Judiciário

PGR vai recorrer contra anulação das condenações de Lula

Foto: Reprodução – 18.set.2020 / Reuters

A Procuradoria-Geral da República (PGR) decidiu recorrer da anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em processos da Operação Lava Jato.

A informação é dos colunistas da CNN Leandro Resende e Igor Gadelha.

Na prática, a decisão da PGR pode levar para a Segunda Turma ou para o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) a análise da decisão monocrática do ministro Edson Fachin, que anulou as decisões tomadas na Justiça Federal do Paraná dos processos envolvendo o ex-presidente.

O recurso deve ser apresentado nos próximos dias pela subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo, que integra a equipe do PGR Augusto Aras.

Decisão de Fachin

O ministro Edson Fachin anulou em decisão monocrática, as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definidas pela Justiça Federal no Paraná relacionadas às investigações da Operação Lava Jato, e determinou a remessa dos respectivos autos à Seção Judiciária do Distrito Federal.

Para Fachin, a 13ª Vara Federal de Curitiba não tem competência para julgar os processos. A Justiça Federal do Distrito Federal analisará, agora, os processos.

As decisões são referentes aos casos julgados pela Justiça Federal do Paraná nos casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e do Instituto Lula.

Com a decisão de Fachin, o ex-presidente recupera os direitos políticos e volta a se tornar elegível.

Cabe agora à Justiça Federal do Distrito Federal decidir se os atos realizados nos processos envolvendo Lula podem ser validados ou reaproveitados.

Pedido feito em 2020

De acordo com Cristiano Zanin, advogado do ex-presidente, Fachin atendeu a um pedido feito em novembro de 2020 pela defesa de Lula.

Em nota, o gabinete do ministro informou que, embora a questão da competência já tenha sido suscitada indiretamente, é a primeira vez que o argumento reúne condições processuais de ser examinado, diante do aprofundamento e aperfeiçoamento da matéria pelo Supremo Tribunal Federal.

De acordo com Fachin, as ações envolvendo o ex-presidente não poderiam ser julgadas pela Justiça Federal do Paraná, porque os fatos apresentados não têm relação direta com o esquema de desvios na Petrobras. Ainda segundo o ministro, desde o início da Operação Lava Jato, vários processos deixaram a Vara do Paraná pelo mesmo motivo.

“Inicialmente, retirou-se todos os casos que não se relacionavam com os desvios praticados contra a Petrobras. Em seguida, passou a distribuir por todo território nacional as investigações que tiveram início com as delações premiadas da Odebrecht, OAS e J&F. Finalmente, mais recentemente, os casos envolvendo a Transpetro (Subsidiária da própria Petrobras) também foram retirados da competência da 13ª Vara Federal de Curitiba”, diz a nota enviada pelo gabinete do ministro.

Por conta da decisão, Fachin notificou a perda do objeto de 10 habeas corpus e quatro reclamações protocoladas pela defesa de Lula. Entre as ações, se destaca a que questiona a suspeição do ex-juiz títular da 13ª Vara de Curitiba, Sergio Moro.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. O STF já sabia desde o começo que a Lava Jato iniciou em Brasília, no tal escritório que existia num posto de gasolina na capital federal, quando o dinheiro da roubalheira na Petrobrás era lavado no tal escritório. Daí processos foram abertos em Curitiba pelo Moro. O próprio STF já havia decidido que o Moro era competente para julgar os processos contra o larápio. Agora o Fachin vem com essa decisão, após as sentenças condenatórias? Que desmoralização para o Moro e que vergonha para o Brasil ter uma justiça tão parcial e conivente com a corrupção.

  2. Engraçado, não vi essa indignação quando o STJ arquivou as provas das RACHADINHAS de Sérgio Bolsonaro.

  3. Soltar esse bandido é o mínimo, o pior é quando começarem a soltar os grandes traficantes e assaltantes de banco em larga escala, como já começaram.

  4. Vai adiantar de muita coisa…. País velho acanalhado. Depois que elegeram Bolsonaro jumento que não administra um chiqueiro de porco. Não duvido mais de nada na República das bananas kkkkk

    1. Exatamente. Depois que o Bozó foi eleito. Até agora não aceitaram a derrota. Querem a balbúrdia para jogar a culpa nele. Acabou a mamata do dinheiro público e aí bateu o desespero.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

STF forma maioria para rejeitar volta da revisão da vida toda do INSS

Foto: Getty Images

O STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria na noite desta sexta-feira (20) para não aceitar os recursos que buscam dar uma nova chance à revisão da vida toda do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O placar do julgamento é de sete votos contrários aos embargos de declaração e um favorável, ou seja, que defende a validade da revisão para os aposentados.

O julgamento foi retomado nesta sexta no plenário virtual da corte, no qual os ministros podem votar a qualquer momento. O resultado final está previsto para sair até o dia 27. Todos os ministros podem mudar seus votos até o fim do julgamento.

O placar já tem sete ministros contrários aos embargos de declaração e a favor de manter o entendimento do STF, de que a revisão da vida toda não é possível: Luiz Fux e Luís Roberto Barroso, que inseriram seus votos nesta sexta, além do relator Kassio Nunes Marques e de Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia e Gilmar Mendes.

Já o ministro Alexandre de Moraes foi favorável aos embargos, defendendo seu voto de 2022 na manhã desta sexta.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

O que falta para Moraes analisar antes de decidir se autoriza o retorno do X

Foto: Reuters

A indicação pelo X da advogada Raquel de Oliveira Villa Nova, nesta sexta-feira (20), como representante da empresa no Brasil é apenas um passo para que a plataforma possa retomar a operação no país.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ainda vai analisar se a empresa cumpriu uma série de requisitos legais para voltar a funcionar. Não há prazo para que isso ocorra.

A ação envolvendo a plataforma do milionário Elon Musk corre em segredo de justiça.

Entre vários pontos, Moraes deve analisar ainda as seguintes questões antes de decidir se autoriza ou não o retorno do X:

  • O ministro vai avaliar se a indicação da representante da empresa atende todas as determinações legais.
  • Deve também verificar se foram cumpridas as ordens para bloquear perfis e conteúdos indicados pela Justiça.
  • Analisar a situação das multas aplicadas pelo não cumprimento de decisões anteriores. Moraes determinou que seja pago o valor de R$ 5 milhões por cada dia de descumprimento judicial.

Somente depois disso, possivelmente na próxima semana, o magistrado deve tomar sua decisão a respeito do desbloqueio ou não da rede social. O que depende posteriormente de uma operação por parte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Marçal diz que conversará com Lula caso eleito: “208 ligações”

Foto: Reprodução/Instagram

O candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) afirmou nesta sexta-feira (20.set.2024) que terá contato com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caso seja eleito. Segundo o ex-coach, a relação com o petista, que apoia Guilherme Boulos (Psol), será para conseguir verbas.

“Eu vou ter 208 ligações para o Lula. A gente precisa de dinheiro federal para terminar muita coisa”, disse em entrevista ao canal do YouTube Bradock Show.

“CIÚMES” NA DIREITA

Na entrevista, o empresário também afirmou que os atritos entre ele e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se dão por “ciúmes” de quem integra a direita. O antigo chefe do Executivo brasileiro apoia o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) na corrida eleitoral em São Paulo.

“A direita precisa parar com ciúmes. O capitão está com ciúmes de macho? Pelo amor de Deus, Bolsonaro, eu amo você, estou aqui para te servir”, declarou.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

X, de Elon Musk, indica representante legal no Brasil

Foto: Wey Alves/Metropoles

O X indicou, nesta sexta-feira (20/9), a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova como sua representante legal no Brasil.

A indicação ocorre após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), dar o prazo de 24 horas para que a rede social comprovasse que nomeou responsáveis legais da empresa.

O prazo para que o X comprovasse a legalidade da representação encerrava-se nesta sexta. A rede social está bloqueada no Brasil desde 30 de agosto por descumprimento de determinações judiciais.

Em nota, o escritório Pinheiro Neto Advogados, que representa o X nos processos na Justiça brasileira, confirmou a indicação do nome de Rachel Villa Nova.

“Pinheiro Neto Advogados confirma que foram apresentados, nesta sexta-feira, 20/9, esclarecimentos e informações em resposta à determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF.”

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Canguaretama: Vantagem de Wilsinho sobre o 2º colocado pode chegar a 3,5 mil votos, apontam pesquisas

Foto: Cedida

As mais recentes pesquisas eleitorais confirmam a liderança de Wilsinho na corrida para prefeito de Canguaretama em 2024, mostrando que a vantagem em relação ao 2º colocado pode chegar a mais de 3,5 mil votos.

Com base nos números das pesquisas realizadas pelos institutos Consult e Seta, e considerando o número de eleitores aptos e o percentual de comparecimento registrado nas últimas eleições, é possível estimar a quantidade de votos que cada candidato receberia, bem como a diferença entre Wilsinho e seus adversários.

Na pesquisa espontânea realizada pela Consult/BG, no dia 4 de setembro de 2024, com 450 entrevistados, Wilsinho aparece com 44,6% das intenções de voto, enquanto Leandro Varela tem 36%. Com base nos 24.768 eleitores aptos a votar em 2024, isso significaria que Wilsinho teria aproximadamente 11.046 votos, e Leandro Varela, 8.916 votos, uma diferença de 2.130 votos.

Considerando o percentual de comparecimento de 79,63% registrado em 2022, Wilsinho receberia 8.796 votos e Leandro 7.100 votos, uma diferença de 1.696 votos.

No cenário estimulado da mesma pesquisa, Wilsinho atinge 50,4% das intenções de voto, contra 38,4% de Leandro Varela. Nesse caso, Wilsinho teria aproximadamente 12.483 votos, enquanto Leandro teria 9.510 votos, uma diferença de 2.972 votos.

Levando em conta o comparecimento de 79,63%, Wilsinho teria 9.940 votos e Leandro 7.573 votos, com uma diferença de 2.366 votos.

A pesquisa Consult tem margem de erro de 4,6%, nível de confiança de 95% e está registrada no TSE sob o número 07211/2024.

Já na pesquisa Seta/BG realizada no dia 3 de setembro de 2024 com 400 entrevistados, Wilsinho alcança 40,5% das intenções de voto na espontânea, enquanto Leandro Varela aparece com 28,5%. Com esses números, Wilsinho teria cerca de 10.031 votos e Leandro 7.058 votos, uma diferença de 2.972 votos. Considerando o mesmo percentual de comparecimento de 79,63%, Wilsinho teria 7.987 votos e Leandro 5.620 votos, uma diferença de 2.366 votos.

No cenário estimulado, Wilsinho aparece com 42,8% das intenções de voto, contra 28,5% de Leandro. Isso se traduz em 10.600 votos para Wilsinho e 7.058 votos para Leandro, uma diferença de 3.541 votos.

Considerando o comparecimento de 79,63%, Wilsinho teria 8.441 votos e Leandro 5.620 votos, resultando em uma diferença de 2.820 votos. A pesquisa Seta tem margem de erro de 4,8%, nível de confiança de 95% e está registrada no TSE sob o número RN 06235/2024.

Tanto na pesquisa Consult quanto na Seta, Wilsinho mantém uma vantagem expressiva sobre o segundo colocado, Leandro Varela, variando entre 1.696 e 3.541 votos, dependendo do cenário e do instituto. Esses números confirmam sua liderança na disputa e refletem o favoritismo junto ao eleitorado de Canguaretama.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FRANGO A R$ 700: registros revelam preços exorbitantes em garimpo

PF/Divulgação

Registros de garimpeiros apreendidos durante uma operação do governo federal em terra indígena Yanomami revelou detalhes da logística e os preços exorbitantes pagos por trabalhadores ilegais em itens básicos. Segundo as anotações, dois frangos podem chegar a custar R$ 700.

De acordo com o governo federal, no garimpo, os produtos são comercializados em troca de ouro extraído da atividade ilegal. Atualmente, a grama de ouro está cotada em R$ 350, o que inflaciona o valor de alimentos e outros itens.

Os registros apontam, por exemplo, que dois frangos foram vendidos a 2 gramas de ouro, o equivalente a R$ 700. Um pacote de calabresa custa três gramas, ou seja, R$ 1.050.

A investigação identificou ainda um botijão de gás sendo vendido a R$ 665; um galão de 50 litros de gasolina a R$ 2.800 e um par de botas de borracha a R$ 525. Para ter acesso à internet pelo período de um dia, é cobrado 0,5 gramas de ouro, ou seja, R$ 175.

Esses valores revelam o custo humano e econômico da exploração em áreas remotas. O trabalhador do garimpo não só se submete a condições perigosas e ilegais, mas também enfrenta uma economia inflacionada devido à dificuldade de acesso a bens essenciais”, afirmou Nilton Tubino, diretor da casa de governo de Roraima, coordenada pela Casa Civil.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Quer aprender a fazer a melhor carne de sol do Brasil? E uma torta de frigideira de camarão? Não perca o Papo de Fogão

O Papo de Fogão dessa semana promete momentos incríveis! Vamos aprender todos os segredos para você aprender a preparar a famosa carne de sol de Campo Maior/PI, considerada a melhor do Brasil, com o mestre Valdir Silva, Churrasqueiro do Villas Grill em Campo Maior/PI, acompanhado pela empresária Ana Cristina.

Para deixar tudo ainda mais especial, teremos a presença da premiada Chef Sônia Rodrigues, Personal Chef e Vencedora do Enchefs e Prêmio Dólmã em Teresina/PI. E não acaba por aí: a Chef Celia Rossetti vai trazer uma dica rápida irresistível, ensinando a fazer uma Torta de Frigideira de Camarão. Você não vai querer perder!

SÁBADO

BAND
MARANHÃO, 7h
CEARÁ, 8h
PIAUÍ, 8h
PARAÍBA
TV CORREIO/RECORD, 13h30

DOMINGO
RECORD
PERNAMBUCO – TV GUARARAPES, 8h30
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL, 10h

Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Maduro nega chantagem e diz que González “pediu clemência” antes de sair da Venezuela

Foto: Reprodução/ Instagram

O presidente da Venezuela Nicolás Maduro negou, nesta quinta-feira (19), que o opositor Edmundo González tenha sido coagido e disse que o ex-candidato pediu a ele “clemência” antes de sair da Venezuela.

González, que tinha um mandado de prisão contra ele emitido pelo Ministério Público do país, acabou obtendo salvo-conduto para se asilar na Espanha e deixou a Venezuela no começo de setembro.

“Me dá vergonha alheia que o senhor González Urrutia, que pediu clemência para mim, não tenha palavra com o que desempenhou e alegre sua própria inaptidão e sua própria covardia para tentar salvar sabe-se lá o quê, porque ele já perdeu sua moral para sempre”, criticou Maduro em discurso.

Nos últimos dias, tanto o governo venezuelano como González confirmaram que o opositor assinou uma carta na qual acata a sentença judicial que ratifica a vitória de Maduro nas eleições presidenciais de 28 de julho.

O ex-candidato apoiado por María Corina Machado, no entanto, diz ter assinado a carta sob coação, versão que o chavismo nega.

A carta foi assinada na residência do embaixador espanhol em Caracas – onde o opositor estava asilado – em uma reunião entre González, o presidente do Legislativo, Jorge Rodríguez, e da vice-Presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez.

Em entrevista à Reuters nesta sexta (20), o ex-candidato disse que buscou refúgio após ser avisado que as forças de segurança do governo do presidente Nicolás Maduro estavam indo atrás dele, e que poderia ter sido preso e possivelmente torturado se tivesse permanecido na Venezuela.

Em vídeo, após a revelação da existência da carta, González afirmou que o documento foi assinado durante “horas muito tensas de coação, chantagem e pressões”. “Ou eu assinava, ou me ateria às consequências”, expressou, sobre o que teriam dito para ele.

Para a CNN, o advogado do opositor, José Vicente Haro, disse que não sabia da existência do documento assinado por seu cliente, já que González teria sido “advertido de que seriam documentos classificados, considerados confidenciais, inclusive segredo de Estado”.

O chavismo, por sua vez, nega a coação e afirma que foi González quem procurou integrantes do governo para pedir o salvo-conduto para sair da Venezuela.

Em coletiva nesta quinta, Jorge Rodríguez divulgou áudios que afirma serem da reunião na residência do embaixador espanhol e que denotariam um ambiente cordial e o desejo do próprio opositor de sair do país.

“Ninguém pode alegar sua própria inaptidão em defesa própria. González Urrutia, ninguém pode alegar sua própria covardia e sua própria traição aos seus seguidores em defesa própria”, exclamou Maduro, em pronunciamento ao lado de Delcy Rodríguez.

O presidente venezuelano ainda disse ser ele quem foi perseguido, e garantiu que não se acovardou. “Eu poderia dizer, ai, estou assustado, os gringos falaram mal de mim. Ai, o Parlamento Europeu não me reconhece”, ironizou, sobre os questionamentos internacionais à sua eleição.

Fonte: CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Polícia Federal já prendeu 31 candidatos com mandados de prisão em aberto

GettyImages

A Polícia Federal (PF) informou que já prendeu 31 candidatos nas eleições municipais de 2024 até esta sexta-feira (20/9). Todos tinham mandado de prisão em aberto.

Pelo Código Eleitoral, a 15 dias das eleições municipais, a partir deste sábado (21/9), nenhum candidato poderá ser preso por mandados em aberto. A exceção é apenas para casos de flagrante delito.

Um levantamento do g1, divulgado na semana passada, mostrou que 61 candidatos possuem mandados de prisão em aberto. Entre os casos, há três por homicídio e dois por estupro de vulnerável.

A legislação não proíbe candidatos com mandados de prisão a concorrer a cargos eletivos. A Lei da Ficha Limpa estabelece apenas que pessoas condenadas na Justiça não acessem cargos na administração pública.

Metrópoles revelou, por exemplo, que Djalma Candido Vieira (DC-GO), candidato a vice-prefeito de Santa Rita do Novo Destino, no estado de Goiás, tinha mandado de prisão em aberto por estupro de vulnerável. Ele foi preso na segunda-feira (16/9).

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 6 de outubro. Onde for necessário, o segundo turno deve ocorrer no dia 27 do mesmo mês.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Suspeitos de incêndio criminoso no Pantanal são alvo de operação da PF

Fonte: Agência Brasil

Suspeitos de incêndio criminoso no Pantanal, que causou prejuízo de R$ 220 milhões, são alvo da Operação Prometeu, deflagrada pela Polícia Federal (PF), nesta sexta-feira (20).

Segundo as investigações, neste ano, mais de 6,4 mil hectares foram queimados para a criação de gado na região de Corumbá, em Mato Grosso do Sul.

Os agentes cumprem sete mandados de busca e apreensão no estado.

Os suspeitos devem responder pelos crimes de provocar incêndio em mata ou floresta, desmatar e explorar economicamente área de domínio público, falsidade ideológica, grilagem de terras e associação criminosa.

De acordo com a PF, a área queimada tem sido repetidamente foco desse tipo de crime ambiental e também de grilagem, inclusive, com a realização de fraudes junto a órgãos governamentais.

Segundo a Polícia Federal, “a ocupação irregular da área vem sendo utilizada para exploração econômica por meio da pecuária”. As buscas apontam a existência de pelo menos 2,1 mil cabeças de gado na área pertencente à União, mas a estimativa é de criação de mais de 7,2 mil animais no período investigado.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *