A Polícia Federal prendeu na manhã desta terça-feira, 8, três pessoas suspeitas de participar de um ataque cibernético ao Supremo Tribunal Federal (STF) ocorrido em maio. Os mandados foram expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes. As informações são do UOL.
Foram emitidos cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária para indivíduos das cidades de Itumbiara (GO), Bragança Paulista (SP), Belém do São Francisco (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Olinda (PE). Os mandados foram cumpridos pela Polícia Federal, através da Operação “LEET”.
De acordo com a PF, durante as investigações foram identificados os endereços de onde teriam partido os ataques, praticados de forma sistemática e organizada. Os suspeitos são acusados dos crimes de invasão de dispositivo informático e associação criminosa. Somadas, as penas podem chegar a cinco anos de reclusão.
Em maio de 2020, um ataque cibernético tirou do ar o site do STF, mas técnicos afirmaram que não foram acessadas informações sigilosas, já que a tentativa de invasão foi contida enquanto estava em andamento.
O plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (1º/4), o Projeto de Lei (PL) nº 2088/23, que ficou conhecido como PL da Reciprocidade Econômica. O texto estabelece critérios para a reação brasileira a barreiras comerciais de outros países.
O projeto era terminativo, então seguiria direto para a Câmara dos Deputados depois de ser aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, mas os senadores decidiram apreciar o projeto em plenário para ter mais rapidez. Foram 70 votos favoráveis e nenhum contrário.
Entenda o PL de Reciprocidade Econômica
•A proposta ganhou tração em meio às discussões sobre o chamado tarifaço imposto a produtos externos pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
•O presidente dos EUA anunciou que esta quarta-feira (2/4) será o “dia da libertação”, quando deve anunciar um novo “tarifaço” que, segundo ele, libertará a economia dos Estados Unidos de inimigos e até de amigos.
•O projeto aprovado na CAE do Senado prevê as situações em que o país poderá aplicar retaliações a países ou blocos econômicos, e as medidas que poderão ser tomadas.
A proposta tem caráter terminativo, ou seja: aprovada na comissão, segue direto para a Câmara dos Deputados, a menos que seja apresentado requerimento para que o texto seja votado no plenário.
O PL é de autoria do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) e foi relatado no colegiado pela ex-ministra de Agricultura do governo Bolsonaro, Tereza Cristina (PP-MS). Inicialmente, o texto modificava a Política Nacional sobre Mudança do Clima e fazia referência apenas ao cumprimento de padrões ambientais, mas a relatora ampliou o escopo da proposta e apresentou um substitutivo.
Aclamado como um dos maiores nomes da música brasileira, o cantor Péricles será o responsável por comandar a noite de inauguração do Rooftop Dunas, o novo camarote da Soccer Hospitality na Casa de Apostas Arena das Dunas. O novo espaço, localizado no nível mais alto da Arena, se torna o investimento de maior relevância da marca, que já tem operação nas principais arenas do Brasil.
O ingresso do evento engloba, além da experiência de assistir de perto ao artista em espetáculo intimista, serviços premium de open bar e open food, com bebidas importadas e cardápios sofisticado, como ilhas temáticas de temakis, comidas de Boteco, culinária italiana e finger foods.
Além de Péricles, as bandas Preto no Branco e Pagode do Coxa também comandam a noite com início da festa marcada para às 20h.
A proposta do Rooftop Dunas é funcionar em dias de jogos e shows, com serviços de atendimento premium, música ao vivo, estúdio de tatuagem e vista privilegiada para o gramado. Fundador e CEO da Soccer Hospitality, Léo Rizzo destaca o ambiente como um dos principais atrativos oferecidos pela empresa, se tornando carro-chefe entre os camarotes de maior destaque em relação às arenas do futebol brasileiro.
Abril traz para Natal uma programação especial de conscientização sobre o autismo, com o segundo ano da campanha “Vamos abraçar o autismo”. Em 2025, o lema é “É Tão Lindo Ser Amigo”, promovendo a interação e socialização entre cidadãos típicos e atípicos, indo além da empatia e respeito. A Prefeitura de Natal participa da campanha e fará, nesta quarta-feira (2), em celebração ao Dia Mundial do Autismo, o lançamento do primeiro edital de Certificação e entrega do selo “Empresa Amiga do Autista”. A solenidade será realizada na sede do América, na avenida Rodrigues Alves, 950, Tirol.
Criado e concedido por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), o Selo “Empresa Amiga do Autista” vai distinguir empresas que adotam práticas inclusivas. Além disso, a Prefeitura vai implementar a Lei 7817/2025, recentemente aprovada e que será adotada pela Secretaria Municipal de Habitação (Seharpe), no sentido de garantir prioridade em cadastros habitacionais para mães e responsáveis de crianças com TEA.
Por outro lado, a Blitz do Autismo, realizada em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), buscará conscientizar motoristas sobre a presença de pessoas com TEA no trânsito. Além disso, apoiam a Caminhada Zona Oeste, em Felipe Camarão. O encerramento será no Partage Shopping, com atividades recreativas e apoio sensorial, reforçando o compromisso de transformar Natal em uma cidade mais inclusiva.
Dentro da campanha “É Tão Lindo Ser Amigo”, a Prefeitura e demais parceiros buscarão criar ambientes mais inclusivos para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), abordando desde a educação até a mobilização da sociedade e do poder público. A campanha foi idealizada pelo ex-vereador Dickson Júnior em 2024 e continuada pelo vereador Daniel Santiago.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
• 01/04: 18h – Iluminação de pontos-chave Ponte Nova/Arena das Dunas/Viaduto da Prudente/ Prefeitura/ Câmara Municipal) e Diário Oficial alusivo ao autismo durante todo o mês.
• 02/04: 10h – Lançamento do Edital do Selo “Empresa Amiga do Autista” (Sede do América).
• 03/04: 14h – Audiência Pública “A importância de campanhas de conscientização do autismo” (Câmara de Natal).
• 04/04: 16h – Praça do Acolhimento (Neópolis).
• 07/04: Lançamento do “Busão da Inclusão”.
• 08/04: 14h Sala de Acolhimento (Escola Estadual Iapissara Aguiar).
• 10/04: 7h Lançamento do “Vizinho Consciente” (Condomínio Parque das Serras).
• 12/04: 16h Caminhada do Autismo (Felipe Camarão).
• 16/04: 16h Blitz do Autismo (Roberto Freire/Ferreira Costa).
• 24/04: 16h “Aluno Consciente” (Escola Estadual Berilo Wanderley) e lançamento da Lei 7817/2025 – prioridade habitacional para autistas (Seharpe).
• 26/04: 10 às 14h – Encerramento Sábado Azul (Partage Norte Shopping).
Ex-embaixador brasileiro em Washington e presidente do Instituto de Relações internacionais e Comércio Exterior, Rubens Barbosa aponta que as tarifas planejadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impõe a “lei da selva” ao comércio exterior.
Sua avaliação é de que a política comercial do republicano gerou uma incerteza sem precedentes no mundo, de modo que “essas medidas colocam fim no comércio exterior previsível”.
O ex-embaixador ressalta, sobretudo, a impotência da Organização Mundial do Comércio (OMC) perante a ofensiva do republicano.
Ele relembra que Trump irá sobretaxar seus parceiros comerciais em duas circunstâncias: àqueles países que aplicam tarifas elevadas aos produtos dos EUA e aos que têm barreiras contra os norte-americanos.
Barbosa pondera que o Brasil seria punido pelo segundo caso, devido a mecanismos antidumping, subsídios para negócios locais e restrições que a legislação brasileira possui.
Nesta quarta-feira (2), é esperado que Trump anuncie uma série de tarifas recíprocas aos parceiros comerciais dos EUA. Em resposta, a União Europeia (UE) já sinalizou que planeja retaliar a medida.
Enquanto isso, no Brasil, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou um projeto de reciprocidade econômica para sobretaxar países que prejudiquem produtos brasileiros.
O problema apontado por Rubens Barbosa é que Trump tem prometido aumentar ainda mais suas tarifas caso os países respondam com sobretaxas.
A bancada de oposição ao governo se reuniu nesta terça-feira (1°) com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para discutir estratégias para tentar avançar na tramitação do projeto de lei que prevê anistia aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023.
Durante o encontro, os parlamentares decidiram adotar uma estratégia de obstrução total nas comissões e no plenário da Câmara. A medida busca pressionar o presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), a pautar o requerimento de urgência da proposta.
A obstrução parlamentar consiste no uso de discursos longos, pedidos de adiamento e até a ausência em plenário para impedir que haja quórum suficiente para votações. O objetivo da oposição é travar a tramitação de outras matérias até que haja uma definição sobre a anistia.
O líder da oposição na Câmara, deputado tenente-coronel Zucco (PL-RS), defende a iniciativa e reforçou a necessidade de dificultar o andamento de outros projetos até que Motta tome uma decisão sobre o tema.
“Estamos vivendo um estado de exceção no Brasil. E para momentos de anormalidade institucional, precisamos atuar de forma muito firme. Portanto, a orientação é para obstruir todas as pautas. Nada mais importante agora do que buscar reparação para as centenas de presos e refugiados políticos do Brasil”, afirmou Zucco.
Ainda nesta terça-feira, o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), se reuniu com Hugo Motta para debater o projeto. A anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro é considerada uma prioridade da oposição neste primeiro semestre.
Caso o requerimento de urgência seja aprovado, o projeto poderá ser analisado diretamente pelo plenário da Câmara, sem a necessidade de passar por uma comissão especial.
No entanto, deputados da base governista na Câmara, contrários ao projeto, avaliam que a chance de ele ser pautado é pequena. Segundo eles, a proposta não conta com o consenso da maioria dos líderes partidários.
O presidente da Câmara também se reuniu com o líder do PT na Casa, Lindbergh Farias (RJ), e com o líder do governo, José Guimarães (PT-CE).
A aliados, Motta tem afirmado que pretende dar um desfecho para a pauta ainda nesta semana.
Na manhã desta terça-feira, 1º de abril, um motorista perdeu o controle do veículo ao tentar desviar de buracos na RN-233, nas proximidades do Sítio Morcego, entre as cidades de Campo Grande e Caraúbas. O incidente ocorreu por volta das 10h e, apesar do susto, não houve feridos, apenas danos materiais.
A precariedade das rodovias estaduais tem sido alvo de críticas constantes, e esse acidente reforça as preocupações sobre a falta de manutenção das estradas no Rio Grande do Norte. O criador de conteúdo digital Derlandio Jackson tem utilizado suas redes sociais para denunciar a situação e cobrar providências do governo estadual.
Em vídeos que ganharam grande repercussão, ele expõe os riscos enfrentados diariamente por motoristas e motociclistas. Em uma de suas gravações mais recentes, Derlandio alerta: “Hoje foi esse motorista, amanhã pode ser eu ou você.”
As publicações do influenciador ecoam o sentimento de revolta de muitos potiguares, que convivem com rodovias esburacadas e perigosas. Enquanto isso, acidentes como o desta terça-feira continuam acontecendo, evidenciando a necessidade urgente de medidas para garantir a segurança no tráfego estadual.
Um dos ganhadores da Mega da Virada 2024 de uma aposta feita em Osasco, Grande São Paulo, não resgatou o prêmio e perdeu R$ 1.418.495,90, segundo a Caixa Econômica Federal. O prazo para retirar o prêmio foi encerrado nesta segunda-feira (31).
O sorteio foi realizado na noite do dia 31 de dezembro de 2024, em São Paulo. Ao todo, oito apostas acertaram as seis dezenas e dividiram R$ 635.486.165,38. Cada uma delas levou R$ 79.435.770,67.
De acordo com a Caixa Econômica, a aposta de Osasco foi um bolão com 56 cotas que apostou 15 números. Assim, o valor de cada cota foi de R$ 1.418.495,90.
O prazo para retirar qualquer prêmio de loteria era de 90 dias. O valor que não foi resgatado será repassado integralmente ao Fundo de Financiamento ao Ensino Superior (Fies), conforme Lei 13.756/18.
Outros vencedores
Além dos vencedores do prêmio principal, 2.201 apostas acertaram a quina e levaram R$ 65.895,79 cada.Já os 190.779 ganhadores da quadra embolsaram R$ 1.086,04 cada um.
O brasileiro Eduardo Saverin, co-criador do Facebook, é o brasileiro mais rico do mundo, com um patrimônio líquido de U$ 34,5 bilhões. O empreendedor ocupara o topo do ranking dos dez maiores bilionários do país em 2025, segundo a lista da Forbes divulgada nesta terça-feira (1º).
É a segunda vez consecutiva que Saverin, de 43 anos, ocupa o primeiro lugar na lista de bilionários brasileiros pela revista. Ele é o cofundador da Meta Platforms, antigo Facebook, em 2004, com Mark Zuckerberg, com quem foi colega na universidade de Harvard.
Em 2º lugar na lista dos brasileiros mais ricos está a Vicky Safra, com um patrimônio de US$ 20,7 bilhões. Ela herdou junto aos seus quatro filhos adultos a fortuna do falecido marido, Joseph Safra, banqueiro que morreu em dezembro de 2020.
Dentre os 10 brasileiros mais ricos na lista da Forbes também estão Jorge Paulo Lemann e Carlos Alberto Sicupira, da InBev, maior cervejaria do mundo, David Valez, CEO do Nubank, André Esteves, um dos fundadores do banco BTG, além de membros da família Moreira Salles, o fundador do Grupo Boticário e o cofundador da 3G Capital.
Confira a lista completa
1 – Eduardo Saverin
Eduardo Saverin foi cofundador da Meta Platforms, antigo Facebook, com seu colega de Harvard Mark Zuckerberg em 2004. Com um patrimônio líquido de US$ 34.5 bilhões, o empresário é cofundador da Meta Platforms, antigo Facebook, com Mark Zuckerberg, seu colega de Harvard, em 2004. Globalmente, ele ocupa o 51º lugar no ranking e é o brasileiro mais rico.
2- Vicky Safra
Vicky Safra e seus quatro filhos adultos herdaram a fortuna do banqueiro Joseph Safra, que morreu em dezembro de 2020. Com um patrimônio líquido de US$ 20,7 bilhões, ela ocupa o 98º lugar no ranking da Forbes.
3- Jorge Paulo Lemann
Jorge Paulo Lemann começou em banco de investimento e depois se tornou acionista controlador da Anheuser-Busch InBev, a maior cervejaria do mundo. Globalmente, ele ocupa o 119º lugar na lista da Forbes, com um patrimônio de US$ 17 bilhões.
4- David Velez
David Velez é cofundador e CEO do Nubank, com sede em São Paulo, e ocupa a posição 236º na lista da Forbes, com um patrimônio de US$ 10,7 bilhões.
5- Carlos Alberto Sicupira
A maior parte da riqueza de Carlos “Beto” Sicupira vem de suas ações da Anheuser-Busch InBev, a maior cervejaria do mundo, na qual ele possui cerca de 3% de participação. Globalmente, ele está na 418º posição do ranking de bilionários da Forbes e possui um patrimônio líquido de US$ 7,6 bilhões.
6- André Esteves
André Esteves iniciou sua carreira como estagiário no banco de investimentos brasileiro Pactual e acabou adquirindo o controle do banco. Agora, ele é o 487º mais rico na lista global da Forbes, com um patrimônio líquido de US$ 6,9 bilhões.
7- Fernando Roberto Moreira Salles
Fernando Roberto Moreira Salles é membro de uma das mais antigas famílias de banqueiros do Brasil e ocupa a posição 535º no ranking, com patrimônio de US$ 6,5 bilhões.
8- Miguel Krigsner
Miguel Krigsner, que ocupa a 569º posição na lista, fundou o Grupo Boticário, a segunda maior empresa de cosméticos do Brasil, e possui um patrimônio de US$ 6,1 bilhões.
9- Pedro Moreira Salles
Pedro Moreira Salles é membro de uma das mais antigas famílias de banqueiros do Brasil, com um patrimônio de US$ 6,1 bilhões e está na 569º posição no ranking entre os maiores bilionários do mundo.
10- Alexandre Behring
Alexandre Behring é cofundador e sócio-gerente da 3G Capital, empresa de investimentos multibilionária de origem brasileira e liderança nos EUA.A posição global dele no ranking é 620º, com um patrimônio de US$ 5,7 bilhões.
Quatro jogadores que atuaram no futebol potiguar neste ano estão sendo investigados pela Polícia Federal, suspeitos de envolvimento na manipulação de resultados, o que teria prejudicado sites de apostas e apostadores.
Os atletas em questão são o goleiro sérvio, Nikola, o zagueiro Fabinho, o volante Lucas Henrique, e o meia-atacante Radames. Os três primeiros defenderam o Força e Luz, enquanto o último atuou pelo Baraúnas.
O TJD solicitou a instauração do inquérito desportivo e a suspensão preventiva dos atletas por 30 dias. A decisão foi assinada pelo presidente do tribunal, Francisco Honório de Lima Filho, em 24 de fevereiro, mas somente agora a imprensa teve o acesso ao documento. A suspensão já foi cumprida.
Na decisão, Francisco Honório informa que há “relatórios da empresa Sportradar, integrante do Sistema Universal de Fraudes (UFDS), mostrando evidências de partidas suspeitas disputadas nos clubes Força e Luz e Baraúnas”. O relatório destaca atuação dos atletas nas últimas temporadas.
Nikola, Fabinho e Lucas Henrique defenderam o Força e Luz nos anos de 2024 e 2025, enquanto Radames jogou pelo Baraúnas no campeonato de acesso de 2023, e também na primeira divisão deste ano.
“Diante dos indícios concretos de irregularidade, determina-se a instauração do inquérito desportivo, para investigação completa dos fatos e de seus eventuais responsáveis, visando posterior oferecimento de denúncia, se for o caso”, diz trecho da decisão de Francisco Honório.
Caso o processo avance e os atletas sejam julgados e condenados, as punições podem incluir multa financeira e o afastamento dos gramados.
Com atividades direcionadas a lideranças locais, representantes de setores produtivos e gestores públicos, o Projeto Rota 22 inicia seu primeiro ciclo de oficinas pela região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte a partir desta quarta-feira (02) a sexta-feira (04). As atividades servirão como espaços de debate e construção de propostas, fortalecendo o compromisso do Partido Liberal (PL) com uma atuação baseada nas demandas reais da sociedade. A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Álvaro Valle.
A primeira oficina ocorre nesta quarta-feira (02) em Luís Gomes, no Salão Glamour. Já na quinta-feira (03) será a vez de Encanto receber a iniciativa, que ocorrerá na Câmara Municipal. Na sexta-feira (04), o primeiro ciclo se encerra em Alexandria, também na Câmara Municipal. Sempre a partir das 8 horas. No dia 11, será realizado um seminário em Pau dos Ferros, com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro e do senador Rogério Marinho.
Com isto, o projeto dá mais um passo importante para aproximar o PL da população potiguar, estruturando uma agenda de eventos em todas as regiões do estado. A agenda completa das oficinas e seminários está disponível no site plrota22.com.br. Mais informações também podem ser acessadas pelas redes sociais: @pl22rn ou @plnacional22. Quem preferir, pode receber atualizações diretamente pelo canal de WhatsApp do Rota 22 no Rio Grande do Norte: https://canal.plrota22.com.br.
Durante as oficinas, serão discutidos temas como os valores partidários do PL e soluções para as necessidades específicas de cada região, garantindo uma abordagem prática e conectada à realidade dos municípios.
As oficinas serão realizadas em cidades estrategicamente escolhidas, com duração de 3h30min cada, contemplando de três a quatro encontros por região. Essas atividades serão voltadas a lideranças locais, representantes de setores produtivos e gestores públicos.
Ao fim da etapa de oficinas, cada região sediará um grande seminário aberto à população, mediante inscrição prévia, com a participação de lideranças nacionais do partido. O evento terá como objetivo consolidar as informações discutidas nas oficinas e promover debates sobre desafios e oportunidades regionais. Dessa forma, a agenda do Rota 22 se estabelece como um espaço de interação direta entre o partido e os cidadãos, permitindo um debate qualificado sobre as políticas públicas que nortearão o futuro do Rio Grande do Norte e do Brasil.
Comente aqui