Geral

PEC das Drogas avança na Câmara, enquanto STF debate o tema; proposta foi aprovada por 47 a 17 na Comissão de Constituição e Justiça

Foto:  Brenno Carvalho / Agência O Globo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou, nesta quarta-feira, por 47 votos a 17, o relatório que cria uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para incluir a criminalização do porte de drogas na Constituição, independentemente da quantidade. O texto foi aprovado pelo Senado em abril, em um embate direto com o Supremo Tribunal Federal (STF), que tem julgamento em curso sobre o assunto.

Relator do projeto na CCJ, o deputado Ricardo Salles (PL-SP), manteve o texto do Senado em seu relatório e agora uma comissão específica será criada para discutir o seu mérito. Depois desta etapa, estará pronta para ser votada no plenário.

No STF, o placar está em 5 votos a 3 pela descriminalização da posse e porte da maconha, um entendimento, até o momento, divergente da proposta que tramita no Congresso. A PEC prevê inclusão da criminalização do porte de qualquer quantidade de droga na Constituição.

Na CCJ, deputados divergiram sobre o tema. O relator do texto, Ricardo Salles, afirmou que os usuários têm responsabilidade direta sobre crimes cometidos por traficantes.

— A sociedade brasileira está tomada por esse problema de usuários de drogas, que são, ao fim e ao cabo, aqueles que incentivam o tráfico e os crimes a eles relacionado — disse o parlamentar.

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) definiu o argumento de Salles como “mesquinho”.

— Quem fala isso provavelmente toma seu uisquinho à noite para relaxar, o que já foi considerado crime — afirmou.

Atualmente, a Lei das Drogas determina que é crime adquirir, guardar, ter em depósito, transportar, carregar, semear, cultivar, ou colher drogas para consumo pessoal. O delito não é punido com prisão, mas com penas mais leves como prestação de serviços comunitários e medidas educativas de comparecimento a programa ou curso educativo sobre os efeitos das drogas.

No entanto, a lei não define a quantidade específica para diferenciar o usuário do traficante. Na prática, a questão fica em aberto e fica a cargo de avaliação da Justiça. Por esse motivo, o Supremo passou a julgar a questão.

O que é proposto na PEC

Em resposta ao STF, que tem julgamento do tema em curso, o texto de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), eleva o tema ao texto constitucional.

A PEC, aprovada com 53 votos a favor e 9 contra no Senado, prevê que seja inserida na Constituição a determinação de que é crime a posse ou porte de qualquer quantidade de droga ou entorpecente “sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar”.

O texto prevê que seja “observada a distinção entre o traficante e o usuário pelas circunstâncias fáticas do caso concreto, aplicáveis ao usuário penas alternativas à prisão e tratamento contra dependência”. Na prática, repete o teor da lei atual e não define critérios objetivos para diferenciar o consumo do tráfico.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula é liberado por médicos para viajar após novos exames apontarem melhora em quadro

Foto: Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por novos exames na manhã deste domingo (10), em Brasília, para monitorar sua recuperação após sofrer um acidente doméstico em 19 de outubro.

A equipe médica informou que houve uma “melhora” no quadro, e que o presidente está liberado para viajar.

“Ele permanece sem sintomas, e o exame mostrou melhora em relação aos anteriores, devendo manter suas atividades habituais, com liberação para viagem aérea”, diz o comunicado. Dessa forma, Lula poderá comparecer à cúpula do G20, no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro.

O presidente brasileiro é quem comandará a reunião deste ano do organismo internacional que reúne as 20 maiores economias do mundo.

Há três semanas, o presidente caiu no banheiro do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, e bateu a região da nuca.

Neste domingo, Lula foi avaliado por vários especialistas. Entre eles, cardiologista, neurologista e neurocirurgião.

O boletim do hospital diz ainda que o presidente continuará a ser assistido pela equipe médica.

Desde que sofreu o acidente, Lula vem sendo submetido a exames no Hospital Sírio Libanês, o mais recente deles ocorreu no domingo passado.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Cantora que fez performance queimando livro em referência à Bíblia foi recebida por Fátima Bezerra antes de show

Pouco antes de fazer show no Centro Administrativo, patrocinado pelo Governo do Estado, na II Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária e Festival do MST, a cantora Letícia Letrux, que vem causando nas redes sociais em razão da performance onde queima um livro apontado por diversas pessoas que seria uma referência à Bíblia, foi recebida pela governadora Fátima Bezerra de forma efusiva.

“Aguardando o show da sensacional da Letrux aqui na 2ª Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária”, escreveu a governadora em seu perfil no X, posando ao lado de Letícia Letrux.

 

Após a apresentação de Letrux, a governadora voltou a elogiar a artista: “Que noite inesquecível para a nossa 2ª Feira de Agricultura Familiar! Além de celebrarmos a força da nossa terra, tivemos a honra de receber a cantora incrível Letrux, que encerrou o evento com uma apresentação cheia de energia e talento.”

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Semurb analisa pedido de licenciamento para reestruturação do antigo Hotel BRA na Via Costeira

Foto: Magnus Nascimento

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) está analisando o pedido de licenciamento da empresa NATHWF Empreendimentos S/A para reestruturação do antigo Hotel BRA, que está em ruínas na Via Costeira, após um embargo que já alcança 19 anos. Desde o início da demolição do andar excedente da estrutura, motivo pelo qual o empreendimento entrou em litígio, a NATHWF adotou a postura de não falar com a imprensa, mas segundo apuração da reportagem do jornal Tribuna do Norte há um projeto para retomar as obras e finalizar o hotel.

O processo de licenciamento urbanístico e ambiental, que renova os alvarás da época original da construção, está em andamento na Semurb após decisão juiz da 5ª Vara da Justiça Federal, Ivan Lira de Carvalho, que determinou que a pasta continuasse a análise do pedido sem a cobrança de uma nova taxa de R$ 352.352,96. A NATHWF argumentou que o valor já havia sido pago no momento do primeiro pedido e que, portanto, não deveria ser cobrada novamente. O juiz acatou a posição da empresa.

O titular da Semurb, Thiago Mesquita, explicou que o projeto enviado pela empresa está sob avaliação da equipe técnica da secretaria. “O projeto está na análise técnica, mas a decisão judicial concedeu um prazo à empresa, eles cumpriram para apresentar um projeto para renovar o alvará que eles já tinham, inclusive sem pagar nenhuma taxa a mais, utilizando já os valores pagos na época. Eles deram entrada, está na parte ambiental e urbanística, como qualquer outro projeto da cidade”, acrescentou.

Enquanto o processo segue se arrastando na Justiça Federal do Rio Grande do Norte, a estrutura do hotel segue se deteriorando. O 8º pavimento começou a ser demolido, mas a obra segue parada. Conforme apurado pela TN, o teto do andar foi derrubado, mas as pilastras de sustentação ainda permanecem de pé. Não havia trabalhadores no local, na manhã de terça-feira (5).

O hotel

O Hotel BRA, localizado na Via Costeira, é um empreendimento de grande porte que tem enfrentado diversos desafios ao longo dos anos. Inicialmente projetado para ser um dos hotéis mais luxuosos da região, o projeto passou por diversas revisões e ajustes devido a questões legais e ambientais.

De acordo com os processos, a NATHWF – sucessora da BRA – apresentou um projeto para construir em uma área de 14.815 m² e executou outro planejamento “em tudo, diferente do anterior” para edificar uma área de 28.984 m². Além disso, a construtora iniciou as obras sem licenciamento ambiental e alvará de construção, referentes ao novo projeto, inclusive ultrapassando o gabarito máximo de 15 metros, como determinava o plano diretor vigente na época.

O 8º pavimento do hotel é um dos elementos que motivou o embargo em 2005, após duas ações civis públicas do MPF. Em 2017, a Justiça Federal sentenciou a empresa a demolir o andar excedente e dar entrada no licenciamento adequado para concluir o hotel. Ficou determinado ao Município garantir o rito de licenciamento, observando os aspectos ambientais e do código de obras vigente à época do início da obra.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia Federal entra na investigação da execução de delator do PCC, e governo estuda federalizar o caso

Foto: Miguel Schincariol/AFP

A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar o assassinato do empresário Antônio Vinícius Lopes Gritzbach, de 38 anos, morto a tiros no Terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo. A investigação será realizada em conjunto com a Polícia Civil do Estado, mas o governo federal avalia a possibilidade de federalizar o caso, o que dependeria de um pedido formal à Procuradoria-Geral da República e, em seguida, de aprovação pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), dado o caráter delicado da situação.

Gritzbach, figura central nas investigações sobre o PCC (Primeiro Comando da Capital), havia firmado em março um acordo de delação premiada com o Ministério Público de São Paulo (MPSP), comprometendo-se a fornecer informações detalhadas sobre a facção criminosa. Ele relatou o modus operandi da organização, bem como a estrutura de lavagem de dinheiro operada pelo PCC. A facção havia concluído que o empresário desviou cerca de R$ 100 milhões e ordenou a execução de dois de seus membros em 2021.

A vítima já havia sido sequestrada por membros do PCC, sendo torturada durante o cativeiro. No acordo de colaboração, homologado pela Justiça em junho, Gritzbach apresentou provas de suas acusações, incluindo transferências bancárias e contratos, além de admitir seu envolvimento em atividades de lavagem de dinheiro, como a venda de imóveis de alto valor. Ele residia em um apartamento de luxo avaliado em R$ 10 milhões e teria optado por não aceitar a proteção oferecida pelo MPSP, mantendo sua rotina usual. Em vez disso, contratou segurança particular feita por policiais militares, agora suspeitos de colaborar com os assassinos.

O ataque no aeroporto envolveu 29 disparos, dos quais 10 atingiram o empresário. Os responsáveis pelo crime fugiram em um veículo que foi posteriormente abandonado e localizado pela polícia. Em nota, o Ministério Público de São Paulo reiterou o compromisso de identificar e responsabilizar os autores do homicídio.

Opinião dos leitores

  1. Infelizmente o Brasil está a passos largos para se tornar uma Colômbia dos anos 80/90 é o narcoestado se solidificando, é nisso que dá um país com leis brandas para bandidos.

  2. O governo do ladrão corrupto já tá se metendo??
    hum!!!!
    Operação abafa??????
    É somente uma pergunta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lei Seca prende três pessoas por embriaguez ao volante na Zona Norte de Natal

Foto: CPRE

Uma fiscalização da Operação Lei Seca realizada na noite do sábado (9) na região da Redinha, Zona Norte de Natal, resultou na prisão de três motoristas pelo crime de embriaguez ao volante.

Os condutores, homens de 42, 44 e 45 anos, foram submetidos ao teste de alcoolemia, que apontou índices superiores a 0,33 mg/L, configurando crime de trânsito conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Todos foram encaminhados à Central de Flagrantes para os procedimentos legais.

Durante a blitz, outros 10 motoristas também foram autuados administrativamente por consumo de álcool.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

PAPO DE FOGÃO: Confira as receitas de Arroz do Mar; e massa com camarão e bacon

ARROZ DO MAR

1 pessoa
Ingredientes:
150g Arroz Branco Cozido
100g de Mexilhão
50g de Filé de Camarão
30g Cebola branca
15g de Pimentão amarelo
15g de Pimentão vermelho
50ml de Água
60ml Leite de Coco
60ml de Creme de leite
15g Coentro e Cebolinha verde juntos
15ml de Azeite de Oliva
5g de Manteiga
10g de Caldo de Marisco
1 lagostim cozido cortado ao meio
4 patolas de caranguejo cozidas
6 lascas de coco
4 camarões com casca

Modo de preparo:
Em uma panela quente coloque o azeite, a cebola e deixe ficar transparente.
Acrescente os pimentões, os camarões, os mexilhões, um pouco de água, misture bem e deixe ferver por 2 minutos.
Acrescente o leite de coco, o creme de leite e misture bem até incorporar todos ingredientes.
Coloque o tempero de marisco, o arroz, a manteiga e misture bem.
Se precisar acrescente mais água.
Entre com o cheiro verde, mistura e sirva em seguida.
Cozinhe os camarões com casca, a lagosta e as patolas em água com bastante sal e coloque acima do arroz quando for servir.

Tempo de preparo: 8 min
Tempo de cozimento: 20 min

DICA RÁPIDA

MASSA COM CAMARÃO E BACON

Ingredientes:
120g de filé de camarão
30g de bacon picado
150g de molho de tomate
10 Folhas de manjericão
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de manteiga
1 concha pequena de água do cozimento da massa
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
90g de Tagliatelle ninho

Modo de Preparo:
Aqueça uma frigideira, coloque o bacon picado e doure.
Tempere os camarões com sal, pimenta e coloque na frigideira junto com o bacon dourado e acrescente o manjericão.
Sele os camarões dos dois lados, acrescente o molho de tomate e deixe cozinhar por 1 minuto.
Coloque a água pra ferver, acrescente o sal e a massa Tagliatelle, ou a de sua preferência, e deixe cozinhar até ficar al dente.
Escorra, coloque na frigideira, misture com o molho, deixe cozinhar por um minuto.
Coloque uma colher de sobremesa de manteiga, um pouco da água do cozimento da massa, misture e sirva em seguida colocando um pouco de bacon frito por cima, umas folhas de manjericão e sirva em seguida.

Tempo de preparo: 5 min
Tempo de cozimento: 15 min

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Ministério da Justiça estima que Brasil tenha 88 organizações criminosas

Imagem: reprodução/Poder 360 | Fonte: Senappen

Levantamento da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), do Ministério da Justiça, mostra que o Brasil tem aproximadamente 100 organizações criminosas. De 2022 a 2024, foram identificadas 88 facções atuantes dentro de 1.760 pavilhões prisionais.

O Nordeste aparece como a 1ª região com maior concentração de orcrims (organizações criminosas) –são 46. A Bahia é o Estado com mais facções: são 21.

Em 2º lugar das regiões com mais orcrims está o Sul, com 24. O Rio Grande do Sul tem 10 facções diferentes.

Em seguida está o Sudeste tem, com 18. Em Minas Gerais, principal Estado de disputa entre o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho) tem 11 facções.

O Norte aparece com 14 organizações criminosas, e o Centro-Oeste, com 10.

O PCC (Primeiro Comando da Capital), criado em São Paulo, é a organização criminosa com maior influência nacional: atua em 24 Estados e o Distrito Federal –a exceção é somente o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul.

O CV original do Rio de Janeiro, atua nos mesmos Estados do PCC, fora São Paulo e Rio Grande do Sul.

O estudo da Senappen mostra os estágios das organizações criminosas. Das 88, 72 atuam localmente, 14 têm abrangência regional, e outras duas atuam nacional e internacionalmente.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. O nordeste é onde concentra o maior número de organizações criminosas, por acaso o LULADRAO é de qual região do país? Esse governo é composto basicamente de bandidos, por isso eles são tão bem vistos por aqui, onde sempre tem as maiores votações , e nas cadeias os PTralhas são unanimidade. E como todos eles tem aval da justiça, Estamos literalmente fudid…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Cantora queima livro em apresentação no Festival do MST em Natal

A cantora carioca Letícia Letrux queimou um livro durante sua apresentação no palco do Festival do MST, na noite desse sábado (9), no Centro Administrativo, em Natal.

Nas redes sociais algumas pessoas relatam que o livro queimado seria uma referência à Bíblia, apesar da cantora negar que as páginas nas quais tenha colocado fogo sejam Sagradas Escrituras. Letrux é conhecida por se entregar em performances nos shows.

O show fez parte da programação cultural II Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária no Centro Administrativo. A feira é realizada pelo Governo do Estado, através da SEDRAF e da Fundação José Augusto (FJA), com o apoio do Banco do Nordeste, CAIXA, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)/Governo Fedederal, dos movimentos sociais e de diversas parcerias, como EMATER/RN, IFRN, FUNCERN, UNICAFES/RN, Circuito Nordestino, Consórcio Nordeste, OCERN e Sebrae.

Opinião dos leitores

  1. Tudo que essa “turma” faz é de péssimo gosto. Sempre desrespeitoso, agressivo ou destrutivo!!!!!

  2. Puro lixo cultural.. o nosso recado vai para os patrocinadores!! Não vamos comprar nada que vcs apoiem esse tipo de lixo, gostaria de saber quanto foi o valor do que o Governo deu para isso aí ? Depois quer aumentar impostos, tenha santa paciência! Não q aumento de impostos

  3. Que ótima opção para um sábado a noite 💩💩💩. Ainda se utilizam de órgãos públicos? Tinha que vim da esquerda. 💩💩💩💩

  4. Marapz tão fazendo show até no centro adm kkkk aliás, nem sei como se chama isso aí pq de um show passa longe.

  5. SERIA UM RISCO MUITO GRANDE DE INVASÕES DO MST NA NOSSA CAPITAL NATAL, POIS A OUTRA CANDIDATA A PREFEITA APOIA AS INVASÕES DO MST NO INTERIOR, FAZENDAS ,TERRAS E COM CERTEZA VIRIA COM TODA FORÇA PARA NATAL!1

    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Ao menos 16 redes estaduais já proíbem celular em escolas mesmo antes de lei federal

Foto: Arquivo/EBC

A proibição aos celulares em sala de aula, tema de projeto de lei que tramita na Câmara e apoiado pelo governo Lula (PT), já é estabelecido por ao menos 16 redes estaduais. Nas capitais, pelo menos 14 redes municipais também têm algum tipo de restrição.

As redes municipais são responsáveis pelas matrículas até o ensino fundamental. Já os estados têm, prioritariamente, alunos do fundamental e também do ensino médio.

A reportagem da Folha de S. Paulo questionou todas as redes estaduais e, entre as 19 que responderam, 7 informaram já ter leis ou portarias específicas sobre a restrição: Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Ceará, Espírito Santo e Pará.

Outros 9 recomendam a proibição, mesmo sem uma legislação específica. São eles: Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Tocantins.

Apenas Acre, Bahia e Piauí informaram não vetarem o uso dos celulares formalmente. Os outros estados não responderam.

Entre as redes de ensino das capitais, ao menos 14 impõem alguma proibição do uso durante as aulas. De acordo com respostas enviadas à reportagem, estão nesse grupo: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Recife (PE), Manaus (AM), João Pessoa (PB), São Luiz (MA), Vitória (ES) e Porto Alegre (RS).

Também há restrições em Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Aracaju (SE) e Teresina (PI), de acordo com informações obtidas por meio da Lei de Acesso à Informação pela associação Fiquem Sabendo e repassadas à Folha de S. Paulo. O restante das capitais não respondeu à reportagem nem à associação.

Apesar das proibições, que variam a cada rede (algumas vetam até no intervalo), as regras não têm grande adesão, segundo informaram alguns governos. Também há permissões de uso para atividades pedagógicas orientadas pelos professores.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. A proibição de usar smartphone sem limites deve começar em casa e dependendo da idade não tem necessidade. “Quem ama educa” Içami Tiba.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morre motorista de aplicativo ferido em atentado contra empresário delator do PCC no Aeroporto de Guarulhos

Foto: Ítalo Lo Re/Estadão / Estadão

O motorista de aplicativo ferido durante a execução a tiros que matou o empresário Antônio Vinicius Lopes Gritzbach, delator do PCC, no Aeroporto Internacional de São Paulo morreu neste sábado (9), segundo a família e autoridades.

Celso Araujo Sampaio de Novais, de 41 anos, foi atingido por um tiro de fuzil nas costas e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Guarulhos. Morador de Guarulhos, ele deixa três filhos.

Um funcionário terceirizado do aeroporto, que trabalhava no momento do ataque, também teve ferimentos na mão e está em observação no hospital.

A terceira vítima é uma mulher de 28 anos que foi atingida por um tiro de raspão no abdômen. Ela já recebeu alta.

Gritzbach foi alvejado à luz do dia, por volta das 16h, na saída da área de desembarque do Terminal 2 por dois homens que desceram de um carro preto. Até a publicação desta reportagem, os autores estavam foragidos. Ele levou 10 tiros, segundo registro da Polícia Civil de São Paulo.

Até o momento, ninguém foi preso.

De acordo com o registro policial, foram ao menos 29 disparos, de calibres diversos. Gritzbach foi atingido por 4 tiros no braço direito, 2 no rosto, 1 nas costas, 1 na perna esquerda, 1 no tórax e 1 no flanco direito (região localizada entre a cintura e a costela).

Duas armas foram apreendidas pela polícia neste sábado (9): um fuzil e uma pistola. As duas estavam próximo ao local em que o carro foi abandonado, a pouco mais de 7 km do aeroporto, ainda em Guarulhos. Até a publicação desta reportagem, não havia confirmação pericial de que foram elas as usadas no crime.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *