Foto: Ed Alves/CB/DA.Press
Os estudos de aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), divulgados pelas principais empresas de pesquisa do país, indicam que a popularidade do chefe do Executivo caiu desde a posse.
O conjunto dos dados apontam que, apesar de falar em “união e reconstrução”, o presidente não conseguiu romper a polarização e avançar sobre o eleitorado que não votou nele em 2022 (ele foi eleito com 50,90% dos votos). Pior ainda para o petista é que os números mostram que ele perdeu uma parcela do grupo que o elegeu.
O Poder360 comparou os resultados de 6 empresas (PoderData, Datafolha, Ipec, Quaest, CNT/MDA e Paraná Pesquisas) considerando a 1ª pesquisa realizada em 2023 e o último levantamento feito em 2024. Considerando-se todas as pesquisas deste levantamento, o petista entrará na 2ª metade de seu mandato com menos apoio do que o conquistado nas urnas.
De janeiro de 2023 a dezembro de 2024, as taxas de avaliação positivas do presidente ou do governo –a maneira de perguntar é diferente dentre os levantamentos– caíram na maioria dos estudos. Só na comparação das pesquisas feitas pelo Datafolha, a variação está dentro da margem de erro, mas ainda assim é negativa para o Planalto.
Já os percentuais negativos tiveram movimento contrário, com fortes altas. Só na comparação dos estudos realizados pelo PoderData a avaliação negativa do presidente oscilou favoravelmente para Lula, com queda de 2 pontos percentuais de janeiro de 2023 a dezembro de 2024, dentro da margem de erro da pesquisa.
METODOLOGIA
O Poder360 considerou apenas o 1º e o último estudo nacional de aprovação do governo ou do trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgado por 6 empresas de pesquisas: PoderData, Datafolha, Ipec, Quaest, CNT/MDA e Paraná Pesquisas.
É preciso considerar que as empresas têm enunciados diferentes para questionar os entrevistados sobre a avaliação do governo. Para incluir o máximo de empresas, foram selecionadas as formulações que permitiam aos entrevistados avaliar a administração federal ou o próprio presidente de maneira positiva, negativa ou “regular”.
Poder360
Como a chuva de picanha com cerveja não veio, será que o amor está acabando?
DESCONDENADO pelo sistema…mas como ele já tá velho….logo..logo parte dessa pra pior!!!
LULA 2026
O CHORO É LIVRE, E O MIMIMI TAMBÉM.
Do ponto de vista estrutural, o que Lula está fazendo de positvo no campo econômico? Debate civilizado.
E agora os bolsa família com cartão mas de 5000
Que venha Pablo Marçal e Gustavo Lima pra alimentar o ego dos “isentões” maior desgraça do Brasil.
E daí? Não é mais a população que determina as coisas mesmo.
Uma das melhores tendências da política brasileira é a que da popularidade de Lula e de Bolsonaro. Em breve estaremos livres desses dois que representam o atraso e o conflito social e familiar. O país não pode viver nessa eterna guerra de fanáticos extremistas da esquerda e da direita.
Jair Messias Bolsonaro, o político mais popular do Brasil.
Esse canalha/Ladrão nunca teve, foi colocado pelo sistema Corrupto e podre do Brasil 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
O sistema é como um verme que não quer que o hospedeiro morra. Logo vai começar a se mexer para tirá-lo.