Foto Bolsonaro: Bloomberg / Foto Lula: Europa Press News/Getty Images
Pesquisa AtlasIntel feita com exclusividade para o programa GPS CNN desta semana revelou que a maioria do eleitorado brasileiro diz acreditar em alternativas viáveis para o Palácio do Planalto em 2026 além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Quando questionados se acredita que exista uma candidatura viável para as eleições presidenciais em 2026 fora Lula ou Bolsonaro, 70,1% dos entrevistados acreditam que existe, sim, uma candidatura viável para 2026 sem ser um dos dois, enquanto 22,2% acham que não. Já 7,8% não souberam responder.
A pesquisa também perguntou especificamente sobre características de potenciais candidatos á esquerda e á direita.
No campo político da direita, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi o melhor avaliado em seis aspectos:
- Carisma;
- Competência;
- Experiência;
- Firmeza;
- Honestidade;
- Visão.
No quesito experiência, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), aparece em segundo lugar, seguido pelo governador Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná.
A AtlasIntel também perguntou a avaliação das pessoas em relação a nomes do entorno do presidente Lula que também são apontados como possíveis presidenciáveis. São eles os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio), Camilo Santana (Educação) e Rui Costa (Casa Civil).
Alckmin (PSB) foi considerado o mais competente e mais experiente. Já Fernando Haddad (PT) foi apontado como o mais honesto e também o melhor avaliado no quesito “visão”.
“Lideranças políticas não automaticamente alinhadas, que assumem posições mais independentes ou menos subservientes, não florescem, dado o poder de monopólio exercido pelas lideranças de Lula e Bolsonaro em seus respectivos grupos ideológicos”, explica Yuri Sanches, diretor da AtlasIntel.
“É justamente este poder de atração em direção aos polos que caracteriza o contexto de polarização, inviabilizando dissidências ou contestações, representadas, por exemplo, pelos percentuais pouco significativos de Ciro Gomes, à esquerda, ou Kim Kataguiri, à direita”, prossegue Sanches.
Para essas pesquisas, a AtlasIntel ouviu 1.600 pessoas, entre os dias 8 e 10 de abril. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
tem que retirar sim, o nome do Presidente atual, como também do ex-presidente Jair Bolsonaro, a democracia nos permite essa tomada de decisão, o pais precisa de nome novo, de visão politica moderna, preparado, competente e que tenha perfil que seja um verdadeiro estadista, com capacidade de dialogo sem radicalismo e respeito todas as correntes pensamentos e posionamentos, fora Lula e Bolsonaro
Lula 2026 com certeza, e quem for amigo me segue.
Inimigo vota no capeta
Trezoitão 2026 é a melhor opção. O cara metralha verdades e seria o único a implementar a política de bandido é na cadeia ou na vala.
Tarcísio é indiscutivelmente o melhor nome. Fez um excelente trabalho no DENIT na gestão de Dilma e não foi diferente como ministro da infraestrutura na gestão Bolsonaro. Tarcísio tem perfil técnico e político.
na minha opinião, a manifestação expressada dos cidadãos nesta pesquisa, deixa transparente que é preciso a população Brasileira, de uma vez por todas dar um basta a estes grupos políticos, de posições ideológica, partidárias movidos por interesses pessoais, condenados e responsabilizados por crimes que vai de corrupção a tentativa de abolição do estado democrático de direito, ao povo Brasileiro diante de todas essas senas politicas é preciso apontar um nome novo que tenha a capacidade de pacifica o Brasil.
A maior desgraça do país foi essa coisa de separar o povo. Hoje não se escolhe mais pelas ideias, se escolhe o cara mais caricato, o falador de bobagens. Tá na hora de sair disso.
E voltar ao teatro das tesouras, gênio?
Precisamos de um que furte joias e faça rachadinhas. Um que acusaram de maior ladrão do mundo não tem dinheiro, ao menos não encontraram, então não serve.
O pais não aguenta mais 4 anos do Lulo-petismo, nem o retorno do Bolsonarismo… tem que ser alguém que saia disso…
Tu acha, a turma tornou política igual a time de futebol.
Realmente existem candidatos viáveis para 2026, como Michelle Bolsonaro, Tarcísio Gomes de Freitas e Eduardo Bolsonaro, o resto que alguns setores da mídia apontam, são mercadorias sem nota do tipo contrabando da China ou do Paraguai.
E apoio Lula incondicionalmente, ele é um bandido do bem, ser ladrão, corrupto, mentiroso, descarado e cachaceiro, é só um detalhe. Viva LULADRAO, vamos apoiar esse canalha, ele é do bem. Kkkkkk
Concordo 👍