Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou hoje (9) ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido para receber a íntegra da gravação da reunião entre o presidente Jair Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão, ministros e presidentes de bancos públicos realizada no dia 22 de abril no Palácio do Planalto. A reunião foi citada pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro, em depoimento à Polícia Federal (PF), na semana passada, sobre a suposta tentativa de interferência do presidente Jair Bolsonaro em investigações da PF. O presidente nega.
Na manifestação enviada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao relator do inquérito, ministro Celso de Mello, Aras alega que a medida “é igualmente necessária para orientar a autoridade policial e os procuradores da República auxiliares nas oitivas que serão iniciadas na manhã de 11 de maio de 2020, segunda-feira”.
Celso de Mello recebeu a cópia da gravação na noite de sexta-feira (8). O registro da reunião foi solicitado pelo decano, que determinou que a mídia seja mantida em segredo de Justiça.
No despacho proferido na terça-feira (5), Celso de Mello pediu a cópia da gravação à Secretaria-Geral e à Secretaria de Comunicação da Presidência da República ao atender o pedido de diligência feito pela PGR no inquérito que apura as declarações do ex-ministro. As imagens da reunião foram entregues pelo advogado-geral da União, José Levi do Amaral, em um HD externo. De acordo com documento que comprova a entrega, a mídia “contém o inteiro teor, sem qualquer edição ou seleção de fragmento” da gravação da reunião.
Durante a semana, a Advocacia-Geral da União (AGU) defendeu restrições ao envio da gravação. Na primeira petição, a AGU pediu que a entrega fosse revogada “pois nela foram tratados assuntos potencialmente sensíveis e reservados de Estado, inclusive de Relações Exteriores, entre outros”. No dia 7, o órgão pediu que o ministro também analisasse a possibilidade de entregar somente uma parte da gravação da reunião. A AGU solicitou que seja definida a cadeia de custódia, ou seja, por quais órgãos o vídeo deve passar até que seja periciado.
Agência Brasil
Mudo nada Dulce ! Nan, nan , nin, Nan , nan ! Quero ver até aonde o Bozo vai . E olhe que eu votei nele . Mas Dulce mulher , tô é arrependido .
Ao contrário do que os idólatras acreditam, o presidente não é o Cristo, nem o Messias, na vdd ele se encaixa mais como falso profeta, pois fala o tempo todo o nome de Deus em vão e tem atitudes anti-cristãs.
Mama nas tetas do estado à 30 anos, colocou toda a família pra mamar tb e nunca abriu mão de nenhum dos privilégios e deve ser responsável pelos atos que pratica.
Mimimi da bixiga, se precisar trocar coloca outro, e outro, e outro, quantos forem preciso. As pessoas passam e as instituições ficam, o Brasil é maior que qualquer pessoa.
Só a democracia permite isso.
DEUS só existe um, e o Messias já veio e foi sentenciado a pena de morte.
Ora, que cristão fajuto é esse que não sabe disso e fica engolindo corda de mais um oportunista político?
Esse Joaquim é uma piada mesmo. Já sei que apertou o 17 mesmo… esse é um típico cidadão de “bem”.
PQP.
Voce só esquece que esse PRESIDENTE, como tantos outros devem satisfação ao povo que o elegeu. É justamente por ter pessoas com esse seu grau de entendimento que o Brasil não vai deixar de ser Brasil.
É brincadeira o Presidente da república realiza reunião com seus ministros e ter que mandar gravação do que foi conversado. Eu sendo ele mandava todos pra ponte que caiu.
Então não dá para morar em uma democracia.
Joaquim, ele acusou o moro, portanto tem que ter prova pra f**** o Moro, ou será se foi calúnia as acusações? Ou é verdade que ele queria tirar o superintendente da PF do RJ, porque a investigação chegou no filho? Se for é melhor esconder a gravação, assim até outros mínistros que assistiram e não pediram demissão, podem entrar no rolo.
Você sabe o que é absolutismo? Pesquise.
Pode não Joaquim . Tem que mandar e obedecer . É tão lógico que já foi mandado . Vejamos : primeiro o presidente , votei nele e me arrependo, disse que mandaria e ele mesmo mostraria , depois pediu-se para não mandar nada porque foram debatidos assuntos de “ segurança nacional “ , depois pediu para mandar só a parte de Moro . Meus caros . O assunto está judicializados . MORO diz que foi pressionado , BOZO diz que não pressionou . O judiciário precisa esclarecer o fato . Simples assim . Terça feira os ex militares e hoje políticos irão depor , bem direitinho com toda cidadania que deve existir em um país que está sob um regime democrático . Vão ser questionados , vão responder e não vão mentir sob pena de cometerem perjúrio . Depois o ministro verifica se pode tornar pública a gravação . Como brasileiro estou doido para saber como é uma reunião ministerial comandada pelo Bozo , deve ser bem divertida “TÁ OK “ . O problema é que esse conteúdo pode vazar . E aí ? Lembra que essa era a especialidade do PADRÃO lava jato ? Todo mundo adorava . Depoimento de Pallocci , Gravação da presidenta com o ex presidente Lula e muitas coisas mas . Podia vazar ? Não podia , não pode e não poderá , pois a investigação está sobre sigilo . Mas e se vazar ? Aí a coisa fica emocionante . Como adoro emoção vou achar é pouco .
Se muda pra Venezuela e Coreia do Norte, lá é assim.
Porque a reunirão foi para fazer falcatruas.
A era do absolutismo, acabou já faz tempo. Luiz XIV, o Rei Sol, morreu há anos.