Diversos

PIRANGI: Carnaval não terá trios elétricos nem atrações nacionais

imageO prefeito Maurício Marques anunciou  que levou em conta os cortes anunciados no dia anterior para adequar as despesas à previsão de arrecadação do município para o ano, considerado “difícil” diante dos ajustes que estão sendo feitos pela nova equipe econômica do governo Dilma.

As obras de esgotamento sanitário e do transbordo de lixo, o asfaltamento da Avenida Felizardo Moura, a conclusão da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24h), a construção de mais quatro unidades básicas de saúde para atender à demanda populacional não serão afetadas pelos cortes.

Também está mantida a pavimentação de ruas de terra batida no Parque Industrial, inclusive na Cristo Rei, que será usada para escoamento do tráfego de veículos quando foram iniciadas as obras do viaduto de Emaús, na BR-101, cuja ordem de serviço foi emitida pelo então ministro do Transportes, Paulo Sérgio Passos, quando esteve em Natal no final do ano passado.”Também vamos cumprir o calendário da folha salarial que prevê o pagamento da primeira parcela do 13º salário em junho e a segunda no dia 15 de dezembro”, destacou o prefeito.

Outra prioridade é a entrega dos mais de 900 apartamentos do Minha Casa Minha Vida, construídos no bairro Liberdade, e que aguardam a liberação por parte da Caixa Econômica Federal, responsável pela análise dos cadastros das famílias sorteadas.

Sobre o carnaval, Maurício disse que a prefeitura vai garantir as logísticas necessárias ao desfile de blocos como “As Virgens de Pirangi”, “Banda do Cajueiro”, “Vassourinhas”, entre outros. No entanto, deixou claro que este ano não haverá contratação de trios elétricos nem de atrações nacionais como ocorreu em edições anteriores.

Opinião dos leitores

  1. Isso nao economiza nada nao ajuda o comercio gera falta de aspectativa. Tem cidade que ganha no carnaval. Pirangy ta perdendo isso. ….

  2. QUE PENA PREFEITO!QUE ATITUDE MESQUINHA E CEGA A DO SENHOR!!A PRAIA DE PIRANGI DO NORTE,UM DOS MAIORES CARNAVAIS DO RN,E VITRINE PARA O TURISTA DO MUNDO TODO,MAL EXEMPLO DE SUA GESTÃO,TOMARA QUE O POVO QUE COLOCOU O SENHOR COMO PREFEITO DE PARNAMIRIM,LEMBRE TB DE TIRA-LO NA PRÓXIMA ELEIÇÃO,VERGONHOSO A SUA ATITUDE.

  3. Proximo ano tem campanha, vai economizar esse ano pra "arregaçar" no próximo, afinal é disso que o povão gosta e vota.

  4. Prefeito Maurício Marques,
    Quero parabeniza -lo pelo o excelente trabalho de tirar fora esses trios do carnaval de pirangi!
    Foraaa carnaval.
    Que venha saneamento básico!

  5. Prefeito Maurício Marques!
    Quero agradece-lo pela decisão responsável de priorizar as verdadeiras nessecidades de pirangi.
    Ou seja: saneamento básico!
    Foraaaaa o carnaval.
    E bem vindo o saneamento!

  6. nada a ver não ter trios na rua no carnaval é tradição por isso acho inaceitavel essa decissão ridicula.

  7. Somos da PB e PE e nos programamos p i tao falado carnaval em Pirangi. Sabendo dessa noticia fica complicado a turma querer ir.
    Tem alguma programação definida já?

  8. a população se encontra chateada pelo fato do prefeito resolver não gastar com a festa de 4 dias e investir este dinheiro na melhoria da população de parnamirim acho que devem pensar melhor!
    o que seria melhor?
    gastar rios de dinheiro com uma festa carnaval de 4 dias Ou continuar com as obras?

  9. Parabéns Prefeito Mauricio, bela iniciativa de tirar trios elétricos do carnaval de Pirangi.Já era sem tempo.Vamos valorizar nossos artistas da terra !! Valeu !!

  10. Já que o caos está tão grande em Parnamirim, e a prefeitura não tem condições alguma de colocar atrações pra uma festa que é tradição, isto é, o grande e maravilhoso carnaval de PIRANGI, ao menos possamos colocar sons de carro pra garantir um pouco a festa, afinal pagamos caro, os proprietários abusam onde pedem ate 20 mil por 5 dias de folia em uma casa do litoral sul, pra só agora o prefeito anunciar que não haverá atrações. Ano que vem colocam até Bel Marques no melhor trio o rex, afinal será ano de politica.

  11. Um Prefeito que abre mao de um AEROPORTO INTERNACIONAL, e consequentemente de EMPREGOS e RENDA merece ir para casa. Agora vem com conversa fiada!!

  12. Bando de Manés!!! A eleição para prefeito é só o ano que vem, então ele chama todo mundo de volta ao "trabalho", retoma as obras, faz carnaval e etc… E nós, como desmemoriados votaremos em sua corja. Acordemmmmmmm!!!

  13. Político não merece ser elogiado, foi colocado no exercício de suas funções para dar conta daquilo que lhe foi confiado. Porém, vejo com bons olhos a atitude do prefeito.
    Quem quiser curtir carnaval que curta tirando do seu bolso, conversa é essa que o poder público tem que bancar festanças.
    Não tenho lembranças de que educação, saúde e segurança funcionavam maravilhosamente bem em Parnamirim quando tinha-se o aeroporto.

  14. Só uma sugestão: a concentração dos blocos poderia ser na beira mar, aproveitaria o palco ja instalado.

  15. Já que não vai ter a principal atração (trio elétrico), vamos todos descer para o calçadão , vestidos de "VIRGEM" e dançar a noite toda a musica de PABLO. PORQUE HOMEM NÃO CHORA

  16. O fechamento do aeroporto Augusto Severo provocou forte queda na arrecadação de Parnamirim.O prefeito nada fez e agora a população é quem paga.

  17. A crise em Parnamirim esta acontecendo por culpa do prefeito que apoiou a saida do aeroporto Augusto Severo e agora o municipio sofre com forte queda na arrecadacao e inadiplencia no IPTU causada pelos dois mil desempregados que trabalhavam no aeroporto.Reclame a Henrique Alves seu parceiro no fechamento do aeroporto de Paarnamirim

    1. Infelizmente para aqueles que apreciam um bom carnaval, vão ter que digerir esse prato indigesto oferecido pelo prefeito.
      Espero realmente, que esta econômia de um carnaval. Consiga sanar todos esses problemas do município. Pois, acredito, que uma das grandes parcelas de arrecadação do município , advenham implicitamente de Pirangi do Norte.
      Espero também, que essa econômia não seja um tanto quanto insensata. Pois, se for analisado, o quanto proprietários de imóveis, que investem grandes somas, para manutenção e despesa imobiliária (IPTU, caseiro, segurança….)ao longo de todo ano. Somente para usufruir dois meses(verão e carnaval).
      Que estes, não fiquem frustrados ao ver que todo aquele empenho em manter seu imóvel, sem nenhum subsídio de custos pelo município . Que ausente ao longo do ano. Pois não existe pavimentação adequada às casas e nenhum suporte municipal. Poderíamos refletir com tudo o que foi exposto. Se com a arrecadação daquela localidade, não haveria condição de contemplar aqueles que moram, veraneiam, trabalham pois o pequeno comerciante local, espera todo ano por esta festa. E não só o local, mas também muitos oriundos de outras localidades,como: Natal e a própria cidade de Parnamirim!
      A arrecadação municipal é dever de todos, para melhor harmonização de um Município . Contudo, temos que ressaltar, que : Se um trabalho, que levou anos para construir a atual Pirangi do Norte for descontinuado. Tudo pode ser descontinuado, investimentos, inflação imobiliária anormal e consequentemente : retorno na arrecadação .
      Pirangi do Norte paga seus tributos e a única reversão destes impostos, é esperado durante todo o ano para estes dois únicos eventos: veraneio e carnaval!
      Será que Pirangi do Norte, merece ser esse Cristo e salvar todos os problemas de Parnamirim, apenas com a verba de um carnaval ???????????????

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Natal já define feriados e pontos facultativos de 2026; veja o calendário oficial

Foto: Reprodução

A Prefeitura do Natal publicou o calendário oficial de feriados e pontos facultativos para o ano de 2026. As datas constam no Decreto nº 13.643 e valem para toda a Administração Municipal Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional. De acordo com o decreto, será adotado ponto facultativo nos dias 2 de janeiro (sexta-feira) e 5 de janeiro (segunda-feira), com garantia de funcionamento dos serviços essenciais.

A norma também estabelece pontos facultativos durante o Carnaval, em datas próximas a feriados nacionais e em celebrações tradicionais do calendário local.

Entre as datas previstas estão a segunda e terça-feira de Carnaval (16 e 17 de fevereiro) e a quarta-feira de Cinzas (18 de fevereiro), com expediente até as 14h. Também constam como pontos facultativos os dias 20 de abril, 5 de junho, 29 de junho (Dia de São Pedro) e 28 de outubro (Dia do Servidor Público).

No fim do ano, haverá ponto facultativo na véspera de Natal (24 de dezembro) e na véspera de Ano Novo (31 de dezembro), ambos a partir das 13h.

O decreto ainda reúne todos os feriados nacionais, estaduais e municipais de 2026 e determina que os gestores dos órgãos assegurem o funcionamento dos serviços essenciais para atendimento à população.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Após três bloqueios, médicos avaliam que soluços de Bolsonaro têm origem no sistema nervoso central

Foto: Reprodução

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro apresentou redução na intensidade dos soluços após passar por três intervenções de bloqueio do nervo frênico, mas o procedimento não foi suficiente para interromper o quadro clínico. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (31) pela equipe médica do Hospital DF Star, em Brasília.

Segundo os médicos, a resposta limitada ao tratamento levou à avaliação de que a origem dos soluços não está relacionada ao diafragma, mas pode ter ligação com o sistema nervoso central, responsável pelo controle de respostas involuntárias do organismo. A conclusão foi baseada na reação observada após o reforço do bloqueio realizado na terça-feira (30).

“O bloqueio bilateral do nervo frênico reduziu a intensidade dos soluços, mas não interrompeu a crise. Isso indica que o estímulo não parte do diafragma, mas do sistema nervoso central”, afirmou o cirurgião Claudio Birolini.

De acordo com a equipe, novos procedimentos invasivos no nervo não seriam eficazes e poderiam causar paralisia do diafragma.

Diante do quadro, os médicos recomendaram a continuidade do tratamento medicamentoso e a adoção de terapias complementares, como exercícios de recrutamento do diafragma, fonoaudiologia e hipnose.

Segundo a equipe, Bolsonaro apresentou melhora clínica geral e deve receber alta hospitalar nesta quinta-feira (1º), após nova avaliação médica.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

EUA apertam o cerco e sancionam empresas e navios do petróleo da Venezuela

Foto: Reprodução

 

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou, nesta quinta-feira (31), sanções contra quatro empresas e quatro navios petroleiros envolvidos no comércio de petróleo da Venezuela. A medida foi divulgada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC).

Segundo o Tesouro americano, as empresas atuam no transporte de petróleo e estariam ligadas a uma frota paralela que, de acordo com o governo dos EUA, gera recursos financeiros para o regime do ditador Nicolás Maduro.

As empresas sancionadas são Aries Global Investment LTD, Corniola Limited, Krape Myrtle Co LTD e Winky International Limited, além de quatro embarcações.

Em comunicado oficial, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que o presidente Donald Trump deixou claro que não permitirá que o governo de Maduro lucre com a exportação de petróleo enquanto, segundo ele, o país é usado para o envio de drogas aos Estados Unidos. O Tesouro informou que continuará aplicando a política de pressão contra o regime venezuelano.

Na última segunda-feira (29), Donald Trump declarou que os Estados Unidos realizaram um ataque em uma área da Venezuela onde embarcações seriam carregadas com drogas.

De acordo com informações divulgadas pela CNN, a ação teria sido feita com drones pela CIA e mirou um cais remoto supostamente utilizado pela gangue Tren de Aragua para armazenamento e envio de drogas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Justiça congela precatórios dos Correios por 90 dias após rombo de R$ 702 milhões

Foto: Divulgação

O presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, determinou nesta quarta-feira (31) a suspensão, por 90 dias, do pagamento de precatórios da Justiça do Trabalho contra os Correios. A decisão também autorizou o parcelamento da dívida consolidada da estatal, que soma R$ 702 milhões, em nove parcelas mensais.

A medida atende a um pedido dos próprios Correios e da AGU, em meio à maior crise financeira já enfrentada pela empresa. Segundo o ministro, o objetivo é garantir a continuidade de serviços considerados essenciais, como comunicação, transporte de medicamentos e atividades ligadas à segurança nacional.

Na decisão, o magistrado afirma que a estatal enfrenta uma crise econômico-financeira capaz de comprometer a continuidade das atividades. Ele destaca ainda risco iminente de prejuízos irreparáveis caso não sejam adotadas medidas urgentes para conter os efeitos da situação financeira.

A suspensão vale a partir de 1º de janeiro e se aplica aos precatórios inscritos até 2 de abril de 2024, com pagamento previsto até 31 de dezembro. As parcelas começam a ser pagas em abril, sem necessidade de aceite dos credores, e a quitação total deve ocorrer até o fim do ano.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Natal fecha 2025 liderando empregos no RN e confirma virada econômica

Foto: Divulgação/PMN

Natal encerrou novembro de 2025 com saldo positivo de 816 novos empregos formais, segundo dados do mercado de trabalho. O resultado veio de 7.927 admissões contra 7.111 desligamentos, colocando a capital na liderança da geração de vagas no RN.

Este foi o nono mês consecutivo de saldo positivo em 2025. No acumulado do ano, a cidade registra milhares de novos postos formais, desempenho que a mantém à frente dos demais municípios potiguares na criação líquida de empregos.

Com isso, o estoque de empregos formais em Natal chegou a 242 mil vínculos ativos. O dado reflete um cenário econômico mais estável e maior confiança do setor produtivo ao longo do ano.

O prefeito Paulinho Freire afirmou que os números indicam direção correta da gestão. “Natal voltou a ser uma cidade que gera oportunidades. Esses números mostram que estamos no caminho certo, com responsabilidade fiscal, planejamento e ações que estimulam o crescimento econômico e a geração de empregos para a nossa população”, disse.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula promete “entregar muito mais” em 2026 e ignora rombo bilionário em mensagem de Ano Novo

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula (PT) afirmou nesta quarta-feira (31), em mensagem de Ano Novo publicada em seu perfil no X, que o governo seguirá “comprometido com um Brasil justo, democrático e soberano” e que, em 2026, pretende “entregar muito mais”. Na publicação, o petista citou dados econômicos de 2025, como a taxa de desemprego de 5,2% e o investimento direto líquido de 84,2 bilhões de dólares.

Na mensagem, Lula não mencionou que o governo federal registrou déficit primário de 20,17 bilhões de reais em novembro de 2025, segundo dados oficiais. No mesmo mês de 2024, o déficit havia sido de 4,5 bilhões de reais, em termos nominais. O déficit primário ocorre quando as receitas são menores que as despesas, sem considerar os juros da dívida.

Também não foi citado que o estoque da dívida pública federal chegou a 8,48 trilhões de reais em novembro. De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, o resultado negativo ficou acima da mediana das expectativas do mercado, que apontava déficit de 12,7 bilhões de reais no período.

Outro dado ausente na mensagem presidencial foi o desempenho das estatais federais. Entre janeiro e novembro de 2025, as empresas acumularam déficit de 6,3 bilhões de reais, o pior resultado da série histórica iniciada em 2009, segundo o Banco Central. No mesmo período de 2022, último ano do governo Jair Bolsonaro (PL), as estatais haviam registrado superávit de 4,5 bilhões de reais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Ministro minimiza taxação da China sobre carne e aposta em “legado” do governo Lula

Foto: Reprodução

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta quarta-feira (31) que a taxação imposta pela China sobre a carne bovina brasileira não é “tão preocupante”. Segundo ele, a medida já vinha sendo anunciada pelo governo chinês, que justifica a decisão como forma de proteger seus produtores locais.

De acordo com Fávaro, o Brasil estaria relativamente preparado para lidar com a situação por causa da abertura de novos mercados internacionais. Ele atribuiu esse cenário às ações do governo Lula, especialmente após o tarifaço imposto pelos Estados Unidos, que teria impulsionado a busca por novos destinos para a carne brasileira.

“Neste governo do presidente Lula, abrimos 20 mercados para carne bovina por todo o mundo”, declarou o ministro, citando também ampliações em mercados já existentes. Para ele, isso reduz o impacto direto da decisão chinesa sobre o setor.

O ministro explicou ainda que a China calculou uma média das exportações dos últimos três anos, a partir de junho de 2024, e definiu cotas por país. O Brasil ficou com uma cota de 1,1 milhão de toneladas por ano, o equivalente a 44% do volume total autorizado dentro das tarifas atuais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Após cirurgias e agravamento da saúde, defesa pede prisão domiciliar para Bolsonaro

Foto: Kebec Nogueira/Metrópoles

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu, nesta quarta-feira (31), ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, a concessão de prisão domiciliar de caráter humanitário. O pedido ocorre após Bolsonaro passar por uma série de procedimentos médicos e permanecer internado desde o dia 24 de dezembro no hospital DF Star, em Brasília.

Segundo os advogados, a solicitação se baseia em fatos médicos ocorridos durante a internação e requer que a prisão domiciliar seja concedida assim que o ex-presidente receba alta hospitalar. A defesa afirma que o retorno imediato ao cárcere seria incompatível com o atual estado de saúde de Bolsonaro.

Durante a internação, Bolsonaro foi submetido à cirurgia de correção de hérnia inguinal bilateral no dia 25 de dezembro. Nos dias seguintes, passou por bloqueios do nervo frênico, além de uma endoscopia digestiva alta realizada nesta quarta-feira, totalizando cinco intervenções médicas desde a véspera de Natal.

Os advogados também informaram que exames confirmaram síndrome de apneia-hipopneia obstrutiva do sono em grau severo, com necessidade de uso permanente de aparelho CPAP durante a noite.

Segundo a defesa, a idade do ex-presidente e o agravamento do quadro clínico colocariam sua saúde em risco caso haja retorno imediato ao sistema prisional, argumento apresentado ao STF no pedido de prisão domiciliar humanitária.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Gleisi reage à The Economist e defende reeleição de Lula apesar da idade

Foto: Sérgio Lima/Poder360

A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, rebateu nesta quarta-feira (31) um editorial da revista britânica The Economist que defende que o presidente Lula não dispute a reeleição em 2026. A publicação cita como fator central a idade do presidente, que completou 80 anos em outubro. Gleisi afirmou que Lula é um “líder cheio de vitalidade”.

O editorial, divulgado na quarta-feira (30), sustenta que Lula “poliria seu legado” ao não concorrer novamente ao Planalto, abrindo espaço para uma “disputa adequada” por um novo nome da centro-esquerda, conforme o Metrópoles. A revista avalia que a idade do presidente seria um elemento decisivo no cenário eleitoral de 2026.

Em publicação nas redes sociais, Gleisi disse que o “verdadeiro risco” apontado pela revista não seria a idade de Lula, mas a continuidade do atual governo. Segundo ela, o temor estaria relacionado a políticas que, na avaliação do PT, enfrentam desigualdades tributárias e sociais e ampliam a atuação do Estado na economia.

Foto: Reprodução/X

No mesmo editorial, The Economist aponta o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o nome mais forte da direita em uma eventual disputa presidencial. Gleisi criticou essa avaliação e afirmou que, segundo sua visão, a preferência da revista estaria ligada a interesses do mercado financeiro global, e não ao que considera ser o interesse do Brasil ou da população.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Caso Master: CNJ deve engavetar pedido para investigar Moraes

Foto: Reprodução

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) tende a arquivar o pedido feito pelo deputado Sanderson para apurar a conduta do ministro Alexandre de Moraes, do STF. A avaliação interna é de que o engavetamento será quase automático, sem análise do mérito, porque ministros do STF não estão sujeitos à atuação do Conselho.

Sanderson pediu a “instauração de procedimento apuratório”, alegando que Moraes teria atuado junto ao Banco Central em defesa do Banco Master. O parlamentar aponta que a esposa do ministro, a advogada Viviane Barci, teria contrato de prestação de serviços com a instituição financeira.

Moraes nega a acusação e afirma que as reuniões ocorreram para tratar das consequências da aplicação da Lei Magnitsky. Essa lei é um instrumento de sanções internacionais dos Estados Unidos e, segundo o ministro, o tema foi discutido após sanção imposta a ele pelo então presidente norte-americano Donald Trump.

O próprio CNJ informa que fiscaliza deveres funcionais de magistrados do Judiciário, “exceto o STF”. Assim, eventuais apurações contra ministros da Corte caberiam ao plenário do próprio tribunal.

Na esfera criminal, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, também arquivou pedido de investigação contra Moraes, afirmando que as notícias divulgadas não apresentam provas de irregul

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *