Geral

PESQUISA SETA/ BG/ CANGUARETAMA/ ADMINISTRAÇÃO: Gestão de Wilsinho tem 53% de aprovação

 

PESQUISA SETA/ BG/ CANGUARETAMA também mediu o grau de aprovação da gestão municipal.

 

A gestão de Wilsinho foi aprovada por 53%, já 44% reprovam e 3% não respondeu. 

 

A pesquisa foi realizada no dia 22 de setembro, com 400 entrevistas, margem de erro de 4,8% e confiabilidade de 95%, registrada no TSE com o número RN 04480/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Severino Rodrigues e o deputado Kleber Rodrigues são ameaçados de morte por policiais à paisana em São José de Mipibu

 

Voir cette publication sur Instagram

 

Une publication partagée par BlogdoBG (@blogdobg)

Vídeo: Reprodução

Na noite deste sábado (5), o candidato a prefeito Severino Rodrigues(MDB)e o deputado estadual Kleber Rodrigues foram ameaçados de morte ao chegarem para uma visita na comunidade de Laranjeiras do Abdias, em São José de Mipibu.

A situação ocorreu quando policiais à paisana, armados que seriam ligados à equipe de segurança do atual prefeito Zé Figueiredo, passaram a intimidar os moradores e a comitiva que acompanhava os políticos.

Testemunhas relatam que veículos como duas TR4 pretas, uma TR4 prata, um HB20 sedan branco, uma Strada prata e duas motos estavam circulando pela comunidade. Esses veículos, ocupados por policiais à paisana, realizaram abordagens agressivas e ameaçadoras, gerando apreensão entre os presentes. A comitiva de Severino e Kleber foi cercada, aumentando a tensão no local.

Há cerca de vinte dias, o deputado Kléber Rodrigues registrou boletim de ocorrência na polícia civil denunciando o clima de tensão e ameaça no município. Um pronunciamento na Assembleia Legisltiva, feito no mês de agosto, também denunciou a situação.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que os policiais a paisana, de maneira ostensiva e armada, criam um clima de intimidação, ameaçando os líderes políticos e a população que os acompanhava. O episódio trouxe medo à comunidade, que já se encontrava alarmada pela presença constante desses agentes.

Moradores e apoiadores de Severino e Kleber já manifestaram repúdio ao ocorrido, exigindo explicações e providências das autoridades competentes para cesse o clima de insegurança e ameaças.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Esposa de Wilsinho é ameaçada em Canguaretama

Vídeo: Divulgação

A noite dessa sexta-feira (04) foi palco de uma situação de ameaça a Renata Tavares, esposa do prefeito de Canguaretama, Wilsinho.

Renata gravou um vídeo denunciando ter sido vítima de perseguição e violência política. Relata que ao conta que ao se dirigir para a casa de seu pai, local em que sua filha estava, foram perseguidos por um carro.

Conta Renata, que seu marido, Wilsinho, desceu do carro para perguntar o motivo da perseguição. Ela também desceu quando foi confrontada por algumas pessoas que cercaram o carro e uma delas, em ato intimidatório, proferiu diversos palavrões de dedo em riste.

A esposa do Wilsinho relata que “vi que a pessoa que me atacou, sabendo que a polícia iria tentar descobrir quem foi, postou um vídeo falando de uma situação absolutamente diferente da que aconteceu”.

Renata fala ainda que essa situação era previsível acontecer e reputa a ação a campanha de ódio dos adversários, comandado pelo candidato adversário Leandro Varela. “Olhem o ódio comandado pelo Leandro. Claro que algum aliado dele ia agir assim. Tava escrito isso. Se a polícia não intervir, pode acontecer coisa pior”, enfatiza Renata.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA QUAEST/ NATAL /VOTOS VÁLIDOS: Paulinho Freire tem 37%; Carlos Eduardo (PSD), 35%; e Natália, 25%

Foto: Montagem AGORA RN

Pesquisa Quaest divulgada neste sábado (5) com os votos válidos da disputa para Prefeitura de Natal mostra o candidato Paulinho Freire (União) com 37%; Carlos Eduardo (PSD) com 35%, e Natália Bonavides (PT) com 25%.

Pela margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o cenário indica empate técnico entre Paulinho Freire e Carlos Eduardo.

Em seguida aparecem Rafael Motta (Avante) com 3%; Hero (PRTB) e Nando Poeta (PSTU) não somaram, individualmente, 1%.

A pesquisa Quaest foi realizada presencialmente com 1.000 pessoas de 16 anos ou mais em Natal, nos dias 4 e 5 de outubro, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-09512/2024. A margem de erro é de 3 pontos, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Veja os números:

  • Paulinho Freire (União): 37%
  • Carlos Eduardo (PSD): 35%
  • Natália Bonavides (PT): 25%
  • Rafael Motta (Avante): 3%
  • Nando Poeta (PSTU): 0%
  • Hero (PRTB): 0%

Como a Quaest calcula os votos válidos?

 

Para calcular os votos válidos, que é a forma como o TSE divulga o resultado das eleições, a Quaest levou em consideração as intenções de voto da pesquisa, o padrão e o perfil de comparecimento eleitoral na cidade de Natal.

Além disso, nos votos válidos, considera também o nível de probabilidade de os eleitores saírem de casa para votar, ou seja, o nível de engajamento dos eleitores de cada candidato – é o modelo likely voter, que considera eleitores com maior propensão a votar.
Pesquisa estimulada – votos totais

O levantamento também mostrou a intenção de voto estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor no momento da entrevista. Os votos são totais, ou seja, brancos, nulos e indecisos não são excluídos da pesquisa.

  • Paulinho Freire (União): 31%
  • Carlos Eduardo (PSD): 30%
  • Natália Bonavides (PT): 20%
  • Rafael Motta (Avante): 3%
  • Heró (PRTB): 0%
  • Nando Poeta (PSTU): 0%
  • Indecisos: 5%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 11%

Pesquisa espontânea – votos totais

 

A Quaest também pesquisou a intenção de votos espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados. Veja os resultados:

  • Paulinho Freire (União): 27%
  • Carlos Eduardo (PSD): 24%
  • Natália Bonavides (PT): 16%
  • Rafael Motta (Avante): 1%
  • Heró (PRTB): 0%
  • Indecisos: 26%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 6%

Nando Poeta (PSTU) não foi citado.

 

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após nova suspensão da conta no Instagram, 2º perfil reserva do Marçal soma um milhão de seguidores

Foto: reprodução/TV Globo

Após ter a conta no Instagram suspensa por decisão judicial, Pablo Marçal, candidato à Prefeitura de São Paulo, voltou à rede social com um novo perfil. Perto das 17h, a página do candidato do PRTB contava com 546 mil seguidores. No início da noite, somava um milhão de pessoas.

A Justiça Eleitoral de São Paulo determinou no início da tarde que a Meta, dona do Instagram, suspendesse a conta dele por 48 horas. A empresa cumpriu a decisão logo depois. As páginas do candidato no TikTok, Facebook e YouTube continuam ativas.

A decisão foi uma resposta à notícia crime apresentada pela campanha de Guilherme Boulos, após Marçal publicar laudo falso em que indicava que o candidato do PSOL fazia uso de cocaína. A equipe do psolista também pediu a prisão preventiva do empresário, o que foi rejeitado pela Justiça.

Juiz de garantias que assina a suspensão do Instagram de Marçal, Rodrigo Capez, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), considerou que o candidato cometeu ao menos quatro crimes eleitorais ao publicar o documento falso sobre o adversário.

Em ato de campanha, mais cedo, Marçal disse a jornalistas que não se arrependia de ter publicado o falso laudo. O empresário também tentou se eximir da responsabilidade do conteúdo e disse que quem havia emitido o documento era que devia explicações.

Pouco tempo após perder o perfil com 13 milhões de seguidores, o ex-coach começou a divulgar entre seus apoiadores a nova conta. Em uma hora meia, mais de vinte vídeos tinham sido publicados. A maioria deles sobre caminhada de 128km que o candidato fará por São Paulo até amanhã.

Parte do rápido ganho de seguidores do candidato vem do esquema de “cortes” remunerados que existe no Discord e é mantido por apoiadores. Logo após a suspensão judicial, perfiis começaram a compartilhar na plataforma os vídeos com a divulgação da nova conta.

Essa é a segunda vez na campanha que Marçal tem as redes derrubadas por decisão da justiça. Em agosto, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo suspendeu temporariamente os perfis do ex-coach no Instagram, X (quando estava ativo), Telegram, TikTok e Gettr após ação movida pelo PSB, de Tabata Amaral.

Na ocasião,  o juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo,considerou que o esquema de pagamentos por “cortes” de seus vídeos para alavancar seus perfis, prática revelada pelo GLOBO, indicaria abuso de poder econômico e dos meios de comunicação, infringindo as regras eleitorais.

Em setembro, por quatro votos a três, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) manteve a suspensão dos perfis de Marçal, que também recorreu a contas reservas nas redes, que rapidamente acumularam milhares de seguidores.

Na manhã deste sábado, o TRE-SP já havia decidido que as plataformas excluíssem o vídeo do falso laudo, mas nem suspensar a conta.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes intima Pablo Marçal a prestar depoimento em 24 horas por uso do X durante proibição

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou Pablo Marçal, candidato do PRTB à prefeitura de São Paulo, a prestar depoimento em até 24 horas por uso do X durante a proibição da plataforma no Brasil.

Segundo a decisão, há indícios de abuso de poder econômico e de uso indevido dos meios de comunicação, “sendo grave a afronta à legitimidade e normalidade do pleito eleitoral, podendo acarretar a cassação do registro ou do diploma e inelegibilidade”.

Na decisão, o ministro explica que determinou à Polícia Federal o monitoramento de casos extremados do uso do X para que, identificado o usuário, ele fosse notificado da decisão do STF de suspensão da plataforma. A rede social X está suspensa no Brasil desde o dia 30 de agosto.

Segundo ofício da PF encaminhado ao ministro, o perfil de Pablo Marçal fez diversas postagens desde o dia 2 de outubro – dentre elas, a que mostra laudo falso contra Guilherme Boulos (PSOL).

“Ressalta-se que o uso sistemático deste perfil na data de hoje, bem como nos dias anteriores, se amolda à hipótese de monitoramento de casos extremados, em que usuários utilizam subterfúgios para acessar e publicar na plataforma X, de forma sistemática e indevida, com a finalidade de propagar desinformação em relação as eleições de 2024, com discurso de ódio e antidemocráticos, conforme manifestação da Procuradoria-Geral da República”, diz um trecho da decisão.

Moraes pede que sua decisão e o relatório da Polícia Federal sejam encaminhados com urgência para a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia.

A decisão de Moraes ocorre após o Tribunal Regional de São Paulo (TRE-SP) mandar suspender o perfil de Marçal do Instagram.

Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. Ao que me consta: nenhum eleitor, quiçá candidato pode ser preso de hoje até segunda-feira. Ou temos uma nova constituição! Kkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA/SETA/BG/ SÃO GONÇALO DO AMARANTE /MUDANÇA: 92,4% não mudarão de voto para Prefeitura

Pesquisa do Instituto Seta realizada em São Gonçalo do Amarante mediu a possibilidade de mudança de voto dos entrevistados. 92,4% dos entrevistados têm o voto definido e não mudam, 2% admitem mudar e 5,6% não sabem ou não responderam.

A pesquisa foi realizada nos dias 01 e 02 de outubro de 2024, com 500 entrevistas. A margem de erro é de 4% e o nível de confiança é de 95%. Registro no TSE: RN-08993/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA/SETA/BG/ SÃO GONÇALO DO AMARANTE /REJEIÇÃO: Eraldo é o mais rejeitado com 45,2%

Pesquisa do Instituto Seta realizada em São Gonçalo do Amarante também questionou aos eleitores em quem eles não votariam de jeito nenhum. Eraldo é o mais rejeitado com 45,2%. Jaime Calado é rejeitado por 23,4% e Gabi Trajano por 16,6%. Ninguém/branco/nulo somam 16,6%.

A pesquisa foi realizada nos dias 01 e 02 de outubro de 2024, com 500 entrevistas. A margem de erro é de 4% e o nível de confiança é de 95%. Registro no TSE: RN-08993/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA/SETA/BG/ SÃO GONÇALO DO AMARANTE /EXPECTATIVA: 57,6% acreditam na vitória de Jaime Calado

Pesquisa do Instituto Seta realizada em São Gonçalo do Amarante também perguntou quem os eleitores acreditam que vai vencer a eleição. 57,6% acreditam na vitória de Jaime Calado. 30,8% acreditam na vitória de Eraldo e 3,8% em Gabi Trajano. Ninguém/Branco/nulo somam 4,8%, outros 3% não sabem ou não responderam.

A pesquisa foi realizada nos dias 01 e 02 de outubro de 2024, com 500 entrevistas. A margem de erro é de 4% e o nível de confiança é de 95%. Registro no TSE: RN-08993/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA/SETA/BG/ SÃO GONÇALO DO AMARANTE /ESTIMULADA: Jaime Calado lidera com 57%; Eraldo tem 33,4% e Gabi Trajano 3,8%

Pesquisa do Instituto Seta realizada em São Gonçalo do Amarante mostra que no cenário estimulado Jaime Calado lidera com 57% das intenções de voto, Eraldo tem 33,4%, e Gabi Trajano 3,8%. Ninguém/Branco/nulo somam 2,6%, outros 3,2% não sabem ou não responderam.

A pesquisa foi realizada nos dias 01 e 02 de outubro de 2024, com 500 entrevistas. A margem de erro é de 4% e o nível de confiança é de 95%. Registro no TSE: RN-08993/2024.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cid Moreira deserdou filhos e patrimônio seria de R$ 60 milhões, dizem advogados

Foto: Reprodução/TV Globo

Os filhos de Cid Moreira, Roger Felipe Naumtchyk, de 47 anos, e o comerciante Rodrigo Razendev Simões Moreira, de 54, que pediram a abertura do inventário do apresentador depois de sua morte, na quinta-feira, foram deserdados pelo pai em testamento público, afirma Davi de Souza Saldaño, o advogado da viúva.

Angelo Carbone, o advogado dos filhos, estimou um patrimônio de R$ 40 milhões em imóveis e R$ 20 milhões em contratos envolvendo direitos autorais de trabalhos para a Globo no documento protocolado na 1ª Vara de Família da Comarca de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.

A abertura do inventário ocorreu com o argumento de que Moreira se casou com Fátima Sampaio em regime de separação total de bens, conforme a certidão anexada ao processo. A defesa de Sampaio classificou como “lamentável e inoportuna” a abertura do inventário pelos seus filhos poucas horas após a notícia da morte.

“Ele [Cid Moreira] manifestou em testamento público, motivadamente, a vontade de deserdar os dois filhos, com base na indignidade prevista no Código Civil brasileiro, excluindo-os da sucessão”, afirmou. “Todo ano ele refazia o testamento acompanhado de diversos laudos médicos comprovando sua capacidade civil.”

“A postura demonstra, de forma indisfarçável, que eles nunca tiveram interessados em outra coisa senão o patrimônio do pai”, disse Saldaño, o advogado da viúva de Moreira. “Roger e Rodrigo moveram diversas ações cíveis e criminais contra o pai e sua esposa Fátima, todas sem sucesso. O Ministério Público observou o desvio de conduta e os acusou pela prática de denunciação caluniosa.”

Procurada pela reportagem, Fátima Sampaio, que considera as acusações dos filhos de Moreira caluniosas, não quis comentar o processo do inventário.

Roger e Rodrigo têm um histórico de diversos processos contra o apresentador e Sampaio. Na sexta-feira, Rodrigo enviou à coluna de Mônica Bergamo um vídeo em que afirma estar muito triste com tudo o que está acontecendo.

“Meu pai faleceu e deixou de conhecer o melhor amigo dele, que sou eu. Ele não quis se aproximar de mim, não quis falar comigo. A Fátima [Sampaio, viúva de Moreira] também mandava e desmandava em tudo o que ele fazia”, diz ele.

Em 2021, Rodrigo e Roger alegaram negligência parental e pediram a interdição judicial do apresentador. Os irmãos afirmavam que a viúva estava usufruindo de forma indevida do patrimônio de Moreira. Segundo eles, Sampaio vendeu 11 dos 18 imóveis do pai, transferiu R$ 40 milhões para o exterior e mantinha o apresentador em cárcere privado. O casal estava junto desde 2000. Moreira era 36 anos mais velho que Sampaio.

Em 2022, Moreira acusou os filhos de agirem por “interesse financeiro” e afirmou ainda que comprovara sua sanidade mental na Justiça.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Quando eles não merecem, o ideal é essa atitude, pois não vai gerar constrangimento aos que herdaram.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *