O deputado federal Fábio Faria (PSD) usou o Twitter para pedir desculpa aos potiguares por ter apoiado a governadora Rosalba Ciarlini nas eleições de 2010.
Ele voltou a destacar que no Governo quem manda é o marido da chefe do Executivo, o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado.
“Elegemos uma governadora e quem governa de Fato e direito é o marido! Por que não foi ele que se candidatou?? A verdade dói mas precisa ser dita!”, escreveu Fábio Faria.
O deputado do PSD ressaltou o índice de 62% de desaprovação do Governo na capital, mostrado pela pesquisa Sinduscon/Consult: “Um Governo conseguir atingir 62% de desaprovação em 14 meses precisa ser muito mas muito incompetente!! E esse eh! E com arrecadação enorme!”, completou, afirmando que falta planejamento a gestão estadual.
Um acidente no km 52 da BR-226, em Bom Jesus, região agreste do Rio Grande do Norte, resultou na morte de três pessoas e deixou outras duas feridas na manhã deste domingo (22).
A colisão frontal envolveu dois veículos Chevrolet Celta e ocorreu por volta das 6h50, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
No Celta vermelho, o condutor, de 50 anos, foi socorrido pelo SAMU com ferimentos graves. A passageira foi identificada como Maria das Graças Barbosa dos Santos, de 58 anos. Ela não resistiu e morreu no local.
No Celta cinza, o condutor, que foi identificado como Francisco Aparecido da Silva, de 43 anos, faleceu no local. Dois passageiros estavam no carro: João Guilherme Lima Rodrigues de Azevedo, de 15 anos, que também morreu na colisão, e um homem, de 42 anos, que foi socorrido com vida.
Além da PRF, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e Polícia Civil foram acionadas para atender à ocorrência.
A rodovia foi parcialmente interditada para o atendimento da ocorrência.
A queda do avião em Gramado deixou nove mortos, segundo informações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. O acidente aconteceu na Avenida das Hortênsias. Informações iniciais dão conta de que a aeronave, de pequeno porte, caiu em cima de lojas e atingiu também uma pousada. A situação do tempo na cidade é ruim, com chuva e nevoeiro.
Ao menos 15 pessoas foram socorridas a hospitais da região. Na pousada, o prédio foi atingido pelos destroços após a queda e houve um incêndio. Ao todo, 15 pessoas que estavam no local ficaram feridas e foram socorridas para o hospital. A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul informou que a maior parte das vítimas precisou de atendimento por ter inalado a fumaça do incêndio.
No Governo da “democracia” e “paz e amor”, só tragédias:
Corruptos de volta a cena do crime; economia, saúde, educação e segurança pública, agonizando na UTI…
E, agora, de ontem para hoje, 41 mortos em acidente rodoviário em Minas Gerais e queda de avião no Centro de Gramado… Os presságios estão aí… As pragas do Egito estão tomando conta de nossa Nação…
Informações preliminares divulgadas pela Defesa Civil-RS são de que 10 pessoas estavam no avião no momento da queda. A identidade delas não foi divulgada. As autoridades ainda não confirmaram se há vítimas fatais.
De acordo com a Brigada Militar, o avião havia saído do aeroporto de Canela e caiu minutos depois da decolagem, por volta das 9h15, na região central de Gramado. A informação inicial era de que ele seguiria viagem para Florianópolis.
No momento da queda, a aeronave atingiu a chaminé de um prédio, uma loja de móveis e uma pousada.
Segundo os bombeiros, no prédio uma pessoa conseguiu sair sem ferimentos. Na loja de móveis não havia ninguém no momento da queda. Já na Pousada, 15 pessoas ficaram feridas e foram socorridas para o hospital.
Ingredientes:
1 1/2 xícara de farinha de trigo
200g de manteiga
1 Xícara de açúcar mascavo
1/2 Xícara de açúcar refinado
4 Ovos
1 Xícara de amêndoas em lascas
1 Xícara de frutas cristalizadas picadas
1/2 Xícara de nozes picadas
1/2 Xícara de uvas passas
1/2 Xícara de ameixa
1/4 Xícara de licor de cacau
1 Colher de sobremesa de fermento em pó
Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma
Modo de preparo:
Coloque as uvas passas em uma tigela, regue com o licor de cacau, deixe descansar enquanto bate a massa do bolo.
Bata um pouco a manteiga na batedeira, acrescente o açúcar refinado e o açúcar Mascavo e bata bem para fazer a cremagem.
Em seguida acrescente os ovos, um a um, coloque a baunilha e bata bem. Em uma tigela peneire a farinha de trigo e o fermento, junte a canela, as frutas cristalizadas, amêndoas, as nozese a ameixa.
Mexa bem para unir, e em seguida peneire as passas, reserve o licor, junte as passas na massa e mexa delicadamente para unir.
Unte e enfarinhe uma forma de furo grande ou uma média e uma pequena e coloque a massa.
Lleve para assar em forno pré aquecido à 180 graus, até que fique levemente dourado e que enfiando o palito saia limpo.
Espere esfriar e se quiser pode pincelar o bolo ainda morno com o licor que estava reservado.
Cobertura Glacê real ou fondant
Fondant
2 xícaras de açúcar confeiteiro
4 colheres de sopa de leite
1 colher de sobremesa de manteiga
Leve ao fogo em banho-maria até ficar brilhante e engrossar
Espalhe sobre o bolo o glacê real ou o fondant e coloque por cima algumas llfrutas, amêndoas, nozes e decore a gosto.
Sugestão: pode colocar alguma decoração natalina, em biscoitos, etc…
Tempo de preparo: 20min
Tempo de cozimento: 30min
DICA RÁPIDA
BRIE FOLHADO COM FAVO DE MEL
Ingredientes:
1 pcte de massa filo
400g de queijo brie
200g de damascos
190g de mel com o favo
100g de Manteiga
Para decorar:
100g de mirtilo
100g de nozes pecan
Modo de preparo:
Coloque um fundo de papel manteiga na assadeira.
Passe desmoldande ou unte uma assadeira de fundo removível.
Abrir a massa filo em uma bancada, coloque duas folhas na assadeira e adicionone o queijo brie.
Corte a parte superior do queijo em cruz.
Envolva ele com a massa folhada, Coloque um pouco mais de massa, amassada, sobre as bordas.
Borrife um pouco de café, sem açúcar sobre a massa, para dourar, e leve para assar em fogo médio por 25 minutos ou até dourar e retirae do forno.
Deixe esfriar e retire da forma. Decore com os mirtilos, o favo de mel e sirva ou coloque em sua mesa de Natal.
Um avião de pequeno porte caiu, na manhã deste domingo (22/12), no centro da cidade de Gramado (RS). Várias unidades do Corpo de Bombeiros e da polícia estão no local. Ainda não há informações sobre feridos ou mortos.
Testemunhas relataram que a aeronave perdeu altitude rapidamente antes de atingir a loja, que estava fechada no momento do impacto.
As autoridades isolaram a área para garantir a segurança, e uma perícia será realizada para determinar as circunstâncias do acidente. Informações preliminares indicam que o avião vinha no sentido Canela-Gramado antes da queda.
A iluminação da Avenida 25 de Dezembro, na Praia do Meio, em Natal, foi comprometida após criminosos furtarem os fios dos postes. Para acessar o cabeamento, os suspeitos destruíram as calçadas entre as ruas Padre Lemos e Túlio Fernandes, retirando pedras e conduítes.
Seis postes foram afetados, e buracos foram deixados ao redor das estruturas. No local, uma faca foi encontrada.
Imagens: reprodução/InterTV
O sistema de iluminação havia sido instalado há cerca três meses como parte de uma obra de urbanização realizada pela prefeitura.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) informou que já acionou a empresa responsável pela manutenção para restabelecer a iluminação.
Um morador, que preferiu não se identificar, relatou que ações como essa são frequentes na região. “Essa avenida estava toda iluminada, como a gente quer, com mais segurança. Tentaram roubar a fiação, roubaram alguns fios e outros não, e a gente fica no prejuízo.”
A Prefeitura de Natal destacou que o furto de cabeamento é crime e que todas as ocorrências são repassadas à Polícia Civil.
Como foi só pra uma cervejinha, fiquem tranquilos. LULADRAO é Fatão GD, nos dão paz e tranquilidade, que toda criminalidade é feita com o maior respeito. BANDIDOS.
A popularidade da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, sofreu uma queda acentuada nos dois primeiros anos do mandato do presidente Lula.
Segundo pesquisa Genial/Quaest, apenas 22% dos brasileiros avaliam Janja positivamente, uma redução drástica em relação aos 41% registrados em fevereiro de 2023.
Já as opiniões negativas dispararam de 19% para 38%, enquanto 30% consideram sua atuação “regular”. Os índices de Janja são inferiores aos do presidente: na mesma pesquisa, 33% dos entrevistados avaliam o governo Lula como “bom ou ótimo” e 30% como “ruim ou péssimo”. O resultado da pesquisa foi divulgado neste domingo, 22, no jornal O Globo.
A queda de popularidade de Janja é mais acentuada no Nordeste, onde sua aprovação despencou de 56% para 29%. Entre os evangélicos, apenas 18% têm uma opinião positiva sobre ela, ante 30% no início do mandato.
A pesquisa foi realizada presencialmente entre 4 e 9 de dezembro, com 8.598 pessoas, e tem margem de erro de um ponto percentual.
A popularidade vai aumentar quando roubar cheque. Aumentaria ainda mais se tivesse toda a família envolvida em falcatruas ou fosse pra dentro da igreja cheia de hipócritas falar de Deus.
Crime ambiental previsto na legislação brasileira, a captura e comercialização de aves silvestres segue dando dor de cabeça para agentes ambientais, biólogos e pesquisadores da fauna nacional. No Rio Grande do Norte não é diferente. Desde 2019, foram 7.575 aves resgatadas no Estado, incluindo apreensões e entregas voluntárias. Na semana passada, uma operação integrada entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e Polícia Rodoviária Federal apreendeu 95 aves silvestres numa feira livre na Cidade da Esperança, zona Oeste de Natal.
Segundo dados da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), estima-se que 38 milhões de animais são traficados no Brasil por ano. As aves representam mais de 80% desses animais, segundo estimativas de ONGs de proteção animal.
O órgão classifica os dados em três contextos: resgates, apreensões e entregas voluntárias. Segundo dados do Ibama enviados a pedido da reportagem do jornal Tribuna do Norte, de 2019 a novembro de 2024, as apreensões somaram 4.897, ou seja, 65% dos resgates. As entregas voluntárias somaram 436 e os resgates 2.057. Chama atenção o seguinte fato: em 2024, o Ibama registrou apenas 116 resgates/apreensões (sem contar as apreensões da Operação Mercatio).
No último domingo, o Ibama e a PRF deflagraram a Operação Mercatio, que chamou a atenção pela quantidade de aves apreendidas e pessoas detidas, que foram seis ao todo. Entre as aves resgatadas estavam azulões, galos-de-campina e cambacicas, além de espécies ameaçadas como o verdelinho e o tuim. As aves em condições de soltura foram devolvidas ao seu habitat natural, enquanto as debilitadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) da Paraíba para tratamento especializado.
Historicamente, no Brasil, as aves mais apreendidas são coleiros e papa-capins, cardeal-do-nordeste, trinca-ferro, canário-da-terra, pássaro-preto, galo de campina e azulão. No RN, são seis agentes que atuam no trabalho de fiscalização, número considerado bem abaixo por profissionais do Ibama.
Comércio de animais também acarreta multa
Segundo o Ibama, o comércio ilegal de animais silvestres não apenas ameaça a biodiversidade, mas também impõe severas punições financeiras. Cada ave resgatada gera uma multa de R$ 500, valor que sobe para R$ 5.000 em caso de espécies ameaçadas. No total, as autuações somaram mais de R$ 130.000, refletindo o impacto devastador da atividade ilegal sobre o meio ambiente.
Os responsáveis detidos na Operação Mercatio responderão por comercializar ou receptar espécies da fauna silvestre sem autorização do órgão ambiental competente, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). A ação evidencia o compromisso das autoridades no combate ao tráfico de animais, uma prática que desestrutura ecossistemas inteiros e coloca a biodiversidade em risco iminente.
No Brasil, o Ibama possui uma listagem definida em seus canais de aves que podem ser domesticadas. Entre as mais populares estão a Calopsita, Periquito Australiano, Manon, Phaeton, Diamante de Gould, Pombo Doméstico, Pombo Diamante, entre outras. Mesmo com a permissão, é preciso seguir a legislação e ter autorização ambiental necessária.
51% dos consumidores admitem que às vezes fazem compras por impulso na internet e 9%, sempre. Segundo os consumidores, as ações que mais estimulam as compras por impulso na internet são as notificações de ofertas de aplicativos de lojas (48%), seguido de e-mail com ofertas e promoções (42%), Instagram (37%) e WhatsApp recebido diretamente das lojas (35%).
Os dados são de uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offerwise.
Os produtos mais comprados por impulso pela internet são moda e vestuário (42%), itens para a casa (28%), cosméticos, perfumes, produtos de beleza (27%), comidas e bebidas por delivery (26%) e eletrônicos/informática (19%).
Entre as razões declaradas para as compras impulsivas, 46% disseram que acabam comprando após ver o produto em promoção, com preço mais baixo, 33% porque ficam navegando na loja e acabam gostando de produtos, 21% recebem ofertas de novos produtos e lançamentos, e 16% ficam navegando no Instagram, TikTok ou Facebook, veem algo que gostam e acabam comprando.
O estudo mostra ainda que quando estão fazendo uma compra na internet e recebem ofertas para compra de produtos adicionais, 10% dos consumidores admitem que normalmente acabam comprando e 52% às vezes compram.
PESQUISA NA INTERNET
A pesquisa realizada pela CNDL e pelo SPC Brasil mostra que mais da metade dos entrevistados (52%) pesquisam informações de produtos e serviços antes de ir as compras, para 36% não há uma rotina, depende do produto e situação e 12% quando estão na loja.
De acordo com os entrevistados, os canais mais utilizados para compras de produtos e serviços são os sites de lojas (82%), aplicativos de lojas (82%), supermercados (70%), shopping center (53%) e lojas de rua (53%).
A pesquisa mostra que os canais online são os mais considerados para busca de informação de produtos e serviços para compras (93%), com destaque para sites e aplicativos de lojas varejistas (31%), buscadores (29%) e os sites e aplicativos de comparação de preços e produtos (20%). Por sua vez, 32% utilizam os canais físicos, principalmente amigos e família (15%) e lojas de rua ou shopping (10%).
Os consumidores (96%) também costumam fazer pesquisa de preço antes de definir uma compra pela internet, sendo que 47% utilizam os buscadores de informação, 44% sites e aplicativos de lojas varejistas, 39% sites e aplicativos de comparação de preço e funcionalidades dos produtos e 35% site/aplicativo do fabricante.
Quando o preço da loja física é diferente das lojas online, 68% dos entrevistados propõem ao vendedor da loja física cobrir oferta, mas 33% não conseguem cobrir. Por outro lado, 35% cobrem a oferta, seja comprando pelo site e mandando entregar em casa sem custo de frete (16%), cobrindo a oferta com o mesmo desconto (13%) ou cobrindo a oferta com desconto ainda maior (7%).
Sites e lojas físicas
De forma geral, as lojas físicas e os sites ou aplicativos empataram no que diz respeito à melhor experiência de compra. Sites e aplicativos são considerados nos melhores preços (76%), variedade de produtos (68%), horários de atendimento de vendas (64%), mais opções de formas de pagamento (55%) e maior facilidade para escolher produtos (53%).
Já as lojas físicas se destacaram nos quesitos ligados a presença humana: facilidade da troca (65%), melhor atendimento (60%), melhor demonstração do produto (57%), facilidade na negociação de preço (56%) e pós-vendas (39%). As redes sociais continuam praticamente estáveis quando comparado ao ano passado, ainda não tendo relevância comparado aos outros canais.
O estudo mostra ainda que 6 em cada 10 entrevistados (59%) preferem o WhatsApp como canal de comunicação preferido para contato comercial com lojas e prestadores de serviços, seguido do “Fale Conosco” ou Chat da empresa (36%) e equipe de vendas presencial (28%).
Já a maioria (90%) gosta de receber comunicação online das empresas – seja por email, WhatsApp ou mensagens, sendo que 66% gostam de receber informações sobre ofertas e promoções, 45% lançamentos de novos produtos ou serviços e 33% contato pós-venda.
No que diz respeito a experiência da compra multicanal, 73% se sentem frustrados quando não encontram as informações que precisam sobre as lojas físicas na internet, 65% costumam abrir emails que recebem de empresas com ofertas e promoções e 43% deixam salvo seus dados bancários e de cartões em lojas online para agilizar os pagamentos em compras futuras.
METODOLOGIA
Público-alvo: homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas, e que realizaram compras pela internet nos últimos 12 meses.
Método de coleta: pesquisa quantitativa realizada pela web e pós-ponderada por sexo, idade, estado e renda.
Tamanho amostral da Pesquisa: foram realizados 1.117 contatos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas que compraram pela internet nos últimos 12 meses. Em seguida, continuaram a responder o questionário 821 casos, que fizeram alguma compra ao longo deste período. Resultando, respectivamente, uma margem de erro no geral de 2,93 p.p e 3,42 p.p para um nível de confiança de 95% para mais ou para menos.
Data de coleta dos dados: a pesquisa foi realizada de 14 a 21 de junho de 2024.
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