Geral

PIX já foi normalizado, diz Banco Central após manhã de instabilidade em todo o país

Foto: g1

Clientes dos principais bancos do país enfrentaram problemas nesta segunda-feira (14) para acessar serviços digitais, incluindo o sistema PIX.

Em nota, o Banco Central confirmou que houve “problemas técnicos” na plataforma – mas disse que a situação foi resolvida ainda pela manhã.

“Houve a ocorrência de problemas técnicos no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) que afetaram o funcionamento do Pix durante a manhã desta segunda-feira (14/10). As equipes do Banco Central atuaram rapidamente, e o problema já se encontra resolvido”, informou o BC.

O serviço DownDetector, que monitora falhas em sistemas virtuais a partir de informações de usuários, registrou picos na manhã desta segunda para o Banco Central e os maiores bancos comerciais do país.

Dos 12 sites brasileiros com maior índice de falhas, 11 eram de instituições bancárias ou de pagamento.

Manhã sem PIX

Ao longo da manhã, os apps de bancos apresentavam mensagens distintas para informar que o PIX não estava disponível.

O C6, por exemplo, dizia que o app estava passando por atualizações. Já o Bradesco informava que o PIX não estava disponível e sugeria que o cliente fizesse um TED.

Em nota, o Itaú Unibanco informou que “identificou uma instabilidade no sistema do PIX nesta segunda” e que monitorava o tema junto ao BC.

“O banco acompanha de perto o processo de normalização com o Banco Central e orienta que os clientes não refaçam as transações em caso de erro na operação”, diz o Itaú.

Também em nota, o Santander informou às 12h08 que o sistema já tinha sido restabelecido.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Festival Tamo Junto BB libera ingressos nesta terça-feira (15); saiba como garantir o seu


Megaevento acontece na Arena das Dunas, de 30 de outubro a 3 de novembro, com diversas modalidades esportivas e shows de cantores renomados; entrada será gratuita

A partir desta terça-feira (15), às 10h, o público já poderá garantir seus ingressos para curtir o Festival Tamo Junto BB, um megaevento que irá reunir todas as modalidades esportivas apoiadas pelo Banco do Brasil – Skate, surfe, corrida de rua, vôlei de praia e games -, além de shows de cantores renomados, ativações culturais e intervenções artísticas, na Arena das Dunas, em Natal.

O Festival Tamo Junto BB tem ingresso solidário: a entrada é 100% gratuita mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível para ajudar os projetos sociais apoiados pelo Mesa Brasil Sesc. Serão aceitos pela organização: arroz, feijão, lentilha, grão de bico, farinha de trigo, farinha de mandioca, leite, óleo; já o macarrão instantâneo tipo miojo, sal e açúcar, não serão considerados.

O evento será para maiores de 18 anos. Menores de idade sem acompanhamento só poderão entrar com uma autorização por escrito do responsável. A entrada será por ordem de chegada e com capacidade limitada. Fique atento aos horários da modalidade escolhida! Os ingressos estão divididos em três modalidades: vôlei de praia e festival – sendo estes separados entre as categorias skate/games e shows. Será proibida a entrada de alimentos ou bebidas no evento. Cliente Banco do Brasil / Ourocard tem direito a fila exclusiva na entrada e caixas exclusivos, além de desconto de 10% no consumo dr alimentos e bebidas na área interna do evento.

Para acessar todas as informações de programação, cronograma de atividades e também para garantir o seu ingresso, basta acessar o site do Festival Tamo Junto BB e ficar por dentro de tudo que estará rolando!

Local: Arena das Dunas – Av. Prudente de Morais, 5121 – Lagoa Nova, Natal
Entrada pelo Portão 2 (P02)
Não esqueça seu documento com foto e atenção aos horários de entrada no evento.
Data: 30, 31, 01, 02 e 03/11
Importante: cada convidado pode retirar um ingresso por dia para cada modalidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mudança na Lei de Responsabilidade Fiscal pode proibir municípios, estados e o próprio governo federal de dar benefícios tributários; entenda

Foto: Andre Dusek/Estadão

Municípios, Estados e o próprio governo federal poderão ser proibidos de conceder ou ampliar benefícios tributários se, ao fim de cada ano, não tiverem recursos suficientes no caixa para honrar com os chamados restos a pagar (RAP). O endurecimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) pode impactar cerca de 300 cidades que, atualmente, não respeitam esse equilíbrio.

A mudança, patrocinada pelo Ministério da Fazenda, foi aprovada pelo Senado no projeto de lei que trata da renegociação de dívidas dos Estados. Se for chancelada dessa forma pela Câmara, a nova regra começaria a valer a partir de 2027.

De acordo com dados do Tesouro Nacional, em 2023, 307 municípios apresentaram insuficiência em caixa para arcar com os RAP processados (despesas empenhadas e liquidadas que não foram pagas no exercício) e 77 com os não processados (gastos empenhados não liquidados).

O volume de entes atingidos pela medida pode ser ainda maior, segundo especialistas, já que o projeto de lei determina a necessidade de haver recursos também para “as demais obrigações financeiras”.

A insuficiência de caixa no poder público revela que uma administração tem gastos previstos sem ter, contudo, lastro financeiro para arcar com as despesas. Quando atinge uma situação séria de déficit financeiro, a máquina começa a entrar em colapso, com o atraso de pagamentos, do 13º salário de servidores, chegando a afetar até remunerações mensais e fornecedores, em contextos mais graves.

Para tentar evitar tal situação, a proposta inserida no PL da dívida dos Estados enrijece uma regra que atualmente só funciona para o último ano de mandato de chefes de Executivos. A LRF veda que, nos últimos oito meses do mandato, o prefeito ou o governador, por exemplo, contraia uma obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente ainda naquele ano, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para isso. Com o novo texto proposto, esse cuidado deverá ser anual.

“A partir de 1º de janeiro de 2027, se verificado, ao final de um exercício, que a disponibilidade de caixa não é suficiente para honrar os compromissos com Restos a Pagar processados e não processados inscritos e com as demais obrigações financeiras, aplica-se imediatamente ao respectivo Poder ou órgão, até a próxima apuração anual, a vedação à concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária”, diz o texto chancelado pelos senadores.

Outras complicações

Além disso, o projeto de lei prevê que, se o caixa insuficiente perdurar por dois anos, a lista de restrições aumentará. A prefeitura, o Estado ou a União não poderão conceder aumento a servidores, criar cargos e alterar uma estrutura de carreira que implique em alta de despesa.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Procurador-geral da Venezuela acusa Lula de ter sido ‘cooptado pela CIA’ na prisão: “Não é mais o mesmo”

“Lula vai preso por corrupção e de repente aparece habilitado como se ele não tivesse feito nada”, afirmou Tarek William Saab ao canal estatal Globovísion.

O procurador também comparou a suposta vitória de Nicolás Maduro nas eleições de 2024 com a eleição do petista em 2022.

“Você (Lula) ganhou porque um tribunal eleitoral determinou sua vitória. Por que foi bom pra você aí e no caso de Nicolás Maduro, não?”, questionou Saab.

Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Haddad diz que isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil não deve sair este ano e prioridade é revisão de gastos

Foto: Washington Costa/MF

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, indicou que a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil pode não ser entregue este ano. Segundo ele, há tarefas que ainda não foram concluídas, como a revisão de gastos do governo que está em andamento.

“Não sei se será possível fazer este ano, pois estamos com calendário apertado e temos tarefas inconclusas que é a agenda com o Ministério do Planejamento que é a revisão de gastos”, disse

Haddad ainda pontuou que, embora algumas propostas divulgadas na imprensa estejam, de fato, na mesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não são a proposta final da Fazenda.

“Não estão configuradas. Estamos neste momento numa fase de apresentar para o presidente para ter uma variável melhor”, destacou.

O ministro destacou que sua equipe está “levantando todas as alternativas técnicas possíveis”, analisando as rubricas e classes favorecidas, além de questões sobre dividendos para pessoas físicas e jurídicas.

“Não vai ficar pronto em poucas semanas, porque a Receita [Federal] está levantando dados no exterior para alinhar com boas práticas internacionais e não é tão simples. Os estudos são muito mais preliminares, dentro do governo e do parlamento, tem um trabalho a ser feito e queremos acertar. Entregar o que tem de melhor no mundo, olhando para nossos pares, lembrando que temos que equilibrar tem que ser neutra”, frisou.

O ministro ressaltou que o governo busca equilibrar a proposta de isenção com as boas práticas internacionais, sem comprometer investimentos ou cometer injustiças.

“Temos que buscar o ajuste fiscal e nos aproximar das boas práticas internacionais. Acredito que está compreendido que isso é necessário”, concluiu o ministro.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Isenção não é importante pro PT. Taxação, sim. Arrocha, Taxad! Painho precisa comprar aviões novos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rannier Lira realiza a 24ª edição do Prêmio Trampolim da Vitória

A tão aguardada noite do empresariado local de Parnamirim ocorrerá em novembro. Comandada pelo jornalista Rannier Lira há 25 anos, essa festa se consolidou como uma tradição no calendário da cidade.

O Prêmio Trampolim da Vitória é o evento de premiação mais longevo do estado, reconhecido e respeitado no meio empresarial.

Mais de 80 empresas e empresários serão homenageadas na cerimônia, e a votação para a escolha dos vencedores desta edição se encerrou nesta segunda-feira, com mais de 200 mil votos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ucrânia pede ao Brasil que prenda Putin se ele comparecer à cúpula do G20 em novembro no RJ; Tribunal Penal Internacional emitiu mandado de prisão contra o presidente russo

Foto: Sputnik/Alexei Danichev/Kremlin via Reuters

O procurador-geral da Ucrânia, Andriy Kostin, disse ter recebido informações de Inteligência que indicam que o presidente russo, Vladimir Putin, pode participar da cúpula do G20 no Brasil, em novembro, e pediu às autoridades brasileiras que cumpram um mandado internacional de prisão caso ele compareça.

O Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, na Holanda, emitiu um mandado de prisão contra Putin em março de 2023, cerca de um ano após a invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia. A Corte acusou Putin do crime de guerra de deportação de crianças.

A Rússia nega as alegações de crimes de guerra, e o Kremlin rejeitou o mandado do TPI, considerando-o “nulo e sem efeito”.

Nesta segunda-feira (14), ao ser questionado por repórteres, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que não havia sido tomada uma decisão sobre a participação de Putin na reunião das 20 principais economias do mundo no Brasil.

“Não [há decisão]. Quando uma decisão for tomada, nós informaremos”, declarou Peskov.

O procurador-geral da Ucrânia disse à Reuters em uma entrevista que “é importante que a comunidade internacional permaneça unida e responsabilize Putin”.

“Devido à informação de que Putin pode participar da cúpula do G20 no Brasil, gostaria de reiterar que é uma obrigação das autoridades brasileiras, como Estado-parte do Estatuto de Roma, prendê-lo se ele ousar visitá-lo”, disse Andriy Kostin.

“Espero sinceramente que o Brasil o prenda, reafirmando sua condição de democracia e de Estado de Direito. Se isso não for feito, corre-se o risco de se criar um precedente no qual os líderes acusados de crimes podem viajar impunemente”, disse Kostin, referindo-se ao tratado que estabeleceu o TPI.

Convite do Brasil a Putin

O Brasil enviou a Putin um convite padrão para as reuniões do G20, que irão ocorrer nos dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro. No entanto, não recebeu qualquer indicação de que o presidente russo planeje comparecer, de acordo com duas autoridades do governo brasileiro.

O escritório do promotor do Tribunal Penal Internacional não quis comentar o caso.

Um porta-voz do tribunal, Fadi El Abdallah, reiterou que a Corte internacional depende dos Estados-parte e de outros parceiros para executar suas decisões, inclusive mandados de prisão. Os estados-membros “têm a obrigação de cooperar de acordo com” o tratado de fundação do tribunal, disse o porta-voz.

g1 com Reuters

Opinião dos leitores

  1. A decisão de prender Putin no Brasil seria do poder judiciário junto com a PF, e ainda fazer toda logística de transferência do prisioneiro sobre a custódia da justiça Brasileira até o Tribunal Penal Internacional que fica em Haia na Holanda, a justiça brasileira nós sabemos quem de fato ela tem peito para prender, sem chance do mandatário da Rússia ser detido na República de banana.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Público grita que Lula “vai roubar a santa” durante o Círio de Nazaré, em Belém-PA

Parte do público presente no último sábado (12) na romaria fluvial do Círio de Nazaré, em Belém, no Pará, criticou a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no evento religioso. Em determinado momento, quando o petista colocou a imagem de Nossa Senhora de Nazaré nas mãos e a levantou, algumas pessoas entoaram gritos como: “vai roubar a santa”.

Lula e Janja também assistiram à procissão em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, no domingo (13). Na ocasião, o presidente ganhou uma imagem da santa de um apoiador devoto. Lula disse na sexta-feira (11) que iria ao Círio de Nazaré agradecer por voltar com vida de viagem ao México. O presidente se emocionou durante a declaração e disse que rezou por 4h30 pedindo a Deus para que o avião presidencial não caísse.

Com informações de Pleno News e Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Não vi o povo gritando. Uma pessoa perdida na multidão faz uma fala próximo ao celular aí ficam achando que estava gritando. Algum inconformado pois o inelegível nunca foi bem recebido em Belém. Algum inconformado que não consegue ver que estamos vivendo bem melhor do que no governo do anterior. Lula estava lá no meio de uma multidão que também foi ver ele durante o círio de Nazaré. E outra, Lula e nosso representante, nosso líder, nosso presidente.

  2. O povo finalmente sabe das práticas do ex
    condenado e ex preso que voltou ao governo e trouxe todos seus comparsas condenados de volta aos cargos e obras públicas.
    Como falou Alkimim: “voltaram aos locais dos crimes”.
    As máscaras caíram e o povo, o povão, todos sabe quem são os ladrões de fato, não aqueles existentes nas narrativas imorais dos petistas.

  3. O povo finalmente sabe das práticas dos ex
    condenado e ex preso que voltou ao governo e trouxe todos wus comparsas condenados aos cargos públicos.
    Como falou Alkimim: “voltaram aos locais dos crimes”.
    As máscaras caíram e o povo sabe quem são os ladrões de fato, não aqueles existentes nas narrativas imorais dos petistas.

  4. Se a santa tiver com jóias é só chamar o mito. Lula rouba a santa e o mito faz um rapa nas jóias.

    1. Presente e seu então é roubo coloque isso na sua cabeça. imbecil

    1. Sou contra esse tipo de atitude. Fazer igual ao errado se torna errado tbm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Paciente que recebeu transplante de órgãos com HIV diz só foi chamada pelas autoridades da saúde depois que caso saiu na imprensa

Foto: Ministério da Saúde

Fantástico deste domingo (13) conversou com uma das seis vítimas que foram infectadas com o vírus HIV depois de receberem um transplante de órgão no Rio de Janeiro. O incidente foi revelado na sexta-feira (11) e é investigado pela Polícia Federal.

O Governo do Estado informou que os pacientes infectados estariam recebendo atendimento clínico e psicológico. Mas não é o que diz uma paciente entrevistada pelo Fantástico.

A mulher, que não quis se identificar, recebeu um rim. Ela relatou que recebeu a notícia no último dia 3 de outubro e foi encaminhada a um posto de saúde, onde a infecção foi confirmada. No entanto, ela afirma que não recebeu orientações sobre tratamento ou medicamentos e que sua próxima consulta estava marcada apenas para o dia 29.

Após a BandNews FM revelar os casos na última quinta-feira (11), ela passou a ser procurada pelas autoridades, e um novo atendimento foi agendado para a próxima terça-feira (15).

O que disse a transplantada

 

“É como se o chão se abrisse e você… Sabe? (…) Porque é a minha vida e daqui pra frente a minha vida mudou. A minha família tá revoltada, porque a gente entra lá com a maior confiança de que vai dar tudo certo”, afirmou a vítima ao Fantástico.

A falha que permitiu a infecção aconteceu dentro de uma das unidades de laboratório contratado pela Secretaria Estadual de Saúde, a Patologia Clínica Doutor Saleme (PCS-Saleme).

A clínica emitiu laudos negativos para HIV de dois doadores que tinham o vírus. Ao todo, nove órgãos doadores pelos dois — um homem e uma mulher — foram transplantados e infectaram os seis pacientes.

“Eles não estão lidando com a nossa vida só. Foi só dinheiro que eles viram, né? E foi muito, não foi pouco. Foi muito dinheiro. Não tem nenhuma justificativa. Eu quero punição”, disse a vítima.

Fonte: g1 e Fantástico

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

PIX tem instabilidade em todo o país nesta segunda, relatam usuários

Foto: Reprodução

Clientes dos principais bancos do país enfrentam problemas nesta segunda-feira (14) para acessar serviços digitais, incluindo o sistema PIX.

g1 questionou o Banco Central sobre as falhas e aguarda retorno.

O serviço DownDetector, que monitora falhas em sistemas virtuais a partir de informações de usuários, registrou picos na manhã desta segunda para o Banco Central e os maiores bancos comerciais do país.

Dos 12 sites brasileiros com maior índice de falhas, 11 eram de instituições bancárias ou de pagamento.

PIX indisponível

 

Ao tentar fazer um PIX, clientes de diferentes bancos recebem mensagens distintas:

  • o C6, por exemplo, diz que o app passa por atualizações;
  • o Bradesco diz que o serviço não está funcionando, e recomenda que o cliente faça um TED (veja no topo da matéria).

 

Em nota, o Itaú Unibanco informou que “identificou uma instabilidade no sistema do PIX nesta segunda” e que monitora o tema junto ao BC.

“O banco acompanha de perto o processo de normalização com o Banco Central e orienta que os clientes não refaçam as transações em caso de erro na operação”, diz o Itaú.

 

Também em nota, o Santander informou às 12h08 que o sistema já tinha sido restabelecido.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nesta terça (15): Colégio Porto abre as portas para mais uma edição do Porto Experience

Fotos: Divulgação

O Colégio Porto, referência em educação de qualidade em Natal, realizará nesta terça-feira (15), a partir das 19h, mais uma edição do Porto Experience. O evento, aberto ao público, é uma oportunidade única para conhecer de perto a estrutura, a metodologia e os resultados que têm colocado a escola como uma das mais completas da cidade.

Durante o Porto Experience, pais e alunos poderão fazer um tour pelas modernas instalações da escola, conhecer a equipe pedagógica e entender como a instituição prepara seus alunos para os desafios do futuro. Além disso, serão apresentadas as ferramentas tecnológicas utilizadas no dia a dia e os projetos que complementam o aprendizado em sala de aula.

“O Porto Experience é uma experiência única para quem busca uma educação de excelência para seus filhos. Queremos que as pessoas conheçam a nossa proposta e vejam de perto como trabalhamos para formar cidadãos críticos, criativos e preparados para o futuro”, afirma André Cury, diretor acadêmico do Colégio Porto.

Fundado há cinco anos, o Colégio Porto já coleciona resultados expressivos, como mais de 20 aprovações em Medicina em universidades públicas pelo Enem em 2024. Além disso, a escola tem se destacado na aprovação de alunos em diversas outras áreas, como Direito, Engenharia e Administração.

Para participar do Porto Experience, basta fazer a inscrição através do link disponível na bio do Instagram do Colégio Porto (@colegio.porto). As vagas são limitadas.

Sobre o Colégio Porto

O Colégio Porto oferece uma educação completa, que vai além do ensino tradicional. A escola conta com uma estrutura moderna, professores altamente qualificados e uma metodologia inovadora que prepara os alunos para os desafios do século XXI.

A escola oferece turmas do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio e conta com laboratórios equipados com alta tecnologia, rooftop com espaço de convivência e uma midiateca que integra biblioteca, cabines de estudo individualizado e salas para estudo em pequenos grupos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *