Judiciário

Para Advocacia-Geral da União, Ministério Público Federal não pode realizar investigação criminal

De acordo com a AGU (Advocacia-Geral da União), o MPF (Ministério Público Federal) não tem competência para realizar investigações criminais. A opinião está contida em parecer enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal), no qual a AGU ressalta que cabe ao órgão somente exercer o controle externo da atividade policial.

A AGU questiona a Resolução 20/2007 do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), que autoriza o MPF a conduzir investigações. A manifestação foi apresentada na Adin 4220 (Ação Direta de Inconstitucionalidade), proposta pelo Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) contra o dispositivo.

Para a AGU, o controle externo da atividade policial deve ser feito por meio do livre ingresso em delegacias e prisões e do acesso a quaisquer documentos relativos à atividade policial, além de pedidos de instauração de inquérito policial sobre omissão ou sobre fato ilícito ocorrido. O MPF tem o poder ainda de propor ação penal por abuso de poder.

Entretanto, a AGU ressalta que o artigo 144 da Constituição Federal deixa claro que cabe à Polícia Federal apurar infrações penais e “exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União”.

“A partir do momento em que o Ministério Público se utiliza de sua estrutura e de suas garantias institucionais a fim de realizar de modo direto investigações criminais, atua em sigilo e isento de fiscalização em sua estrutura administrativa”, destacou a AGU.

No parecer enviado ao relator da matéria, ministro Luiz Fux, os advogados da União lembram que há, no Congresso Nacional, a tramitação da PEC 1971/2003 (Proposta de Emenda à Constitucional) que pretende alterar a redação do artigo 129 da Constituição Federal para legitimar o poder investigativo do Ministério Público.

Essa PEC, de acordo com a AGU, “demonstra que a atual conformação constitucional não legitima o exercício dessa competência pelo órgão ministerial”.

Julgamento sobre CNJ

Na Adin, a OAB pede concessão de liminar para suspender o artigo 2º da resolução do CNMP até julgamento final do Supremo. No mérito, a Ordem quer que a Corte declare a inconstitucionalidade integral da Resolução 20/2007.

Além da AGU, o CNMP também já emitiu seu parecer ao STF, a pedido do relator. Antes da decisão monocrática do ministro sobre o pedido de liminar, Fux aguarda o parecer da PGR (Procuradoria-Geral da República) sobre o tema.

A ação só voltou à pauta do Supremo após o ministro Fux reverter a decisão de Eros Grau, antigo relator, que havia negado seguimento à Adin por entender não ser essa a via adequada para impugnação de atos regulamentares.

O agravo interposto pela OAB foi aceito e ação voltou a tramitar normalmente no Supremo. Ao referendar a validade da ação, o ministro Fux lembrou o julgamento do STF sobre as atribuições do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Na ocasião, a Corte validou, com ressalvas, uma resolução editada pelo Conselho e manteve o poder de investigação de magistrados.

Casos semelhantes

O debate sobre as atribuições do Ministério Público e a sua legitimidade para encabeçar investigações não é inédito na Justiça brasileira. Um dos casos de maior repercussão é o julgamento do empresário Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, acusado de ser o mandante do assassinato do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel.

Sombra alega que o processo contra ele é nulo, pois os promotores do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) decidiram iniciar uma investigação própria após a polícia ter concluído que tratava-se de um crime comum de seqüestro seguido de morte. O MP afirma que a morte de Celso Daniel teve motivação política.

O ministro decano do STF, Celso de Mello, já reafirmou sua posição a respeito do poder de investigação do MP. Em dezembro de 2010, o ministro negou o pedido de um empresário carioca que pretendia anular ação penal aberta contra ele por corrupção ativa. Na ocasião, a defesa de José Caruzzo Escafura sustentava que o processo era ilegal, pois a investigação havia sido conduzida pelo MP.

Na Justiça Eleitoral, a discussão é a mesma. Corre no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a análise de um recurso que questiona se o MPE (Ministério Público Eleitoral) tem atribuições para realizar investigações a fim de apurar crimes eleitorais.

Fonte: Última Instância

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fiscalização volta a encontrar esgoto na praia de Areia Preta em Natal; boletim aponta que praia está própria para banho

Fiscalização sobre lançamento de esgoto na praia de Areia Preta, em Natal — Foto: Assessoria de Imprensa/Semurb

Uma nova ocorrência de lançamento de esgoto foi registrada na praia de Areia Preta, na Zona Leste de Natal neste mês de outubro, segundo confirmou a Prefeitura de Natal. Ações de fiscalizações foram reforçadas na última sexta-feira (11). A origem da água servida ainda não foi identificada.

Segundo o boletim de balneabilidade das praias e rios da região metropolitana de Natal emitido na última sexta-feira (11), a praia está própria para o banho. O trecho passou 21 meses impróprio, com níveis de coliformes acima do aceitável, entre novembro de 2022 e agosto deste ano.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) identificou o lançamento de água servida no dia 4 de outubro.

Na última terça-feira (8), a pasta realizou uma reunião com representantes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e da Agência Reguladora de Saneamento Básico (Arsban) para tratar do caso e intensificar as investigações.

Uma operação conjunta com a Caern foi realizada na nesta sexta-feira (11). De acordo com a fiscalização ambiental, a suspeita é de que a origem do problema esteja relacionada ao bairro de Mãe Luiza, o que levou a uma interrupção temporária do levantamento que estava sendo realizado na Avenida Sílvio Pedroza.

“Nossa equipe esteve no local, mas ainda não foi identificada a origem dessa descarga de esgoto na praia. É necessário verificar todo o sistema de drenagem e esgotamento. Mas garantimos que a investigação seguirá até que a origem seja encontrada”, disse o supervisor geral de fiscalização ambiental, Leonardo Almeida.

Segundo o munucípio, a prática de lançar esgoto na rede de drenagem é uma infração gravíssima, sujeita a multas.

“Estamos trabalhando desde junho deste ano para garantir que todas as praias se mantenham em condições de uso pela população, e continuaremos a investigar essa nova ocorrência até que os responsáveis sejam identificados e penalizados de acordo com a lei”, concluiu o supervisor.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mulheres continuarão vivendo mais que os homens, mas ‘vantagem’ diminuirá, aponta projeção do IBGE

Foto: Freepik

A diferença de expectativa de vida entre mulheres e homens no Brasil – que já foi de 7,8 anos em 2000 – deve cair para a 4,4 anos em 2070.

Os dados constam da versão mais recente do documento “Projeções de População”, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e elaborado com base no Censo de 2022.

Qual é a atual expectativa de vida? A pesquisa registrou que, em 2023, a expectativa de vida média para homens era de 73,1 anos; para as mulheres, 79,7.

E em 2070? O IBGE projeta aumento da expectativa média para ambos os sexos: 81,7 para homens e 86,1 para mulheres.

Por que as mulheres vivem mais do que os homens?

Essa diferença na expectativa de vida entre os dois sexos não é exclusividade do Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2023, a média das expectativas de vida ao nascer da população mundial era de 75, 8 anos para mulheres e de 70,5 anos para homens.

Entre os fatores que explicam a discrepância, estão:

  • fatores biológicos (como a resistência ou suscetibilidade a determinadas doenças);
  • a procura por médicos para a realização de exames preventivos;
  • e até comportamento social – na Rússia, por exemplo, o alcoolismo é um dos maiores causadores de óbitos no país, sendo os homens as maiores vítimas da doença.

No Brasil, também têm impacto significativo:

  • as altas taxas de homicídios;
  • e os acidentes de trânsito.

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que, em 2023, 91,4% das mortes violentas vitimaram homens – as mulheres representaram 8,6% do total.

Para o demógrafo José Eustáquio Diniz Alves, que trabalhou por 20 anos como pesquisador no IBGE, a previsão de diminuição da diferença de expectativa no Brasil está relacionada à expectativa de ações para solucionar esses problemas.

Apesar disso, a assimetria na expectativa de vida entre os dois sexos ainda deve continuar. “A diferença deve, sim, diminuir, mas ela é muito alta para ser totalmente zerada”, afirma Alves.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

REELEIÇÃO: 47% dos prefeitos foram reconduzidos para o segundo mandato no RN

Foto: TSE

Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que entre os municípios potiguares, 47% dos prefeitos foram reconduzidos para o segundo mandato (2025/2028). Ao todo no RN foram reeleitos 78 prefeitos e os novos gestores são 86.

Os resultados das eleições municipais de 2024 apontam que considerando apenas os municípios no Rio Grande do Norte nos quais o(a) prefeito(a) tentava a recondução ao cargo, a taxa de reeleição foi de 88%, a terceira maior da região Nordeste.

As eleições de 2024 no Brasil ficarão marcadas pelo aumento expressivo de candidatos reeleitos. Dos 3.006 candidatos que declararam concorrer à reeleição, 2.444 já obtiveram êxito (podendo alcançar 2.474), o que representa um percentual superior a 81% de sucesso nas urnas. A queda de candidaturas aliada à alta taxa de reeleição sugere que a população não optou por mudanças significativas no comando das cidades.

A Eleição de 2024 marcou a maior taxa de reeleição já registrada. A cada 10 candidatos que tentaram a reeleição, oito obtiveram êxito (81%). Historicamente, o percentual sempre esteve em torno de 60%, com exceção do ano de 2016, que, marcado por uma profunda crise política e econômica, apresentou uma taxa de sucesso de 49%.

Quando se considera o total de candidatos eleitos e não somente os sujeitos a reeleição, o percentual de candidatos reeleitos é de 44%.

De acordo com os dados levantados pela CNM junto ao TSE, as características dos prefeitos eleitos em 167 municípios do Estado indicam uma idade média de 46 anos, sendo que 26% são mulheres e 35$ negros e 91% dos eleitos concluíram a educação básica.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Amazonas confirma caso de dengue tipo 3 após 15 anos

Foto: Pixabay

O governo do Amazonas confirmou um caso de dengue sorotipo 3, não registrada desde 2009. O caso foi identificado pela Fundação de Vigilância em Saúde- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e o Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia).

Na quinta-feira (10), a secretaria estadual de saúde divulgou um alerta epidemiológico que pede atenção redobrada na notificação e coleta de amostras para exames. O paciente tem entre 30 e 40 anos, é de Manaus, e apresentou sintomas como febre, dores no corpo e erupções cutâneas.

O diagnóstico confirmou a presença do DENV-3 na quarta-feira (09), e o quadro de saúde do paciente é estável.

A secretaria informou ainda que intensificou a vigilância da dengue, zika e chikungunya no próximo período sazonal. A pasta ainda reforça que em caso de febre e manchas vermelhas, deve ser procurado o serviço de saúde para realização de diagnóstico e tratamento adequado. Além de relembrar que a recomendação para prevenir é a mesma, com a eliminação dos focos de água parada.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Projeto que cria cadastro nacional de pedófilos causa discordância entre especialistas

Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil/Arquivo

A criação de um cadastro nacional para consulta pública de condenados por crimes contra a dignidade sexual foi aprovada pela Câmara dos Deputados na última terça-feira (8). O texto voltou ao Senado para análise de um pequeno ajuste, e depois da votação entre os senadores vai à sanção presidencial. O projeto prevê que o cadastro será abastecido com o nome completo e o CPF de condenados em primeira instância por crimes como como estupro, abuso e assédio.

A proposta divide opiniões de especialistas, visto que os condenados ainda podem recorrer e, eventualmente, serem inocentados em outras instâncias judiciais.

O advogado criminalista Thiago Minagé diz que o o projeto pode ser considerado inconstitucional pelo fato de expor dados de pessoas que não receberam uma condenação definitiva.

Segundo ele, a criação do cadastro para catalogar os criminosos condenados é uma medida importante, mas que só deveria ser implementada depois da sentença final da Justiça e quando não houver mais chance de recurso.

“Imagina colocar o nome de uma pessoa e, por um erro, por uma questão de interpretação, essa pessoa ser absolvida na instância superior? E o tempo que ela ficou lá com o nome no cadastro? Esse projeto, da forma que está, é absolutamente inconstitucional”, pontuou.

R7

 

Opinião dos leitores

  1. Muito perigoso esse projeto, considerando as fragilidades da 1º instâncias e maledicências de humanos psicopatas , já que um simples depoimento pode complicar a vida e reputação de inocentes definitivamente. Temos vários exemplos. Pedofilia é crime gravíssimo que necessita de equipe técnica avançada e habilitada pra prova-lo.Pois uma falsa acusação e condenação é tão grave quanto a própria pedofilia.

    1. Hedilberto ainda não disseram a Dedé, que o partido dele recheado de ladrões está em rota de extinção, levou uma lapada nas prefeituras de largar o choco.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Bets: após banimento de 2 mil sites, veja próximos passos da regulação

Foto: iStock

Os sites das chamadas bets que não estão dentro das regras do governo federal começaram a ser retirados do ar nacionalmente, na última sexta-feira (11/10), pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A “lista negativa” engloba os sites operados pelas casas de apostas que não constam na lista autorizada pela Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda.

Foram identificados 2.040 domínios suspeitos, enviados à Anatel para o bloqueio de acesso em todo o Brasil. A agência já comunicou às empresas de telefonia para retirar do ar os domínios irregulares. Ou seja, somente os sites que estão na “lista positiva” da Fazenda terão permissão para operar nacionalmente no Brasil, até dezembro.

No entanto, o tempo para a execução do bloqueio dependerá das medidas empregadas pelas prestadoras, conforme suas especificidades. “Cada empresa vai tomar suas medidas técnicas e vamos monitorar para garantir que este bloqueio seja feito de forma efetiva e o mais rápido possível”, explicou o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, na última quinta-feira (10/10).

A “lista positiva” mais atualizada inclui 96 empresas com respectivamente 210 bets que estão aptas a permanecer no ar até o fim deste ano.

Para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a partir dessa sexta, começou a vigorar efetivamente a lei de 2023 da maneira como foi aprovada pelo Congresso Nacional. “Quem não está regular, nem em processo de regularização, sai do ar”, afirmou o ministro.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

RN terá alta de 11,84% em assentos de voos no último trimestre do ano

Foto: Adriano Abreu

A Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) estima que o último trimestre de 2024 apresentará um aumento de 11,84% na oferta de assentos em voos para o Rio Grande do Norte, no comparativo com igual período do ano passado, quando foram disponibilizados 702.212 assentos. A previsão é que o número de assentos disponíveis entre este mês de outubro e dezembro chegue a 785.372.

O Estado contará, a partir de novembro, com um novo voo de Lisboa a Natal, além de mais uma operação entre Buenos Aires e a capital potiguar de forma sazonal a partir de dezembro. Além disso, a Emprotur negocia novas frequências.

A Empresa de Promoção Turística informou que, de janeiro a agosto deste ano, conforme dados consolidados da Agência Nacional de Aviação (Anac), o RN teve uma oferta de 2.048.564 assentos, o que representa um aumento de 9,9% em relação ao mesmo período do ano passado (com 1.864.016 assentos).

O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo, opera atualmente 23 rotas, entre nacionais, internacionais, regulares e sazonais. O fluxo diário de voos é, em média, de 54 operações, segundo a Emprotur.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Direita cresce nas câmaras municipais e ganha 2.470 vereadores em relação a 2020

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nas eleições municipais de 2024, a direita se destacou nas disputas às câmaras municipais, elegendo 2.470 vereadores a mais que no pleito de quatro anos atrás. Republicanos e PL foram os que mais cresceram em relação a 2020, com 2.067 e 1.493 novos vereadores, respectivamente.

A reportagem considerou como partidos de direita PP, Republicanos, PL, Novo, PRTB e PRD (resultado da fusão entre PTB e Patriota em 2020).

Em números absolutos, neste ano o MDB foi o partido que elegeu o maior número de vereadores, conquistando 8.109 cadeiras nas câmaras municipais do Brasil. No outro extremo, o PSOL conseguiu 80 vereadores, sendo o partido com menos representantes eleitos. Confira na arte a seguir:

R7

Opinião dos leitores

  1. Alguém diz aí aonde a esquerda deu certo no Mundo? A esquerda defende um sistema onde se massifica a pobreza enquanto meia dúzia de líderes se perpetuam no poder e se esbaldam na riqueza. Vejam os exemplos de Cuba, Venezuela e os líderes esquerdistas no Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Chanceler diz que Brasil não romperá com Venezuela e defende “grupo de amigos”

Foto: Reprodução/CNN Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que não se deve esperar “redrudescimento ou rompimento” das relações diplomáticas do Brasil com a Venezuela mesmo se não houver uma solução para o processo eleitoral do país vizinho, que se arrasta desde o fim de julho.

Durante particição no CNN Entrevistas, que vai ao neste domingo (13), o chanceler afirmou que o governo brasileiro seguirá buscando “um consenso social e político dentro da Venezuela”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), junto com seus colegas da Colômbia e do México, se colocaram como interlocutores para uma saída negociada com o regime Maduro e a oposição.

“Não creio que seja adequado […] o recrudescimento ou o rompimento de relações diplomáticas com um vizinho grande, da importância que é a Venezuela, como aconteceu no governo passado, em que fechamos a embaixada, os três consulados e os 20 e poucos mil brasileiros que residem lá ficaram abandonados. O presidente Lula me instruiu logo no primeiro ou segundo dia do seu governo, a reabrir a embaixada, e assim nós fizemos. Vamos continuar, então, portanto, conversando e contribuindo para um consenso nacional dentro da Venezuela”, disse.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Zé Areia, eu não entendo, não inverta os fatos, que tentou dar um golpe e virar ditador foi o Bozo, todo Brasil e o mundo sabe disto

  2. Parabéns ao governo brasileiro, o mundo precisa de paz e harmonia, chega de guerras e violência.

  3. Esse diplomata é um vergonha, subserviente, frouxo, ridículo, sem atitude, estão deixando o itamarati ralando a bunda de tanta m….., uma vergonha, breve vc vai para Sibéria.

  4. Fala-se muito que houve uma tentativa de golpe, quando do ex-presidiário foi eleito para a Presidência da República… Que houve um atentado a “democracia” (termo sequestrado e usado largamente, hoje em dia, para justificar os atos do ex-presidiário)…
    Aí, o amigo do “rei”, comprovadamente, usurpa a vontade da maioria na Venezuela, sujeitando aquele povo a viver na miséria absoluta, e o nosso governo apoia e bate palmas para essa situação que, não observou-se a vontade popular, um dos princípios fundamentais da democracia…
    E ainda falam da política do amor…
    Tentem contradizer uma pessoa de esquerda, mesmo com todas as provas mostrando a realidade, você sofrerá todo tipo de ataque “amoroso”…
    Vamos extirpar esse câncer de nossa Pátria, começando não votando na cria, chamada Natália Bonavides, conhecida como “comunista i-phone “…

  5. Ninguém ouve mais falar da trambicagem na Venezuela. Maduro e companheiros ganharam no grito. Ô Lula, diz alguma coisa???

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Fila da agonia: RN chega a ter mais de 50 pessoas à espera de uma UTI

Foto: Alex Régis

Conforme documento que a TRIBUNA DO NORTE obteve, em uma audiência de conciliação promovida no começo de setembro passado em função de uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Conselho Regional de Medicina (Cremern), em 2012 e já com pedido de cumprimento de sentença, foi dito que a “fila de pacientes adultos que necessitam da assistência de terapia intensiva mantém-se sustentada em 50 pacientes, número ainda elevado considerada a urgência desta assistência”. Na época da audiência, a Sesap disse que havia 53 pacientes à espera de um leito de UTI.

Nessa semana, em uma decisão judicial deferida para uma paciente de Ceará-Mirim que buscou a Defensoria Pública para acessar um leito de UTI, foi evidenciado que a fila para a prioridade 1 na Central de Regulação era de pelo menos 23 pessoas no RN. O que é fato é que a fila de pessoas à espera de UTI sempre é de dezenas de pacientes.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Só pode ser mentira, pois a DESGOVERNADORA abriu 824 leitos de UTI na pandemia, kkkkkk eu queria saber onde está pelo menos as camas pra trocar por maca do SAMU

    1. E verdade, esse número é real, os leitos abertos na pandemia foram fechados, bolsonaro deu tudo, de equipamentos a tratamento e custeio, deram fim.

  2. E Natália Bonavides fica dizendo no programa eleitoral que vai resolver o problema da saúde municipal. Kkkkkk

    1. Enquanto isto milhões para a campanha da bolivariana. Este não é um Pais sério, por isso o deboche com o Pais no exterior.

    2. Se ela criar um leito será um ganho, pois o municipio não tem nenhum.

    3. Qual o partido desse desgoverno? Lembre bem na hora de votar… falta de aviso não foi ! O povo merece o governo que tem.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *