas ao longo do ano de 2024, mostra o fortalecimento do setor hoteleiro e turístico de Natal, com base em dados sobre ocupação, tarifas médias e receita de hospedagem. O município se destaca pelos eventos e o investimento que está sendo feito em sua infraestrutura como a engorda de ponta negra, tornando-se um polo estratégico para o turismo no Brasil.
Confira o TOP 10 do Brasil no crescimento de reservas em 2024
Japaratinga, AL (+32,8%)
Florianópolis, SC (+19,4%)
Natal, RN (+17,3%)
Maringá, PR (+16,1%)
Londrina, PR (+13,3%)
Maragogi, AL (+14,8%)
Maceió, AL (+14,4%)
Belém, PA (+14,4%)
Foz do Iguaçu, PR (+8,3%)
Fortaleza, CE (+12,4%)
O crescimento expressivo de algumas cidades, como Japaratinga (AL), Florianópolis (SC) e Natal (RN), demonstra que há uma demanda crescente por destinos que oferecem experiências diferenciadas, seja pelo turismo de lazer, ecoturismo ou infraestrutura aprimorada.
O relatório da Omnibees também destaca o planejamento estratégico como chave para o sucesso, e aponta que, com o ritmo crescente de reservas, a cidade de Natal está pronta para atrair novos investimentos e continuar consolidando sua posição como um dos principais destinos turísticos do Brasil.
Metodologia do estudo
A seleção das cidades foi feita com base no volume total de reservas realizadas, excluindo cancelamentos e reembolsos, e os dados foram obtidos a partir de plataformas de distribuição, operadoras e redes hoteleiras. A análise considerou o crescimento ou queda na demanda por hospedagem, avaliando a evolução das receitas de diárias vendidas e a precificação média praticada pelos hotéis entre o ano de 2023 e 2024
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste domingo (23) que a Rússia lançou mais de 260 drones em um ataque noturno, o maior da guerra, ao condenar o “terror aéreo” russo e pedir unidade entre os aliados do país.
“Todos os dias, nosso povo se posiciona contra o terror aéreo”, escreveu na rede social X.
Ele continuou afirmando que, “na véspera do terceiro aniversário da guerra em larga escala, a Rússia lançou 267 drones de ataque contra a Ucrânia — o maior ataque desde que drones iranianos começaram a atacar cidades e vilas ucranianas.”
A força aérea da Ucrânia informou em um comunicado que 138 drones foram abatidos e outros 119 desapareceram dos radares após serem bloqueados pelo sistema de proteção aéreo, acrescentando que a Rússia também lançou três mísseis balísticos.
Danos foram relatados em cinco regiões do país.
Moscou lançou ataques em massa de drones noturnos na Ucrânia por meses, buscando esgotar as defesas aéreas.
Zelensky afirmou que, no total, quase 1.150 drones de ataque, mais de 1.400 bombas aéreas guiadas e 35 mísseis de vários tipos foram lançados pela Rússia no território ucraniano na semana passada.
O presidente agradeceu aos que operam as defesas aéreas da Ucrânia e pediu aos aliados estrangeiros do país que se mantenham unidos para garantir uma “paz justa e duradoura”.
“Isso é possível por meio da união de todos os parceiros — precisamos da força de toda a Europa, da força da América, da força de todos que buscam uma paz duradoura.”
Kiev e seus aliados europeus ficaram nervosos com os ataques verbais do novo presidente dos EUA, Donald Trump, contra Zelensky na semana passada, bem como com uma reunião entre as delegações dos EUA e da Rússia em Riad, para a qual a Ucrânia não foi convidada.
Ingredientes:
Creme de abóbora
Ingredientes:
200 gramas de abóbora
1/2 cebola média picada
Um dente de alho
Água para o cozimento da abóbora
100ml creme de leite
Cheiro verde a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sobremesa de páprica doce
1 colher de sopa de caule de coentro
Modo de preparo:
Coloque um pouco de azeite na panela, o alho, a abobora, a cebola, misture e deixe cozinhar, mexendo sempre.
Coloque um pouco de água e deixe cozinhar em fogo médio e deixe refogar.
Acrescente água quando secar. Repita esse processo até ficar bem cozida.
Acrescente a páprica, o caule do coentro picado e ajuste o sal e pimenta do reino.
Assim que cozinhar bata no liquidificador ou processador com um pouco da água do cozimento e o creme de leite
Acerte o sal e a pimenta do reino.
Sirva com a calabresa acebolada por cima.
Calabresa
1 calabresa
1 cebola grande
Sal a gosto
Fio de azeite
Modo de preparo:
Corte a calabresa em fatias finas e a cebola em tiras.
Aqueça a frigideira, coloque um fio de azeite, coloque a calabresa, deixe pritar por dois minutos e coloque a cebola. Frite até dourar a calabresa.
Montagem:
Coloque o creme de abóbora em um prato fundo ou num boolw coloque a calabresa.
Polvilhe um pouco de cheiro verde por cima e sirva em seguida.
Tempo de preparo: 15min
Tempo de cozimento: 20min
DICA RÁPIDA
MIL FOLHAS COM CREME DE CONFEITEIRO E MORANGOS
Ingredientes:
Creme pâtissier
1L de leite
8 gemas
100g de amido de milho
250g de açúcar
1 casca de limão siciliano
1 semente de cumaru ou baunilha
Massa folhada
Folhas de hortelã
4 morangos frescos
Açúcar de confeiteiro
Molho inglês
4 gemas
100g de açúcar
100g de creme de leite
1 casca de limão siciliano
Semente de cumaru ou baunilha
Geleia de morango
150 g de morangos congelados
50 g de açúcar
20 g de ágar-ágar
Modo de preparo:
Corte a massa folhada no tamanho desejado e asse no forno (a massa pode ser comprada em supermercado). Quando estiver assada, reserve.
Creme pâtissier
Coloque, em uma panela, o leite para ferver em fogo baixo.
Quando estiver morna, acrescente 8 gemas, o amido de milho, o açúcar, uma casca de limão siciliano e rale um pouco da semente de cumaru ou baunilha, mexendo continuamente até obter uma mistura espessa, semelhante a uma papinha.
Retire a casca do limão e deixe esfriar.
Molho inglês
Repita o mesmo processo do creme, porém deixe-o com uma consistência mais líquida.
Mantenha o fogo baixo para evitar que as gemas cozinhem demais.
Quando a mistura estiver mais líquida, retire do fogo, passe por uma peneira para evitar que restem pedaços de gema e deixe esfriar.
Este molho será utilizado no prato.
Geleia de morango
Em uma panela, coloque os morangos limpos e sem os cabinhos, amasse com um garfo, adicione o açúcar e 20g de ágar-ágar e deixe descansar.
Montagem
Coloque o creme, o molho inglês e a geleia em sacos de confeiteiro.
Coloque o molho inglês de forma aleatória no prato.
Depois coloque o creme de confeiteiro, fazendo uns montinhos e fixe duas massas folhadas, uma de cada lado.
Aperte um pouco com delicadeza e repita tudo colocando 4 pedaços de massa folhada.
Coloque uns pingos da geleia aleatoriamente no prato, sobre o molho inglês.
Coloque os pedaços de morango, umas folhas de hortelã, polvilhe o açúcar de confeiteiro, com a ajuda de uma peneira e sirva em seguida.
Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de cozimento: 20 minutos
Aposta do PT potiguar para disputar o governo estadual, Cadu Xavier, secretário de Fazenda, já começou sua pré-candidatura com a bandeira de defesa pela prisão do ex-presidente Bolsonaro (PT).
O secretário tem desfilado com a governadora Fátima e com a turma do PT pelos bailes de Carnaval em Natal. Promovidos pela esquerda, elementar.
Lembra o Carnaval do ano passado, quando a governadora circulou com sua então candidata à Prefeitura de Natal, Natália Bonavides (PT). Que perdeu as eleições para o hoje prefeito Paulinho Freire (União).
O candidato do PT não será do PT. Alguns assombrados lançam nomes de forma especulativa para confundir o eleitorado. O medo do poder silencioso de articulação de Walter Alves, de Ezequiel Ferreira, de Alysson Bezerra, de Zenaide e de Jaime está fazendo com que falem em nomes fracos por medo dos fortes. Já falaram em Jean Paul, Hugo Manso e agora Cadu Xavier. Kkkkkkk.
Estão com cuidado com a força de Natália e com a habilidade de Fátima.
Em uma operação conjunta realizada, as Forças de Segurança do Rio Grande do Norte – Polícia Federal (PF), Receita Federal (RFB), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Civil (PC/RN) – com apoio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (SEJUSP/MG), prenderam no sábado (22) um foragido da Justiça e integrante de organização criminosa.
Ele estava foragido desde 18/9/24, quando participou de uma tentativa de homicídio contra policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) e servidores da Receita Federal. Na ocasião, ele e o líder da organização criminosa escoltavam uma carga de cigarros contrabandeados e abriram fogo contra os agentes, na tentativa de assegurar o êxito da empreitada criminosa.
O preso será transferido para o Rio Grande do Norte. As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Justiça Federal do RN.
A operação reforça o compromisso das forças de segurança na repressão ao crime organizado e na responsabilização de seus integrantes.
A busca por melhor desempenho nos treinos tem levado muitos praticantes de musculação a recorrerem a suplementos e substâncias que prometem aumento de energia.
Entre essas, a Tadalafila, um medicamento indicado para o tratamento de disfunção erétil, vem ganhando popularidade como um suposto “vasodilatador” pré-treino, apesar da falta de comprovação científica para essa finalidade.
Uso sem prescrição médica
A Tadalafila é facilmente encontrada em farmácias e, embora sua embalagem indique que a venda é “sob prescrição médica”, a aquisição do medicamento costuma ocorrer sem dificuldades, muitas vezes sem orientação de um profissional da saúde.
Nas redes sociais, influenciadores do meio fitness compartilham experiências com o uso da substância como um suposto reforço no desempenho físico. No entanto, especialistas alertam para os riscos dessa prática.
Médicos alertam para os riscos
O presidente da Sociedade Latino-Americana de Medicina Sexual, Fernando Facio, reforça que não há estudos que comprovem que a Tadalafila melhora o rendimento muscular ou tenha alguma influência positiva na força e na resistência. “Não é um estimulante e não tem nenhuma ação na musculatura”, explica o especialista.
O uso inadequado do medicamento pode trazer sérios efeitos colaterais, especialmente para quem faz uso de outras medicações. Segundo Facio, a interação com medicamentos para hipertensão, incontinência urinária e antidepressivos pode causar quedas bruscas de pressão arterial, levando o paciente a desmaiar e sofrer consequências graves, como traumas na cabeça.
Falta de estudos sobre os efeitos no treino
Apesar da popularidade crescente da substância entre os frequentadores de academia, não existem pesquisas científicas que sustentem o uso da Tadalafila como um reforço no desempenho esportivo. O uso sem orientação profissional pode trazer riscos desconhecidos e efeitos adversos inesperados.
Especialistas recomendam que qualquer substância utilizada para potencializar os treinos seja prescrita por um profissional qualificado, evitando riscos desnecessários para a saúde.
Os banhistas da Praia do Madeiro, em Pipa, foram surpreendidos por uma cena inusitada no último fim de semana: um drone pousando na areia para entregar uma cerveja gelada e exclusiva. A ação inovadora foi promovida pela Dois A Incorporações para lançar a IPA da PIPA, uma homenagem à energia vibrante e ao estilo de vida único desse destino paradisíaco.
Desenvolvida em parceria com a premiada cervejaria Dogma, a IPA da PIPA combina frescor, intensidade e um toque cítrico, traduzindo a essência tropical da região. A iniciativa faz parte da apresentação do Dois A | Reserva Pipa, um novo empreendimento que promete sofisticação e conexão com a natureza em um dos lugares mais desejados do Brasil.
Combinando exclusividade, tecnologia e marketing sensorial, a Dois A reafirma seu compromisso de criar experiências únicas. Para quem vive Pipa, cada detalhe importa — e brindar momentos inesquecíveis já faz parte dessa história. Saúde!
A Solução Marketing, responsável pela ação garantiu que a ação da Dois A Incorporações foi realizada com total segurança, seguindo todas as normas de voo, com uma equipe especializada e compromisso ambiental. Todos os materiais foram recolhidos e destinados corretamente, garantindo uma experiência inovadora e sustentável.
O número de passaportes emitidos caiu pela primeira vez em 2024, após três anos seguidos de alta com a recuperação do período da pandemia de Covid-19. Entre janeiro e dezembro do ano passado, foram emitidos 2,08 milhões de passaportes, uma queda de 14% em relação aos 2,42 milhões de documentos de 2023. Os dados são de levantamento da Polícia Federal.
No período da pandemia, os registros do documento caíram para o patamar de 1 milhão. O recorde de emissões havia sido em 2019, com 2,98 milhões de passaportes.
A queda da confecção de passaportes coincide com a alta do dólar, que passou de R$ 6 no fim de 2024 e ainda segue em um patamar elevado. A moeda americana registrou crescimento de 27% no ano passado.
No entanto, o recuo dos documentos se contrapõe à retomada do mercado de viagens internacionais, que tem batido recordes, incluindo aumento dos gastos de brasileiros no exterior.
Segundo dados do Banco Central, os gastos de brasileiros no exterior somaram US$ 14,82 bilhões no ano de 2024, o que representa leve alta na comparação ao ano anterior, quando essas despesas somaram US$ 14,53 bilhões.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) anunciou, neste sábado (22), o lançamento de sua pré-candidatura à Presidência da República em 2026. Nas redes sociais, Caiado informou que o evento ocorrerá no Centro de Convenções de Salvador, no dia 4 de abril.
“Coloquem na agenda! No dia 4 de abril, às 9h, no Centro de Convenções de Salvador, lançaremos nossa pré-candidatura à Presidência. Conto com vocês nessa caminhada por um país mais justo, próspero, seguro e forte! Vamos juntos”, escreveu Caiado em seu perfil no X.
Coloquem na agenda! No dia 4 de abril, às 9h, no Centro de Convenções de Salvador, lançaremos nossa pré-candidatura à Presidência. Conto com vocês nessa caminhada por um país mais justo, próspero, seguro e forte! Vamos juntos! 🇧🇷 pic.twitter.com/9w8klkbE7j
No mês passado, Caiado já havia anunciado ao CNN Entrevistas que lançaria sua pré-candidatura em março. Na época, o governador disse que havia convidado o cantor sertanejo Gusttavo Lima para acompanhá-lo.
Em seu segundo mandato como governador de Goiás, Caiado já concorreu a presidente nas eleições de 1989. Na ocasião, ele obteve 488.893 votos (0,72% do total) e não avançou ao segundo turno na disputa vencida por Fernando Collor.
O chefe do Executivo goiano reiterou diversas vezes sua intenção de disputar a eleição presidencial de 2026. Em outubro passado, ele afirmou à CNN que é possível ser o candidato da direita mesmo sem o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Hoje, entre todos os pré-candidatos da direita, o que ficou claro é que não há mais condicionantes. Ou seja, cada um que desejar vai buscar seu espaço, vai ser candidato e o eleitor é que vai decidir o processo”, disse Caiado na ocasião.
Antigos aliados, Caiado e Bolsonaro vivem um período de afastamento desde que o político bolsonarista deixou o comando do Palácio do Planalto. Nas eleições municipais de 2024, os dois divergiram sobre quem apoiar para o comando da Prefeitura de Goiânia.
Caiado sustentou a vitória de seu companheiro de partido Sandro Mabel, que saiu vitorioso das urnas. Já Bolsonaro optou pela candidatura do correligionário Fred Rodrigues (PL), que acabou derrotado no segundo turno.
Comente aqui