Foto: Arquivo Secom
Um dos pontos turísticos mais conhecidos de Natal, a praia de Ponta Negra, na zona Sul, é um espaço de aglomeração de diversas atividades econômicas formais e informais, ligadas principalmente às áreas de alimentação, serviços, lazer e artesanato. Além de ser importante ambiente de convivência e socialização para nativos e turistas. Com o objetivo de traçar o perfil dos frequentadores e conhecer a satisfação quanto aos serviços e condições da orla, a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) iniciou uma pesquisa de opinião com usuários.
A pesquisa começou in loco com os frequentadores da praia nos primeiros finais de semana deste mês, e segue de forma virtual até o dia 31 de julho. Os entrevistados estão sendo convidados a responder perguntas como idade, cidade ou bairro de residência, escolaridade, faixa salarial, os motivos pelos quais visitam a Praia, suas avaliações quanto aos serviços oferecidos, entre outros quesitos. Além disso, vão poder sugerir ideias de melhorias do local dentro da temática da pesquisa.
A proposta do estudo partiu dos departamentos de Fiscalização, Licenciamento e Planejamento da Semurb, após vivência obtida na operação de fiscalização integrada da Orla Ponta Negra iniciada no início desse ano. O trabalho coordenado pela Semurb envolve várias secretarias municipais no intuito de coibir o uso indevido do espaço público e demais bens de uso comum na Praia, tendo como foco o calçadão. E disciplinar o uso e operação dos quiosques e locadores de mesas e cadeiras, em toda a extensão da Avenida Erivan França.
Os dados coletados vão subsidiar as ações futuras de ordenamento e melhorias da Praia. As informações também serão encaminhadas ao Comitê Gestor do Projeto Orla Natal, que busca por meios de suas ações promover o uso do espaço litorâneo de maneira equilibrada, aliado ao crescimento econômico e turístico com a manutenção dos ecossistemas.
Para participar da pesquisa basta acessar o link https://goo.gl/A2PXa0
Quanto vai custar essa pesquisa??? Ponta negra já foi boa praia, em uma das raras vezes q fui a uns 3 anos vi um arrastão, nunca mais piso ali, exploração nos preços, em praias no Rio tipo Ipanema ,Leblon e Copa vc paga muito menos por mesas e cadeiras e bebidas.
Toda a extensão da praia está tomada por cadeiras e mesas de pessoas que exploram economicamente o local, cobrando preços abusivos dos produtos oferecidos, como também das cadeiras. Outro dia me sentei em uma dessas cadeiras, não me informaram sobre cobrança do uso dela, tomei três cervejas e me cobraram R$ 40,00 de conta. Achei um absurdo e uma exploração descabida. Acham tudo natural agirem dessa forma. Registro minha indignação.
Fazem muitos anos que não vou a ponta negra. Sou natalense e não frequento aquela praia pois além da violência de ladrões que tomam de bolsa, celulares, correntes etc, os donos de quiosques não ficam pra trás pois além dos preços exorbitantes pela bebida e comidas, cobram caro pela cadeira que você está sentado no próprio bar deles. Isto é assalto. Inclusive digo isto as pessoas de fora que aqui chegam.
deve ser uma pesquisa muito importantekkkkkkkkkkkkkk
Importantí$$imo!!