A última pesquisa Crusoé / Empiricus, feita pelo Instituto Paraná, mostra Jair Bolsonaro com 60,6% dos votos válidos, e o petista Fernando Haddad o com 39,4%.
Os números foram divulgados na manhã desta sexta-feira(26).
A amostra foi feita com 2.120 eleitores, realizada entre os dias 23 e 25 de outubro, com um grau de confiança de 95%. Margem de erro de 2% para resultados gerais.
De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.549/2017, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-06785/2018 para o cargo de Presidente.
Na última pesquisa que antecedeu a eleição do primeiro turno, o data Folha deu para Bolsonaro, 41 % e nas urnas tinha mais de 46 %, portanto, uma diferença muito grande.
O ibope e o data foice perderam a CREDIBILIDADE passaram o primeiro turno todo dando Vitória em primeiro lugar a o poste DILMANTA pro senado em MG, não se elegeu e ainda terminou em último. Daqui pra frente ninguém acredite mais nesses corruptos.
Pesquisa realizada pelo Paraná Pesquisas de 23/out a 25/out/2018 com 2.120 entrevistados (Brasil). Contratada por: EMPIRICUS RESEARCH PUBLICACOES. Registro no TSE: BR-06785/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Confiança: 95%
Pesquisa de instituto sério e independente, sem viés politico, foi o instituto que quase cravou o percentual exato do primeiro turno. Nesse pode confiar.
PESQUISA SEM CREDIBILIDADE, POIS NÃO APRESENTA NO REGISTRO AONDE FORAM FEITAS AS ENTRAVISTAS. ASSIM ESTÁ NO SITE DO TSE QUANDO BUSCAMOS AS LOCALIDADES "Pesquisa não possui arquivo de bairros/municípios."
Você pode explicar esse detalhe?
No dia da eleição do primeiro turno (06/10/2018) o Datafolha registrou:
EMPATE TÉCNICO para o segundo turno:
BOLSONARO 45 X 43 HADDAD
Porém 04 dias depois (10/10/2018), o mesmo Datafolha mostra uma pesquisa com:
BOLSONARO 58 X 42 HADDAD
Como um candidato cresce 14% em APENAS 04 DIAS?
Qual credibilidade numa pesquisa tão diferente em apenas 04 dias, sem nada de novo?
Mas foram esses institutos que mais acertaram no Primeiro turno.
Victor se você estiver dizendo que institutos XP e Instituto Paraná foram os que mais acertaram, está correto. Se não, melhor pesquisar as pesquisas divulgadas sobre o primeiro turno para enxergar a realidade. O PT só acredita em seus mantras e não aceitam a verdade.
O resultado desse segundo turno para Presidente deve fechar em margens que vai corresponder as essas duas pesquisas: XP/IPESPE e a CRUSOÉ/EMPIRICUS, pois foram esses institutos que chegaram mais perto do resultado final no primeiro turno.
O Ibope e o Datafolha continuam trabalhando para esquerda e perdendo a credibilidade, a serviço da Folha de São Paulo e da Globo que virou a esquerda depois da morte de seu fundador.
O poste do PT, já partiu para o ataque difamatório contra a record, principalmente pela emissora ter declarado apoio a Bolsonaro.
O mamulengo do PT, boneco trabalhado por condenado, diz que "essa eleição teve o pior nível". É verdade!
O PT passou de todos os limites da imoralidade, inconsistência, incoerência, discrepância nessa eleição. O PT foi PT nessa eleição de 2018, ou seja, o que há de pior na política brasileira.
No 1º turno, esse instituto foi quem mais se aproximou do resultado. IBOPE e Datafolha erraram fragorosamente. E esses "erros" (penso que são propositais) já ocorreram em TODAS as eleições anteriores. Está mais do que provado que esses institutos de pesquisa objetivam apenas influenciar as escolhas dos eleitores e que trabalham em defesa de interesses particulares. Mas o nosso povo está demonstrando que está mesmo mudando. Melhor para o Brasil, melhor para todos nós, verdadeiros brasileiros. Os "outros" preferem suas ditaduras amigas.
O ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Eduardo Tagliaferro pediu para que o inquérito em que é alvo no STF (Supremo Tribunal Federal) tramite em sigilo. Segundo ele, deixar a investigação aberta é um erro “crasso e pueril”, que coloca em risco a segurança nacional e a segurança de integrantes dos poderes da República, familiares dos ministros da Corte, entre outros.
Segundo o ex-assessor no pedido ao STF, o veículo de comunicação Gazeta do Povo noticiou conteúdo da sua vida privada e do seu advogado, contido em documento da Polícia Federal que entrou nos autos do processo. Em reportagens na última semana, o jornal divulgou conversas do ex-assessor com sua mulher em que dizia sentir medo de Moraes, o chamava de “fdp” e afirmava que gostaria de expor o que presenciou trabalhando para ele.
Tagliaferro afirma que em link inserido pela equipe de investigação nos autos, há a exposição de dados de 3.608 pessoas. Dentre essas, estão diplomatas, diretor da OEA (Organização dos Estados Americanos), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, integrantes da presidência da República, familiares dos ministros da Corte, funcionários da Corte Eleitoral e os seguranças dos ministros.
Segundo ele, permitir o acesso irrestrito a esses dados é expor os integrantes do Poder “para os mais vorazes inimigos da democracia”. Também declara que é preocupante que a Polícia Federal ainda não tenha realizado qualquer controle de acesso sobre o conteúdo.
“Nossa missão é defesa, mas isso é questão de ordem, em prol de pessoas dedicadas à causa pública, as quais não podem ser colocadas em risco, por um ato equivocado da equipe PF”, disse.
EX-ASSESSOR INDICIADO
Tagliaferro foi indiciado pela PF (Polícia Federal) em 2 de abril deste ano por “violação de sigilo funcional com prejuízo à administração pública”. A polícia investiga o vazamento de mensagens do ministro com servidores do TSE e do STF (Supremo Tribunal Federal) a um jornalista da Folha de S.Paulo. Segundo o relatório da PF, ele relata à mulher que enviou informações ao jornalista. A apuração baseou-se em depoimentos e na quebra de sigilo telemático.
Na época, Tagliaferro ocupava cargo na AEED (Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação) da Corte Eleitoral. Ele era responsável pela produção de relatórios sobre políticos, influenciadores e veículos de comunicação que publicavam desinformação sobre as Instituições Públicas e as eleições.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou na tarde desta segunda-feira (21/4) que irá comparecer ao funeral do papa Francisco, em Roma. O pontífice, de 88 anos, morreu, durante a madrugada, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), coma e colapso cardiocirculatório irreversível, segundo o Vaticano.
“Melania [primeira-dama dos EUA] e eu iremos ao funeral do Papa Francisco, em Roma. Estamos ansiosos para estar lá”, escreveu o republicano em sua rede social, a Truth Social.
Trump também prestou homenagem ao Santo Padre: “Descanse em paz, papa Francisco! Que Deus o abençoe e a todos que o amavam”. O último encontro entre os dois ocorreu em 2017.
O funeral de um papa é um evento de enorme importância para a Igreja Católica e para milhões de fiéis ao redor do mundo. O Santo Padre havia expressado o desejo de ser enterrado fora do Vaticano, um fato que acontecerá pela primeira vez em mais de um século.
O presidente a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu comparecer à cerimônia de sepultamento do papa Francisco.
O petista avisou na tarde desta segunda-feira (21) a assessores do governo que aguarda apenas a definição da data da cerimônia.
O petista deve viajar acompanhado da primeira-dama Rosângela Silva, a Janja. Mais cedo, a assessoria de imprensa da Vice-Presidência informou que Geraldo Alckmin não deve viajar ao Vaticano.
A expectativa é de que o velório comece na quarta-feira (23).
O funeral ainda não está definido, mas deve ser realizado a partir de sexta-feira (25).
Lula se reuniu três vezes com o Papa Francisco ao longo do pontificado de doze anos.
Na véspera do julgamento que pode torná-lo réu por interferência no processo eleitoral de 2022, a defesa do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, apresentou acusações contra a Justiça Eleitoral.
Segundo os advogados de Vasques, a juíza eleitoral Érika Souza Corrêa Oliveira e o técnico judiciário Bruno Teixeira da Silva, ambos do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), teriam produzido um relatório fraudulento para sustentar a narrativa de que a PRF teria interferido no segundo turno das eleições presidenciais.
Vasques é acusado de ter utilizado a estrutura da PRF para montar barreiras em série nas rodovias do Rio Grande do Norte, supostamente dificultando a chegada de eleitores aos locais de votação em Campo Grande (RN), o que teria beneficiado o então presidente Jair Bolsonaro em detrimento do candidato Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-diretor da PRF nega as acusações.
A defesa de Silvinei Vasques contratou uma agência para atuar como assistente técnica na análise dos resultados das eleições presidenciais de 2022, com foco específico na 31ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Norte. O laudo técnico produzido pela consultoria aponta supostas falhas metodológicas no relatório elaborado pelo TRE-RN.
De acordo com o documento, o relatório oficial baseou-se em “percepções empíricas” de mesários, com dados coletados através de grupos de mensagens instantâneas, sem qualquer critério científico ou automação na coleta das informações.
“A tentativa, novamente, empírica de registrar ‘snapshots’ de momentos de cada seção de votação torna-se falha, haja vista que, não há o registro de automação da coleta das informações repassadas pelos mesários, ocasionando a imprecisão do resultado do ‘momento’, tampouco a comprovação de que todos os responsáveis pelas seções encaminharam os dados no mesmo instante de tempo”, afirma trecho do laudo técnico.
A análise técnica contratada pela defesa utilizou dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), incluindo os arquivos de log das urnas eletrônicas e informações de votação por seção eleitoral. Segundo o laudo, até às 12h46 do dia da votação, aproximadamente 73% das seções já haviam registrado o comparecimento de mais de 50% dos eleitores, totalizando 3.236 eleitores.
Este número contrasta com os dados apresentados no relatório do TRE-RN, que registrou apenas 2.232 eleitores no mesmo período, uma diferença de mais de mil votantes. O documento da defesa também afirma que, no segundo turno, houve um incremento de mais de 700 eleitores no período matutino, apesar da presença ostensiva da PRF, e que o total de votantes no segundo turno foi maior que no primeiro.
Até o momento, o TRE-RN não se manifestou sobre as acusações da defesa de Silvinei Vasques.
O município de São Gonçalo do Amarante, assim com todo o mundo, amanheceu de luto nesta segunda-feira (21) após o falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco. Em reconhecimento à relevância espiritual, ética e histórica do líder da Igreja Católica, o prefeito Jaime Calado decretou Luto Oficial de três dias por meio do Decreto nº 1.934, publicado nesta mesma data.
O decreto destaca a trajetória de Papa Francisco como Chefe de Estado do Vaticano e líder espiritual de mais de um bilhão de católicos em todo o mundo, com forte presença no Brasil e, particularmente, em São Gonçalo do Amarante, município que carrega em sua identidade a fé e a memória dos mártires de Uruaçu, hoje reconhecidos como santos pelo Vaticano.
Entre os pontos ressaltados no documento está o fato de que o Papa Francisco foi o primeiro pontífice a receber oficialmente o prefeito da cidade em audiência no Vaticano, no ano de 2014. O gesto, segundo o texto, representou um momento histórico para o povo são-gonçalense, consolidando laços de fé e reconhecimento com a Santa Sé.
Outro marco relevante citado no decreto foi a canonização dos Protomártires do Brasil — entre eles André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro — realizada durante o pontificado de Francisco, o que consolidou a importância espiritual do Rio Grande do Norte no contexto da Igreja Católica.
Durante os três dias de luto oficial, a bandeira do município será hasteada a meio-mastro em todos os prédios públicos como sinal de respeito e homenagem à memória do Papa. “Sua Santidade deixa um legado incomparável de humildade, justiça e fé, que tocou corações no mundo inteiro, inclusive em nossa terra”, afirmou o prefeito Jaime Calado.
O decreto já está em vigor e representa uma demonstração formal do pesar coletivo da cidade diante da perda de uma das maiores figuras espirituais do século.
Duas pessoas morreram na queda de um girocóptero na tarde desta segunda-feira (21). O acidente com a pequena aeronave ocorreu na praia de Areias Alvas, entre Tibau e Grossos.
Uma mulher que testemunhou o acidente afirmou que o motor da aeronave parou.
O BLOGDOBG confirmou a informação de que o piloto Flavius Neves é uma das vítimas do acidente. A segunda vítima não teve a identidade confirmada até o momento.
Simone Biles e Rebeca Andrade com o troféu do Laureus — Foto: divulgação
A lista de conquistas de Rebeca Andrade aumentou, nesta segunda-feira (21), durante a cerimônia do Prêmio Laureus, sediada em Madri, na Espanha. A ginasta ganhou o troféu na categoria “Retorno do Ano” e se tornou a primeira brasileira da história a vencer o “Oscar do Esporte”, que completa 25 edições.
Principal nome do esporte brasileiro em Jogos Olímpicos, Rebeca Andrade derrotou a lendária Simone Biles na prova de solo, em Paris 2024, faturando a medalha de ouro. A ginasta, que ainda saiu dos Jogos com duas pratas (individual geral e salto) e um bronze por equipes, alcançou este resultado mesmo após ser submetida a três cirurgias no joelho. O pentacampeão mundial Cafu foi o encarregado de entregar a estatueta à compatriota.
– Eu me sinto muito feliz e honrada por receber meu primeiro Laureus. Estou orgulhosa, me sinto abençoada pela equipe que tenho e pela família que eu tenho. Eles acreditaram em mim mesmo quando eu não acreditava. Eu gostaria de fazer um agradecimento especial para uma pessoa que está aqui conosco essa noite, que foi uma peça importantíssimo para que o mundo me conhecesse não só como atleta, mas como pessoa também, que é a Aline (Wolff), minha psicóloga. Quero agradecer pelo trabalho, companheirismo, pelo cuidado durante meu período de lesões. Fico feliz de ser uma grande referência para as gerações que estão vindo e para pessoas em geral, de força, de mostrar que a gente pode alcançar os nossos objetivos, independentemente do lugar de onde a gente tenha vindo. – declarou Rebeca.
A volta por cima de Rebeca Andrade superou a de seus concorrentes, o nadador americano Caeleb Dressel, que se afastou das piscinas para cuidar da saúde mental e voltou de Paris 2024 com medalhas olímpicas; a esquiadora alpina suíça Lara Gut-Behrami, bicampeã da Copa do Mundo oito anos após o primeiro título; o motociclista espanhol Marc Márquez, que cogitou aposentadoria após lesão no braço, mas encerrou a “seca” de 1000 dias sem vitórias no circuito de motovelocidade; o jogador de críquete indiano Rishabh Pant, reintegrado à seleção nacional depois de um grave acidente de carro; e a nadadora australiana Ariarne Titmus, primeira mulher a defender com êxito o título olímpico dos 400m, depois de retirar um tumor no ovário.
Veja todos os vencedores do Laureus 2025
Atleta Masculino do Ano
Armand Duplantis (salto com vara – Suécia)
Time do Ano
Real Madrid (futebol – Espanha)
Atleta Feminina do Ano
Simone Biles (ginástica artística – EUA)
Revelação do Ano
Lamine Yamal (futebol – Espanha)
Retorno do Ano
Rebeca Andrade (ginástica artística – Brasil)
Atleta do Ano com Deficiência
Jiang Yuyan (natação – China)
Atleta do Ano em Esportes de Ação
Tom Pidcock (ciclismo de montanha – Reino Unido)
Prêmio Esporte para o Bem
Kick4life (Lesoto) – usa o futebol para ajudar crianças e jovens em risco
O papa Francisco deixou um testamento no qual apontou as orientações para seu sepultamento. Divulgado nesta segunda-feira (21), o documento é datado de 29 de junho de 2022.
O santo padre expressou que gostaria que seus restos mortais fossem colocados na Basílica de Santa Maria Maggiore, num túmulo simples, escavado no solo, sem decoração e apenas com a inscrição “Franciscus”.
“Em Nome da Santíssima Trindade. Amém.
“Sentindo que se aproxima o ocaso da minha vida terrena e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar a minha vontade testamentária somente no que diz respeito ao local da minha sepultura.
“Sempre confiei a minha vida e o ministério sacerdotal e episcopal à Mãe do Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que os meus restos mortais repousem, esperando o dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior.
“Desejo que a minha última viagem terrena se conclua precisamente neste antiquíssimo santuário Mariano, onde me dirigia para rezar no início e fim de cada Viagem Apostólica, para entregar confiadamente as minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer-Lhe pelo dócil e materno cuidado.
“Peço que o meu túmulo seja preparado no nicho do corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza desta mesma Basílica Papal, como indicado no anexo.
“O túmulo deve ser no chão; simples, sem decoração especial e com uma única inscrição: Franciscus.
“As despesas para a preparação da minha sepultura serão cobertas pela soma do benfeitor que providenciei, a ser transferida para a Basílica Papal de Santa Maria Maior e para a qual dei instruções apropriadas ao Arcebispo Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Cabido da Basílica.
“Que o Senhor dê a merecida recompensa àqueles que me quiseram bem e que continuarão a rezar por mim. O sofrimento que esteve presente na última parte de minha vida eu o ofereço ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos.
Insuficiência cardíaca e um AVC foram as causas da morte do papa Francisco, afirmou nesta segunda-feira (21) o Vaticano.
Segundo a certidão médica que atestou a morte do papa, Francisco sofreu um AVC cerebral, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível às 7h35, pelo horário de Roma (2h35 em Brasília).
O boletim médico informa que o quadro foi agravado por uma pneumonia bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão e diabetes tipo II. A morte foi confirmada por registro eletrocardiotanatográfico.
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). As informações foram confirmadas pelo Vaticano.
O pontífice, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado 38 dias internado. Ele morreu em seu apartamento, na residência de Santa Marta, na Cidade do Vaticano, onde vivia desde sua eleição em 2013.
Com certeza nosso Bolsonaro está eleito a presidente ou não eu pergunto .
Confio na Paraná pesquisa ela não é da tv Globo
Eu confio na pesquisa dessa crosoe ela não é datv globo
Na última pesquisa que antecedeu a eleição do primeiro turno, o data Folha deu para Bolsonaro, 41 % e nas urnas tinha mais de 46 %, portanto, uma diferença muito grande.
Só quero ver se a globo vai divulgar essa pesquisa.
O ibope e o data foice perderam a CREDIBILIDADE passaram o primeiro turno todo dando Vitória em primeiro lugar a o poste DILMANTA pro senado em MG, não se elegeu e ainda terminou em último. Daqui pra frente ninguém acredite mais nesses corruptos.
Pesquisa realizada pelo Paraná Pesquisas de 23/out a 25/out/2018 com 2.120 entrevistados (Brasil). Contratada por: EMPIRICUS RESEARCH PUBLICACOES. Registro no TSE: BR-06785/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Confiança: 95%
o vencedor desta eleição é o instituto Paraná que foi o que mais chegou proximo do resultado as urnas
Pesquisa de instituto sério e independente, sem viés politico, foi o instituto que quase cravou o percentual exato do primeiro turno. Nesse pode confiar.
PESQUISA SEM CREDIBILIDADE, POIS NÃO APRESENTA NO REGISTRO AONDE FORAM FEITAS AS ENTRAVISTAS. ASSIM ESTÁ NO SITE DO TSE QUANDO BUSCAMOS AS LOCALIDADES "Pesquisa não possui arquivo de bairros/municípios."
Você pode explicar esse detalhe?
No dia da eleição do primeiro turno (06/10/2018) o Datafolha registrou:
EMPATE TÉCNICO para o segundo turno:
BOLSONARO 45 X 43 HADDAD
Porém 04 dias depois (10/10/2018), o mesmo Datafolha mostra uma pesquisa com:
BOLSONARO 58 X 42 HADDAD
Como um candidato cresce 14% em APENAS 04 DIAS?
Qual credibilidade numa pesquisa tão diferente em apenas 04 dias, sem nada de novo?
Mas foram esses institutos que mais acertaram no Primeiro turno.
Victor se você estiver dizendo que institutos XP e Instituto Paraná foram os que mais acertaram, está correto. Se não, melhor pesquisar as pesquisas divulgadas sobre o primeiro turno para enxergar a realidade. O PT só acredita em seus mantras e não aceitam a verdade.
O resultado desse segundo turno para Presidente deve fechar em margens que vai corresponder as essas duas pesquisas: XP/IPESPE e a CRUSOÉ/EMPIRICUS, pois foram esses institutos que chegaram mais perto do resultado final no primeiro turno.
O Ibope e o Datafolha continuam trabalhando para esquerda e perdendo a credibilidade, a serviço da Folha de São Paulo e da Globo que virou a esquerda depois da morte de seu fundador.
O poste do PT, já partiu para o ataque difamatório contra a record, principalmente pela emissora ter declarado apoio a Bolsonaro.
O mamulengo do PT, boneco trabalhado por condenado, diz que "essa eleição teve o pior nível". É verdade!
O PT passou de todos os limites da imoralidade, inconsistência, incoerência, discrepância nessa eleição. O PT foi PT nessa eleição de 2018, ou seja, o que há de pior na política brasileira.
E ainda teve o atentado contra a vida do Bolsonaro. Nunca devemos esquecer disso.
Corretíssima sua avaliação!
Pesquisa seria, sem manipulação! Instituto que mais se aproximou no 1turno.
No primeiro turno o Ibope e Datafolha se perderam com 11pontos agora não será diferente, estão afundando na credibilidade.
No 1º turno, esse instituto foi quem mais se aproximou do resultado. IBOPE e Datafolha erraram fragorosamente. E esses "erros" (penso que são propositais) já ocorreram em TODAS as eleições anteriores. Está mais do que provado que esses institutos de pesquisa objetivam apenas influenciar as escolhas dos eleitores e que trabalham em defesa de interesses particulares. Mas o nosso povo está demonstrando que está mesmo mudando. Melhor para o Brasil, melhor para todos nós, verdadeiros brasileiros. Os "outros" preferem suas ditaduras amigas.
PREPAREM O CHOPP E O CHURRASCO!!!
DOMINGO EXPULSAREMOS DE VEZ, O PT DO BRASIL.
Se Deus quiser. Pois afinal o Brasil está acima de tudo e Deus acima de todos.
Foi a única que aproximou- se do resultado do primeiro turno.