A operação deflagrada nesta quinta-feira (10), em Brasília, contra um suposto cartel de anestesistas, caiu como uma bomba entre médicos e investidores do setor de saúde em todo o país. Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão contra membros da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Distrito Federal (Coopanest-DF), suspeita de comandar um esquema criminoso que há anos domina o mercado de anestesiologia na capital federal. As acusações são gravíssimas e alimentam o temor de que o mesmo modelo esteja sendo replicado em outros estados.
Batizada de “Toque de Midaz” — em referência ao rei Midas, figura mitológica associada à ganância, e ao sedativo Midazolam — a operação é resultado de uma investigação conduzida pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), com apoio da Divisão de Inteligência Policial (Dipo) e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O grupo investigado é acusado de práticas anticompetitivas, coerção física e psicológica, manipulação de honorários médicos e lavagem de dinheiro.
Segundo as investigações, o grupo controlava de forma exclusiva as escalas de anestesistas em hospitais públicos e privados do DF, restringindo o acesso de profissionais que não integravam a cooperativa. Médicos que tentavam atuar de maneira autônoma eram ameaçados com descredenciamento, exclusão da rede e até violência moral. Há relatos de pressão psicológica e intimidação sistemática, inclusive com tentativas de boicote à atuação profissional dos dissidentes.
A apuração aponta que o cartel firmava contratos exclusivos com operadoras de saúde, impondo valores acima da média do mercado, sem margem para negociação. A ausência de concorrência legítima gerava distorções nos custos repassados a hospitais e pacientes. A estrutura operava com alto grau de organização e estabilidade, com divisão de funções entre os integrantes e estratégia clara de exclusão de concorrentes.
Entre os alvos da operação está o médico José Silvério Assunção, atual vice-presidente da Coopanest-DF, apontado como um dos principais articuladores do esquema e o anestesiologista Pablo Pedrosa Guttenberg. Ambos teriam papel ativo na articulação de contratos, no cerceamento à concorrência e na consolidação do monopólio da Coopanest-DF.
A cooperativa nega as acusações e em nota afirma que “nunca houve e não há cartel ou qualquer outra irregularidade por parte da Coopanest-DF e seus diretores” e acrescentou que “irá comprovar, mais uma vez, a integral regularidade e o compromisso ético dos trabalhos prestados aos seus cooperados por mais de 40 anos”.
O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) também se pronunciou. Em nota, esclareceu que denúncias recebidas são objeto de sindicâncias, que podem ou não resultar em processos ético-profissionais. A entidade ressaltou que os trâmites seguem em sigilo e que as esferas criminal, civil e administrativa atuam de forma independente.
O gado véi idólatra e adestrado vai na onda do MINTOmaníaco das rachadinhas que critica as decisões monocromáticas do STF mas o próprio vetou integralmente o PL 10042/2018 que limitava tais decisões. Seria pq na época o filho bandido do bandido estava sendo beneficiado por decisão de Toffoli que suspendeu as investigações do Coaf? O gado pode usar os cascos e pesquisar sobre isso pra quem sabe acordar e sair dessa bolha da gadolândia…. muuuu
O presidente bom é por isso que idolatro ele, enquanto houver esses doidons estiverem criticando, falando besteira, chorando miando, soltado a franga, friviando, chamando de mintomaniaco, de gado e mugindo, é que VOTO nele, pode se descabelar, gritar que o homem está respaldado pela maioria da população brasileira, Deus está vendo o esforço dele e observando as reações dos doentes da alma, kkkkkk, podem escrever mais, o que vale é o voto e a multidão na rua do dia sete de setembro já demonstrou o que quer, o resto e babaquice e misérias do espírito.
Kkkkkk. Tá certo Mayra,não discuto religião e fé de ninguém, continue idolatrando o bandido das rachadinhas assim como os petistas idolatram lulaladrao, vcs estão cada dia mais parecidos mesmo! Muuuuuu
Mané, larga de ser jumento. OQuando o presidente veta algum coisa está fazendo dentro de uma prerrogativa da função; quanto a rachadinha não se tem noticia nem prova dessa prática. Mas gosta da rachadinha….. casou tres vezes.
Um palpite.
Esse mane f ainda vai tomar no frinfa com essas historias de rachadinhas sem provas do PR Jair Bolsonaro.
Kkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkk.
Tem dinheiro pra pagar advogados meu fiiii???
Depois não esteja gritando epa!!
PF nunca trabalhou tanto.
Kkkkkkkkkkkk
Vai vendo doidinho…
Continue!!!
Kkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkk
Se eu tivesse levado o resultado do jogo de queimada nas olimpíadas Marista ao STF, eu teria uma medalha de ouro. Tudo é levado ao STF. Não sei pra que as outras instâncias.
Vai ver que somente o STF eh o foro competente pra julgar adin e adpf né?!