Os 15 principais aeroportos do país foram avaliados pelos passageiros em pesquisa de indicadores de desempenho realizada pela Secretaria da Aviação Civil (SAC-PR). Em uma escala de 1 a 5, a média da nota dos aeroportos foi de 3,81. O melhor avaliado foi o de Natal(como diz a notícia ,mas entenda-se Parnamirim) que, em pesquisa feita nos últimos três meses de 2013, ocupava o 4º lugar. Por outro lado, Campinas, que era o primeiro, pulou agora para a 9ª colocação. Cuiabá voltou a ocupar o último lugar no ranking, ocupado por Guarulhos na pesquisa passada.
O primeiro levantamento de 2014 ocorreu entre os meses de janeiro e março e ouviu 18.062 pessoas. Ao todo foram avaliados 41 itens, que vão desde o meio de transporte usado para chegar aos terminais até o atendimento recebido na imigração ou aduana.
“Com os dados coletados dos usuários, nós passamos a exigir de cada aeroporto que apresente um plano de gestão para melhorar o desempenho exatamente naquilo que o cliente está reclamando”, explica o ministro-chefe da SAC, Moreira Franco. “Nossa missão é atualizar a parâmetros do século 21 o funcionamento da aviação civil brasileira”, completou.
Quanto aos quesitos avaliados, a melhor nota foi em relação a cordialidade dos funcionários no check-in. A nota média foi 4,29. O item pior avaliado foi o valor da alimentação: nota 2,16. Congonhas recebeu a pior nota em se tratando do preço da comida: 1,22. Nos aeroportos onde há lanchonete popular, a satisfação do passageiro tem melhorado. Em Curitiba, em um ano, a avaliação deste quesito aumentou 32%.
Dois itens que o ministro Moreira Franco cobrou muito desde que assumiu a pasta melhoraram de um ano para cá: conforto térmico (ar condicionado) e a limpeza dos aeroportos. Em ambos os quesitos, a nota ficou em torno de 4.
A pesquisa traz ainda outras informações, como o tipo de transporte usado para chegar ao aeroporto. Cerca de 70% por cento dos passageiros usam taxi. Outros 13% chegam de ônibus e os demais vão ao aeroporto em outros meios como metrô, trens, etc. A curiosidade fica por conta de Brasília, onde 9 em cada 10 passageiros usam o taxi como meio de transporte. Quanto ao motivo da viagem, 61% estavam a lazer, 32% a negócios e 4% por outros.
Da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República
O Aeroporto Internacional Augusto Severo vai deixar muitas saudades a todos os potiguares, enquanto o Aeroporto (não foi homologado, por isso não pode ser chamado de Internacional) Aluizio Alves um dia sua verdadeira historia vai vir a tona. Começou com Garibaldi Alves Filho no seu governo e Henrique Alves como Presidente da Camara Federal viabilizou. O prejuízo que vai causar ao turismo do RN vai ser incalculável!! Veremos..
Temos que fazer uma campanha ao menos virtual para tirar o nome de um político do futuro aeroporto. Ao invés de homenagear alguém com importância na aviação, como Augusto Severo, prefere-se elogiar políticos. Não podemos ser tão oligarcas.
Tão bom assim e vão fechá-lo? Vá entender….
Agora sim, sabemos a razão dele ser fechado em breve.
Simples não, se funciona bem por aqui, FECHA!
Fantástico a capacidade dos gestores em desmanchar e sucatear o que é bom e está bem!
Pensando bem, nós temos culpa indiretamente, afinal que indica esse pessoal são os políticos que elegemos. Por essas que vemos que o voto tem valor e devia ser usado como arma de mudança e protesto.
Nada mais que obrigação. Um aeroporto com essas dimensões é bem mais fácil de se administrar do que um aeroporto de Recife, por exemplo!