Foto: Divulgação
Durante dois dias de intensa mobilização, entre a terça e a quarta-feira da Semana Santa (15 e 16 de abril), a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania (SEMTASC), promoveu a entrega do peixe às famílias em situação de vulnerabilidade social. A ação percorreu desde os bairros da zona urbana até as comunidades mais distantes da zona rural, levando dignidade, alimento e esperança à mesa de milhares de são-gonçalenses.
Em diversos pontos da cidade, a alegria e a gratidão eram visíveis nos rostos das famílias que receberam a volta da entrega do peixe. Hoje, a comunidade do Guariju foi o primeiro local a ser atendido e, lá, a emoção de pais e mães de família foi especialmente marcante, com a certeza de que a tradição estava sendo retomada.
A ação contou com uma verdadeira força-tarefa de servidores municipais, que se empenharam em cada ponto de distribuição para garantir o sucesso da entrega. A marca da organização, da presença e do cuidado esteve presente em todos os polos da cidade.
A secretária de Assistência Social, Emília Caroline, fez um balanço positivo da iniciativa:
“Encerramos esse trabalho com o coração cheio de gratidão. Foram dois dias intensos, e estivemos em todos os polos, ao lado do nosso prefeito, acompanhando de perto a entrega chegando ao nosso povo. Ver tudo acontecer conforme planejado nos enche de alegria e a certeza de que estamos no caminho certo.”
No encerramento das entregas, o prefeito reforçou o verdadeiro significado da Páscoa e do serviço público: “A gente termina muito feliz. Porque desejar uma feliz Páscoa não pode ser só com palavras — tem que ser com gestos, com ação. Não é só a entrega do peixe: é a consideração, é a presença, é o respeito pelo nosso povo. Estamos fazendo aquilo que mais gostamos: atendendo a quem mais precisa. Espero que no ano que vem a gente aumente ainda mais — passar de 20 para 25 mil famílias, se Deus quiser.”
Com todo respeito, acho que distribuição de peixe, nestes moldes, passa longe da construção da dignidade de qualquer cidadão.
Perfeito Turci, é esmola, assistencialismo barato desses prefeitos que vivem da ignorância dos eleitores.
Dignidade era dar condições, para que a própria pessoa pudesse comprar, como é o caso de muitas pessoas.
Detesto vê essas cenas, de pessoas miseráveis.
Como assim dignidade??? Dignidade é quando o pai ou a mãe de família ou seja lá quem for.possa comprar o seu alimento. Aí sim é dignidade o resto é politicagem. Independente de quem for o político. Isso é vergonhoso.