Partindo de uma dissertação elaborada durante o Mestrado em Administração da Universidade Potiguar – UnP, no ano de 2017, o livro “Planejamento estratégico em escritório de advocacia no país: a importância de planejar a prestação de serviços” representa o resultado de uma pesquisa realizada em todo o Brasil, na qual os advogados foram indagados a respeito da utilização das técnicas de planejamento estratégico e de gestão de serviços nos escritórios de advocacia, que atualmente assumiram a condição de verdadeiras empresas prestadoras de serviços.
Além de apresentar as etapas do planejamento estratégico, que consistem no diagnóstico, criação, implementação, acompanhamento e atualização, também foi possível a identificação das fases a serem seguidas em cada uma delas.
Como principal resultado foi possível extrair que somente 27,05% dos advogados que responderam os questionamentos adotam planejamento estratégico nos seus escritórios, ou seja, menos de 1/3. Além disso, constatou-se que os profissionais que adotam o planejamento estratégico possuem o seguinte perfil:
Número de sócios e de advogados acima de 5;
Possuíam mais de 10 anos de funcionamento;
Compostos por gestores que possuíam outra formação;
A gestão vinha sendo exercida por não sócio sem formação jurídica; e
Que preferiam ser chamadas de empresas prestadoras de serviços jurídicos.
Também foi possível perceber que aqueles escritórios de advocacia que utilizam planejamento estratégico, tendo de modo claro uma missão, uma visão de futuro, valores e objetivos definidos, identificam mais facilmente os serviços que prestam e os benefícios que proporcionam aos clientes.
O principal objetivo da obra foi provocar o debate do tema, despertando nos advogados o interesse na busca de conhecimento a respeito do planejamento estratégico e da gestão de serviços. Afinal, durante o mestrado foi possível perceber que, nos dias de hoje, é impossível ter sucesso na advocacia e até mesmo manter um escritório de advocacia sem o planejamento prévio dos passos.
*Carlos Kelsen Silva dos Santos, advogado, professor universitário, mestre em administração, especialista em direito privado: Civil e Empresarial e membro da Comissão de Sociedades de Advogados da OAB/RN. Kleber Cavalcanti Nóbrega, consultor, pesquisador e professor nas áreas de gestão estratégica, serviços e qualidade, autor dos livros Falando de Serviços (Editora Atlas) e Qualidade de Serviços em Escritórios de Advocacia (Editora OAB).
Comente aqui