Geral

PESQUISA AGORASEI/ BG/ MONTE ALEGRE: 66,3% dos eleitores do Município acreditam que André Rodrigues vencerá a eleição

O Instituto Agorasei também quis saber, da população eleitora de Monte Alegre, em qual dos dois prováveis candidatos ela acredita que vencerá o pleito de outubro.

 

Segundo os números da pesquisa, 66,3% dos entrevistados afirmam que André Rodrigues será reeleito prefeito. Apenas 10,5% das pessoas ouvidas acreditam na vitória de Klelia Alencar.

 

Os entrevistados sem opinião ou que não responderam representam 23,2% do total dos entrevistados.

 

Sobre a Pesquisa

 

A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 22 de junho e ouviu 400 eleitores em Monte Alegre RN, de 16 anos de idade e acima, nas zonas urbana e rural do município. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. Está registrada no TSE com a identificação RN-09612/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Leila Maia mostra força e lança pré candidatura em Natal

Foto: Divulgação

Na noite de ontem, 2 de julho, às 19 horas, aconteceu o lançamento oficial da pré-candidatura de Leila à vereadora de Natal. O evento, que contou com a presença do deputado Coronel Azevedo e do ex-deputado Kelps Lima, reuniu amigos, familiares, apoiadores e lotou o auditório do CDL no Tirol.

Leila, pré-candidata pelo partido Solidariedade, é conhecida por sua dedicação incansável à saúde mental, inclusão social e aos direitos das mulheres. Sua trajetória de vida e trabalho é um testemunho de seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

A pré-candidatura de Leila tem ganhado força graças ao apoio de uma rede comprometida com a mudança e a justiça social. “Cada voz que se junta a nós fortalece nossa missão e amplia nosso alcance. Juntos, podemos construir uma Natal mais inclusiva, justa e humana”, concluiu Leila.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denúncia

VÍDEO: Veja como a prefeitura descobriu que o condomínio de luxo é o acusado de jogar esgoto em praia de Natal

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BlogdoBG (@blogdobg)

O BLOGDOBG recebeu um vídeo em que mostra como a prefeitura de Natal descobriu quem era o culpado por jogar dejetos na rede de água, que ia direto para praia de Miami. Como postamos mais cedo,  até hoje a comunidade de Mãe Luiza era a acusada, porém, o esgoto vem do condomínio de luxo Infinity Areia Preta.

Opinião dos leitores

  1. Era só olhar os dejetos que descem a praia que se via que não poderia ser da comunidade de ML. Rico pode tudo até cagar na praia. Boa matéria essa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

BLOGDOBG divulga pesquisa Seta para prefeito e vereador de Natal nesta quinta

 

 

O BLOGDOBG divulga nesta quinta-feira, 4, pesquisa SETA/ BG/ NATAL trazendo os números da corrida eleitoral para Prefeitura de Natal, Câmara dos Vereadores e avaliações administrativas.

 

 

 

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 e 30 de junho, com 800 entrevistados, margem de erro de 3,5%. A pesquisa foi registrada no TRE-RN com o número RN 06963/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denúncia

[VÍDEO] DESMANTELO: Obras inacabadas no Santuário do Lima causam transtornos à população

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BlogdoBG (@blogdobg)

Vídeo: Cedido

O que não faz em quatro anos, ou melhor – em duas gestões, acelera para tentar acabar na época eleitoral e  acaba virando esse desmantelo aí. Como podemos ver nas imagens enviadas de um leitor ao BLOGDOBG, as obras da Serra do Lima, em Patú, estão nesse estado.

Não podemos negar a importância da obra, já que é um local de peregrinação religiosa, mas está causando transtornos para quem trafega na subida da serra. É importante que tenha sido projetado, e que tenha havido um arquiteto responsável, justamente para que não cause tantos transtornos às pessoas que querem visitar o Santuário do Lima.

O que se fala é que irão inaugurar no dia 5 de agosto. “Pessoal vamos evitar vir para o Santuário do Lima, muito material no meio, escorregadio, caminhão foi desviado e duas motos que foram descendo acabou acontecendo isso aí (…) o carro que vem subindo, para não parar no meio da ladeira, infelizmente vai ter que subir pelo do abismo e acaba acontecendo isso aí”, diz o denunciante no vídeo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Em Pau dos Ferros, Marianna inaugura obras e Leonardo diz que a cidade está paralisada

Foto: Reprodução 

O município de Pau dos Ferros, pólo econômico do Alto Oeste Potiguar, está se destacando também pela sua pré-campanha aquecida neste ano eleitoral. Os ânimos acalorados da Princesinha do Oeste têm mostrado atuações distintas nas duas principais vias de pré-candidaturas: enquanto Marianna cumpre agenda positiva com a construção do seu plano de governo desde o início de maio, entrega de obras e assinaturas de ordens de serviço, Leonardo iniciou a coleta de sugestões para a sua campanha somente no final de junho e está indo para o ataque com afirmações de que “a cidade está parada no tempo”.

De acordo com as publicações institucionais, nesta semana estão sendo inaugurados pela gestão da prefeita monumentos históricos, como o Pavilhão, quadra de esportes, pavimentações, galpões para fins industriais e de triagem, dentre outros, além de assinatura de ordem de serviço para a construção de uma creche e para mais pavimentações com recursos próprios. Já o ex-prefeito tem tentado vender a narrativa de que a cidade parou no tempo, enquanto seu grupo de pré-candidatos a vereadores fazem denúncias que, incluse, são questionadas pela própria prefeita como “fake news”.

Parece que em Pau dos Ferros a pré-campanha acelerou e já estamos em campanha. Que venham as convenções.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Idade de Lula pode repetir cenário de Biden no Brasil, dizem especialistas

Foto: Reprodução/Rede Social

A discussão etária e sobre a habilidade de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 78 anos, governar o país novamente por mais 4 anos chegou ao Brasil. Levanta-se a questão da vitalidade do petista, se ele terá capacidade física e cognitiva para disputar o pleito em 2026. A comparação é feita em relação ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Partido Democrata), 81 anos, já que o petista terá a mesma idade que o norte-americano 2 dias depois do 2º turno das eleições, em 27 de outubro de 2026.

Especialistas avaliam que a condição física e mental do petista deve ser levada em conta antes de lançar a candidatura nas eleições de 2026. Apesar de alguns deslizes de Lula, a questão não é tão visível para o eleitorado, já que, sempre que o chefe do Executivo tem uma brecha, cita aspectos positivos de sua saúde e tenta demonstrar mais vitalidade.

Em entrevista ao Poder360, o cientista político e presidente do Instituto Monitor da Democracia, Márcio Coimbra, avalia que a comparação de idade entre os 2 líderes faz sentido, apesar de o petista não apresentar os mesmos sinais de fraqueza em função da idade que Biden apresenta: “Nada impede que ele [Lula] se debilite ao longo dos anos, então, isto é um fator de preocupação”.

Sempre que tem oportunidade, Lula fala de aspectos positivos de sua saúde e tenta demonstrar vigor. Frequentemente conta que se levanta às 5h30 e faz exercícios físicos quase todos os dias. Isso, de acordo com Coimbra, é uma tentativa do petista de mostrar que está em “boas funções mentais” e com o “corpo em dia”, porque, afinal, “isso é condição para o cargo [de presidente]”.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. O bloquinho não cansa. Tem obsessão no Lula. Que matéria honesta né? Um sujeito que viveu a vida toda na aba de políticos, com cargos na assembleia não tem moral né! Sabujo!

  2. O problema de lula não é idade, é mau caratismo mesmo. “pai dos pobres” viciado em luxo de todo tipo, em um país com um salário de R$1412.

  3. LULADRAO, já fala besteira a muito tempo, é um completo idiota, porém os Acéfalos que o tem como parceiros de crimes, acham ele o máximo. Tudo idiotas ou comparsas de crimes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Portaria proíbe cobrança de ‘consumação mínima’ em barracas de praia em Natal

Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi

Novas regras estão em vigor para regularizar as atividades desempenhadas em áreas públicas em Natal. A medida atinge os pontos de locação e quiosques na orla municipal, que estão proibidos de cobrar uma taxa de consumação mínima em suas barracas. A portaria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) foi publicada na edição do último dia 20 de junho no Diário Oficial do Município (DOM).

De acordo com o texto, o usuário da orla de Natal “não está obrigado a consumir qualquer produto durante sua permanência nos pontos de locação (barracas)”. Segundo as regras, o que pode ser cobrado, desde que forma clara, é o valor pela utilização do chamado kit-praia (mesas, cadeiras e guarda-sóis das barracas).

A medida foi criticada pela Associação dos Quiosqueiros da Praia de Ponta Negra (AQPN). A entidade reclamou da falta de diálogo entre a gestão municipal, quiosqueiros e locadores.

“Não existia cobrança anteriormente, quando tínhamos 25 mesas. Com a diminuição, passou a ser necessária. Hoje são 15, já querem diminuir para 12. Não tem como (manter a estrutura com essas mudanças)”, afirma Aldemir Henrique, presidente da entidade.

g1 RN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ARTIGO: Lei que regulamenta obrigação de empresas com incentivo contratar transexuais e travestis ajuda ou atrapalha?

Foto: Reprodução/Ilustrativa

A recente regulamentação da Lei Estadual Nº 11587/2023, que dispõe sobre a reserva de vagas de emprego para travestis e transexuais nas empresas privadas que recebem incentivos fiscais ou tenham convênio com órgãos do Poder Público do Estado do Rio Grande do Norte, traz à tona importante debate sobre o equilíbrio entre inclusão social e o desenvolvimento sustentável do setor privado.

Primeiramente, é fundamental questionar a premissa adotada para a criação dessa reserva de vagas. De onde vem a estimativa de que 5% da população economicamente ativa do RN seja composta por travestis e transexuais? Sem uma base estatística clara e precisa, tal exigência pode parecer arbitrária e desproporcional, gerando dúvidas e insegurança jurídica. Outro ponto a ser debatido é com relação à equidade: partindo da hipótese de que menos de 5% da população ativa do RN seja composta pelos gêneros beneficiados pela lei, por que todos os travestis e transexuais devem ter emprego garantido e os demais gêneros não?

Além disso, a obrigatoriedade imposta pela lei levanta questões práticas e administrativas. Como uma empresa que já possui seu quadro de funcionários completo deve proceder? Teria que demitir 5% de seus colaboradores para cumprir a nova regra? Quem seria responsável por arcar com esse custo, principalmente considerando o elevado custo de demissão de um colaborador no Brasil? Será que as empresas suportariam esse custo? Esse tipo de intervenção pode criar situações conflituosas e prejudicar a harmonia no ambiente de trabalho.

Outro ponto crucial é a comprovação do esforço para contratar. Quais seriam os critérios para evidenciar que todas as tentativas foram feitas? Precisaríamos de campanhas publicitárias, como outdoors, para demonstrar nossa adesão à lei? Essas exigências adicionais podem trazer mais burocracia e ainda mais custos para as empresas, já tão sacrificadas pelo famoso custo Brasil, inclusive, dificultando ainda mais a gestão de recursos humanos.

Essa legislação se soma às demais cotas já existentes, como as de menor aprendiz, que exigem de 5% a 15% dos empregados; PcD, que variam de 2% a 5%; e programas de reintegração para egressos do sistema prisional.

Embora cada uma dessas cotas tenha objetivos nobres de inclusão, a sobreposição de tantas exigências pode gerar ainda mais desequilíbrio do que equilíbrio no mercado de trabalho. A criação de uma legislação que seja impossível de ser atendida somente causa insegurança jurídica e desincentiva o crescimento.

Acreditamos que o desenvolvimento sustentável das empresas deve ser pautado na meritocracia e na igualdade de oportunidades, sem imposições que desconsiderem as especificidades de cada setor e organização. A inclusão social é um valor essencial, importante e fundamental, mas deve ser promovida por meio de políticas públicas bem fundamentadas e dialogadas com a sociedade e o setor privado, garantindo que todos os envolvidos sejam ouvidos e que as soluções propostas sejam viáveis e justas.

Por fim, é necessário evitar o intervencionismo do Estado nas empresas privadas. Acreditamos que incentivar a diversidade e a inclusão é importante, mas sem comprometer a autonomia das empresas e sem elevar seus custos, uma vez que isso pode comprometer sua capacidade de competir e crescer. Devemos buscar caminhos que promovam a inclusão de maneira equilibrada e eficiente, garantindo um ambiente de trabalho justo e produtivo para todos. Se eu pudesse recomendar alguma coisa, a recomendação seria que essa legislação deveria ser revogada enquanto se busca construir uma outra legislação que pudesse ser minimamente exequível e cumprisse seu objetivo, que também defendo, de inclusão social.

Sérgio Azevedo – Presidente do Sinduscon/RN

Opinião dos leitores

  1. Acho que o estado não deveria interferir na iniciativa privada. Ninguém deve ser obrigado a fazer o que não quer. Não sou contra nada, não tenho nenhum preconceito, graças a Deus. Mas acho o livre arbítrio muito salutar

  2. Atrapalha. O Estado não pode obrigar o setor privado a contratar com base em ideologia. O Estado tem que sair do cangote do empresário.

  3. O defeito do brasileiro é reclamar do Estado mas sempre querendo que o Estado seja seu “papai” resolvendo todos os seus problemas. Ou seja, o brasileiro não amadurece nunca. Liberdade é muito melhor que Estado. Se uma empresa não te aceita, vá para outra, se nenhuma te aceita, se prepare, e abra a sua do seu jeito. Ficar obrigando A ou B a contratar gente do tipo C ou D é uma tolice, não gera aceitação, gera raiva, ninguém gosta de fazer nada obrigado.

  4. A maioria dos deputados estaduais do PSDB votam pela aprovação dessa lei. A base do gov na assembleia, que inclusive tem empresários, votaram nessa lei. Conclusão, a base do gov não tem filtro para qualquer lei, aprovam e votam em tudo que o gov do PT manda para assembleia.

  5. Importante se fazer um levantamento do número de pessoas beneficiadas com essa legislação , pois será que a legislação irá atender a demanda pra preenchimento das vagas que serão contempladas? Acho que qdo se divide se enfraquece, até mesmo o tecido social de um povo.
    Antigamente não havia tanta divisão e as pessoas tinham seu espaço, daqui uns tempos os travestis e trans, tendo subdivisão, como ficaria?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Com entrevistas, Lula pretendia promover governo, mas polêmicas atrapalham

Foto: Kleyton Amorim/UOL

A agenda intensa de entrevistas do presidente Lula (PT) foi montada com objetivo de promover os feitos do governo e até gerou efeitos iniciais positivos, mas a avaliação é que as falas polêmicas sobre mercado e Banco Central começaram a atrapalhar.

Em pouco mais de duas semanas, Lula deu nove entrevistas ao vivo. Isso é o triplo dos seis meses anteriores, quando ele deu apenas três entrevistas, excluindo declarações pontuais à imprensa e cafés com jornalistas.

Com atenção especial a rádios locais, o objetivo é mostrar os feitos do governo. O presidente tem repetido que o primeiro ano foi de “reconstrução e plantação” e que, a partir de agora, está “começando a colher”. As entrevistas viriam para disseminar isso.

Na avaliação do Planalto, a estratégia funcionou inicialmente, mas as repercussões começam a preocupar. Membros da administração avaliam que as declarações têm repercutido e pautado o noticiário, mas, por outro lado, as sucessivas ‘brigas’ com o mercado têm gerado um efeito negativo para a imagem do governo.

Auxiliares de Lula defendem o presidente no conteúdo, mas admitem o problema na forma. Dizem que ele tem razão nas críticas aos juros altos, por exemplo, mas reconhecem que a forma belicosa, principalmente contra Roberto Campos Neto, tem causado ruídos e trazido prejuízos.

UOL

Opinião dos leitores

  1. ➡️💩Pesquisa que mostra decepção com Lula por promessa de “cervejinha e picanha” mais baratas vira arma na reforma tributária
    Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, ➡️72% acreditam que o governo não está cumprindo o compromisso de tornar esses produtos mais acessíveis aos brasileiros.
    👺 LULA É O MAIOR ESTELIONATO ELEITORAL DO PLANETA TERRA. 💩💩💩 ALGUÉM PROVA O CONTRÁRIO? 💩💩

  2. Sempre é assim. Fatima disse que o primeiro mandato era para arrumar a casa, agora no segundo a coisa ia melhorar. Até quando vão cair nessa ladainha de politico?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Greve do Ibama no Rio Grande do Norte começa hoje

Foto: Divulgação/IBAMA

A partir desta quarta-feira (3), servidores do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Rio Grande do Norte aderiram ao movimento de paralisação por tempo indeterminado como tem feito os trabalhadores do órgão em outros estados desde junho.

A greve tem como pauta a reivindicação de reajuste salarial, melhoria nas condições de trabalho e reestruturação das carreiras da categoria. Com o movimento paredista, apenas atividades consideradas essenciais serão mantidas, algumas delas, como a demanda de licenciamento ambiental, com equipes reduzidas.

É o caso do serviço de licenciamento ambiental, que contará com a manutenção de 10% dos servidores trabalhando para a concessão, renovação ou acompanhamento de licenças. Também são consideradas essenciais e, por isso estarão mantidos, os serviços de fiscalização ambiental, questões que possam causar risco grave e iminente à subsistência de comunidades, resgate de animais silvestres e emergências ambientais.

Tiago Costa, que integra a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente do Estado (Ascema/RN), diz que a pauta principal é a reestrutura de carreiras. “Isso [o plano de carreiras] envolve a questão salarial, porque o que a gente tem visto nos últimos concursos é que as pessoas entram no Ibama almejando melhores salários, mas acabam abandonando a carreira”, afirma. Segundo ele, já foram apresentadas duas propostas ao Governo Federal, mas não houve avanço.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *