Diversos

Paraná Pesquisas: 46,3% aprovam o governo Bolsonaro e 49% desaprovam

O presidente Jair Bolsonaro em visita a Tinguá CE) José Dias/Presidência da República/Divulgação

O país está dividido em relação ao governo Jair Bolsonaro, que tem a aprovação de 46,3% da população, mas é reprovado por 49%, segundo levantamento exclusivo do instituto Paraná Pesquisas feito entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março.

A avaliação tem uma oscilação negativa em relação a janeiro (quando 47,2% aprovavam e 48,5% rejeitavam) e a dezembro de 2020, quando mais da metade dos entrevistados aprovava o governo (50,2%) contra 45,3% que o reprovava.

As maiores aprovações a Bolsonaro vêm dos homens (55,1%), dos moradores das regiões Sul (54,1%) e Norte/Centro-Oeste (50,1%) e daqueles que têm entre 35 e 44 anos (49,7%).

Já as maiores reprovações vêm das mulheres (56,1%), dos jovens de 16 a 24 anos (56,4%), dos moradores do Nordeste (55,6%) e daqueles que têm ensino superior completo (50,9%).

Quando os pesquisadores solicitam que os brasileiros definam sua avaliação da gestão Bolsonaro, 13,8% a consideram Ótima e 20,2% Boa, somando 34%. Além disso, 23,7% a avaliam como Regular.

Na avaliação negativa, 12,4% acham-na Ruim e 28,2% Péssima, totalizando 40,6%. Nessa questão, 1,7% dos brasileiros ficaram em cima do muro, sem opinar ou alegando não saber.

A pesquisa foi feita por telefone com 2.080 eleitores de 196 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Foto: Reprodução/Diário do Poder

Com Blog Maquiavel – Veja e Diário do Poder

Opinião dos leitores

  1. Olavo Alconforado, excelente o seu comentário. Acrescento só uma coisinha: enquanto a maioria das pessoas não se conscientizarem, que deve usar máscara, álcool gel e não aglomerar, não sairemos tão cedo, desse momento terrível de pandemia. João Macena.

    1. Exato. Forte, ruim, fede e mata igual ao fumo de Arapiraca.

  2. O homi é forte demais, apesar da mídia bombardear 24hs por dia. Se juntar com os que avaliam como regular bate os 60%!

  3. Não sou muito ligado em política, mas tenho visto muita incoerência nesse período de pandemia e pouco respeito a vida.
    Temos 01 ano do país praticamente parado, e os governadores e prefeitos não tiveram tempo de abrir novos leitos? Não houve tempo para aprender a enfrentar o vírus?
    Como no período de pandemia se faz campanha política? Só poderia dar nessa infecção generalizada. Prefiro não pensar que foi de caso pensado, pois o combate ao vírus foi transformado em uma imoral e irresponsável disputa política.
    Agora fecham praias, praças, áreas de laser e locais abertos, mas a contaminação nesses locais não é muito mais difícil que em locais fechados sem circulação de ar?
    O que foi feito com a verba destinada aos governadores e prefeitos no ano passado?
    Porquê o combate a pandemia passa pelo fechamento do comércio, igrejas, escolas e paralisação da cadeia produtiva? Então podemos entender que as medidas sugeridas de distanciamento, uso de máscaras, tirar a temperatura, passar álcool nas mãos não valem nada.
    Aqui ainda vimos ações da prefeitura instalando o hospital de campanha em hotel na via costeira. Existiam vários postos de atendimento disponibilizados pela prefeitura, que adotou também a distribuição de medicação preventiva. Recentemente a prefeitura também separou o hospital dos pescadores para atendimento as pessoas com covid.
    Além disso, o que mais foi feito? Quais as ações tomadas pelo governo do estado? Onde estão as ações concretas de combate a pandemia? Chega de discurso enganador e acusatório, vidas estão sendo perdidas, respeitem a vida dos cidadãos.
    Hoje o discurso é confrontado com a realidade e não adianta mais falar uma coisa e praticar outra, os fatos sempre vão sobrepor o faz de conta. Os políticos ainda não aceitam isso?

    1. O Governo do Estado abriu cerca de 700 leitos na pandemia. É pouco? Não. O problema é q as pessoas continuam desobedecendo as normas da vigilância sanitária.

  4. Fizeram essa pesquisa onde? Não conheço Ninguém que aprove esse desgoverno de ladrões. Aí papai. Alô Queiroz e Val do açaí, vamos nos encontrar na mansão de 6 ????

    1. Recomendo vc fazer uma visitinha e uma pesquisa no YouTube.
      Isso se vc tiver coragem.
      Kkkkkkkk
      Cuidado pra não infartar.

    2. Eu aprovo, a governadora tb deveria depois de 18 bi em receita extra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Milei chama Lula de “perfeito dinossauro idiota” em novo pronunciamento

Foto: Reprodução/ Instagram

O presidente da Argentina, Javier Milei, chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira de “o perfeito dinossauro idiota” em uma publicação no X com uma série de críticas ao mandatário brasileiro, abrangendo temas como a tentativa de golpe de Estado na Bolívia na semana passada e a eleição presidencial em seu país no ano passado.

“Sé tivéssemos feito as coisas como esse grande dinossauro idiota dizia, já teria perdido”, escreveu Milei no X.

Em uma nova escalada da tensão entre os dois presidentes, Milei voltou a classificar a denúncia de golpe de Estado na Bolívia em 26 de junho como “fraude”, dizendo que Lula não aceita seu erro ao ter condenado a ação militar e deixa sua “estupidez à vista”.

Ele também acusou o presidente brasileiro de interferência na eleição presidencial argentina do ano passado, quando o libertário superou o candidato governista, Sergio Massa, no segundo turno. Massa e o antecessor de Milei, Alberto Fernández, eram próximos a Lula.

“Depois das agressões de Lula (em especial sua forte interferência na campanha eleitoral e apoio sólido a campanha mais suja da história), (ele) se queixa por que lhe respondo com a verdade”, afirmou Milei.

O líder argentino também voltou a desqualificar Lula por sua prisão e chamou o chefe do Executivo brasileiro de “comunista”.

O Palácio do Planalto afirmou que não comentará as declarações de Milei, enquanto o Ministério das Relações Exteriores não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

As trocas de farpas entre Milei e Lula têm sido frequentes desde a campanha presidencial do argentino no ano passado, quando o então candidato disse que o presidente brasileiro era “corrupto” e um “comunista raivoso”.

Após vencer a eleição, Milei chegou a enviar uma carta ao governo brasileiro, em busca de amenizar as tensões entre os mandatários, e convidou Lula para sua cerimônia de posse, mas o presidente brasileiro não compareceu.

O período de moderação dos ataques foi curto. Os dois ainda não se reuniram desde a posse de Milei em dezembro, e Lula recentemente condicionou uma eventual conversa entre ambos a um pedido de desculpas por parte do argentino após falar “muita bobagem”.

Brasil e Argentina são os dois maiores países do Mercosul, bloco também formado por Paraguai Uruguai. O porta-voz de Milei afirmou que o líder argentina não comparecerá à próxima reunião de cúpula do bloco sul-americano, marcada para a semana que vem, em Assunção, capital do Paraguai.

Milei tem viagem programada para o Brasil neste fim de semana, onde, de acordo com seu porta-voz, não se reunirá com Lula. Ele deixou em aberto a possibilidade de encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro, um aliado do argentino e adversário de Lula.

Fonte: Reuters

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo do RN publica decreto regulamentando lei que obriga empresas que recebem incentivos fiscais ou têm contrato com Estado a contratar travestis e transexuais

O Governo do RN publicou no último dia 27 de junho um decreto regulamentando a lei que determinou que empresas que recebem incentivos fiscais ou têm contrato com o governo do RN devem reservar 5% das vagas de emprego para pessoas declaradas trans ou travestis.

A publicação do dia 27 de junho no Diário Oficial da União diz que pessoas autodeclaradas travestis e transexuais em situação de vulnerabilidade terão preferência na ordem de contratação. As reservas de vagas se aplicam também para as de estágio profissional, segundo o Decreto assinado pela governadora Fátima Bezerra.

O Decreto também garante à pessoa trans ou travesti o uso do nome social, o modo de se vestir e falar e ainda o uso do banheiro do gênero com o qual se identificar.

De acordo com o Decreto, o não cumprimento ao percentual mínimo de vagas acarretará a aplicação das penalidades previstas nas leis de licitações e contratos da administração pública, inclusive a rescisão do contrato ou convênio ou, ainda, a perda dos incentivos fiscais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Aluna de medicina da USP que desviou quase R$ 1 milhão de festa de formatura é condenada a 5 anos de prisão por estelionato

Foto: Reprodução/TV Globo

A Justiça de São Paulo condenou por estelionato a estudante de medicina da USP Alicia Dudy Muller pelo desvio de quase R$ 1 milhão dos fundos arrecadados para custear a festa de formatura de uma turma de medicina.

A pena pelo crime, praticado de forma continuada por oito vezes, foi fixada em cinco anos de reclusão, em regime semiaberto. A sentença também determinou o pagamento de indenização às vítimas, no mesmo valor do prejuízo causados. Cabe recurso.

O juiz Paulo Eduardo Balbone Costa, da 7ª Vara Criminal da Capital, apontou que “a ré se prevaleceu de sua condição de presidente da comissão de formatura para engendrar um plano destinado a se apossar do produto arrecadado ao longo de meses, com a contribuição de dezenas de colegas, a fim de obter lucro para si com a aplicação especulativa daquele capital”.

A CNN entrou em contato com a defesa de Alicia que informou que vai recorrer da decisão.

Como presidente da comissão de formatura, Alicia exigiu à empresa organizadora da festa que os pagamentos dos alunos fossem transferidos para conta bancária de sua titularidade, omitindo o fato dos colegas.

“Traiu a confiança de seus pares, desviando recursos que pertenciam aos colegas de turma (o que revela maior opróbio do que a prática de estelionato contra vítima a quem não se conhece), quando as vítimas não atuavam movidas pela própria cupidez”, apontou o magistrado na sentença.

Em nota, o advogado Sérgio Ricardo Stocco disse que tomou ciência da decisão há pouco tempo, mas adiantou que vai recorrer da decisão.

g1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Campos Neto rebate Lula, critica polarização e frisa decisão técnica do Banco Central

Foto:Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Roberto Campos Neto disse nesta terça-feira (2) que, para executar bem o seu trabalho, o Banco Central brasileiro precisa se afastar das discussões políticas e tomar decisões técnicas. Participando de um evento internacional, o presidente do BC rebateu reiteradas críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos juros altos e citou a “polarização” como risco para a economia do país no futuro próximo.

Campos Neto participou nesta manhã de um fórum do BCE (Banco Central Europeu) em Sintra, Portugal, sobre os novos desafios para bancos centrais no mundo. No mesmo painel, estavam Jerome Powell, presidente do Fed (Federal Reserve, banco central americano), e Christine Lagarde, presidente do BCE.

A mestre de cerimônias do evento perguntou como Campos Neto via os recentes ataques de Lula chamando-o de “adversário e “inimigo”. O presidente do BC brasileiro respondeu afirmando que os bancos centrais precisam se afastar da arena política e tomar decisões técnicas. Campos Neto citou o recente histórico de atuação do BC para argumentar que seu trabalho é baseado em dados objetivos.

“No último ano de mandato do presidente incumbente [Jair Bolsonaro] nas eleições que ele [Lula] venceu, aumentamos os juros de 2% [ao ano] para 13,75% [ao ano]. Foi o maior aumento de juros em um ano de eleição nos mercados emergentes. Se isso não é prova de que somos independentes e agimos com autonomia, quero ver exemplo melhor”, falou Roberto Campos Neto, presidente do BC

Campos Neto salientou ainda que a decisão de interromper o ciclo de corte de juros em junho foi tomada em unanimidade pelos membros do Copom. Ou seja, os quatro diretores indicados pelo presidente Lula apoiaram a medida.

“Temos que separar a narrativa política e o trabalho técnico que devemos fazer. A história vai mostrar que o trabalho foi feito da melhor maneira com os dados que tínhamos à mão, da maneira mais técnica”, afirmou.

Campos Neto também afirmou que ruídos e expectativas desencontradas fizeram o Copom (comitê de política monetária) interromper o ciclo de queda da taxa básica Selic. Segundo ele, as expectativas do mercado financeiro em relação aos rumos da política fiscal e da política monetária levaram o comitê a parar de cortar a taxa básica Selic em 10,5% ao ano no mês passado após sete reduções consecutivas desde junho de 2023.

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dólar bate R$ 5,70 na máxima, com mal estar renovado após fala de Lula sobre câmbio

Foto: Pexels

Again and again: o mercado repercutiu mais uma vez de forma negativa às novas críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Banco Central e a promessa de que o governo discutirá medidas para o câmbio. O dólar, que abriu em queda, virou e passou a subir ante o real, em direção aos R$ 5,70.

Às 13h05, o comercial operava em alta de 0,52%, a R$ 5,682 na compra e R$ 5,682 na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro para agosto operava em alta de 0,47%, a 5,701 pontos.

Antes da abertura do mercado, nesta terça-feira, em entrevista à rádio Sociedade, de Salvador, Lula disse que fará “alguma coisa” em relação à alta do dólar ante o real, mas evitou detalhar qual medida será tomada. Ele afirmou que há atualmente um ataque especulativo ao real, acrescentando que voltará a Brasília na quarta-feira e discutirá o que fazer em relação à alta do dólar. Ele também voltou a criticar o Banco Central, dizendo que a autarquia não pode estar a serviço do sistema financeiro e do mercado.

Alvo de Lula em suas declarações, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou durante a manhã que a autarquia tem que ficar fora da “arena política” e argumentou que o tempo mostrará que o trabalho da autoridade monetária é técnico. “Há um prêmio de risco na curva (de juros), e ele tem sido elevado nas últimas semanas com a incerteza sobre o que acontecerá quando a próxima liderança, o próximo time (do BC) assumir”, acrescentou Campos Neto, que deixará o comando da instituição no fim de dezembro. Ele participou de evento do Banco Central Europeu (BCE) em Sintra, Portugal.

InfoMoney

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Religião

Papa Francisco confirma a canonização do primeiro santo influencer, o inglês Carlo Acutis

Foto: Reprodução/Vaticano

O papa Francisco e o Conselho de Cardeais do Vaticano aprovaram nesta segunda-feira (1º) a canonização do primeiro santo influencer da igreja católica: o beato Carlo Acutis, que morreu de leucemia aos 15 anos em 2006, em Monza (na Itália).

Nascido de pais italianos em Londres, na Inglaterra, em 1991, o beato Carlo era um webdesigner da geração Y, os nascidos entre 1981 e 1996 conhecidos como millennials.

Apesar da aprovação, Acutis deve ser proclamado santo apenas no ano que vem, durante o Jubileu da Esperança da igreja católica, que ocorre a cada 25 anos.

Carlo Acutis era conhecido por sua devoção aos milagres Eucarísticos e aparições Marianas, os quais catalogou em um website que ele mesmo desenhou. Sua habilidade em divulgar os ensinamentos da igreja na internet o levou a ser chamado de “influenciador de Deus” e “padroeiro da internet”.

Ele foi beatificado em 2020, após o Vaticano reconhecer um milagre realizado por ele no Brasil: um menino com um pâncreas malformado que foi curado após a criança ter contato com uma camiseta de Acutis.

O segundo milagre, que levou à canonização do influenciador, foi a recuperação de uma estudante universitária da Costa Rica que sofreu um grave traumatismo craniano após cair de bicicleta em Florença. Após os médicos afirmarem que ela corria risco de morrer, a mãe foi ao santuário da Renúncia, em Assis, também na Itália, onde orou pela intercessão de Acutis. Dias depois, a hemorragia cerebral desapareceu e a estudante melhorou.

Após aprovação da canonização, o Santuário do Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista (SP), a 238 km de São Paulo, recebe nesta terça uma relíquia de primeiro grau do beato (fios de cabelo), segundo a emissora Canção Nova.

A relíquia ficará exposta para a veneração dos fiéis durante a missa das 12h, presidida pelo padre Francisco Fábio da Costa Vieira, diretor espiritual do movimento DCA (Devotos de Carlo Acutis) no Brasil.

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Lula convoca reunião para discutir alta do dólar

Foto: Pedro Kirilos/Estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a atribuir a alta do dólar a uma “especulação contra o real”, após a moeda americana fechar a segunda-feira, 1º, a R$ 5,65, maior cotação desde 10 de janeiro de 2022. Em entrevista à Rádio Sociedade, em Salvador (BA), nesta terça-feira, 3, ele afirmou que fará reunião em Brasília na quarta-feira, 3, para agir em relação à suposta especulação contra o real, que seria responsável pela alta no dólar.

“É um absurdo. Veja, obviamente, me preocupa essa subida do dólar. É uma especulação. Há um jogo de interesse especulativo contra o real neste País”, declarou o presidente. Mas o desempenho do câmbio tem sido um reflexo do discurso adotado por Lula nas últimas semanas.

Só no período de um mês, o dólar subiu 7,32% – em 2024, a alta é de 16,11%. No início de junho, a moeda estava cotada em R$ 5,23 e foi escalando a cada fala de Lula sobre Roberto Campos Neto, autonomia do Banco Central e gastos públicos (o presidente insiste em dizer que não há necessidade de cortar despesas).

O discurso mais voltado ao intervencionismo não agradou os investidores, que ainda têm de lidar com incertezas externas como a taxa de juros dos Estados Unidos. A alta do câmbio é apenas um dos efeitos imediatos dessa estratégia do presidente, que pode chegar rapidamente à economia real, desorganizando o planejamento das empresas e pressionado à inflação. O resultado seria o contrário do que Lula tanto deseja, que é a queda na taxa de juros.

Para Lula, no entanto, “não é normal o que está acontecendo”. Por isso, ele afirmou que fará reunião em Brasília na quarta-feira, 3, para que o governo definir como agir em relação à suposta especulação contra o real, que, segundo ele, seria responsável pela alta no dólar.

“Temos de fazer alguma coisa. Eu não posso falar aqui o que é possível fazer, porque, se não, eu estaria alertando os meus adversários”, declarou Lula.

O real apresenta o pior desempenho entre seus pares latino-americanos. Na segunda, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou crer que o patamar de câmbio vá se acomodar e que a situação do dólar se reverta, à medida que os processos de decisão sobre gastos do governo forem concluídos.

No mercado, no entanto, a expectativa é diferente. De acordo com o Boletim Focus desta semana, economistas do mercado financeiro elevaram as projeções de cotação do dólar no fim deste ano e nos próximos. A previsão para o câmbio em 2024 subiu de R$ 5,15 para R$ 5,20, na terceira alta consecutiva. Um mês antes, estava em R$ 5,05.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Seis passageiros seguem internados em Natal após turbulência severa em voo que fez pouso de emergência no Aeroporto Internacional Aluízio Alves

Foto: reprodução

Seis passageiros continuam internados em hospitais do Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (2), um dia depois da forte turbulência que atingiu um voo da Air Europa, forçando um pouso de emergência do avião no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), dos 6 passageiros que seguem internados, 1 está no Hospital Walfredo Gurgel e outros 5 receberam atendimento na rede pública e depois foram transferidos para hospitais privados. O estado de saúde das pessoas não foi divulgado.

Um avião da Air Europa com 325 passageiros fez um pouso de emergência em São Gonçalo na madrugada de segunda-feira (1º) após uma forte turbulência no ar. Ao menos 40 passageiros ficaram feridos durante o incidente, necessitando de atendimento em hospitais da Grande Natal.

O voo havia partido de Madri, na Espanha, com direção a Montevidéu, no Uruguai. Não havia parada programada para Natal.

Na tarde desta segunda, os passageiros que não precisaram de atendimento foram levados de van para Recife (PE), de onde seguiram viagem. O desembarque dos passageiros na capital uruguaia aconteceu nas primeiras horas da manhã desta terça-feira.

98 FM Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula diz que Bolsonaro “não volta mais” à Presidência da República

Foto: Reprodução/YouTube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (2) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gastou R$ 300 bilhões para se manter na Presidência, até comprando voto, e mesmo assim perdeu. O petista disse que seu adversário “não volta mais” para o cargo porque “esse povo” precisa aprender a gostar de democracia.

R$ 300 bilhões para tentar não perder as eleições. Comprando voto, dando dinheiro para taxista, para motorista, distribuindo dinheiro para todo mundo. Fazendo isenção, fazendo desoneração. Perdeu. Perdeu as eleições e eu vou contar uma coisa para você, não volta mais”, disse.

Perguntado se temia sofrer etarismo (preconceito por causa da idade) nas próximas eleições –em uma comparação com o presidente norte-americano Joe Biden–, Lula disse que não. Afirmou se sentir “um menino” e brincou com a primeira-dama: “Pode perguntar para a Janja”.

Lula voltou a dizer que a decisão sobre disputar ou não uma eleição por conta da saúde é de Biden e que só será candidato novamente em 2026 se não houver uma opção melhor e mais jovem.

“Eu só seria uma candidatura nova se não aparecer ninguém para derrotar o fascismo, esse tipo de gente que está pregando mentira, ódio, negacionismo. Senão, temos que procurar candidato jovem que possa ganhar as eleições”, disse.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Esse ebrio senil ao invés de tentar governar o Pais, fica delirando, mande seus cumpinchas retirar a cessação dele e dispute com ele sem nomeação pra ver o fumo que leva.

  2. Está certíssimo presidente. A população brasileira não quer voltar aos tempos sombrios que vivemos entre 2019 e 2022. Tempos ruins, economia em decadência total, saúde a míngua com um negacionista fazendo patuscada das vítimas da covid, não se viu nenhum investimento em nada, inflação descontrolada, combustíveis nas alturas, alimentos com preços absurdos. Etc, etc e etc.
    Agora vem uns loucos defender um sujeito como esse e falar mal de Lula. E gente sem cabeça mesmo.

  3. Se fosse num país de vergonha, um ex-presidiário feito você, não passava nem perto de Brasília. Imagina estar na cadeira de presidente da república. Tu não termina nem seu mandato, se corrupção ainda for crime no Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Idema tem até outubro para emitir licença da engorda da praia de Ponta Negra; empresa contratada quer começar obra até 5 de julho

Draga deve ser usada em obra de engorda da praia de Ponta Negra, em Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

A empresa DTA Engenharia, que integra o consórcio contratado pela prefeitura de Natal a R$ 73 milhões para realizar a engorda da praia de Ponta Negra, quer iniciar a obra até o dia 5 de julho. A draga, que será usada no serviço, já está em Natal. No entanto, a obra não tem autorização para começar.

O município solicitou a licença de instalação – que autoriza a execução do projeto – no dia 12 de junho. O Idema – órgão estadual responsável pela autorização – tem o prazo legal de 120 dias para emitir a licença. Ou seja, até outubro.

O diretor do Idema, Werner Farkatt, explicou que foi montada uma força-tarefa para analisar o processo e emitir a licença “o mais breve possível”, mas destacou que é um trabalho robusto.

“Por mais que a embarcação esteja em Natal eu não tenho como liberar uma licença em uma semana ou 15, 20 dias. É um documento robusto, com uma séria de volumes que estão sendo analisados”, disse.

Ele preferiu não uma estimativa de quanto tempo pode levar a análise do processo e a emissão da licença. “Vamos fazer o processo de licenciamento o mais breve possível, mas determinar um prazo agora seria até, de certa maneira, irresponsável da minha parte”.

Segundo João Acácio Gomes de Oliveira Neto, fundador e presidente da DTA Engenharia, essa será a sétima obra de aterro realizada pela empresa no país e a empresa tem pressa em iniciar os serviços.

Um dos motivos, afirma, é a limitação ambiental causada pela desova de tartarugas a partir de novembro. Normalmente as máquinas podem operar 24 horas por dia. Porém, dentro dessa janela ambiental, os serviços são proibidos das 18h até às 6h do dia seguinte.

“A expectativa nossa é de que em até uma semana a gente tenha a licença de instalação. A parte de equipamentos, de tubulações, já está toda aí. Não é que a gente está correndo. É que o prazo dessa obra é curto. Essa obra é pra ser feita em cinco meses. De novembro a junho tem uma restrição, uma janela ambiental por conta da desova das tartarugas, e a gente só pode trabalhar uma parte do dia”, afirma.

Uma draga (navio) holandesa chegou a Natal nesta semana, mas ainda não está em operação. Também já estão na capital potiguar as tubulações que serão usadas no bombeamento da nova areia até a praia.
Segundo o presidente da empresa, o navio é fretado exclusivamente para uso da DTA no Brasil. A diária da draga em operação custa cerca de R$ 500 mil e, segundo ele, o prazo de mobilização, transporte e preparo está dentro dos custos da empresa, coberto pelo contrato com a prefeitura a preço fixo. Se houver algum atraso no cronograma, diz, a embarcação poderá ser enviada para outro projeto.

“Isso seria muito ruim. Porque é um equipamento caro, importado, não tem similar no Brasil. E é uma operação muito especializada. Se eventualmente houver algum percalço, ela deverá ser deslocada. A gente espera que isso não ocorra”, disse. Outro navio do mesmo tipo ainda deve chegar à capital potiguar para a operação.

g1-RN

Opinião dos leitores

    1. Quem nasceu pra ser pobre vai continuar pobre , inclusive de cognição !

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *