A sessão da Câmara Municipal desta terça-feira foi suspensa, por volta das 16h30 desta tarde, após tumulto provocado por permissionários, na galeria da Casa. Os manifestantes tentaram quebrar o vidro que separa a galeria do plenário e ameaçaram ocupar o prédio do legislativo municipal.
A revolta foi por causa da apresentação de uma emenda coletiva dos vereadores referente à comercialização da bilhetagem única em Natal. No projeto do Executivo que muda a Lei Orgânica, a venda passa a ser de responsabilidade exclusiva da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.
A mudança, apoiada pelos permissionários, provocaria a demissão de cerca de 120 funcionários da NatalCard. Por isso, os vereadores da própria base do prefeito propuseram uma emenda ao Projeto que permitia a comercialização dos bilhetes tanto pelos Permissionários quanto pelo SETURN, ficando a prefeitura responsável pela fiscalização.
A reação dos permissionários à emenda impediu o prosseguimento dos trabalhos da Casa. Eles ameaçaram vereadores, pressionaram na tentativa de quebrar o vidro da galeria, prometeram ocupar antes mesmo de a emenda ser lida em plenário. Do outro lado da galeria, os funcionários da NatalCard não se manifestaram.
Os ânimos na Câmara voltaram a ficar tensos. Amanhã, caso não haja nenhuma nova surpresa, o projeto deverá ser votado. A pressão, tanto do lado dos permissionários como da NatalCard, será grande. A Casa deverá reforçar a segurança para impedir os excessos que ocorreram na sessão desta tarde.
Foto: Vinicius Schmidt/Metrópoles
Onde e como vai acabar essa onda de vadiagem e baderna que tomou conta de nosso país nos últimos tempos? Até os cabarés são instituições mais organizadas. A luta tem que ser por uma legislação mais rigorosa e punitiva.
Estamos entregues aos ratos, baratas e marginais. Não temos a quem recorrer: a policia diz q não é com ela e q só pode agir se houver agressão, a semob não atende e mesmo assim aparece um amarelinho e Nd tb diz q pode fazer a não ser multar e, por fim a guarda municipal fica olhando e tb diz não poder fazer Nd. Procura-se um guincho para rebocar o alternativo q fica obstruindo a avenida, mas dizem q não tem mais disponível. Até uma hr desta vadios, q se intitulam como permissionarios dos alternativos deixam ruas fechadas: jundiai e campos Sales. Tiram o nosso direito de ir e vir, não sabem respeitar o outro e ainda querem q a população os respeite… É um abuso, não é democracia assim q quero viver! A policia tem q começar a agir, deixar de ter medo de agir!
Bota o BOPE para "recepcionar" estes menino… . E se obstruir as ruas, manda multar e rebocar estes carros. Tem que acabar esta moda de querer tudo na marra. Contra a marra: cassetete.
Correção: …onde se lê "obstruir"… leia-se …obstruirem…
Eu gostaria de saber até quando o governo brasileira vai suporte esse tipo de manifestação violenta?! Isso é uma vergonha, nossos vereadores não estão podendo exercer o seu mandato. Esses permissionarios, assim como os estudantes deveriam ir pra porrada, pq eles já passaram do limite a muito tempo. Cade a polícia desse Brasil?! Coronel Araújo tome providências…. E esse vereadores de esquerda deveriam arcar com todo o prejuízo causado ao prédio da CMN, pq eles foram os incentivadores dessa manifestação, levando lagostas, vinhos, cervejas, cedendo o gabinete pra os manifestante tomarem banho e etc….